[quote=ORB_de_Souza]
poderia me dizer que vantagens são essas de se implementar o .net fora ambiente MS,já que acredito ser justamente uma vantagem do framework explorar diretamente seu ambiente “nativo” ?[/quote]
O mono implementa “diretamente seu ambiente ‘nativo’” só que nativo para dezenas de sistemas operacionais.
Eu repudio boa parte das práticas comerciais da Microsoft mas não dá para negar que .Net está tendo a adição de muitas coisas interessantes. Boo, F#, LINQ, DSL Tools… eu não quero ter que rodar um Windows pirata no VMware para ter acesso a isso.
[quote]O mono implementa “diretamente seu ambiente ‘nativo’” só que nativo para dezenas de sistemas operacionais.
Eu repudio boa parte das práticas comerciais da Microsoft mas não dá para negar que .Net está tendo a adição de muitas coisas interessantes. Boo, F#, LINQ, DSL Tools… eu não quero ter que rodar um Windows pirata no VMware para ter acesso a isso.[/quote]
[quote]magina uma empresa que so trabalha com microsoft e um dia aparece um cliente que trabalha num ambiente linux. Como eu disse aqui na minha empresa eh tudo microsoft mas um belo dia surgiu que nos tivemos que fazer uma parte da aplicacao rodando em ambiente linux, como aqui tudo mundo tem experiencia em C# foi muito mais facil fazer o aplicativo em cima do mono. Se nao existisse um projeto assim, provavelmente perderiamos muito tempo tentando aprender outra linguagem qualquer pra desenvolver esse aplicativo.
Acho que muitas empresas passam pelo menos problema e eh muito legal que tem um projeto como o mono. [/quote]
[quote=ddduran][quote=ORB_de_Souza]
o Mono é justamente um projeto que visa disponibilizar as “vantagens” do DotNet em outras plataformas como o Linux, FreeBSD e outros…qual o intuito da MS em ter um monte de gente usando DotNet? Vender mais OFFICE, WINDOWS e CIA…se a pessoa usar mono qual a vantagem da MS?
[/quote]
Ué vender mais licenças do visual studio, mostrar em palestras para leigos e vender mais com isso,…, e vender mais com isso.
Agora, algum programador .NET ja recebeu o pedido de fazer um sistema em .NET para clientes usando linux? ou outra plataforma não win?
[/quote]
Nao o sistema completo, mas parte do sistema tinha que ser integrado com um software de terceira parte que rodava em ambiente linux e tivemos que desenvolver tipo um plugin em C# usando mono pra isso.
Ou so pra complementar, tem programadores que gostariam de usar C# no linux.
Com certeza eu acho que o mono so contribui pra popularizacao do .NET e eu acho isso otimo, como disse num topico acima, quando eu comecei a programar em C# eu usei bastante o mono, primeiro porque eu so tenho linux em casa e segundo que eu nao queria instalar windows pirata e rodar um Visual Studio crackeado.
[quote=windsofhell]Nao o sistema completo, mas parte do sistema tinha que ser integrado com um software de terceira parte que rodava em ambiente linux e tivemos que desenvolver tipo um plugin em C# usando mono pra isso.
[quote=windsofhell]segundo que eu nao queria instalar windows pirata e rodar um Visual Studio crackeado.
[/quote]
Usa o Visual Studo Express. É bem razoável.
Que linguagens de script o mono efetivamente já compila para CIL? (quero dizer… de forma que se possa desenvolver uma aplicação desktop que possa ser distribuída com fonte fechado).
Pelo site, me parece que PHP e Python estão um pouco mais maduros, enquanto Ruby é ainda quase “experimental” e JavaScript está abandonado. Alguém teria alguma experiência no assunto?
(um exemplo, só para comparação: no OS X, ao usar Ruby para fazer aplicações Cocoa, o “compilador” simplesmente copia os scripts ruby dentro do “.app”: não seria uma solução viável para uma aplicação com fonte fechado)
[quote=bzanchet]Que linguagens de script o mono efetivamente já compila para CIL? (quero dizer… de forma que se possa desenvolver uma aplicação desktop que possa ser distribuída com fonte fechado).
Pelo site, me parece que PHP e Python estão um pouco mais maduros, enquanto Ruby é ainda quase “experimental” e JavaScript está abandonado. Alguém teria alguma experiência no assunto?
(um exemplo, só para comparação: no OS X, ao usar Ruby para fazer aplicações Cocoa, o “compilador” simplesmente copia os scripts ruby dentro do “.app”: não seria uma solução viável para uma aplicação com fonte fechado)[/quote]
Nem PHP, Ruby ou Python, via Phalanger/IronRuby/IronPython, suportam compilação para binários.
Você pode usar linguagens como C# ou F# sem problema algum.