JavaFX Script será descontinuado, Novidades na plataforma JavaFX surpreendem

O JavaFX Script não vai ser atualizado com as novidades do JavaFX 2.0: Table, WebKit entre outros.

Pode ter certeza que o JavaFX Script infelizmente foi descontinuado, tenho fontes seguras.

O que pode acontecer é a Oracle resolver continuar JavaFX Script, acho que eles deveriam fazer e criar esse suporte multi linguagem…

Minhas dúvidas são quanto a ferramenta de design do JavaFX. Se ela foi descontinuada, pode ter certeza que quem mais perdeu tempo foi a Oracle…

[]'s[/quote]

Se a linguagem mudar, isso significa que somente o lexico e o semântico serão alterados. Um motor de análise(Parser) semelhante a um compilador, com a diferença que não gera bytecode. Só isso deve ser trocado, mais poucas coisas na interface da ferramenta. Agora pode ser também o que o kiko falou - BOATOS.

Me recuso a acreditar que uma ferramenta recém lançada como o netbeans 6.9 viria com uma tecnologia descontinuada. Isso não tem cabimento.

[quote=mochuara]Nem sei mais pra que serve o JavaFX e qual problema ele resolve. Me parece que a Oracle não teve muito sucesso em comunicar o que ela pretende fazer com o JavaFX. Isso fica mais evidente quando alguém noticia isto, um tweet com quase nenhuma informação, como “bomba”!
[/quote]

Estamos sabendo o que vai acontecer com o JavaFX. Não só eu, pelo que andei “minerando” de alguns outros programadores JavaFX que conheço, mas também todos os “partners” da Oracle. Eu falei há uns meses aqui mesmo que muita coisa ia mudar, mas eu não tinha certeza, só tive hoje falando com um amigo que está no J1, daí os Twitts que estão chegando até agora. Mais tarde Stephen Chin e Johan Vos devem postar as apresentações deles…

Pra constar não foi um tweet, foram muitos e de muitos caras do mundo JavaFX

Não se preocupe, eu não postaria nada se eu não tivesse certeza :slight_smile:

Parece que o foco vai ser desktop/web pois ele vai vir englobado ao Java e com a linguagem Java como principal…

O JavaFX Script não vai ser atualizado com as novidades do JavaFX 2.0: Table, WebKit entre outros.

Pode ter certeza que o JavaFX Script infelizmente foi descontinuado, tenho fontes seguras.

O que pode acontecer é a Oracle resolver continuar JavaFX Script, acho que eles deveriam fazer e criar esse suporte multi linguagem…

Minhas dúvidas são quanto a ferramenta de design do JavaFX. Se ela foi descontinuada, pode ter certeza que quem mais perdeu tempo foi a Oracle…

[]'s[/quote]

Se a linguagem mudar, isso significa que somente o lexico e o semântico serão alterados. Um motor de análise(Parser) semelhante a um compilador, com a diferença que não gera bytecode. Só isso deve ser trocado, mais poucas coisas na interface da ferramenta. Agora pode ser também o que o kiko falou - BOATOS.

Me recuso a acreditar que uma ferramenta recém lançada como o netbeans 6.9 viria com uma tecnologia descontinuada. Isso não tem cabimento.[/quote]

São mais ~10 meses até o JavaFX 2.0 sair, até lá ainda são aplicações com JavaFX Script.

O que eu me recuso a acreditar não é quanto ao Netbeans, mas sim a Authoring Tool, que não falam nada(quem está no J1 e quem apresentou por lá) e ninguém me responde algo conclusivo :S

EDIT: Acha mesmo que nomes como Adam Bien e Max Katz mentiriam ou twittariam simples boatos no Twitter?

Aos que não estavam acreditando:

Me diga se vai implementar MVC corretamente.

Esta última curti “JavaFX poderá ser usado dentro de JavaSwing.” :smiley:

Mexi muito pouco com JavaFX, tinha gostado da ferramenta visual dele pro Netbeans, mas me tirem umas dúvidas:

  • JavaFX Script era aquela linguagem do JavaFX que parecia CSS?
  • Se for a linguagem, agora a gente vai programar no JavaFX 2.0 em Java e Swing, o que exatamente seria o JavaFX 2.0?

Muita gente gostava do JavaFX, mas muita gente, até da Caelum torciam pra que ele fosse morto.

Sim.

Espero que sim. Seria muito interessante se juntasse JavaFX e Swing. Fico imaginando como seria… :smiley:

Att.

O JavaFX demorou muito para ser produtivo como o Actionscript.
O engraçado é que o JavaFX era algo vindo do complicado para o simples e hoje, o AC3 é uma versão que foi do simples para o complicado, virando realmente OO.

Hoje eu penso em produtividade e eficiência, duas coisas que não aconteceram com o JavaFX.
Todos falam que o desktop está morrendo, mas o desktop é a base!
As aplicações Web são desenvolvidos no desktop, são publicadas por um programa FTP que roda no desktop, são visualizadas por um programa navegador desktop e o Tomcat é um aplicativo desktop.

Se a Sun tivesse dado atenção ao swing, poderíamos ter uma plataforma desktop melhor, que permitiria criar uma IDE que concorresse de verdade com o Flash e assim teriamos produtividade usando JavaFX.

E se muita gente usa-se, talvez não travasse meu Firefox sempre que tento ver algo feito em JavaFX.

JavaFX 2.0 Roadmap.

Introdução:

Pois é… duvido que abandonem um ambiente desses. Já que não vem tão cedo o Java 7 que venha o “SwingFX” para nos animar :smiley:

Att.

[quote=MatHeuZ]Não liga não gente já que a Oracle não quer nem saber de RIA ( Rich Internet Application-Aplicaçoes ricas para internet),
Então vamos integrar Java com Flex e Flash.

Já que a Oracle não está nem ai para o andar da carroagem!!!

mas a Oracle esqueçeu que o Desktop praticamente morreu, e cada dia que passa as aplicações
são mais voltadas para internet.

Já existem vários frameworks que fazem a integração.
8) 8) 8) 8) 8) 8) 8)[/quote]

Amem, que assim seja, o desktop morreu, estou gostando disso, todo mundo só quer saber da web e eu estou satisfeito com o mundo desktop, está menos concorrido e mais rentável hoje.

[quote=mochuara][quote=Jesuino Master]

Parece que o foco vai ser desktop/web pois ele vai vir englobado ao Java e com a linguagem Java como principal…

[/quote]

Me diga se vai implementar MVC corretamente.[/quote]

Acho que isso depende mais do programador, JavaFX continua voltado para GUI…

[quote=marcosalex]Mexi muito pouco com JavaFX, tinha gostado da ferramenta visual dele pro Netbeans, mas me tirem umas dúvidas:

  • JavaFX Script era aquela linguagem do JavaFX que parecia CSS?
  • Se for a linguagem, agora a gente vai programar no JavaFX 2.0 em Java e Swing, o que exatamente seria o JavaFX 2.0?

Muita gente gostava do JavaFX, mas muita gente, até da Caelum torciam pra que ele fosse morto. [/quote]

Isso mesmo, a idéia era usar um linguagem de script para criar interfaces ricas e depois pintar uma superfície do javafx em cima de algum componente(Swing propriamente), como JFrames ou applets. É como criar um software usando opengl ou direct3D, onde você pinta uma superfície deles em uma janela.

Querem saber, gostei desta notícia !!!

Era e ainda e’ bem estranho ter que dominar javaFX e java puro.

Jesuino Master:

Esclarece uma dúvida, já que o javafx vai virar API java, todo o código javafx (components e tal) será repassado para a linguagem java?

Também gostei, estava me preparando pra aprendê-la, agora vou esperar mais um pouco. :wink:

Agora a Oracle tem que dar um chega pra la’ naquele Android da google e acabar com a bagunça.

Java tem que ser Java em todo Lugar.

[quote=j-menezes]Agora a Oracle tem que dar um chega pra la’ naquele Android da google e acabar com a bagunça.

Java tem que ser Java em todo Lugar.[/quote]
acho que vai ser difícil isso acontecer.

[quote=giovanni_stiwes]Jesuino Master:

Esclarece uma dúvida, já que o javafx vai virar API java, todo o código javafx (components e tal) será repassado para a linguagem java?[/quote]

Sim. Será possível programar para gerar gráficos em javaFX usando Java ou uma das outras linguagens suportadas.

A apresentação de Jonathan Giles bastante esclarecedora:

http://jonathangiles.net/blog/wp-content/uploads/2010/09/JavaFXYourWay.pdf

? JavaFX Script no longer required to write JavaFX
applications
? Benefits:
? Easier integration with business logic on JVM
? Access to generics, annotations, (closures), etc
? Java has great IDE support
? Downsides:
? JavaFX Script was kind to us

Daí ele apresenta como será com Java, Scala, Groovy, JRuby e Clojure:

Java:

public class HelloStage implements Runnable {
public void run() {
Stage stage = new Stage();
stage.setTitle("Hello Stage");
stage.setWidth(600);
stage.setHeight(450);
Scene scene = new Scene();
scene.setFill(Color.LIGHTGREEN);
stage.setScene(scene);
stage.setVisible(true);
}
public static void main(String[] args) {
FX.start(new HelloStage());
}
}

JRuby

require 'swiby'
class HelloWorldModel
attr_accessor :saying
end
model = HelloWorldModel.new
model.saying = "Hello World"
Frame {
title "Hello World?
width 200
content {
Label {
text bind(model,:saying)
}
}
visible true
}

Clojure


(defn javafxapp []
(let [stage (Stage. "JavaFX Stage")
scene (Scene.)]
(.setFill scene Color/LIGHTGREEN)
(.setWidth stage 600)
(.setHeight stage 450)
(.setScene stage scene)
(.setVisible stage true)))
(javafxapp)

Groovy

FxBuilder.build {
stage = stage(
title: "Hello Rectangle (Groovy FxBuilder 2)",  
width: 600,  
height: 450,
scene: scene(fill: Color.LIGHTSKYBLUE) {
rectangle(
x: 25, y: 40,
width: 100, height: 50,
fill: Color.RED
)
}
)
stage.visible = true;
}

Scala

object HelloJavaFX extends JavaFXApplication {
def stage = new Stage {
title = "Hello Stage"
width = 600
height = 450
scene = new Scene {
fill = Color.LIGHTGREEN
content = List(new Rectangle {
x = 25
y = 40
width = 100
height = 50
fill = Color.RED
})
}
}
}

Embora eu tenha perdido muito tempo com JFXScript, eu gostei muito das mudanças e, como podem ver ai em cima, as classes são as mesmas do JavaFX…