Eu acho esse eh um problema que se desenvolve naturalmente, quanto maior o numero de usuarios, maior o numero de topicos que sao totalmente “off”, por exemplo, hoje eu vi um topico falando sobre oculos :shock: (???).
Na minha opiniao eh perfeitamente aceitavel discutir (fora assuntos ligados a desenvolvimento), assuntos relacionados a tecnologia em geral, porque praticamente todos na area de informatica curtem ter os seus gadgets, entao sem problemas.
Como eu disse, quando a comunidade aumenta, aumenta tambem o numero de usuarios que tem um conhecimento de java, mas nao querem (ou nao tem vontade ou capacidade) de ajudar a responder alguma pergunta, mas tem tempo pra entrar num topico e iniciar uma guerra.
Talvez os topicos deveriam ser mais policiados, facebook, linkedin pra mim nao funcionam porque eu acho que quem quer fazer zona faz de qualquer jeito, mostrando a identidade ou nao.
Eu pessoalmente gosto muito do stackoverflow e o jeito que ele eh moderado. Eles sao bem restritos com topicos e respostas eles ate fazem uma pequena validacao pra verificar se a resposta que esta sendo dada eh possivelmente incompleta.
Os proprios usuarios podem colocar flags em topicos e respostas que necessitam de uma atencao especial dos moderadores.
Outra coisa, me parece (nao sei se eh assim) que a maioria dos moderadores nao sao usuarios ativos, parece que apenas alguns conectam diariamente e os que sao ativos nao sao tao rigidos.
Soh pra ter uma ideia como o stackoverflow funciona:
What kind of questions should I not ask here?
You should only ask practical, answerable questions based on actual problems that you face. Chatty, open-ended questions diminish the usefulness of our site and push other questions off the front page. To prevent your question from being flagged and possibly removed, avoid asking subjective questions where ?
every answer is equally valid: ?What?s your favorite ______??
your answer is provided along with the question, and you expect more answers: ?I use ______ for , what do you use??
there is no actual problem to be solved: ?I?m curious if other people feel like I do.?
we are being asked an open-ended, hypothetical question: ?What if ______ happened??
it is a rant disguised as a question: ? sucks, am I right??
If your motivation for asking the question is ?I would like to participate in a discussion about ______?, then you should not be asking here. If your motivation is ?I would like others to explain ______ to me?, then you are probably OK. (The above section was adapted from MetaFilter?s FAQ. For more detail, see six guidelines for great subjective questions.)
Be nice.
Treat others with the same respect you?d want them to treat you. We?re all here to learn together. Be tolerant of others who may not know everything you know. Bring your sense of humor.
Be honest.
Above all, be honest. If you see misinformation, vote it down. Add comments indicating what, specifically, is wrong. Provide better answers of your own. Best of all ? edit and improve the existing questions and answers!
Pra ver completo:
Bom link tb : http://blog.stackoverflow.com/2010/09/good-subjective-bad-subjective/
Talvez os administradores do GUJ possam verificar como outros sites funcionam e usar como modelo.
//Daniel