JavaFX Script será descontinuado, Novidades na plataforma JavaFX surpreendem

[quote=afamorim]Não vou mentir que se isso se concretizar ficarei triste, não pelo fato do tempo gasto de aprendizagem em cima do JavaFXScript, porque no final linguagem é só uma forma diferente de fazer sistema :!: :!:

Ficarei triste pois realmente é divertido programar com JavaFX com bind nativo, triggers e as outras firulas oferecidas pela linguagem. O mesmo também me mostrou como Java está ano luz atrasado com a necessidade de manter o máximo de compatibilidade entre as versões. Programo em ActionScript 3 e digo que é o JavaFX é bem melhor de se trabalhar pelas mesmas features citadas a cima. Se este cenário realmente se concretizar devo caminhar em direção ao Groovy pela liberdade que a linguagem de Script deverá me conceder.

Agora ainda acho que a Oracle esta perdendo um pouco o foco, nem bem fizeram todos os componentes necessários para desenvolvimento de um sistema de porte médio, como Grids e componentes para salvar arquivos, o JMF esta descontinuado, como alguém pode querer entrar na área de multimídia e não oferece uma biblioteca para se poder capturar áudio/vídeo atualizadas, uma IDE competitiva, nem que seja paga, pois quem conhece o FlexBuilder, sabe que o NetBeans vai ter que correr muito para ?

Esta é minha humilde opinião, torço realmente para que o JavaFX de certo e que no final tenhamos mais uma tecnologia para se trabalhar com RIA e que possa ser executada em ambientes diferenciados. 8) [/quote]

Rapaz, concordo com você nos dois primeiros parágrafos, em tudo, inclusive na parte do AS3 e do Groovy. Mas infelizmente a linguagem estava atrasando o JavaFX, pelo que entendi daqui; http://fxexperience.com/2010/09/javafx-2-0/

Discordo em partes no parágrafo 3, agora que o foco apareceu, será o JavaFX dentro do Java com tudo o que você citou, mas concordo com a parte de ferramenta, pois o Authoring Tool foi colocado em “hiato” também…

~10 meses para colocarmos a mão no JavaFX 2.0 =/

[quote=juliocbq][quote=Jesuino Master][quote=juliocbq][quote=Jesuino Master][quote=Malkav.Felipe][quote=Jesuino Master][quote=giovanni_stiwes]Jesuino Master:

(…)

Java:

public class HelloStage implements Runnable {
public void run() {
Stage stage = new Stage();
stage.setTitle("Hello Stage");
stage.setWidth(600);
stage.setHeight(450);
Scene scene = new Scene();
scene.setFill(Color.LIGHTGREEN);
stage.setScene(scene);
stage.setVisible(true);
}
public static void main(String[] args) {
FX.start(new HelloStage());
}
}

(…)

[/quote]

Cara… isso parece MUITO o swing atual =P … qual será a vantagem de usar essa api e não o Swing? =/
Se tiver pelo menos o “bind” =)
[/quote][/quote]

Sugiro que dê uma lida no javafx.com/RoadMap

Algumas vantagens:

  • Gráficos novos
  • Estilização por CSS
  • Aceleração de Hardware
  • Características 3D
  • Otimização para WEB
  • triggers (mesmo sendo do JavaFX Script, eles vão continuar pelo que entendi)
  • Suporte a mídias

Agora coisas novas prometidas no javafx.com/roadmap

  • Compilação para HTML5
  • compilação para CSS3
  • WEB Kit
  • Manipulação do DOM com JavaFX

Por outro lado JavaFX Mobile não está mais sendo desenvolvido (por enquanto ), o foco agora é desktop e WEB.
[/quote]
Aff, vai virar um toolkit web.[/quote]

Será a tecnologia desktop mais WEB integrada que vi :slight_smile: Estou gostando do que estou lendo, mas temos que ficar espertos com a Oracle.

O Post do Richard Bair foi o mais educado e explicativo. Pelo que entendi o JavaFX Script, mas uma linguagem, atrasava a evolução da plataforma em si:

http://fxexperience.com/2010/09/javafx-2-0/[/quote]

Eu estava encarando o javafx mais que um webkit. Pensava que fosse ser uma plataforma multimedia.[/quote]

É[será] multimedia também, olhe no javafx.com/roadmap:

Quanto ao foco WEB parece que a visão é outra: convergência desktop/WEB. Eu achei tudo proposto espetacular, mas tão espetacular que dá medo de não ser feito nesses meses que virão :S

Acabei de ler lá. Vai ser uma mudança muito boa pela informações que eu vi. Só faz uma coisa, muda o título da notícia de descontinuado para reestruturado, senão o pessoal vai pensar que o jfx acabou, que nem eu pensei.

[quote=juliocbq][quote=Jesuino Master]

É[será] multimedia também, olhe no javafx.com/roadmap:

[/quote]

Acabei de ler lá. Vai ser uma mudança muito boa pela informações que eu vi. Só faz uma coisa, muda o título da notícia de descontinuado para reestruturado, senão o pessoal vai pensar que o jfx acabou, que nem eu pensei.[/quote]

A linguagem não será mais melhorada pela Oracle. JavaFX Script foi descontinuado! O que virá com o JavaFX 2.0 não será acessível com JavaFX Script.

[quote=Jesuino Master][quote=juliocbq][quote=Jesuino Master]

É[será] multimedia também, olhe no javafx.com/roadmap:

[/quote]

Acabei de ler lá. Vai ser uma mudança muito boa pela informações que eu vi. Só faz uma coisa, muda o título da notícia de descontinuado para reestruturado, senão o pessoal vai pensar que o jfx acabou, que nem eu pensei.[/quote]

A linguagem não será mais melhorada pela Oracle. JavaFX Script foi descontinuado! O que virá com o JavaFX 2.0 não será acessível com JavaFX Script.[/quote]
Pode até ser, se alguém continuar a desenvolver o JavaFX Script. Mas desta vez não será mais com as bençãos da Oracle.

[quote=Jesuino Master][quote=juliocbq][quote=Jesuino Master]

É[será] multimedia também, olhe no javafx.com/roadmap:

[/quote]

Acabei de ler lá. Vai ser uma mudança muito boa pela informações que eu vi. Só faz uma coisa, muda o título da notícia de descontinuado para reestruturado, senão o pessoal vai pensar que o jfx acabou, que nem eu pensei.[/quote]

A linguagem não será mais melhorada pela Oracle. JavaFX Script foi descontinuado! O que virá com o JavaFX 2.0 não será acessível com JavaFX Script.[/quote]

Não vi que se referia ao script. Tem razão.

A Oracle não apenas comprou a Sun e com ela a plataforma Java.
Tudo é uma estratégia para aos poucos, descontinuar toda a linha de produtos Java.

Assembly e C++ são saídas válidas.
Java depois da Sun, virou papo de buteco. Nada eh certo , tudo eh bagunçado e o desrespeito aos programadores aumenta a cada dia.

É detestável e insolente a continuação da plataforma Java pela Oracle.

James Gosling deve ter pesadelos todos os dias, deitado em sua cama de ouro. Q saudades daquele carismático personagem. Q saudade do Java da era James Gosling.

Tá rolando um rumor, agora eu sei estou afirmando que é rumor, que o JavaFX Script vai ser continuado pela comunidade, chamado de “Visage”. São os mesmos caras do JFXtras, eu estou dentro do projeto para ajudar nem que seja só nos testes :slight_smile:

[quote=Shelson]A Oracle não apenas comprou a Sun e com ela a plataforma Java.
Tudo é uma estratégia para aos poucos, descontinuar toda a linha de produtos Java.

Assembly e C++ são saídas válidas.

[/quote]

Quem foi que te falou isso, a MS ou a Apple? :lol: :lol: :lol:

bom eu achei boa a mudança , voce pode escolher a linguagem para programar… eu particularmente não queria aprender jfx script ou seja mais uma sintaxe aquela coisa toda e poder fazer as telas como no swing vai ser bem agradavel pelo menos no meu caso ^^.

a proposta da mudança é interessante, mas precisa sair do papel mesmo. O escopo do java7 oficial na minha opinião é muito restrito para 2012. Muito tempo para pouca coisa. É preferível usar a versão da comunidade ou o próprio openjdk.

[quote=marcosalex][quote=Shelson]A Oracle não apenas comprou a Sun e com ela a plataforma Java.
Tudo é uma estratégia para aos poucos, descontinuar toda a linha de produtos Java.

Assembly e C++ são saídas válidas.

[/quote]

Quem foi que te falou isso, a MS ou a Apple? :lol: :lol: :lol: [/quote]

Mudando um pouco de assunto. Você viu que o quick agora é oficial no qt 4.7?
Já foi lançado no site da trolltech/nokia. O meu kubuntu já tá rodando o framework, e é muito legal mesmo o que se consegue fazer com ele.

http://qt.nokia.com/

[quote=juliocbq]
Mudando um pouco de assunto. Você viu que o quick agora é oficial no qt 4.7?
Já foi lançado no site da trolltech/nokia. O meu kubuntu já tá rodando o framework, e é muito legal mesmo o que se consegue fazer com ele.

http://qt.nokia.com/[/quote]

Eu vi, baixei, mas ainda não testei as mudanças. A Nokia está investindo com força no Qt e ajudou a melhorar muito o Qt Creator. Não vejo a hora de pegar o Symbian^3 pra testar e ver o que melhoraram nele.

[quote=Shelson]A Oracle não apenas comprou a Sun e com ela a plataforma Java.
Tudo é uma estratégia para aos poucos, descontinuar toda a linha de produtos Java.

Assembly e C++ são saídas válidas.
Java depois da Sun, virou papo de buteco. Nada eh certo , tudo eh bagunçado e o desrespeito aos programadores aumenta a cada dia.

É detestável e insolente a continuação da plataforma Java pela Oracle.

James Gosling deve ter pesadelos todos os dias, deitado em sua cama de ouro. Q saudades daquele carismático personagem. Q saudade do Java da era James Gosling.

[/quote]

Pelo amor de Deus. Você quer desenvolver sistemas ERPs com assembly? Deixa isso para mim que trabalho com microcontroladores, que só precisam abrir e fechar portas lógicas. Sistemas de grande porte necessitam de linguagens de alto nível.

[quote=marcosalex][quote=juliocbq]
Mudando um pouco de assunto. Você viu que o quick agora é oficial no qt 4.7?
Já foi lançado no site da trolltech/nokia. O meu kubuntu já tá rodando o framework, e é muito legal mesmo o que se consegue fazer com ele.

http://qt.nokia.com/[/quote]

Eu vi, baixei, mas ainda não testei as mudanças. A Nokia está investindo com força no Qt e ajudou a melhorar muito o Qt Creator. Não vejo a hora de pegar o Symbian^3 pra testar e ver o que melhoraram nele.
[/quote]

Com o quick não precisa nem ter conhecimento de c++. Usa qml, css e javascript para gerar essas interfaces liquidas.

[quote=juliocbq][quote=Shelson]A Oracle não apenas comprou a Sun e com ela a plataforma Java.
Tudo é uma estratégia para aos poucos, descontinuar toda a linha de produtos Java.

Assembly e C++ são saídas válidas.
Java depois da Sun, virou papo de buteco. Nada eh certo , tudo eh bagunçado e o desrespeito aos programadores aumenta a cada dia.

É detestável e insolente a continuação da plataforma Java pela Oracle.

James Gosling deve ter pesadelos todos os dias, deitado em sua cama de ouro. Q saudades daquele carismático personagem. Q saudade do Java da era James Gosling.

[/quote]

Pelo amor de Deus. Você quer desenvolver sistemas ERPs com assembly? Deixa isso para mim que trabalho com microcontroladores, que só precisam abrir e fechar portas lógicas. Sistemas de grande porte necessitam de linguagens de alto nível.
[/quote]

Na verdade sim. Depois q se pega o jeito, tudo fica mais fácil. Com Java fica facil, mas uma colcha de retalhos de frameworks … por isso fiz os meus … depois disso o problema foi os plugins e o eclipse 3.2 q aposentaram com ele … tive q fazer meus proprios plugins … daih vi q a oracle viria com patifaria sobre a plataforma java e afins … resultado - aprendi assembly e c++ e jah consigo fazer formularios, relatorios graficos e estatisticas em assembly win32 … podem mudar de linguagem, surgir novas linguagens ou mudar os sistemas operacionais … assembly sempre será executado em qq plataforma.

logo logo, lanço um melhor q o qt … e opensource … por q nao ? nao eh nada q nao possa ser feito.
q saudade dessa palavra : OPENSOURCE … ela estah doente deste a era Oracle.Logo logo o médico vem …

Shelson
O curandeiro Java

Antes q eu esqueça de comentar:

  • Eu sou javeiro, e amo Java. Trabalho com Java e recomendo trabalhar.
  • Trabalhar com C++/Assembly soh eh recomendado para quem domina pelo menos outras linguagens fáceis, como Java.
  • Estou triste com a maneira que o Java estah sendo continuado atualmente … Mas lembrem-se … nos temos acesso ao código fonte da linguagem Java 5(por quanto tempo não sei - até eles tirarem do ar). E se as mudanças não vierem , podemos nós mesmos fazer a diferença e criar e inspirar novos padrões de desempenho Java.

Viva o Java !

[quote=Shelson]…
Com Java fica facil, mas uma colcha de retalhos de frameworks … por isso fiz os meus … depois disso o problema foi os plugins e o eclipse 3.2 q aposentaram com ele … tive q fazer meus proprios plugins …[/quote]

Só por curiosidade: quais tipos de frameworks e plugins do eclipse você precisou fazer porque os da comunidade não atendiam? Não consigo imaginar uma pessoa fazendo um WebTools ou um Hibernate por simplesmente não achar que eles são bons o bastante. (Usei esses como exemplo justamente por você não ter citado qual tipo de framework ou plugin desenvolveu.)

[quote=Shelson][quote=juliocbq][quote=Shelson]A Oracle não apenas comprou a Sun e com ela a plataforma Java.
Tudo é uma estratégia para aos poucos, descontinuar toda a linha de produtos Java.

Assembly e C++ são saídas válidas.
Java depois da Sun, virou papo de buteco. Nada eh certo , tudo eh bagunçado e o desrespeito aos programadores aumenta a cada dia.

É detestável e insolente a continuação da plataforma Java pela Oracle.

James Gosling deve ter pesadelos todos os dias, deitado em sua cama de ouro. Q saudades daquele carismático personagem. Q saudade do Java da era James Gosling.

[/quote]

Pelo amor de Deus. Você quer desenvolver sistemas ERPs com assembly? Deixa isso para mim que trabalho com microcontroladores, que só precisam abrir e fechar portas lógicas. Sistemas de grande porte necessitam de linguagens de alto nível.
[/quote]

Na verdade sim. Depois q se pega o jeito, tudo fica mais fácil. Com Java fica facil, mas uma colcha de retalhos de frameworks … por isso fiz os meus … depois disso o problema foi os plugins e o eclipse 3.2 q aposentaram com ele … tive q fazer meus proprios plugins … daih vi q a oracle viria com patifaria sobre a plataforma java e afins … resultado - aprendi assembly e c++ e jah consigo fazer formularios, relatorios graficos e estatisticas em assembly win32 … podem mudar de linguagem, surgir novas linguagens ou mudar os sistemas operacionais … assembly sempre será executado em qq plataforma.

logo logo, lanço um melhor q o qt … e opensource … por q nao ? nao eh nada q nao possa ser feito.
q saudade dessa palavra : OPENSOURCE … ela estah doente deste a era Oracle.Logo logo o médico vem …

Shelson
O curandeiro Java

[/quote]

Não quis dizer que não se possa fazer em assembly ou c++. Mas é que assembly nem é uma linguagem de programação, é uma linguagem de montagem para hardware.

um for( ; ; ) em c equivale umas 50 linhas em assembly. Seria muito mais trabalhoso, não concorda?

[quote=juliocbq]
Não quis dizer que não se possa fazer em assembly ou c++. Mas é que assembly nem é uma linguagem de programação, é uma linguagem de montagem para hardware.

um for( ; ; ) em c equivale umas 50 linhas em assembly. Seria muito mais trabalhoso, não concorda?[/quote]

[code]#include <stdio.h>

int main (int argc, char *argv[]) {
for(;;);
}
[/code]

        .file   "for.c"
        .text
        .globl  main
        .type   main, @function
main:
.LFB19:
        pushq   %rbp
.LCFI0:
        movq    %rsp, %rbp
.LCFI1:
        movl    %edi, -4(%rbp)
        movq    %rsi, -16(%rbp)
.L16:
        jmp     .L16
.LFE19:
        .size   main, .-main
        .section        .eh_frame,"a",@progbits
.Lframe1:
        .long   .LECIE1-.LSCIE1
.LSCIE1:
        .long   0x0
        .byte   0x1
        .string ""
        .uleb128 0x1
        .sleb128 -8
        .byte   0x10
        .byte   0xc
        .uleb128 0x7
        .uleb128 0x8
        .byte   0x90
        .uleb128 0x1
        .align 8
.LECIE1:
.LSFDE1:
        .long   .LEFDE1-.LASFDE1
.LASFDE1:
        .long   .LASFDE1-.Lframe1
        .quad   .LFB19
        .quad   .LFE19-.LFB19
        .byte   0x4
        .long   .LCFI0-.LFB19
        .byte   0xe
        .uleb128 0x10
        .byte   0x86
        .uleb128 0x2
        .byte   0x4
        .long   .LCFI1-.LCFI0
        .byte   0xd
        .uleb128 0x6
        .align 8
.LEFDE1: