[quote=djemacao][quote=thiago_algo]
Acho que nem adianta continuar discutindo isso aqui. Tem muita gente radical por aqui. Só os fatos a favor de sua opnião contam, os contra, são simplesmente ignorados. Parece que a gente escreve e os caras leem somente o que querem.
[/quote]
Pensar assim é imaturidade sua. Os pontos contras devem ser mais levados em consideração do que os que estão a favor. Se acreditar que Flex é a “bala de prata”, como tantos costumam dizer, que em RIA é a palavra final e que o resto é imaturo, vai acabar tendo um sistema morto antes do tempo.
Pessoas como eu, que conhecem mais de uma tecnologia, percebe que o pessoal que defende o Flex, entram em uma discussão do JavaFX apenas para dizer que Flex é isso e aquilo melhor, sem realmente ver o que está ao redor, me fazem entrar na discussão e mostrar que não é bem assim. Há tantos pontos a serem levados em consideração que não caberia nesta discussão dizer quais são as reais vantagens de cada solução, seja ela Flex, JavaFX, Silverlight, HTML+CSS+Framework JavaScript (só lembrando que a discussão é sobre JavaFX e não o que cada RIA possui de vantagem). Então, apenas para completar, não ignore os pontos contra. Eles podem pesar mais que os “a favor” num futuro para você e sua equipe .
[/quote]
Cara. Não iria mais discutir. Mas acho que você citou a minha a mensagem sem ao menos ler toda a discussão. Eu falei extamente o que você disse o tempo todo. Disse que Flex pode não ser a oitava maravilha do mundo, que tem muitos fatores a serem considerados para se declarar uma tecnologia como boa ou ruim, que nem toda a tecnologia que é boa em determinados casos vai ser em todos e mesmo quando me pediram para colocar um caso onde flex foi uma boa solução eu o fiz, apresentando um caso no qual ainda estou trabalhando e que foi bem aceito pela diretoria da empresa onde eu trabalho, pelos desenvolvedores que se adaptaram bem e, principalmente, pelos usuários, que tinha experiência com desktop e não perderam quase nada na migração, ao contrário de quando estavámos fazendo com tecnologias que rodam diretamente no browser.
Eu disse que não ficar discutindo porque algumas pessoas lêem apenas a metade da mensagem que interessa para estender a discussão, pegando pontos isolados do texto e tirando dos contextos nos quais estão inseridos só para levantar polêmica e defender uma tecnologia ou outra. Eu não sou contra JavaFX e acho que num futuro ainda um pouco distante deve crescer, mas nesse momento considero que Flex é a melhor alternativa no caso da empresa onde eu trabalho. Não sou nenhum radical nem contra nenhuma tecnologia, tanto que uso java no back-end desta aplicação e java applet para acessar recursos de SO.
Com relação a ignorar os pontos contras, não se preocupe, eu os considero muito mais que as opiniões a favor, desde que esses tenham algum embasamento e não sejam fruto da paixão de determinadas pessoas por uma tecnologia. Meu objetivo aqui é contribuir com as pessoas e não apenas, levianamente, criticar ou defender opiniões pessoais. Assim como você também tenho experiência em várias tecnologias e plataformas de desenvolvimento ( trabalho como programador desde 2001) podedendo citá-las se alguém tiver interesse, mas acho que isso não cabe no escopo dessa discussão, pois é capaz de alguém querer colocar o que já fez para discutir mais ainda sem nenhum objetivo de bem comum a todos.
Para finalizar, na minha opinião, não se deve entrar numa discussão em um fórum técnico para ganhar ou perder, mas sim para agregar conhecimento. Como isso não está mais ocorrendo nesse tópico resolvi parar de responder.
Muito obrigado novamente pela oportunidade…