JavaFX: agora vai?!

“… Lukas Hasik publicou em seu blog imagem impressionante que mostra valorização da Sun no mercado de ações após o anúncio do JavaFX Composer, ferramenta visual para criação de aplicações em JavaFX, à lá Adobe Flex…”

blog do Lukas Hasik

JavaFX Composer

Será que o JavaFX agora “emplaca”? :roll:

O JavaFx Composer me pareceu uma ferramenta interessante, apesar de não estar nem em versão beta ainda.

A adoção do JavaFx vem caminhando a passos lentos (mais lentos que o esperado) e acabou deixando o Flex distanciar demais na corrida (em se tratando de web enviroments). Mas é claro que o JavaFX não é uma tecnologia criada pra ser utilizada unica e exclusivamente em ambientes web (onde o flex vem crescendo vertiginosamente), antes porém, é uma excelente opção pra desenvolvimento de aplicações stand alone e mobile.

Eu, particularmente, aposto na tecnologia quando o assunto é desenvolvimento de soluções desktop/mobile.
Sem contar que ainda não saiu a versão do editor visual do flex builder pra linux. Por mais que a fatia de usuários linux seja bem pequena em termos gerais, quando falamos de usuários desenvolvedores, o cenário muda um pouco.

É uma das ferramentas que mais fazia falta.

Apesar de ser criticado por muita gente, uma grande maioria de desenvolvedores prefere um ambiente RAD pra trabalhar com interfaces. Tanto que o VS e Delphi (na sua época) sempre ganharam espaço por causa disso.

E os concorrentes diretos do JavaFX (Silverlight e Flex) já possuíam IDEs com isso.

Apesar da Sun ter entrado tarde na briga, ela está ganhando espaço devagar. De vez em quando topo com algum site feito em JavaFX.

show de bola… acho q tem tudo pra dar certo…!

É mania, pow!!!

hã?!

massa… desculpe minha ignorancia mais com este javaFX é possivel fazer apps para o nokia?

Eu não gostei da ferramenta.

Tomara que melhore muito, é horrivel de colocar os componentes na tela, gera um código tosco.

Falta muito para chegar ao nivel da IDE do flex.

Atualmente prefiro o Adobe Flex, manha pra fazer RIA…
Agora, JavaFX na minha opnião(me corrijam se estiver errado), é mais voltado para dispositivos movéis (num quer dizer q nao pode pros outros não, ok?),
embora possui a qualidade da SUN, então, vejo um futuro brilhante para JavaFX.

É mania, pow!!![/quote]

hã?! ++

Falta MUITO pra chegar perto da IDE do flex e, levando em consideração o ritmo de desenvolvimento do Flash Builder, talvez nunca chegue perto. Mas é importante lembrar que esta não é nem a versão beta ainda, então vamos relevar e esperaras melhorias. O plugin é apenas um rascunho tardio do editor visual pra JavaFx.

Ainda não.
Por enquanto só Windows Mobile, mas segundo os fórums de desenvolvimento estão trabalhando em uma versão pra Blackberry e pra Symbian.

A IDE realmente está bem atrás do Flex, mas já é um avanço importante.

Estou torcendo para que de certo… Porque hoje trabalhar com JavaFx é horrivel!!! (minha opinião)

O mercado esta ansioso pra ver o JavaFX revolucionar o mercado de RIA

Pra mim esta mais pra desespero da equipe do javafx querer relacionar uma coisa com outra. O que mede o sucesso da tecnologia é a adoção por parte dos usuários, e nesse quesito JavaFX é insignificante. Acho muito difícil o Java recuperar esse mercado. Precisaria o mundo todo congelar por alguns anos e só a sun com sua meia duzia de engenheiros trabalhando dia e noite pra conseguir alcançar a concorrência.

Ainda não.
Por enquanto só Windows Mobile, mas segundo os fórums de desenvolvimento estão trabalhando em uma versão pra Blackberry e pra Symbian.

A IDE realmente está bem atrás do Flex, mas já é um avanço importante.
[/quote]

E quando sai estas versões?

[quote=xjunior]Atualmente prefiro o Adobe Flex, manha pra fazer RIA…
Agora, JavaFX na minha opnião(me corrijam se estiver errado), é mais voltado para dispositivos movéis (num quer dizer q nao pode pros outros não, ok?),
embora possui a qualidade da SUN, então, vejo um futuro brilhante para JavaFX.[/quote]

A risco de dizer o obvio : Fx significa “efects” = “efeitos” é o mesmo tipo de abreviação que Special Fx.
A ideia é revolucionar o cliente gráfico em todas as plataformas Java. Se tem uma UI e é java então faz com Fx.
Reparem que JavaFX não é java (linguagem, plataforma) ela é uma nova plataforma orientada a UI. Ele tem a mesma essencia que o scala ou groovy é uma linguagem script que corre na JVM. A ideia de lhe chamar JavaFX é meramente comercial ( porque é feita pela Sun que detem o trademark).

JavaFx serve para fazer telas, sejam estilo formulário corporativo (concorendo comflex) seja para multimidea e animações (concorrendo com o flash e o silvelight em geral). Mas isso é em web. JavaFx também irá funcionar nas plataformas embarcadas - correndo em cima do ME - e no Java TV em cima dos Xlets. Claro, e no desktop tb.

A ideia do JavaFX é prover um front-end rico para aplicações correndo na JVM seja essa JVM qual for : standalone, tv, me, etc…

Eu até concordo contigo, no que tange aos “desenvolvedores” (sim, a maioria usa Linux, mesmo que “em tempo parcial”); todavia, em termos mercadológicos, o que realmente importa é o usuário final e, convenhamos, usuários-finais-linux ainda são beeem pouco…

Sendo assim, não acredito que a Adobe terá “pressa” em portar sua(s) ferramenta(s) para o Linux… mesmo sabendo nós, desenvolvedores, que o “desktop” Linux melhorou muito de anos pra cá…

Eu não sei qual é o “pobrema” com IDE… já ouvi absurdos tipo "quem ‘programa’ com IDE não é ‘programador de verdade’… ", quando na verdade uma boa IDE poupa um tempo danado no desenvolvimento de qualquer software! :twisted:

Sim, falta muito para “chegar ao nível do Flex”, porém devemos lembrar que esta ferramenta é mais nova também…

Não sei se posso pensar assim, mas, com a compra da Sun pela Oracle, penso que alguns projetos/produtos “emperrados” vão andar… :roll:

[quote=sergiotaborda][quote=xjunior]Atualmente prefiro o Adobe Flex, manha pra fazer RIA…
embora possui a qualidade da SUN, então, vejo um futuro brilhante para JavaFX.[/quote]

A risco de dizer o obvio : Fx significa “efects” = “efeitos” é o mesmo tipo de abreviação que Special Fx.
A ideia é revolucionar o cliente gráfico em todas as plataformas Java. Se tem uma UI e é java então faz com Fx.
Reparem que JavaFX não é java (linguagem, plataforma) ela é uma nova plataforma orientada a UI. Ele tem a mesma essencia que o scala ou groovy é uma linguagem script que corre na JVM. A ideia de lhe chamar JavaFX é meramente comercial ( porque é feita pela Sun que detem o trademark).

JavaFx serve para fazer telas, sejam estilo formulário corporativo (concorendo comflex) seja para multimidea e animações (concorrendo com o flash e o silvelight em geral). Mas isso é em web. JavaFx também irá funcionar nas plataformas embarcadas - correndo em cima do ME - e no Java TV em cima dos Xlets. Claro, e no desktop tb.

A ideia do JavaFX é prover um front-end rico para aplicações correndo na JVM seja essa JVM qual for : standalone, tv, me, etc…

[/quote]

Bom meu caro, vc entendeu errado, não é risco de dizer o óbvio, e ainda, sabemos claramente uma parte do poder de JavaFX e para que serve, e ainda,
o óbvio é citar o Flex e RIA e ser dito em prover front-end rico para aplicações correndo na JVM.
Mas convenhamos, citamos o óbvio…
Agora, possuem maior utilização em aplicações móveis, mesmo sendo web, agora, foi boa a sua explicação, realmente falou o q era necessário.

Eu até concordo contigo, no que tange aos “desenvolvedores” (sim, a maioria usa Linux, mesmo que “em tempo parcial”); todavia, em termos mercadológicos, o que realmente importa é o usuário final e, convenhamos, usuários-finais-linux ainda são beeem pouco…

Sendo assim, não acredito que a Adobe terá “pressa” em portar sua(s) ferramenta(s) para o Linux… mesmo sabendo nós, desenvolvedores, que o “desktop” Linux melhorou muito de anos pra cá…[/quote]
Infelizmente acho que o problema não é a falta de pressa e sim a falta de vontade (veja o Photoshop, por exemplo: desde 1990, época em que só rodava no Machintosh System, não foi portado para o Linux até hoje).

Por isso, nós usuário Linux apostamos no que temos: tomara que o JavaFX seja uma tecnologia tão promissora quanto a Sun espera.