“… Lukas Hasik publicou em seu blog imagem impressionante que mostra valorização da Sun no mercado de ações após o anúncio do JavaFX Composer, ferramenta visual para criação de aplicações em JavaFX, à lá Adobe Flex…”
O JavaFx Composer me pareceu uma ferramenta interessante, apesar de não estar nem em versão beta ainda.
A adoção do JavaFx vem caminhando a passos lentos (mais lentos que o esperado) e acabou deixando o Flex distanciar demais na corrida (em se tratando de web enviroments). Mas é claro que o JavaFX não é uma tecnologia criada pra ser utilizada unica e exclusivamente em ambientes web (onde o flex vem crescendo vertiginosamente), antes porém, é uma excelente opção pra desenvolvimento de aplicações stand alone e mobile.
Eu, particularmente, aposto na tecnologia quando o assunto é desenvolvimento de soluções desktop/mobile.
Sem contar que ainda não saiu a versão do editor visual do flex builder pra linux. Por mais que a fatia de usuários linux seja bem pequena em termos gerais, quando falamos de usuários desenvolvedores, o cenário muda um pouco.
Apesar de ser criticado por muita gente, uma grande maioria de desenvolvedores prefere um ambiente RAD pra trabalhar com interfaces. Tanto que o VS e Delphi (na sua época) sempre ganharam espaço por causa disso.
E os concorrentes diretos do JavaFX (Silverlight e Flex) já possuíam IDEs com isso.
Apesar da Sun ter entrado tarde na briga, ela está ganhando espaço devagar. De vez em quando topo com algum site feito em JavaFX.
Atualmente prefiro o Adobe Flex, manha pra fazer RIA…
Agora, JavaFX na minha opnião(me corrijam se estiver errado), é mais voltado para dispositivos movéis (num quer dizer q nao pode pros outros não, ok?),
embora possui a qualidade da SUN, então, vejo um futuro brilhante para JavaFX.
Falta MUITO pra chegar perto da IDE do flex e, levando em consideração o ritmo de desenvolvimento do Flash Builder, talvez nunca chegue perto. Mas é importante lembrar que esta não é nem a versão beta ainda, então vamos relevar e esperaras melhorias. O plugin é apenas um rascunho tardio do editor visual pra JavaFx.
O mercado esta ansioso pra ver o JavaFX revolucionar o mercado de RIA
Pra mim esta mais pra desespero da equipe do javafx querer relacionar uma coisa com outra. O que mede o sucesso da tecnologia é a adoção por parte dos usuários, e nesse quesito JavaFX é insignificante. Acho muito difícil o Java recuperar esse mercado. Precisaria o mundo todo congelar por alguns anos e só a sun com sua meia duzia de engenheiros trabalhando dia e noite pra conseguir alcançar a concorrência.
[quote=xjunior]Atualmente prefiro o Adobe Flex, manha pra fazer RIA…
Agora, JavaFX na minha opnião(me corrijam se estiver errado), é mais voltado para dispositivos movéis (num quer dizer q nao pode pros outros não, ok?),
embora possui a qualidade da SUN, então, vejo um futuro brilhante para JavaFX.[/quote]
A risco de dizer o obvio : Fx significa “efects” = “efeitos” é o mesmo tipo de abreviação que Special Fx.
A ideia é revolucionar o cliente gráfico em todas as plataformas Java. Se tem uma UI e é java então faz com Fx.
Reparem que JavaFX não é java (linguagem, plataforma) ela é uma nova plataforma orientada a UI. Ele tem a mesma essencia que o scala ou groovy é uma linguagem script que corre na JVM. A ideia de lhe chamar JavaFX é meramente comercial ( porque é feita pela Sun que detem o trademark).
JavaFx serve para fazer telas, sejam estilo formulário corporativo (concorendo comflex) seja para multimidea e animações (concorrendo com o flash e o silvelight em geral). Mas isso é em web. JavaFx também irá funcionar nas plataformas embarcadas - correndo em cima do ME - e no Java TV em cima dos Xlets. Claro, e no desktop tb.
A ideia do JavaFX é prover um front-end rico para aplicações correndo na JVM seja essa JVM qual for : standalone, tv, me, etc…
Eu até concordo contigo, no que tange aos “desenvolvedores” (sim, a maioria usa Linux, mesmo que “em tempo parcial”); todavia, em termos mercadológicos, o que realmente importa é o usuário final e, convenhamos, usuários-finais-linux ainda são beeem pouco…
Sendo assim, não acredito que a Adobe terá “pressa” em portar sua(s) ferramenta(s) para o Linux… mesmo sabendo nós, desenvolvedores, que o “desktop” Linux melhorou muito de anos pra cá…
Eu não sei qual é o “pobrema” com IDE… já ouvi absurdos tipo "quem ‘programa’ com IDE não é ‘programador de verdade’… ", quando na verdade uma boa IDE poupa um tempo danado no desenvolvimento de qualquer software! :twisted:
[quote=sergiotaborda][quote=xjunior]Atualmente prefiro o Adobe Flex, manha pra fazer RIA…
embora possui a qualidade da SUN, então, vejo um futuro brilhante para JavaFX.[/quote]
A risco de dizer o obvio : Fx significa “efects” = “efeitos” é o mesmo tipo de abreviação que Special Fx.
A ideia é revolucionar o cliente gráfico em todas as plataformas Java. Se tem uma UI e é java então faz com Fx.
Reparem que JavaFX não é java (linguagem, plataforma) ela é uma nova plataforma orientada a UI. Ele tem a mesma essencia que o scala ou groovy é uma linguagem script que corre na JVM. A ideia de lhe chamar JavaFX é meramente comercial ( porque é feita pela Sun que detem o trademark).
JavaFx serve para fazer telas, sejam estilo formulário corporativo (concorendo comflex) seja para multimidea e animações (concorrendo com o flash e o silvelight em geral). Mas isso é em web. JavaFx também irá funcionar nas plataformas embarcadas - correndo em cima do ME - e no Java TV em cima dos Xlets. Claro, e no desktop tb.
A ideia do JavaFX é prover um front-end rico para aplicações correndo na JVM seja essa JVM qual for : standalone, tv, me, etc…
[/quote]
Bom meu caro, vc entendeu errado, não é risco de dizer o óbvio, e ainda, sabemos claramente uma parte do poder de JavaFX e para que serve, e ainda,
o óbvio é citar o Flex e RIA e ser dito em prover front-end rico para aplicações correndo na JVM.
Mas convenhamos, citamos o óbvio…
Agora, possuem maior utilização em aplicações móveis, mesmo sendo web, agora, foi boa a sua explicação, realmente falou o q era necessário.
Eu até concordo contigo, no que tange aos “desenvolvedores” (sim, a maioria usa Linux, mesmo que “em tempo parcial”); todavia, em termos mercadológicos, o que realmente importa é o usuário final e, convenhamos, usuários-finais-linux ainda são beeem pouco…
Sendo assim, não acredito que a Adobe terá “pressa” em portar sua(s) ferramenta(s) para o Linux… mesmo sabendo nós, desenvolvedores, que o “desktop” Linux melhorou muito de anos pra cá…[/quote]
Infelizmente acho que o problema não é a falta de pressa e sim a falta de vontade (veja o Photoshop, por exemplo: desde 1990, época em que só rodava no Machintosh System, não foi portado para o Linux até hoje).
Por isso, nós usuário Linux apostamos no que temos: tomara que o JavaFX seja uma tecnologia tão promissora quanto a Sun espera.