JavaFX: agora vai?!

De fato, o Silverlight não está na 1a versão… falta de atenção minha, foi mal… :roll:

[quote=marcosalex]O Silverlight está na versão 3 se não me engano. Estranhamente não está pegando. Ele é o mais poderoso em recursos e em componentes se comparado ao Flex e ao JavaFX. Mesmo assim é mais difícil ver aplicações nele do que em Flex.

Aliás, tirando SO e o Office, a MS está tendo dificuldades em liderar mercados que no passado era forte: Windows Mobile, Zune, IE,…ela pode continuar dominando o mercado, mas perdeu muito do brilho de outrora.[/quote]

Parece que a MS tá meio em banho-maria. Quando lançaram o .NET pra competir num mercado onde o Java já dominava, ela fez o que sabe melhor: marketing agressivo. Eu estranhei muito quando lançaram o Silverlight nas mesmas condições (agora era a Adobe que dominava o mercado) e não vi se movimentarem, simplesmente lançaram e disseram: “olhem aí, vejam se é legal” e mais nada.

O mesmo parece estar ocorrendo com os outros produtos, mesmo o Windows e Office só estão onde estão ainda por que realmente já dominam o mercado, mas se continuar desse jeito, sei não. Quando lançaram o XP eu via muita propaganda dele, e olhe que nessa época eu nem era tão ligado à computação, no caso do Windows 7, ninguém viu além dos sites ligados à informática. Lá em casa o resto da família só sabe que o Windows 7 existe por que eu instalei o RC no meu Notebook que eu deixo o pessoal usar.

Pode ser que simplesmente a MS tenha largado mão do Brasil, já que nos EUA eles fizeram a tal campanha “Laptop Hunters”. Mas nos outros campos, o Windos Mobile precisa de atualizações mais profundas do que fizeram até agora, ele simplesmente não se encaixa com os “padrões” criados pelo iPhone para os sistemas mobile; o Zune cai na mesma situação do Silverlight, um mercado já dominado por um concorrente, precisa de uma campanha agressiva para se encaixar; já o IE, esse a própria MS reconhece que é inferior aos outros.

Sempre achei interessante como cada grande empresa defende os padrões de acordo com seu interesse.

As empresas de hardware pra servidor, de banco de dados, de rede e de softwares de servidor sempre foram ferrenhas defensoras de que as regras de negócio e o processamento sejam feitas no…servidor! E as aplicações clientes sejam mais magras possível. Exemplo: IBM, Oracle, Sun…

As empresas de SO pra Desktop e de software pra desktop pregam o caminho inverso, defendendo que o hardware desktop é muito robusto e barato e que o ganho em performance é muito maior, tanto pelo processamento dedicado quanto pela economia de tráfego de rede. Exemplo: MS, Adobe, …

Dessa briga vem as ondas: Mainframes, Client/Server, 3 Camadas, Web, SOA, Cloud, RIA,…

A Microsoft está trabalhando de uma forma interessante também: Oferecendo API’s silverlight para acessar algum dos seus serviços.

Procurem por Silverlight no programmableweb.com, por exemplo:

http://www.programmableweb.com/search/silverlight

Outro exemplo: eu estive trabalhando com a api do new york times e, então, apareceu lá uma versão para Silverlight, cortesia da ms, se não tivesse um foco definido, caia em cima pra aprender, pois api pra uma plataforma RIA m parece muito interessante:

http://open.blogs.nytimes.com/2009/05/12/announcing-the-new-york-times-api-silverlight-toolkit/

O que acham disso? acha que é relevante lançar apis específicas para a plataforma Silverlight?

Quanto ao JavaFX, as apis que li específicas são algumas feitas pela comunidade, nada oficial =/, como a do Twitter, usada no TwitterFX… e a do translate que fiz, mas ninguém usou até hoje :frowning: [também não fiz muita propaganda ainda] No entanto, ler serviços com JavaFX é muito… muito fácil! Duas classes fazem tudo e dão a resposta como um objeto model já :wink:

[]'s