JavaFX: agora vai?!

[quote=alexrosa]Sinto falta de um plugin bombado pro Eclipse, já que não curto muito o NetBeans :frowning:
O duro vai ser algum player criar um plugin tão produtivo quanto ao da Sun (plataforma netbeans) detentora do FX, o negócio é continuar escrevendo os scripts na unha mesmo :smiley:

Sobre a idéia do FX, na minha singela visão, javaFX tem tudo pra desbancar Flex e Silverlight… mas tudo isso vai depender da aceitação dos desenvolvedores Java em começar a desenvolver aplicativos pra FX, pois como podemos observar o javaFX atua em vários campos que os seus concorrentes ainda sonham estar ou atuar.
Sem contar que ele roda sobre a JVM, ponto forte contra seus concorrentes.

Tem tudo pra dar muito certo :slight_smile:

[]s
Alexandre.
[/quote]

Esse parece ser bom:

http://javafree.uol.com.br/noticia/4430/Uma-ferramenta-visual-para-JavaFX-no-Eclipse.html

Os que tem hoje são ruins: Pesados e “burros”.

[quote=chun]O mais engraçado foi ler que o flex “está crescendo vertiginosamente” hehehe…

Fazem uns 5 anos que ouço isso… e tudo que vejo com flex sao exemplos bobos ou softwares simplorios.

hehe… a dupla dinamica html+css simplesmente DOMINA E VAI CONTINUAR DOMINANDO… esse negocio de plugin é algo beeeeem questionavel…
[/quote]

Como já foi dito, Não é só ai que JavaFX está…

Para ser sincero, só utilizo para gráficos(pizza, barra, etc…) mesmo. Tentei usar umas API’s que prometem fazer isso em Javascript, mas achei elas muito lentas e não mostravam um resultado satisfatório. Mas somente para isso que utilizo mesmo. Uma vez precisei desenvolver um e-commerce mas dinâmico e mais “bonitinho”, que era para uma loja de produtos para casamento, e nesse foi necessário desenvolver 100% da interface para o usuário em Flash(mas isso faz alguns anos). A administração dele ainda era HTML+CSS.[/quote]

Esqueça de Flex e veja a parte de criação de gráfico do JavaFX -> te garanto que é fácil e “bonitinho” também :smiley:

[quote=Lucas Emanuel][quote=sergiotaborda][quote=xjunior]Atualmente prefiro o Adobe Flex, manha pra fazer RIA…
Agora, JavaFX na minha opnião(me corrijam se estiver errado), é mais voltado para dispositivos movéis (num quer dizer q nao pode pros outros não, ok?),
embora possui a qualidade da SUN, então, vejo um futuro brilhante para JavaFX.[/quote]

A risco de dizer o obvio : Fx significa “efects” = “efeitos” é o mesmo tipo de abreviação que Special Fx.
A ideia é revolucionar o cliente gráfico em todas as plataformas Java. Se tem uma UI e é java então faz com Fx.
Reparem que JavaFX não é java (linguagem, plataforma) ela é uma nova plataforma orientada a UI. Ele tem a mesma essencia que o scala ou groovy é uma linguagem script que corre na JVM. A ideia de lhe chamar JavaFX é meramente comercial ( porque é feita pela Sun que detem o trademark).

JavaFx serve para fazer telas, sejam estilo formulário corporativo (concorendo comflex) seja para multimidea e animações (concorrendo com o flash e o silvelight em geral). Mas isso é em web. JavaFx também irá funcionar nas plataformas embarcadas - correndo em cima do ME - e no Java TV em cima dos Xlets. Claro, e no desktop tb.

A ideia do JavaFX é prover um front-end rico para aplicações correndo na JVM seja essa JVM qual for : standalone, tv, me, etc…

[/quote]

Interessante saber isso.

So achei estranho (pode ser que eu esteja enganado) que no site Oficial do JavaFX, o mesmo é mostrado como se fosse voltado mais, e até somente, para RIA. Até o title da página é JavaFX : Rich Internet Application Development.

Se ele pode dar mais vida a toda JVM, por que o site nao divulga isso?
[/quote]

Concordo, cara, os caras querem vender o que não é o forte de JavaFX. Deveriam ganhar primeiro o desenvolvedor Java para JavaFX, depois, sei lá, arriscar o mercado RIA de cabeça… Mas isso deve-se ao crescimento de mercado RIA em 2007…

[quote=chun][quote=Filipe Chagas][quote=Filipe Chagas][quote=chun]O mais engraçado foi ler que o flex “está crescendo vertiginosamente” hehehe…

Fazem uns 5 anos que ouço isso… e tudo que vejo com flex sao exemplos bobos ou softwares simplorios.

hehe… a dupla dinamica html+css simplesmente DOMINA E VAI CONTINUAR DOMINANDO… esse negocio de plugin é algo beeeeem questionavel…
[/quote]

O adoção do Flex está, sim, crescendo vertiginosamente no desenvolvimento de aplicações web.
A primeira coisa a se entender é que flex não está para concorrer com HTML+CSS. Se você ficar procurando por sites e portais de conteúdo em flex, não vai achar nunca (se achar me mande o link pra JAMAIS acessar, pois site em flash é uma merda - e estou falando com ótica de usuário).
É claro que a esmagadora maioria dos sistemas ainda são feitos utilizando HTML+CSS+AJAX(pode trocar “AJAX” por um monte de javascript cabuloso) simplesmente porque (você deve saber) HMTL é um tanto quanto mais antigo que flex :roll:
Além disso, eu conheço muitas aplicações web que são bem mais que “exemplos bobos ou softwares simplorios”

Pensar que Flash/Flex estão para substituir, ou mesmo, concorrer com HTML+CSS+Javascript é uma ingenuidade e total falta de conhecimento das teconogias.
Em se tratando de aplicações web, flex (ou mesmo silverlight, javafx) é uma solução muito mais inteligente, produtiva (developer side) e atrativa (user site) que HTML/CSS/Javascript[/quote]

Só completando, alguém aí já viu uma aplicação web desenvolvida em HTML+CSS+Javascript que proporcione uma experiência ao usuário sequer comparável a esta: http://blip.tv/file/2835432 ??? Agora reflita um pouco e tente imaginar a quantidade de código Javascript você teria que escrever pra fazer algo do tipo…[/quote]

Eu inicialmente gostaria de saber onde estão estes numeros vertiginosos… voce pode me dizer qual foi a pesquisa em que voce encontrou eles ?

Quanto a “experiencia” ao usuario , um monte de “graficos flutuando” não é o meu conceito de “experiencia ao usuario”…

E sim um grande pé no saco quando se trata de qualquer sistema que voce use mais do que uma vez por mes…

Voce nunca s eperguntou prq não existe nenhum ecomerce de respeito utilizando o dito RIA ?
[/quote]

Vdd, muito poder para meros mortais. Não é só gráfico bonito, é também melhorar experiência do usuário facilitando o uso e aumentando as “funcionalidades visuais”, tipo: “Não selecione um linha e clique em apagar, arraste a linha para a lixeira”…

:smiley:

[quote=Filipe Chagas][quote=Filipe Chagas][quote=chun]O mais engraçado foi ler que o flex “está crescendo vertiginosamente” hehehe…

[/quote]

O adoção do Flex está, sim, crescendo vertiginosamente no desenvolvimento de aplicações web.
A primeira coisa a se entender é que flex não está para concorrer com HTML+CSS. Se você ficar procurando por sites e portais de conteúdo em flex, não vai achar nunca (se achar me mande o link pra JAMAIS acessar, pois site em flash é uma merda - e estou falando com ótica de usuário).
É claro que a esmagadora maioria dos sistemas ainda são feitos utilizando HTML+CSS+AJAX(pode trocar “AJAX” por um monte de javascript cabuloso) simplesmente porque (você deve saber) HMTL é um tanto quanto mais antigo que flex :roll:
Além disso, eu conheço muitas aplicações web que são bem mais que “exemplos bobos ou softwares simplorios”

Pensar que Flash/Flex estão para substituir, ou mesmo, concorrer com HTML+CSS+Javascript é uma ingenuidade e total falta de conhecimento das teconogias.
Em se tratando de aplicações web, flex (ou mesmo silverlight, javafx) é uma solução muito mais inteligente, produtiva (developer side) e atrativa (user site) que HTML/CSS/Javascript[/quote]

Só completando, alguém aí já viu uma aplicação web desenvolvida em HTML+CSS+Javascript que proporcione uma experiência ao usuário sequer comparável a esta: http://blip.tv/file/2835432 ??? Agora reflita um pouco e tente imaginar a quantidade de código Javascript você teria que escrever pra fazer algo do tipo…[/quote]

JQuery… GWT… Te digo que não é impossível hehehe, com recursos do HTML 5 facilita muito mais. E “coisinhas” girando na página enjoa, vai por mim!

Esse é um grande problema do JavaFX: pessoas que falam isso!
Se todo mundo pelo menos ser otimista e usar, porque dá para usar, JavaFX se dará bem.

Eu estou muito feliz portando o que eu tinha de Java Swing para JavaFX! Já um vantagem. Não te digo que irei sair falando que JavaFX é melhor que Flash, porque não é! Mas dizer que nasceu morto é tentar destruir a tecnologia…

Qual a sua motivação para somente chegar aqui e falar que JavaFX já nasceu morto? Uns cara da Inside RIA que dizem isso são porque são “Flash na veia”, então entendo tentar destruir JavaFX!

Eu era muito fã de Flash e AS, ainda sou na verdade. Mas tinha meus problemas em pagar o flash, em não poder usar minhas classes Java. Isso acabou com JavaFX…

Não acho que tenha nascido morto. Talvez com graves problemas. Se ficar em coma por algum tempo, pode ser que fique bem…[/quote]
Boa!

Agora a minha resposta.

Sim, JavaFX Composer deu um empurrão pro JavaFX ir pra frente. Mas JavaFX nunca esteve morto, nunca cogitou descontinuar JavaFX e nunca ficou sem futuro, no sentido de ser inútil, isso é mito. Quem tem essa idéia são as pessoas que leem sobre JavaFX em blogs e acabam adotam a opinião do cara que escreveu.

Uma coisa que acontece, que é real e que ninguém escreve sobre, é o fato da Sun preferir “coisinhas” como “animaçõezinhas” do que demonstrar o poder de JavaFX por outro lado. Mas todos do mundo JavaFX sabem esse outro lado e por isso não ficam “tristes” nem mudam de opinião como surge um post como aquele do BlackBerry…

Que outro lado?

Acesso a classes Java com pouquissima adaptação: Você não precisa de outro framework para acessar o que você tem em Java, pronto para uso.

Facilidade: JavaFX é fácil… Muito fácil! Não precisa de uma teoria extensa para começar a criar com JavaFX. O que você precisa saber que JavaFX também vira .class e para rodar na máquina do cliente um módulo é baixado, caso ele tenha, e o ambiente é a própria JRE.

Desktop, WEB, Celular, mesmo código: Fato! O problema é que essa abordagem atrasa o avanço de JavaFX, como uma das pessoas do time de JavaFX afirmou: “Ao fazer um controle(no sentido de widgets), você leva tempo pela abrangência do JavaFX”. Mas tudo isso porque javaFX está evoluindo… Mantenha isso em mente.

Muito material já preparado: Livros, tutoriais e javaDoc com exemplos. Isso ajuda e muito. O que falta é ter coisas prontas mesmo, mas isso não tem jeito né, só com o tempo.

“Interface bonita para meros mortais”: Além de fácil, a interface é bonita e é possível encher de enfeites e efeitos, já tem classes pré prontas pra isso.

Multiplataforma: O pessoal ai de Linux pode programar em JavaFX e rodar lá da mesma forma que roda no win. Já fiz testes nesse sentido. Isso seria uma vantagem competitiva absurda, mas a Sun não enfatiza isso nos sites oficiais e nem no marketing do JavaFX…

Recursos Nativos mais acessíveis e uso nativo de drivers para melhoria de performance: Falaram ai de algumas bibliotecas JS serem lentas. Com JavaF e Flex/Flash(Vantagem igual pros dois :D), isso diminuiu, porque eles pulam a camada limitada do Browser e vão direto pra máquina virtual, que é mais íntima do SO e pode acessar recursos nativos diretamente, como drivers…

É melhor vender o peixe assim do que dar a idéia que a parada é JavaFX X Flex X Silverlight (é também, mas é um ponto que JavaFX está atrás por enquanto)…

Outra coisa, JavaFX é novo hehehe, foi anunciado em 2007 mas só no final de 2008 que teve versão para uso. Quem acompanha sabe as mudanças e evolução da preview pro que o JavaFX está hoje.

Aqui tem algumas coisas sobre o andamento de JavaFX pra quem quiser saber mais:

http://javafree.uol.com.br/noticia/4402/O-Futuro-de-JavaFX-fim-ou-Ascensao.html

Pra acabar: Vem aqui JavaFX 1.3 - O pessoal do time de JavaFX falaram que melhorou muito viu!

[]'s

Pensei que fosse óbvio que estávamos falando de desktop. heheheh

Se alguém desenvolve para o pequeno e promissor mercado de aplicações corporativas em dispositivos móveis, flex não é opção. Mas nem HTML+js ainda é.

Vi um contando a história da migração do Kylix pro Flex. Pra mim, com certeza tiveram isso antes do JavaFX, mas se fosse hoje, usariam mesmo Flex ?
Eu não, sabe porque? Flex para aplicação Desktop não é lá essas coisas, precisa sempre integrar ao OS para fazer algo que aplicações RIA não estavam preparadas e duvido que um dia estejam plenamente. Não sei bem ao certo como JavaFX se integra ao Java, se é tudo 100%, mas se for, hoje, atualmente, nem pensava no Flex + Adobe Air.
Com relação ao Flex + Rails, que vi outro comentando, esquece. Estou tirando a produtividade e começando a complexidade. Em vez de usar plugins do Rails, o seu grande poderio de produtividade e adicionar itens em minhas telas facilmente, com poucas linhas para se integrar ao bd, validar e testar, teria que redesenhar toda hora que for modificar minha view, no esquema: abre ferramenta-> adiciona componente -> adiciona actionscript ->valida-> testa-> compila e coloca na aplicação. Esquece, loucura.
O pessoal que ama RIA com Flex é porque se acostumou ao “drag-and-drop”. Quando desenvolvida uma tela em HTML e CSS, com um framework JavaScript, adições são praticamente imediatas, ajustes pequeninissimos, sem complicações ou compilações para substituição. É uma convenção.
Volto a repetir, experiencia por experiencia, todos dão na mesma. Achar que Flex é o ++ da coisa é porque não experimentou os demais.
Agora, se RIA for se integrar bem ao ambiente operacional como aplicativos Desktop, vejo que um Silverlight da vida ou um JavaFX pode dar um pontapé fácil no Flex. Mas minhas apostas são na M$, pq está em um avanço muito grande e com cada vez mais recursos. A Adobe com certeza está correndo atrás para não ficar para trás.

PS: Esqueçam estas estatísticas de Flash estar em tantos %. Um usuário que pode instalar, instala tudo (não só Flash). Em uma empresa, nem Flash instala se o pessoal de TI não quiser, pois nenhum deles vem por padrão.
PS2: Já não sei o mesmo quando aos produtos da M$, mesmo pq, podem embutir o Silverlight no SO como fizeram com o IE e detonar o restante do mercado, afinal, quem domina mesmo o mundo desktop?

Sim, usaríamos. Nossa decisão foi tomada há menos de 6 meses, quando ninguém da equipe de desenvolvimento sabia nada de actionscript. Nosso aprendizado rápido e fizemos nesse tempo muito mais do que havíamos conseguido fazer em dois anos com html/javascript , nos quais já possuíamos experiencia.

Concordo com você. Nossa aplicação roda no plugin do Flash no browser. Para acessarmos hardware integramos Flex (que foi feito apenas para interfaces de RIA) com outras tecnologias, principalmente java. Temos impressoras fiscais, matriciais e zebras sendo utilizadas pela aplicação.

Em nossa equipe isso não é fato. Nós utilizamos plataforma linux e a adobe não disponibiliza a ferramenta visual para tal plataforma. Mas mesmo que esse fosse um motivo, não vejo mal nenhum nisso. O código gerado pelo FlexBuilder é extremamente limpo e pode ser comparado ao de um programador experiente.

Concordo com você. Podemos atingir bons resultados com todas as tecnologias. Em meus comentários não disse em nenhum momento que Flex era a melhor tecnologia. Disse em que há casos que podemos tirar proveito dele, dependendo das circunstâncias, como foi o que aconteceu aqui na empresa. Me digam agora: tínhamos a necessidade de migrar o aplicativo em Kylix sem ter que treinar novamente os usuários. Estamos fazendo isso a um custo muito baixo e com um feedback de aprovação dos usuários, ou seja, atingimos nossos objetivos superando as espectativas dos usuários e da empresa. Será que em nosso caso o Flex não foi uma boa solução? Todas as tecnologias tem seus prós e contras, mas algumas pessoas insistem em dizer que elas são boas ou ruins. Na minha opinião é nosso papel tornar uma tecnologia boa ou ruim. Se você tira proveito de uma tecnologia a seu favor causando o mínimo de efeito colateral, você transformou a tecnologia que está usando em uma boa tecnologia.

Ate parece que pra ser indicado para o mercado corporativo é preciso não servir pra mais nada. Não serve pra sites, não serve pra ecommerce, não serve pra mobile, bom vamos ver se agente arruma um case pra Flex/javafx em sistemas corporativos. Hehe

Se tecnologias como flex e javafx precisam despertar interesse de corporações para sobreviver elas estao em apuros porque nenhuma delas resolvem (ainda) o problema da menina do rh que precisa fazer gráficos e animações tão fácil como se faz planilhas e edita texto hj (ou seja, sem precisar aprender uma linguagem de programação).

[quote=mochuara]
Se tecnologias como flex e javafx precisam despertar interesse de corporações para sobreviver elas estao em apuros porque nenhuma delas resolvem (ainda) o problema da menina do rh que precisa fazer gráficos e animações tão fácil como se faz planilhas e edita texto hj (ou seja, sem precisar aprender uma linguagem de programação).[/quote]

Engraçado, eu já acho muito mais fácil esse tipo de coisa em flex+java do que ficar fazendo na mão em HTML+css+js.

Outra coisa, basta olhar a quantidade de classes, métodos e eventos dos componentes flex e comparar com os componentes HTML pra ver que as possibilidades de RIA são maiores. Mesmo utilizando jQuery ou qualquer outra biblioteca, ainda é bem mais limitada, dependente de browser e praticamente impossível um ambiente RAD produtivo.

Eu já coloquei um aqui. São mais de mil estações de trabalho espalhadas por mais de 70 filiais em todo o litoral de SC. E você, já desenvolveu alguma coisa com Flex para falar que ele não serve para nada?

Eu já coloquei um aqui. São mais de mil estações de trabalho espalhadas por mais de 70 filiais em todo o litoral de SC. E você, já desenvolveu alguma coisa com Flex para falar que ele não serve para nada? [/quote]

Por aqui também tem muita empresa adotando Flex ou Java+flex.

A maior vantagem que vejo é não ter de se preocupar com qual navegador a pessoa vai abrir.

E o que seria “promissor” para este Mercado?

Eu já coloquei um aqui. São mais de mil estações de trabalho espalhadas por mais de 70 filiais em todo o litoral de SC. E você, já desenvolveu alguma coisa com Flex para falar que ele não serve para nada? [/quote]

Teve um projeto que o flex foi reprovado na fase de avaliação por causa de problemas de integração do player com o Windows. Neste utilizamos uma solução Java/swing com uma dsl para facilitar a criação da interface.

Sem falar outros projetos em que flex não era nem opção, como mobile.

E o que seria “promissor” para este Mercado?[/quote]

Promissor porque está crescendo rápido e gerando uma demanda de desenvolvedores. Haja visto a febre de aplicações para os smartphones atuais.

Acho que fui pouco claro: que ferramentas/linguagens/plataformas são “quentes” para este mercado ‘mobile’? JavaFX “chegará lá”?