Melhorar o nível técnico

[quote=keller]

Hahah, achei muito legal a ideia do “selo de troll”. +1![/quote]
Tipo os badges do stackoverflow: http://stackoverflow.com/badges
Ou o “thanked x times” que alguns fóruns têm.

Pois é. Tem várias exceções dos 2 casos.

Gostei muito da questão do ‘flag de troll’ tanto do usuário quanto do post.

Uma marcação de ‘atenção, ignore esse usuário - ele está falando m*rda’.
Eventualmente, na interface de responder/quotar, frisar: ‘se o post for trollagem, não responda e clique aqui para denunciar!’. Um usuário troll ou novo não pode denunciar.

Talvez uma mensagem antes de enviar novo tópico tb, perguntando: 'vc tem certeza que pesquisou no forum e no google antes de perguntar? ’ possa ter um efeito. Não sei.
Integração com linkedIn eu ia amar, curtiria mesmo ter a ligação, mas sinceramente: não vai fazer diferença para a trollagem não!

[quote=Schuenemann]

Pois é. Tem várias exceções dos 2 casos.[/quote]
E que, devido a estas postagens, ficou queimado com o mercado inteiro.

Bem, lendo este tópico inteiro já fiquei mais animado com o futuro daqui.

Eu acharia melhor colocar os fóruns de perguntas no formato do StackExchange, que acho ideal para algo mais direto que o fórum por si só; mas se quiserem manter a discussão, fica este formato mesmo.

Tenho algumas sugestões para fazer. Gostaria da opinião de vocês, pessoal!

  • Retirar o número de quantidade de posts (Mensagem : xxxx), parece que alguns fazem questão de postar pensando que vão acumular “milhas”; ;D

  • Flag de troll é muito bom, vale a pena ser implementado;

  • Bloquear postagens em tópicos antigos, tipo, com mais de 1 ano, 2 anos, ou com algum critério definido;

  • A possibilidade de usar nomes reais, é mais interessante, inclusive, dificulta a criação de cadastros fakes (registrar CPF??);

  • Sistema de notificação de usuário. Uma tela detalhada seria criada, apresentando informações úteis sobre o usuário, como: “tópicos aprovados pela comunidade: XX”, “respostas aprovadas pela comunidade: XX”, “participação na comunidade: XX”… Essas informações estariam disponíveis para qualquer um. Poderia ser algo bom.

Enfim, acho que são sugestões pertinentes à situação atual do GUJ. Fiquem à vontade para criticalas, alterá-las e sugerir coisas novas.

O ViniGodoy citou que um grande problema hoje é que os usuários preferem criar tópicos a fazer busca no site. Isto em questão, o GUJ tem uma quantidade enorme de artigos e tópicos armazenados, antigos, que poderiam ser trazidos com uma simples busca.

Poderíamos então pensar na usabilidade, visto que mesmo que o GUJ é composto de “nerds”, que na teoria deveriam saber “fazer uma busca”, ainda assim são usuários! Ainda mais o iniciante que por vezes não tem a proeficiência que um desenvolvedor experiente tem em realizar buscas.

Don´t make me think!

A Home induz à navegação entre os tópicos, e não à uma busca. Talvez uma caixa de busca maior, ao estilo Amazon, até mesmo o OndeTrabalhar.com, reduziria bastante a quantidade de tópicos com assuntos repetidos.

oi,

Podemos utilizar o google para fazer buscas no GUJ

Basta digitar

“Eu quero procurar sobre isso site:www.guj.com.br

abs

É impressão minha ou a opção de buscas do GUj não está funcionando? Quando eu digito algo na caixa de buscas e dou um “ok” não aparece nada? É só comigo isso? Estou usando o firefox

Tendemos a olhar o passado melhor do que realmente foi. Se olharem com atenção para tópicos antigos, verão que há coisas boas e ruins. Perceberão que as discussões antigas não eram de tão alto nível assim.

Na verdade, o nível médio das discussões mantém-se, porém os membros de uma comunidade evoluem muito mais rapidamente que a comunidade como um todo, que recebe continuamente novatos. Estes novatos repetirão as mesmas perguntas, terão as mesmas dúvidas sempre. Daí os mais antigos enfadam-se com a mesmice.

[quote=alankelon]Tendemos a olhar o passado melhor do que realmente foi. Se olharem com atenção para tópicos antigos, verão que há coisas boas e ruins. Perceberão que as discussões antigas não eram de tão alto nível assim.

Na verdade, o nível médio das discussões mantém-se, porém os membros de uma comunidade evoluem muito mais rapidamente que a comunidade como um todo, que recebe continuamente novatos. Estes novatos repetirão as mesmas perguntas, terão as mesmas dúvidas sempre. Daí os mais antigos enfadam-se com a mesmice. [/quote]

Indeed!

O que você disse é bem verdade, mas, eu frequento o fórum há mais de 6 anos, e desde aquela época, percebo que o nível do fórum caiu um pouco. Claro que há uma constância nisso, e na verdade, as coisas não mudaram drasticamente. Todavia, talvez pela quantidade de usuários de hoje ser um número muito mais expressivo do que outrora foi, então a proporção de coisas inúteis aumentou.

Acho que novas medidas podem cair bem ao fórum, e apesar de tudo, o fenômeno “troll” se ver mais no off-topic do que nas outras partes.

excelente discussão e acho importante o assunto ser tocado, pois mostra toda a preocupação da galera em elevar (ou manter) o nível do fórum… Isso é bacana pois mostra que o GUJ ainda tem muito gás.

Ia ficar na minha tendo em vista que achei que tudo o que havia sido discutido já estava mais do que satisfatório, porém, me incomodou bastante a implicação com o OFF-TOPIC. Eu mesmo sou um dos que acessam 80% do tempo os OFF-TOPICS da vida, porque gosto de discutir coisas sobre TI. Ouso dizer que o OFF está bem melhor que o Básico, onde estamos passando por uma leva de resolução de exercícios de faculdade… enfim…

Tópicos sobre o Android, IOS, Smartphones em geral, dúvidas de carreiras, mercado, etc… São tão importantes quanto discussões sobre Java… Hoje minhas participações têm se resumido a tentar evitar exageros no fórum, a maior parte de minha participação têm sido como bom leitor no OFF. Não me considero um Troll por causa disso… Enfim, temos que ter cuidado pra não deixar o GUJ um lugar muito profissional também, pois um dos motivos do fórum é descontrair um pouco e vejo o OFF como um excelente lugar pra isso…

Meus 2 centavos.

Gostaria somente de salientar um ponto.

Já vi esse tipo de movimento se iniciar com ótimas intenções em outros foruns e finalizar com uma verdadeira inquisição.

Devemos ser muito cuidadosos, ainda mais por que os trolls vestirão a fantasia de inquisitores e tentarão usar essa ferramenta a seu favor, escondendo-se na interpretação distorcida das regras e punindo os inocentes e ingênuos.

Confio nos moderadores do guj e sua impessoalidade no julgamento, não fosse por isso já teria perdido minhas esperanças hehehe.

Devo ser conhecido como chato aqui no forum, pois sempre estou pegando no pé da galera por conta da escrita. Tem posts de doer os olhos.

My best wishes ^^

A claro, one more thing:

Devemos lembrar ao povo que o forum não é necessariamente uma democracia.
Os moderadores podem e devem sim estar abertos a sugestões e críticas construtivas, mas muitos trolls se sentirão vitimados e “clamarão por seus direitos renegados por uma ditadura”.

ps: qualquer semelhança com a realidade é pura descrição. :wink:

Hahahah, um bom ponto porem nao vejo motivo para isso se as outras ideias forem implementadas. :slight_smile:

+1!

Boa! Apos 1(um) ano acredito que o topico pode ser bloqueado.

Necessario apenas o nome real - e os colegas que nao sao Brasileiros?

A ideia em si e’ legal, porem sem muita usabilidade alem de alimentar ego.

Leia, “regras do forum” :wink:

Agora uma sugestao muito boa a moderacao - por favor, fechem esse topico.
Antecipadamente grato. :thumbup:

Concordo com a Lina sobre o OFF Topic ser muitas vezes o problema, porque era apenas um local para discutir sobre outras tecnologias, o pessoal levou muito pra postar piadas, falar mal de empresas (isso eu acho que teria que excluir sem pestanejar), vagas de emprego (no começo não havia local para colocar as vagas hoje há o http://www.ondetrabalhar.com então não precisa colocar vagas no OFF ou tentar enviá-las como notícia), trolls nem se fala, um cara que perde tempo pra falar besteira não é profissional… fato, creio que uma boa limpada no OFF e nas mensagens dos Trolls ajudaria bastante aqui e o pessoal contianuar mantendo o nível, quando ver algum Troll vá no rodapé da área do forum: http://www.guj.com.br/forums/list.java e denuncie para algum [color=green]moderador [/color]ou para algum [color=orange]Administrador [/color]que esteja on line e não os alimente, o cara falou, simplesmente o ignore e avisa um moderador para apagar a mensagem, cada vez que alguém revida o troll manda mais mensagem e polui demais o forum, acabando com o nível tecnico do assunto.

Também sou a favor de tirar o número de mensagens, o que tem de cara achando que isso aqui é comunidade do orkut não é fácil não.

Verdade, não tinha pensado nisso. Vide nosso colega Sami, que é finlandês.

Por que não criar o botão 'Denunciar?

Se 3 pessoas denunciarem, os moderadores analisam o ocorrido.

Parece que vai ser implementado alguma coisa a respeito.

Mas vamo tomar cuidado com implementação, ver se tem como verificar IP tambem e tals, pq os trolls, sempre tem 3 ou 4 usuarios, ai o malandro quer sacanear e da 3 ou 4 votos em um user nada haver. Claro que depois dos votos ainda terá a análise dos moderadores, mas fica a dica.