JavaFX Script será descontinuado, Novidades na plataforma JavaFX surpreendem

Na minha humilde opnião foi melhor assim, ou seja, use javafx na linguagem que vc trabalhe, e não aprenda outra linguagem.

É ruim pro pessoal que investitiu no javafx script, mas creio que a oracle fez isto (“matar o produto”) pq o mesmo ainda não tinha se espalhado pelos desenvolvedores.

[quote=giovanni_stiwes]Na minha humilde opnião foi melhor assim, ou seja, use javafx na linguagem que vc trabalhe, e não aprenda outra linguagem.

É ruim pro pessoal que investitiu no javafx script, mas creio que a oracle fez isto (“matar o produto”) pq o mesmo ainda não tinha se espalhado pelos desenvolvedores.[/quote]

Eu “perdi” muito tempo com JavaFX Script. Não me arrependo e nem fiquei triste, muito menos irei abandonar meus trabalhos com o JavaFX.

Não, não, não sou um idiota (ou não :P) É que olhe para esse código, é JavaFX Script com ligeiras diferenças… Eu sei que o mais ruim é dar manutenção em um baita código, como o do LoadUI que é feito em JavaFX…

Pois é, estou vendo mais gente otimista que pessimista, eu achei que fosse o contrário.

Como disseram antes, o JavaFX chegou atrasado na briga de apps RIA e, apesar de crescendo, não conseguiu se posicionar ainda. Vamos ver agora como vai ser.

[quote=giovanni_stiwes]Na minha humilde opnião foi melhor assim, ou seja, use javafx na linguagem que vc trabalhe, e não aprenda outra linguagem.

É ruim pro pessoal que investitiu no javafx script, mas creio que a oracle fez isto (“matar o produto”) pq o mesmo ainda não tinha se espalhado pelos desenvolvedores.[/quote]

Pelo que eu entendi a oracle não vai matar o produto. Vai reestruturá-lo. Talvez a mudança acabe sendo boa mesmo, e usar java seja a melhor opção.

[quote=marcosalex]Pois é, estou vendo mais gente otimista que pessimista, eu achei que fosse o contrário.

Como disseram antes, o JavaFX chegou atrasado na briga de apps RIA e, apesar de crescendo, não conseguiu se posicionar ainda. Vamos ver agora como vai ser.[/quote]

Perdeu muito tempo com aquela api que era o JMF. No quesito vídeo e áudio deixava muito a desejar.

[quote=knowledgebr][quote=MatHeuZ]Não liga não gente já que a Oracle não quer nem saber de RIA ( Rich Internet Application-Aplicaçoes ricas para internet),
Então vamos integrar Java com Flex e Flash.

Já que a Oracle não está nem ai para o andar da carroagem!!!

mas a Oracle esqueçeu que o Desktop praticamente morreu, e cada dia que passa as aplicações
são mais voltadas para internet.

Já existem vários frameworks que fazem a integração.
8) 8) 8) 8) 8) 8) 8)[/quote]

Amem, que assim seja, o desktop morreu, estou gostando disso, todo mundo só quer saber da web e eu estou satisfeito com o mundo desktop, está menos concorrido e mais rentável hoje.[/quote]

Sim mais rentável, e mais específico.
Está voltado para o mais complicado(e quanto mais complicado, menos gente faz, melhor é o retorno e é assim q eu gosto).
mas vc sabe né!!!
Java vc programa uma vez e roda em qualquer lugar e em qualquer interface (se vc usar MVC).
se vc fizer uma boa interface em java fx, flex, html, swing, qualquer budega, e usar Paterns não precisa reescrever todo o codigo!!!
vc apenas precisa criar algumas classes a mais
Depende de vc, e o jeito que vc usa os Paterns.

O pessoal fica apavorado a toa!!!
O Java é ótimo!!!
se a Oracle não quer focar no potencial do Java atacar a parte de Design não podemos fazer nada, enquanto isso a Microsoft investe pesado no Silverlight e a adobe lidera com o Flex.

Estava pensando em uma coisa agora!!!

Eu tenho uma especulação sobre o fato!!!

Será que a Oracle decidiu acabar com o JavaFx por causa do Html 5!!!

Se foi por isso, então foi uma ótima sacada!
:smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:
Estava lendo agora sobre o Html 5 e acabei entendendo o q está acontecendo
o Html 5 tem tags para manupulação de arquivos vetoriais, arquivos de video, disponibiliza o css3.
Não é mais necessário usar Flash, nem Silverlight, nem JavaFx.

Tudo pode ser manitulado direto pelas tags.
acho que até o flash vai acabar!!!

(a grande vantagem do flash era manipular arquivos vetoriais e do JavaFx tb, agora não é mais necessário)

[quote=MatHeuZ]Estava pensando em uma coisa agora!!!

Eu tenho uma especulação sobre o fato!!!

Será que a Oracle decidiu acabar com o JavaFx por causa do Html 5!!!

Se foi por isso, então foi uma ótima sacada!
:smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:
Estava lendo agora sobre o Html 5 e acabei entendendo o q está acontecendo
o Html 5 tem tags para manupulação de arquivos vetoriais, arquivos de video, disponibiliza o css3.
Não é mais necessário usar Flash, nem Silverlight, nem JavaFx.

Tudo pode ser manitulado direto pelas tags.
acho que até o flash vai acabar!!!

(a grande vantagem do flash era manipular arquivos vetoriais e do JavaFx tb, agora não é mais necessário)
[/quote]

O JavaFX não morreu, a linguagem que usamos para gerar bytecodes será trocada por Java ou muitas outras dinâmicas.

Acontece isso hoje:

JavaFX Script ----->>> JavaFX SDK ------>>> Bytecode

Futuramente será isso:

JRuby |
Java |
Scala | >>>> JAR (provavelmente) JavaFX >>> Bytecode
Groovy |
Clojure |

E muito mais, isso é só uma das coisas que vão mudar. A plataforma ficará poderosa se a Oracle seguir o roadmap que eles proporam: http://javafx.com/roadmap

Interessante, as pessoas estão chamando o que deve ser o futuro do JavaFX + JavaSwing de Swing++

Olha, essa proposta de um novo paradígma para a plataforma JavaFX me pareceu muito interessante, irá provavelmente viabilizar mais ainda o seu uso.

[quote=Jesuino Master][quote=giovanni_stiwes]Jesuino Master:

(…)

Java:

public class HelloStage implements Runnable {
public void run() {
Stage stage = new Stage();
stage.setTitle("Hello Stage");
stage.setWidth(600);
stage.setHeight(450);
Scene scene = new Scene();
scene.setFill(Color.LIGHTGREEN);
stage.setScene(scene);
stage.setVisible(true);
}
public static void main(String[] args) {
FX.start(new HelloStage());
}
}

(…)

[/quote]

Cara… isso parece MUITO o swing atual =P … qual será a vantagem de usar essa api e não o Swing? =/
Se tiver pelo menos o “bind” =)

[quote=Malkav.Felipe][quote=Jesuino Master][quote=giovanni_stiwes]Jesuino Master:

(…)

Java:

public class HelloStage implements Runnable {
public void run() {
Stage stage = new Stage();
stage.setTitle("Hello Stage");
stage.setWidth(600);
stage.setHeight(450);
Scene scene = new Scene();
scene.setFill(Color.LIGHTGREEN);
stage.setScene(scene);
stage.setVisible(true);
}
public static void main(String[] args) {
FX.start(new HelloStage());
}
}

(…)

[/quote]

Cara… isso parece MUITO o swing atual =P … qual será a vantagem de usar essa api e não o Swing? =/
Se tiver pelo menos o “bind” =)
[/quote][/quote]

Talvez essa seja a atualização que o Swing estava esperando.

“Acho” que o Pivot já faz hoje, o que o java FX pretende fazer ano que vem.

E mais: Na lista de discussão já recomendam usar a versão 2.0 (svn), pois é considerada muito estável, e provavelmente ano que vem a 2.1 vem com mais novidades.

Ou seja, JavaFX demorou pra mostrar a cara, não rendeu, vai voltar com outra idéia e já vai encontrar forte concorrência :stuck_out_tongue:

Vamos esperar pra ver.

[]'s

[quote=Malkav.Felipe][quote=Jesuino Master][quote=giovanni_stiwes]Jesuino Master:

(…)

Java:

public class HelloStage implements Runnable {
public void run() {
Stage stage = new Stage();
stage.setTitle("Hello Stage");
stage.setWidth(600);
stage.setHeight(450);
Scene scene = new Scene();
scene.setFill(Color.LIGHTGREEN);
stage.setScene(scene);
stage.setVisible(true);
}
public static void main(String[] args) {
FX.start(new HelloStage());
}
}

(…)

[/quote]

Cara… isso parece MUITO o swing atual =P … qual será a vantagem de usar essa api e não o Swing? =/
Se tiver pelo menos o “bind” =)
[/quote][/quote]

Sugiro que dê uma lida no javafx.com/RoadMap

Algumas vantagens:

  • Gráficos novos
  • Estilização por CSS
  • Aceleração de Hardware
  • Características 3D
  • Otimização para WEB
  • triggers (mesmo sendo do JavaFX Script, eles vão continuar pelo que entendi)
  • Suporte a mídias

Agora coisas novas prometidas no javafx.com/roadmap

  • Compilação para HTML5
  • compilação para CSS3
  • WEB Kit
  • Manipulação do DOM com JavaFX

Por outro lado JavaFX Mobile não está mais sendo desenvolvido (por enquanto ), o foco agora é desktop e WEB.

[quote=Jesuino Master][quote=Malkav.Felipe][quote=Jesuino Master][quote=giovanni_stiwes]Jesuino Master:

(…)

Java:

public class HelloStage implements Runnable {
public void run() {
Stage stage = new Stage();
stage.setTitle("Hello Stage");
stage.setWidth(600);
stage.setHeight(450);
Scene scene = new Scene();
scene.setFill(Color.LIGHTGREEN);
stage.setScene(scene);
stage.setVisible(true);
}
public static void main(String[] args) {
FX.start(new HelloStage());
}
}

(…)

[/quote]

Cara… isso parece MUITO o swing atual =P … qual será a vantagem de usar essa api e não o Swing? =/
Se tiver pelo menos o “bind” =)
[/quote][/quote]

Sugiro que dê uma lida no javafx.com/RoadMap

Algumas vantagens:

  • Gráficos novos
  • Estilização por CSS
  • Aceleração de Hardware
  • Características 3D
  • Otimização para WEB
  • triggers (mesmo sendo do JavaFX Script, eles vão continuar pelo que entendi)
  • Suporte a mídias

Agora coisas novas prometidas no javafx.com/roadmap

  • Compilação para HTML5
  • compilação para CSS3
  • WEB Kit
  • Manipulação do DOM com JavaFX

Por outro lado JavaFX Mobile não está mais sendo desenvolvido (por enquanto ), o foco agora é desktop e WEB.
[/quote]
Aff, vai virar um toolkit web.

[quote=juliocbq][quote=Jesuino Master][quote=Malkav.Felipe][quote=Jesuino Master][quote=giovanni_stiwes]Jesuino Master:

(…)

Java:

public class HelloStage implements Runnable {
public void run() {
Stage stage = new Stage();
stage.setTitle("Hello Stage");
stage.setWidth(600);
stage.setHeight(450);
Scene scene = new Scene();
scene.setFill(Color.LIGHTGREEN);
stage.setScene(scene);
stage.setVisible(true);
}
public static void main(String[] args) {
FX.start(new HelloStage());
}
}

(…)

[/quote]

Cara… isso parece MUITO o swing atual =P … qual será a vantagem de usar essa api e não o Swing? =/
Se tiver pelo menos o “bind” =)
[/quote][/quote]

Sugiro que dê uma lida no javafx.com/RoadMap

Algumas vantagens:

  • Gráficos novos
  • Estilização por CSS
  • Aceleração de Hardware
  • Características 3D
  • Otimização para WEB
  • triggers (mesmo sendo do JavaFX Script, eles vão continuar pelo que entendi)
  • Suporte a mídias

Agora coisas novas prometidas no javafx.com/roadmap

  • Compilação para HTML5
  • compilação para CSS3
  • WEB Kit
  • Manipulação do DOM com JavaFX

Por outro lado JavaFX Mobile não está mais sendo desenvolvido (por enquanto ), o foco agora é desktop e WEB.
[/quote]
Aff, vai virar um toolkit web.[/quote]

Será a tecnologia desktop mais WEB integrada que vi :slight_smile: Estou gostando do que estou lendo, mas temos que ficar espertos com a Oracle.

O Post do Richard Bair foi o mais educado e explicativo. Pelo que entendi o JavaFX Script, mas uma linguagem, atrasava a evolução da plataforma em si:

[quote=khaoz]“Acho” que o Pivot já faz hoje, o que o java FX pretende fazer ano que vem.

E mais: Na lista de discussão já recomendam usar a versão 2.0 (svn), pois é considerada muito estável, e provavelmente ano que vem a 2.1 vem com mais novidades.

Ou seja, JavaFX demorou pra mostrar a cara, não rendeu, vai voltar com outra idéia e já vai encontrar forte concorrência :stuck_out_tongue:

Vamos esperar pra ver.

[]'s[/quote]
Eu venho tentando começar com Pivot há muito tempo, mas acho bem mais complicado que o Swing e sempre nunca passo das páginas de exemplos deles…
Quais seriam essas vantagens? Não consegui enxergar. Aqui o PIVOT é bem lento e boa parte do desenvolvimento em XML, outra em código Java.

A maior vantagem que vejo no PIVOT hj é o desprendimento de alguma empresa, por ele ser da APACHE.

[]'s

[quote=Jesuino Master][quote=juliocbq][quote=Jesuino Master][quote=Malkav.Felipe][quote=Jesuino Master][quote=giovanni_stiwes]Jesuino Master:

(…)

Java:

public class HelloStage implements Runnable {
public void run() {
Stage stage = new Stage();
stage.setTitle("Hello Stage");
stage.setWidth(600);
stage.setHeight(450);
Scene scene = new Scene();
scene.setFill(Color.LIGHTGREEN);
stage.setScene(scene);
stage.setVisible(true);
}
public static void main(String[] args) {
FX.start(new HelloStage());
}
}

(…)

[/quote]

Cara… isso parece MUITO o swing atual =P … qual será a vantagem de usar essa api e não o Swing? =/
Se tiver pelo menos o “bind” =)
[/quote][/quote]

Sugiro que dê uma lida no javafx.com/RoadMap

Algumas vantagens:

  • Gráficos novos
  • Estilização por CSS
  • Aceleração de Hardware
  • Características 3D
  • Otimização para WEB
  • triggers (mesmo sendo do JavaFX Script, eles vão continuar pelo que entendi)
  • Suporte a mídias

Agora coisas novas prometidas no javafx.com/roadmap

  • Compilação para HTML5
  • compilação para CSS3
  • WEB Kit
  • Manipulação do DOM com JavaFX

Por outro lado JavaFX Mobile não está mais sendo desenvolvido (por enquanto ), o foco agora é desktop e WEB.
[/quote]
Aff, vai virar um toolkit web.[/quote]

Será a tecnologia desktop mais WEB integrada que vi :slight_smile: Estou gostando do que estou lendo, mas temos que ficar espertos com a Oracle.

O Post do Richard Bair foi o mais educado e explicativo. Pelo que entendi o JavaFX Script, mas uma linguagem, atrasava a evolução da plataforma em si:

http://fxexperience.com/2010/09/javafx-2-0/[/quote]

Eu estava encarando o javafx mais que um webkit. Pensava que fosse ser uma plataforma multimedia.

Sugiro que dê uma lida no javafx.com/RoadMap

Algumas vantagens:

  • Gráficos novos
  • Estilização por CSS
  • Aceleração de Hardware
  • Características 3D
  • Otimização para WEB
  • triggers (mesmo sendo do JavaFX Script, eles vão continuar pelo que entendi)
  • Suporte a mídias

Agora coisas novas prometidas no javafx.com/roadmap

  • Compilação para HTML5
  • compilação para CSS3
  • WEB Kit
  • Manipulação do DOM com JavaFX

Por outro lado JavaFX Mobile não está mais sendo desenvolvido (por enquanto ), o foco agora é desktop e WEB.
[/quote]
Aff, vai virar um toolkit web.[/quote]

Será a tecnologia desktop mais WEB integrada que vi :slight_smile: Estou gostando do que estou lendo, mas temos que ficar espertos com a Oracle.

O Post do Richard Bair foi o mais educado e explicativo. Pelo que entendi o JavaFX Script, mas uma linguagem, atrasava a evolução da plataforma em si:

http://fxexperience.com/2010/09/javafx-2-0/[/quote]

Eu estava encarando o javafx mais que um webkit. Pensava que fosse ser uma plataforma multimedia.[/quote]

Bom, é uma parte que o Java deixava a desejar e o JavaFX visa preencher essa lacuna. Pelo que andei lendo dos comentários nos fórums internacionais, eles conseguiram dar uma oxigenada na tecnologia, vamos ver no que vai dar.

Não vou mentir que se isso se concretizar ficarei triste, não pelo fato do tempo gasto de aprendizagem em cima do JavaFXScript, porque no final linguagem é só uma forma diferente de fazer sistema :!: :!:

Ficarei triste pois realmente é divertido programar com JavaFX com bind nativo, triggers e as outras firulas oferecidas pela linguagem. O mesmo também me mostrou como Java está ano luz atrasado com a necessidade de manter o máximo de compatibilidade entre as versões. Programo em ActionScript 3 e digo que é o JavaFX é bem melhor de se trabalhar pelas mesmas features citadas a cima. Se este cenário realmente se concretizar devo caminhar em direção ao Groovy pela liberdade que a linguagem de Script deverá me conceder.

Agora ainda acho que a Oracle esta perdendo um pouco o foco, nem bem fizeram todos os componentes necessários para desenvolvimento de um sistema de porte médio, como Grids e componentes para salvar arquivos, o JMF esta descontinuado, como alguém pode querer entrar na área de multimídia e não oferece uma biblioteca para se poder capturar áudio/vídeo atualizadas, uma IDE competitiva, nem que seja paga, pois quem conhece o FlexBuilder, sabe que o NetBeans vai ter que correr muito para ?

Esta é minha humilde opinião, torço realmente para que o JavaFX de certo e que no final tenhamos mais uma tecnologia para se trabalhar com RIA e que possa ser executada em ambientes diferenciados. 8)