JavaFX: agora vai?!

[quote=mochuara]
Teve um projeto que o flex foi reprovado na fase de avaliação por causa de problemas de integração do player com o Windows. Neste utilizamos uma solução Java/swing com uma dsl para facilitar a criação da interface.

Sem falar outros projetos em que flex não era nem opção, como mobile. [/quote]

Com em nosso projeto não havia nenhum requisito para mobilidade e contornamos facilmente o problema de integração com o SO usuando java applet, flex foi uma opção muito aceita tanto pela diretoria da empresa quanto pelos usuários.

Acho que nem adianta continuar discutindo isso aqui. Tem muita gente radical por aqui. Só os fatos a favor de sua opnião contam, os contra, são simplesmente ignorados. Parece que a gente escreve e os caras leem somente o que querem.

Bom trabalho a todos…

[quote=pcassiano]
Acho que fui pouco claro: que ferramentas/linguagens/plataformas são “quentes” para este mercado ‘mobile’? JavaFX “chegará lá”?[/quote]

Cara, aí não sei.

A mundo mobile é muito despadronizado, tanto no hardware quanto nas linguagens pra desenvolver. E a própria comunidade está dividida quanto a que rumo o desenvolvimento pode tomar.

O JME penou pra conseguir rodar em todas as plataformas no passado e pagou o preço de não aproveitar muitos dos recursos dos novos hardwares. Com o JME3 e o JavaFX a Sun buscou corrigir essa falha, focando nos aparelhos mais robustos.

Mas muita gente defende que seja melhor desenvolver com as linguagens nativas de cada plataforma pra conseguir melhor aproveitamento de performance e memória, recursos limitados nos smartphones, enquanto outros defendem que os aplicativos web é que vão conseguir unificar o desenvolvimento.

Enquanto isso, os desenvolvedores estão tendo que fazer praticamente um programa para cada plataforma mobile que querem suportar…

Vocês estão vendo tantas soluções Applet e Swing estão falando aqui? Esse é o primeiro mercado que JavaFX tem que ganhar, o interno, crescimento orgânico!

Depois, front end de aplicações só em JavaFX, sem Flex!

Então, senhores e senhoras, nada mais de frameworks intermediários custando alguns JAR/ambientes a mais!

Daí sim o que há por fora a conquistar…

A idéia do projeto JavaFX é boa, mas falta mais “adoção interna”. Acho que a Sun achou que isso seria automático… Mas mudar bruscamente a linguagem vou algo que, na minha opinião, quebrou a perna de JavaFX. E deixar para melhorar performance depois também está sendo ruim =[.
Enfim… Enfim… Continuo aqui com JavaFX, estudando e tentando divulgar por ae, vamos ver como será a versão 1.3, se não tiverem surpresas, acho que o que disse mais acima irá acontecer.

:smiley:

Pensar assim é imaturidade sua. Os pontos contras devem ser mais levados em consideração do que os que estão a favor. Se acreditar que Flex é a “bala de prata”, como tantos costumam dizer, que em RIA é a palavra final e que o resto é imaturo, vai acabar tendo um sistema morto antes do tempo.
Pessoas como eu, que conhecem mais de uma tecnologia, percebe que o pessoal que defende o Flex, entram em uma discussão do JavaFX apenas para dizer que Flex é isso e aquilo melhor, sem realmente ver o que está ao redor, me fazem entrar na discussão e mostrar que não é bem assim. Há tantos pontos a serem levados em consideração que não caberia nesta discussão dizer quais são as reais vantagens de cada solução, seja ela Flex, JavaFX, Silverlight, HTML+CSS+Framework JavaScript (só lembrando que a discussão é sobre JavaFX e não o que cada RIA possui de vantagem). Então, apenas para completar, não ignore os pontos contra. Eles podem pesar mais que os “a favor” num futuro para você e sua equipe :wink: .

Isso é, IMHO, o grande problema, motivo pelo qual o desenvolvimento mobile é o que é…

Será que o JavaFX vai conseguir “resolver” este problema?

Isso é, IMHO, o grande problema, motivo pelo qual o desenvolvimento mobile é o que é…

Será que o JavaFX vai conseguir “resolver” este problema?[/quote]

Infelizmente o problema do javafx foi ter sido criado com uma decada de atraso, quando a sun entao quebrou.

Problema de fragmentacao nao é um problema para javafx porque javafx nao é uma plataforma real. Quantos celulares com suporte a javafx vc conhece que estao no mercado?

[quote=djemacao][quote=thiago_algo]

Acho que nem adianta continuar discutindo isso aqui. Tem muita gente radical por aqui. Só os fatos a favor de sua opnião contam, os contra, são simplesmente ignorados. Parece que a gente escreve e os caras leem somente o que querem.

[/quote]

Pensar assim é imaturidade sua. Os pontos contras devem ser mais levados em consideração do que os que estão a favor. Se acreditar que Flex é a “bala de prata”, como tantos costumam dizer, que em RIA é a palavra final e que o resto é imaturo, vai acabar tendo um sistema morto antes do tempo.
Pessoas como eu, que conhecem mais de uma tecnologia, percebe que o pessoal que defende o Flex, entram em uma discussão do JavaFX apenas para dizer que Flex é isso e aquilo melhor, sem realmente ver o que está ao redor, me fazem entrar na discussão e mostrar que não é bem assim. Há tantos pontos a serem levados em consideração que não caberia nesta discussão dizer quais são as reais vantagens de cada solução, seja ela Flex, JavaFX, Silverlight, HTML+CSS+Framework JavaScript (só lembrando que a discussão é sobre JavaFX e não o que cada RIA possui de vantagem). Então, apenas para completar, não ignore os pontos contra. Eles podem pesar mais que os “a favor” num futuro para você e sua equipe :wink: .

[/quote]

Cara. Não iria mais discutir. Mas acho que você citou a minha a mensagem sem ao menos ler toda a discussão. Eu falei extamente o que você disse o tempo todo. Disse que Flex pode não ser a oitava maravilha do mundo, que tem muitos fatores a serem considerados para se declarar uma tecnologia como boa ou ruim, que nem toda a tecnologia que é boa em determinados casos vai ser em todos e mesmo quando me pediram para colocar um caso onde flex foi uma boa solução eu o fiz, apresentando um caso no qual ainda estou trabalhando e que foi bem aceito pela diretoria da empresa onde eu trabalho, pelos desenvolvedores que se adaptaram bem e, principalmente, pelos usuários, que tinha experiência com desktop e não perderam quase nada na migração, ao contrário de quando estavámos fazendo com tecnologias que rodam diretamente no browser.

Eu disse que não ficar discutindo porque algumas pessoas lêem apenas a metade da mensagem que interessa para estender a discussão, pegando pontos isolados do texto e tirando dos contextos nos quais estão inseridos só para levantar polêmica e defender uma tecnologia ou outra. Eu não sou contra JavaFX e acho que num futuro ainda um pouco distante deve crescer, mas nesse momento considero que Flex é a melhor alternativa no caso da empresa onde eu trabalho. Não sou nenhum radical nem contra nenhuma tecnologia, tanto que uso java no back-end desta aplicação e java applet para acessar recursos de SO.

Com relação a ignorar os pontos contras, não se preocupe, eu os considero muito mais que as opiniões a favor, desde que esses tenham algum embasamento e não sejam fruto da paixão de determinadas pessoas por uma tecnologia. Meu objetivo aqui é contribuir com as pessoas e não apenas, levianamente, criticar ou defender opiniões pessoais. Assim como você também tenho experiência em várias tecnologias e plataformas de desenvolvimento ( trabalho como programador desde 2001) podedendo citá-las se alguém tiver interesse, mas acho que isso não cabe no escopo dessa discussão, pois é capaz de alguém querer colocar o que já fez para discutir mais ainda sem nenhum objetivo de bem comum a todos.

Para finalizar, na minha opinião, não se deve entrar numa discussão em um fórum técnico para ganhar ou perder, mas sim para agregar conhecimento. Como isso não está mais ocorrendo nesse tópico resolvi parar de responder.

Muito obrigado novamente pela oportunidade…

Será que o JavaFX vai conseguir “resolver” este problema?[/quote]

Qualquer solução que peça um plugin externo ao browser vai ser sempre um empecilho. Java tem uma boa prenetração em diversas plataformas moveis, mas nao esta presente nas plataformas que mais crescem como IphoneOS e Android. Isso é um problema para o JavaFX, assim com Silverlight e Flash também.

Por outro lado Apple, Google, Mozilla e Opera(Todas as software-houses competentes :wink: avançam seus browsers muito rápido, ao ponto do Flash, Silverlight e JavaFX perderem muitas das suas vantagens sobre o DHTML.

O JavaFX irá substituir o Java Swing para desenvolvimento de Front-End Desktop e WEB (JApplet), ou irá dar mais vida ao Java Swing com os desenvolvedores fazendo uma Integração das duas tecnologias?

[quote=Lucas Emanuel]O JavaFX irá substituir o Java Swing para desenvolvimento de Front-End Desktop e WEB (JApplet), ou irá dar mais vida ao Java Swing com os desenvolvedores fazendo uma Integração das duas tecnologias?

[/quote]

Acredito que vai substituir:
> Mais fácil
> Mais “bonito”
> Mais efeitos
> Multi-plataforma(quem nunca teve que portar uma aplicação para outro profile, ou mesmo para um applet?)
> Mais multimídia(Tocar filme, musica com umas três linhas de código sem uso de outras bibliotecas)
> Layout muito mais fácil de gerenciar
> Amy Fowler, uma das criadores do Swing, está no time JavaFX

[quote=Jesuino Master][quote=Lucas Emanuel]O JavaFX irá substituir o Java Swing para desenvolvimento de Front-End Desktop e WEB (JApplet), ou irá dar mais vida ao Java Swing com os desenvolvedores fazendo uma Integração das duas tecnologias?

[/quote]

> Mais fácil
> Mais “bonito”
> Mais efeitos
> Multi-plataforma(quem nunca teve que portar uma aplicação para outro profile, ou mesmo para um applet?)
> Mais multimídia(Tocar filme, musica com umas três linhas de código sem uso de outras bibliotecas)

[/quote]

Há como fazer integração das duas tecnologias ou tem que optar por um?

Se tiver que optar só por um, ainda vale tanto esforço em aprender Swing?

[quote=Lucas Emanuel]O JavaFX irá substituir o Java Swing para desenvolvimento de Front-End Desktop e WEB (JApplet), ou irá dar mais vida ao Java Swing com os desenvolvedores fazendo uma Integração das duas tecnologias?
[/quote]

Nada vai ser substiuido. Swing é um framework bastante completo pra ser substituido por algo tão imaturo como JavaFX Script, isso pelos próximos anos.

Sem falar que quem usa linguagens dinâmicas como Groovy ou Clojure consegue abstrair muito da complexidade do Swing, que é exatamente o que o JavaFX se propõe a fazer, com a vantagem de ser uma linguagem de verdade, ao inves de JavaFX Script.

[quote=Lucas Emanuel][quote=Jesuino Master][quote=Lucas Emanuel]O JavaFX irá substituir o Java Swing para desenvolvimento de Front-End Desktop e WEB (JApplet), ou irá dar mais vida ao Java Swing com os desenvolvedores fazendo uma Integração das duas tecnologias?

[/quote]

> Mais fácil
> Mais “bonito”
> Mais efeitos

[/quote]

Há como fazer integração das duas tecnologias ou tem que optar por um?

Se tiver que optar só por um, ainda vale tanto esforço em aprender Swing?[/quote]

Sim Vale esforço para estudar:
> Muita base construída
> Vai ser muito utilizado por muito tempo por ser mais maduro que JavaFX

AS duas tecnologias se integram, e muito bem!
> componentes Java Swing são usados no JavaFX através de “Wrappers”
> Existe um pacote de componentes Java Swing no JavaFX
> Componentes JavaFX são usados em Java Swing através de classes especialmente criadas no pacote JFXtras

A longo prazo pode ter certeza que sim. Por que JavaFX não é uma linguagem de verdade?

Eu posso abstrair a complexidade de JavaSwing usando fábricas, frameworks, API’s… JavaFX elimina a necessidade de abstrair Java Swing, o pacote ext.Swing existiu pela necessidade de controles que o JavaFX tinha, necessidade essa que se morrerá na versão 1.3!

JavaFX 1.3 ainda terá a performance melhorada, conforme o pessoal que desenvolve anda dizendo em blogs e em seus twitter, ou seja, eles mesmos estão acreditando no que estão falando, não é “marketing”, então JavaFX 1.3 vai mudar um pouco a história assim como o Composer ajudou JavaFX no final desse ano.

OBS: O lançamento da versão 1.3 deverá ser em fevereiro!

Pouso se falou aqui do Silverlight… precisamos lembrar que a M$ não joga para perder… :roll:

Acho que se falou pouco em Silverlight porque o tópico é direcionado especificamente ao JavaFX.

Sua lógica está correta, mas, como autor do tópico, vi mais comparações/discussões sobre o Flex que sobre o Silverlight… :wink:

Realmente… já se percebeu, por exemplo, os milhões de dólares jogados fora e as inúmeras pilantragens só pra ver a Netscape morta. E conseguiu…

Eu acho que a Microsoft é uma empresa que, agora que tem (ao menos por enquanto) um mercado consolidado na área de SOs, está atirando pra todo lado, sem muito sucesso na maioria das vezes. Não vejo no Silverlight um futuro muito promissor: o que ele tem demais (além de ser uma tecnologia pouco consolidada e presa à plataforma deles)?

Não vejo movimento da MS para tentar popularizar o Silverlight. Quem lembra da época em que foi lançado o .NET Framework e o C# sabe como a MS pode mobilizar seus “evangelizadores”, e mobilização como a que eu vi naquela época ainda não vi nada.

Sou obrigado a concordar contigo… mas, quando o Bill disse estar “apostando a M$ inteira no .Net”, ele estava em que versão, lembra? Talvez eles pouco tenham “divulgado” o Silverlight pelo fato de ele estar na primeira versão, não?! :roll:

Sem contar que, do jeito que eles são, pode ser que eles “acordem” em Dezembro de 2012 e ainda assim “façam algum ‘estrago’ no mercado”… :shock:

Sou obrigado a concordar contigo… mas, quando o Bill disse estar “apostando a M$ inteira no .Net”, ele estava em que versão, lembra? Talvez eles pouco tenham “divulgado” o Silverlight pelo fato de ele estar na primeira versão, não?! :roll:
[/quote]

O Silverlight está na versão 3 se não me engano. Estranhamente não está pegando. Ele é o mais poderoso em recursos e em componentes se comparado ao Flex e ao JavaFX. Mesmo assim é mais difícil ver aplicações nele do que em Flex.

Aliás, tirando SO e o Office, a MS está tendo dificuldades em liderar mercados que no passado era forte: Windows Mobile, Zune, IE,…ela pode continuar dominando o mercado, mas perdeu muito do brilho de outrora.