JavaFX: agora vai?!

[quote=Filipe Chagas][quote=chun]Legal , e qual aplicação não é horrivel para se utilizar um sistema “visualmente chapado” e com efeitos exagerados ?

Consegue me fornecer um exemplo onde flex seja mais produtivo que HTML+CSS para o usuario final ?

ps: fazer pesquisas no google não quer dizer achar coisas “populares” , duvida ?

http://www.google.com.br/search?q=dar+a+bunda&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&client=firefox-a&rlz=1R1GGGL_pt-BR___BR356

Viu só ? Varias pessoas descobriram isto , mas será que o mercado “engoliu” ?
[/quote]

Já te mandei um link com um excelente exemplo de aplicação usando flex onde a experiência do usuário alcançou um nível fantástico.

O termo “pesquisar” não significa clicar no botão search do google.

Quem falou em “coisas populares”?? Eu falei em soluções melhores e grandes empresas que enxergam isso.

“Visualmente chapado”??? “Efeitos exagerados”???
Um link para uma pesquisa com o termo “dar a bunda” no google???

É, estou perdendo meu tempo…[/quote]
Sem querer desmerecer o FLex, pra que? Pra que colocar esse monte de animação besta e dizer “experiência do usuário num nível fantástico”? Cara, me desculpa mesmo, mas usar componentes HTML mesmo, com JQuery, mata a pau e não demora pra desenvolver. Tá até parecendo que foi comprado pela Adobe.
Agora, não vem dizer que é fácil porque não é mais fácil fazer em Flex, nem vem que não tem. Se contar o número de linhas em Script do ActionScript com do JQuery para fazer validação, com seus plugins, acredito que dá na mesma. E não to falando que ActionScript de animação, mas sim de código pra validar e outras coisas mais, como se comunicar com a tecnologia de backend. Nisso, acho que o JavaFX pode passar a frente, pq num vai precisar de um “meio termo” pra chegar lá e muito menos pago pra ser padrão. É Java e pronto.
Mas podemos discutir diferenças, já que conheço o Flex e muito bem, diga-se de passagem e também o JQuery e outros scripts que podem dar a tal “experiência” sem sofrimento ao usuário.

[quote=javamaniaco]
Sem querer desmerecer o FLex, pra que? Pra que colocar esse monte de animação besta e dizer “experiência do usuário num nível fantástico”? [/quote]
Já afirmei várias vezes, vou repetir por uma última:
Se a unica coisa que viu foi “animação besta” e acha que a experiência do usuário a que me refiro se resume a isso, lamento, mas não vou continuar perdendo meu tempo…

[quote=javamaniaco]
Cara, me desculpa mesmo, mas usar componentes HTML mesmo, com JQuery, mata a pau e não demora pra desenvolver. Tá até parecendo que foi comprado pela Adobe.[/quote]
HTML+CSS+Javascript são ótimos, mas pra RIA (Rich Internet Applications) Flex traz inúmeras vantagens e conceitos mais modernos e feitos sob medida pra essa realidade. Conceitos que, repito, não perderei mais meu tempo pra explanar.

[quote=javamaniaco]
Agora, não vem dizer que é fácil porque não é mais fácil fazer em Flex, nem vem que não tem. Se contar o número de linhas em Script do ActionScript com do JQuery para fazer validação, com seus plugins, acredito que dá na mesma.[/quote]
Se fosse fácil não precisaríamos existir amigo! Por isso estudamos e trabalhamos duro pra oferecer soluções de qualidade.
Se a unica unidade de medida que você usa pra definir qual a melhor ferramenta pra cada situação é a quantidade de linhas necessárias pra desenvolver, lamento, não continuarei perdendo meu tempo aqui.

[quote=javamaniaco]E não to falando que ActionScript de animação, mas sim de código pra validar e outras coisas mais, como se comunicar com a tecnologia de backend. Nisso, acho que o JavaFX pode passar a frente, pq num vai precisar de um “meio termo” pra chegar lá e muito menos pago pra ser padrão. É Java e pronto.
Mas podemos discutir diferenças, já que conheço o Flex e muito bem, diga-se de passagem e também o JQuery e outros scripts que podem dar a tal “experiência” sem sofrimento ao usuário. [/quote]
Parabéns! Como grande conhecedor de todas essas tecnologias RIA, tenho certeza que conseguirá excelentes resultados, continue assim, pois não vou mais perder meu tempo por aqui.

Você tem sua opinião, eu tenho a minha! E ficamos assim, ok? :wink:

Quanto tempo perdi por aqui hoje…

[quote=Filipe Chagas]
Só completando, alguém aí já viu uma aplicação web desenvolvida em HTML+CSS+Javascript que proporcione uma experiência ao usuário sequer comparável a esta: http://blip.tv/file/2835432 ??? Agora reflita um pouco e tente imaginar a quantidade de código Javascript você teria que escrever pra fazer algo do tipo…[/quote]

Atualmente muito. Com HTML5, CSS3, Canvas, WebSocket API, webstorage, WebGL, video e audio tags, etc, muito pouco.

Com a evolução do DHTML o flash vai ter que competir nas ferramentas de produtividade, onde atualmente tem a vantagem. A Enorme desvantagem é que sempre será um plugin externo.

[quote=Lucas Emanuel][quote=sergiotaborda][quote=xjunior]Atualmente prefiro o Adobe Flex, manha pra fazer RIA…
Agora, JavaFX na minha opnião(me corrijam se estiver errado), é mais voltado para dispositivos movéis (num quer dizer q nao pode pros outros não, ok?),
embora possui a qualidade da SUN, então, vejo um futuro brilhante para JavaFX.[/quote]

A risco de dizer o obvio : Fx significa “efects” = “efeitos” é o mesmo tipo de abreviação que Special Fx.
A ideia é revolucionar o cliente gráfico em todas as plataformas Java. Se tem uma UI e é java então faz com Fx.
Reparem que JavaFX não é java (linguagem, plataforma) ela é uma nova plataforma orientada a UI. Ele tem a mesma essencia que o scala ou groovy é uma linguagem script que corre na JVM. A ideia de lhe chamar JavaFX é meramente comercial ( porque é feita pela Sun que detem o trademark).

JavaFx serve para fazer telas, sejam estilo formulário corporativo (concorendo comflex) seja para multimidea e animações (concorrendo com o flash e o silvelight em geral). Mas isso é em web. JavaFx também irá funcionar nas plataformas embarcadas - correndo em cima do ME - e no Java TV em cima dos Xlets. Claro, e no desktop tb.

A ideia do JavaFX é prover um front-end rico para aplicações correndo na JVM seja essa JVM qual for : standalone, tv, me, etc…

[/quote]

Interessante saber isso.

So achei estranho (pode ser que eu esteja enganado) que no site Oficial do JavaFX, o mesmo é mostrado como se fosse voltado mais, e até somente, para RIA. Até o title da página é JavaFX : Rich Internet Application Development.

Se ele pode dar mais vida a toda JVM, por que o site nao divulga isso?
[/quote]

Bom cara, não neguei isso, pois ele é feito para isso…
por isso q citei a concorrencia com o flex…não é???

Não “portou” e nem vai “portar”!

O Photoshop é um “produto” muito rentável, mesmo com a pirataria “lá em cima”; já disse isso, mas não custa repetir: “quem usa Linux fulltime não ‘compra’ software”. Se não tem quem “compre”, pra quê portar softwares “comerciais” para esta plataforma?

Não vamos “demonizar” a Adobe: ela é uma excelente empresa, produz softwares igualmente excelente e nada mais justo que vender seus produtos no Mercado, não?!

Se só existe “toy apps” feitas em Flex, de quem é a “culpa”? Ou, por que será que, para iPhone, a realidade é bem diferente, se para ambas as plataformas existem SDKs/frameworks/ferramentas (até certo ponto) maduras?

Penso que nós precisamos aprender mais sobre o framework (Flex) e os “runtimes” da Adobe (Flash Player/AIR) que, apesar de não parecer, são poderosos sim. Podem não ser perfeitos, porém são adequados para criar grandes aplicações. É só saber fazer. :wink:

Não “portou” e nem vai “portar”!

O Photoshop é um “produto” muito rentável, mesmo com a pirataria “lá em cima”; já disse isso, mas não custa repetir: “quem usa Linux fulltime não ‘compra’ software”. Se não tem quem “compre”, pra quê portar softwares “comerciais” para esta plataforma?

Não vamos “demonizar” a Adobe: ela é uma excelente empresa, produz softwares igualmente excelente e nada mais justo que vender seus produtos no Mercado, não?![/quote]
Eu sei que não vai portar e foi exatamente o que disse: provavelmente nós, desenvolvedores e usuários Linux, não vamos ter a possibilidade de desenvolver em Flex (e nem mesmo em Flash) pelos próximo 5000 anos. E é perfeitamente justo vender seus softwares, mas discordo que usuários Linux não comprar software - sim é difícil mas não impossível - ou pelo menos usem softwares pagos, mesmo que “alternativos”.

+1.

Ainda não mexi com esse JavaFX, vou ter que arranjar tempo uma horinha desses e tentar fazer alguma coisa, é bem interessante.
O site das olimpiadas de inverno ficou bem legal.

Não há pecado em discordar, o debate de ideias é sempre proveitoso; todavia, queria que você tentasse me “vender” sua opinião, pois até agora você não me “convenceu”…

Usuário Linux (de verdade!) comprando software (mesmo que de reconhecida qualidade) ? Nunca vi! :shock:

Por falar em “desenvolver apps RIA úteis”, deêm uma olhada:

50 Most Usable RIAs

(é claro que eu ainda não testei todas, mas acho que este “catálogo” dá um preview do que pode ser feito…)

Javafx e Flash/Flex se saem mal no quesito usabilidade porque o browser foi feito para privilegiar a experiencia de tecnologias de documentos de hypertexto baseado em links e tecnologias de plugin tem muita dificuldade de estabelecer uma experiência homogenia de alto padrão de usabilidade (que é necessario para aplicações RIA) entre diferentes implementações de browser/SO/VM. Quem ja usou flash player no mac sabe do que estou falando, javafx então é covardia ficar citando os problemas porque é uma tecnologia ainda de laboratório. Ainda não decolou.

[quote=pcassiano]
Não há pecado em discordar, o debate de ideias é sempre proveitoso; todavia, queria que você tentasse me “vender” sua opinião, pois até agora você não me “convenceu”…

Usuário Linux (de verdade!) comprando software (mesmo que de reconhecida qualidade) ? Nunca vi! :shock: [/quote]

Usuários DOMÉSTICOS não compram nem pra Windows. Ainda mais no Brasil. Em empresas já trabalhei em empresas que compraram produtos desktop pra Linux, como o Jude Professional e o JCompany.

Mas concordo que os profissionais de design, público que compra o Photoshop, dificilmente usaria Linux. A esperança do Linux é a Adobe resolver portar as aplicações dela pra rodarem em cima do Air pra divulgar a plataforma. Daí automaticamente o SO ganharia mais aplicações.

[quote=marcosalex][quote=pcassiano]

Usuário Linux (de verdade!) comprando software (mesmo que de reconhecida qualidade) ? Nunca vi! :shock: [/quote]

Usuários DOMÉSTICOS não compram nem pra Windows. Ainda mais no Brasil. Em empresas já trabalhei em empresas que compraram produtos desktop pra Linux, como o Jude Professional e o JCompany.

[/quote]

Disse tudo.

JavaFX ja nasceu morto. E nao vai ser nos acrescimos da prorrogacao que uma IDE vai salvar a patria pra Sun no topico FX.

Não acho que tenha nascido morto. Talvez com graves problemas. Se ficar em coma por algum tempo, pode ser que fique bem…

O que tem de gente que reclama dos “produtos” da Sun e, no entanto, boa parte deles têm algum sucesso… a própria linguagem Java é igualmente amada e odiada mundo à fora, porém ainda assim ela é “líder” mundial segundo alguns “índices”…

Quando o assunto é Tecnologia, eu não duvido nada… O próprio Twitter, queridinho das Redes Sociais, existe desde 2006, no entanto, “bombou” mesmo este ano…

Sem contar que a Sun foi comprada por uma empresa que sabe ganhar dinheiro, então, que venha 2010, pois tenho fortes esperanças quanto ao futuro de alguns “produtos” da antiga Sun, agora Oracle. :wink:

O que tem de gente que reclama dos “produtos” da Sun e, no entanto, boa parte deles têm algum sucesso… a própria linguagem Java é igualmente amada e odiada mundo à fora, porém ainda assim ela é “líder” mundial segundo alguns “índices”…

Quando o assunto é Tecnologia, eu não duvido nada… O próprio Twitter, queridinho das Redes Sociais, existe desde 2006, no entanto, “bombou” mesmo este ano…

Sem contar que a Sun foi comprada por uma empresa que sabe ganhar dinheiro, então, que venha 2010, pois tenho fortes esperanças quanto ao futuro de alguns “produtos” da antiga Sun, agora Oracle. :wink: [/quote]

Ou quem reclama é porque já não acha mais suficiente ser melhor que C++. É preciso evoluir e nesse quesito Java está a passos de tartaruga, o que ser líder de mercado tem de bom para o programador aqui? salário baixo? projetos de baixo apelo técnico? ser contratado por orkut?

Quando as pessoas criticam o design da linguagem Java os unicos que vejo se sentirem ofendidos são aqueles que estão na fase de namoro com a linguagem ou aqueles que tem C++ como única alternativa.

[quote=Filipe Chagas][quote=Filipe Chagas][quote=chun]O mais engraçado foi ler que o flex “está crescendo vertiginosamente” hehehe…

Fazem uns 5 anos que ouço isso… e tudo que vejo com flex sao exemplos bobos ou softwares simplorios.

hehe… a dupla dinamica html+css simplesmente DOMINA E VAI CONTINUAR DOMINANDO… esse negocio de plugin é algo beeeeem questionavel…
[/quote]

O adoção do Flex está, sim, crescendo vertiginosamente no desenvolvimento de aplicações web.
A primeira coisa a se entender é que flex não está para concorrer com HTML+CSS. Se você ficar procurando por sites e portais de conteúdo em flex, não vai achar nunca (se achar me mande o link pra JAMAIS acessar, pois site em flash é uma merda - e estou falando com ótica de usuário).
É claro que a esmagadora maioria dos sistemas ainda são feitos utilizando HTML+CSS+AJAX(pode trocar “AJAX” por um monte de javascript cabuloso) simplesmente porque (você deve saber) HMTL é um tanto quanto mais antigo que flex :roll:
Além disso, eu conheço muitas aplicações web que são bem mais que “exemplos bobos ou softwares simplorios”

Pensar que Flash/Flex estão para substituir, ou mesmo, concorrer com HTML+CSS+Javascript é uma ingenuidade e total falta de conhecimento das teconogias.
Em se tratando de aplicações web, flex (ou mesmo silverlight, javafx) é uma solução muito mais inteligente, produtiva (developer side) e atrativa (user site) que HTML/CSS/Javascript[/quote]

Só completando, alguém aí já viu uma aplicação web desenvolvida em HTML+CSS+Javascript que proporcione uma experiência ao usuário sequer comparável a esta: http://blip.tv/file/2835432 ??? Agora reflita um pouco e tente imaginar a quantidade de código Javascript você teria que escrever pra fazer algo do tipo…[/quote]

Realmente a aplicação é muito interessante, tem uns efeitos legais… sem utilidade alguma porem legais.

[quote=Filipe Chagas][quote=chun]Legal , e qual aplicação não é horrivel para se utilizar um sistema “visualmente chapado” e com efeitos exagerados ?

Consegue me fornecer um exemplo onde flex seja mais produtivo que HTML+CSS para o usuario final ?

ps: fazer pesquisas no google não quer dizer achar coisas “populares” , duvida ?

http://www.google.com.br/search?q=dar+a+bunda&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&client=firefox-a&rlz=1R1GGGL_pt-BR___BR356

Viu só ? Varias pessoas descobriram isto , mas será que o mercado “engoliu” ?
[/quote]

Já te mandei um link com um excelente exemplo de aplicação usando flex onde a experiência do usuário alcançou um nível fantástico.

O termo “pesquisar” não significa clicar no botão search do google.

Quem falou em “coisas populares”?? Eu falei em soluções melhores e grandes empresas que enxergam isso.

“Visualmente chapado”??? “Efeitos exagerados”???
Um link para uma pesquisa com o termo “dar a bunda” no google???

É, estou perdendo meu tempo…[/quote]

Felipe, realmente você é o cara… Você está perdendo muito tempo discutindo um assunto no maior site da comunidade Java do país. Você realmente está acima disso.