JavaFX: agora vai?!

O mais engraçado foi ler que o flex “está crescendo vertiginosamente” hehehe…

Fazem uns 5 anos que ouço isso… e tudo que vejo com flex sao exemplos bobos ou softwares simplorios.

hehe… a dupla dinamica html+css simplesmente DOMINA E VAI CONTINUAR DOMINANDO… esse negocio de plugin é algo beeeeem questionavel…

[quote=chun]O mais engraçado foi ler que o flex “está crescendo vertiginosamente” hehehe…

Fazem uns 5 anos que ouço isso… e tudo que vejo com flex sao exemplos bobos ou softwares simplorios.

hehe… a dupla dinamica html+css simplesmente DOMINA E VAI CONTINUAR DOMINANDO… esse negocio de plugin é algo beeeeem questionavel…
[/quote]
Ainda mais com o advento do HTML 5, que alguns denominam “flash killer” (apesar de eu não achar isso; o Flash é uma tecnologia muito poderosa e não será tirada tão facilmente do trono; quem sabe com o tempo), cujo principal objetivo é justamente proporcionar uma experiência de navegação agradável sem precisar de trocentos plugins instalados.

Aliás, alguém já viu o protótipo do Youtube em HTML 5? É preciso de um navegador com suporte à HTML 5 (ou seja, um não IE: Firefox, Opera, Safari, Chrome…)

Acho que o JavaFX é mais focado pra mobile… mais interessante e que vai cresce mto ainda! :smiley:

Sinto falta de um plugin bombado pro Eclipse, já que não curto muito o NetBeans :frowning:
O duro vai ser algum player criar um plugin tão produtivo quanto ao da Sun (plataforma netbeans) detentora do FX, o negócio é continuar escrevendo os scripts na unha mesmo :smiley:

Sobre a idéia do FX, na minha singela visão, javaFX tem tudo pra desbancar Flex e Silverlight… mas tudo isso vai depender da aceitação dos desenvolvedores Java em começar a desenvolver aplicativos pra FX, pois como podemos observar o javaFX atua em vários campos que os seus concorrentes ainda sonham estar ou atuar.
Sem contar que ele roda sobre a JVM, ponto forte contra seus concorrentes.

Tem tudo pra dar muito certo :slight_smile:

[]s
Alexandre.

E existe algum Plugin bombado pro Eclipse ? Se tem uma coisa que eu odeio no eclipse são a baixa qualidade de 90% dos plugins…

Se comparados com os do NetBeans ou do IDEA , são uma vergonha.

Concordo. Ainda sou bem mais fazer as coisas sem depender de plugins de terceiros. O problema do HTML+CSS+Javascript até hoje ao meu ver foi a limitação em relação a gráficos e vídeos, que ainda se depende do Flash/Flex ou Silverlight se você quer algo não tão complicado que funcione para grande número de pessoas. Até era possível criar isso com Javascript, mas com uma série de complicações. Mas com o HTML5, para muitas das coisas que ainda se dependia de Flash, já temos equivalentes no HTML/Javascript. Com o Canvas, 99% dos usos que pelo menos EU tinha para o Flash vão ser eliminados. O Flash nasceu inicialmente para suprir uma série de limitações que HTML tinha. Agora que não terá mais, para que ele irá servir afinal? Eu gosto de Flash, mas acho que ele irá perder grande parte da sua utilidade.

Para as limitações graficas utiliza-se flash , mas quantos % do seu projeto elas constituem ?

Para ser sincero, só utilizo para gráficos(pizza, barra, etc…) mesmo. Tentei usar umas API’s que prometem fazer isso em Javascript, mas achei elas muito lentas e não mostravam um resultado satisfatório. Mas somente para isso que utilizo mesmo. Uma vez precisei desenvolver um e-commerce mas dinâmico e mais “bonitinho”, que era para uma loja de produtos para casamento, e nesse foi necessário desenvolver 100% da interface para o usuário em Flash(mas isso faz alguns anos). A administração dele ainda era HTML+CSS.

[quote=alexrosa]Sinto falta de um plugin bombado pro Eclipse, já que não curto muito o NetBeans :frowning:
O duro vai ser algum player criar um plugin tão produtivo quanto ao da Sun (plataforma netbeans) detentora do FX, o negócio é continuar escrevendo os scripts na unha mesmo :smiley:
[/quote]

O pessoal da exadel ja esta trabalhando no plugin visual para o eclipse em breve vai poder trabalhar graficamente com eclipse mesmo so precisa de um pouco de paciencia :slight_smile:

É mania, pow!!![/quote]

hã?! ++

[/quote]

???++

[quote=chun]O mais engraçado foi ler que o flex “está crescendo vertiginosamente” hehehe…

[/quote]

O adoção do Flex está, sim, crescendo vertiginosamente no desenvolvimento de aplicações web.
A primeira coisa a se entender é que flex não está para concorrer com HTML+CSS. Se você ficar procurando por sites e portais de conteúdo em flex, não vai achar nunca (se achar me mande o link pra JAMAIS acessar, pois site em flash é uma merda - e estou falando com ótica de usuário).
É claro que a esmagadora maioria dos sistemas ainda são feitos utilizando HTML+CSS+AJAX(pode trocar “AJAX” por um monte de javascript cabuloso) simplesmente porque (você deve saber) HMTL é um tanto quanto mais antigo que flex :roll:
Além disso, eu conheço muitas aplicações web que são bem mais que “exemplos bobos ou softwares simplorios”

Pensar que Flash/Flex estão para substituir, ou mesmo, concorrer com HTML+CSS+Javascript é uma ingenuidade e total falta de conhecimento das teconogias.
Em se tratando de aplicações web, flex (ou mesmo silverlight, javafx) é uma solução muito mais inteligente, produtiva (developer side) e atrativa (user site) que HTML/CSS/Javascript

[quote=sergiotaborda][quote=xjunior]Atualmente prefiro o Adobe Flex, manha pra fazer RIA…
Agora, JavaFX na minha opnião(me corrijam se estiver errado), é mais voltado para dispositivos movéis (num quer dizer q nao pode pros outros não, ok?),
embora possui a qualidade da SUN, então, vejo um futuro brilhante para JavaFX.[/quote]

A risco de dizer o obvio : Fx significa “efects” = “efeitos” é o mesmo tipo de abreviação que Special Fx.
A ideia é revolucionar o cliente gráfico em todas as plataformas Java. Se tem uma UI e é java então faz com Fx.
Reparem que JavaFX não é java (linguagem, plataforma) ela é uma nova plataforma orientada a UI. Ele tem a mesma essencia que o scala ou groovy é uma linguagem script que corre na JVM. A ideia de lhe chamar JavaFX é meramente comercial ( porque é feita pela Sun que detem o trademark).

JavaFx serve para fazer telas, sejam estilo formulário corporativo (concorendo comflex) seja para multimidea e animações (concorrendo com o flash e o silvelight em geral). Mas isso é em web. JavaFx também irá funcionar nas plataformas embarcadas - correndo em cima do ME - e no Java TV em cima dos Xlets. Claro, e no desktop tb.

A ideia do JavaFX é prover um front-end rico para aplicações correndo na JVM seja essa JVM qual for : standalone, tv, me, etc…

[/quote]

Interessante saber isso.

So achei estranho (pode ser que eu esteja enganado) que no site Oficial do JavaFX, o mesmo é mostrado como se fosse voltado mais, e até somente, para RIA. Até o title da página é JavaFX : Rich Internet Application Development.

Se ele pode dar mais vida a toda JVM, por que o site nao divulga isso?

[quote=Filipe Chagas][quote=chun]O mais engraçado foi ler que o flex “está crescendo vertiginosamente” hehehe…

[/quote]

O adoção do Flex está, sim, crescendo vertiginosamente no desenvolvimento de aplicações web.
A primeira coisa a se entender é que flex não está para concorrer com HTML+CSS. Se você ficar procurando por sites e portais de conteúdo em flex, não vai achar nunca (se achar me mande o link pra JAMAIS acessar, pois site em flash é uma merda - e estou falando com ótica de usuário).
É claro que a esmagadora maioria dos sistemas ainda são feitos utilizando HTML+CSS+AJAX(pode trocar “AJAX” por um monte de javascript cabuloso) simplesmente porque (você deve saber) HMTL é um tanto quanto mais antigo que flex :roll:
Além disso, eu conheço muitas aplicações web que são bem mais que “exemplos bobos ou softwares simplorios”

Pensar que Flash/Flex estão para substituir, ou mesmo, concorrer com HTML+CSS+Javascript é uma ingenuidade e total falta de conhecimento das teconogias.
Em se tratando de aplicações web, flex (ou mesmo silverlight, javafx) é uma solução muito mais inteligente, produtiva (developer side) e atrativa (user site) que HTML/CSS/Javascript[/quote]

Só completando, alguém aí já viu uma aplicação web desenvolvida em HTML+CSS+Javascript que proporcione uma experiência ao usuário sequer comparável a esta: http://blip.tv/file/2835432 ??? Agora reflita um pouco e tente imaginar a quantidade de código Javascript você teria que escrever pra fazer algo do tipo…

[quote=Filipe Chagas][quote=Filipe Chagas][quote=chun]O mais engraçado foi ler que o flex “está crescendo vertiginosamente” hehehe…

[/quote]

Em se tratando de aplicações web, flex (ou mesmo silverlight, javafx) é uma solução muito mais inteligente, produtiva (developer side) e atrativa (user site) que HTML/CSS/Javascript[/quote]

Só completando, alguém aí já viu uma aplicação web desenvolvida em HTML+CSS+Javascript que proporcione uma experiência ao usuário sequer comparável a esta: http://blip.tv/file/2835432 ??? Agora reflita um pouco e tente imaginar a quantidade de código Javascript você teria que escrever pra fazer algo do tipo…[/quote]

Eu inicialmente gostaria de saber onde estão estes numeros vertiginosos… voce pode me dizer qual foi a pesquisa em que voce encontrou eles ?

Quanto a “experiencia” ao usuario , um monte de “graficos flutuando” não é o meu conceito de “experiencia ao usuario”…

E sim um grande pé no saco quando se trata de qualquer sistema que voce use mais do que uma vez por mes…

Voce nunca s eperguntou prq não existe nenhum ecomerce de respeito utilizando o dito RIA ?

Te garanto que não vai precisar de mais que alguns minutos de pesquisa pra constatar que grandes potências do software world já descobriram o valor das RIAs.

Antes de mais nada, preciso dizer que não falo utilizando “meu conceito” de experiência de usuário, eu falo em nome de uma posição formada sobre um tema amplo e que possui uma infinidade de vertentes e complexidades de estudo .Experiência de usuário vai muito além de gráficos flutuando, com certeza. Se “gráficos flutuando” foi a unica coisa que viu no vídeo que mandei, concluo que estou perdendo tempo discutindo o assunto. Agora, quanto às transições, estude um pouco e vai ver que elas (aliadas a vários outros conceitos de usabilidade, acessibilidade, etc) são mais importantes do que você imagina.

E-commerces são um excelente exemplo de aplicações web onde seria horrível utilizar flex.
Mais uma vez, se encontrar algum, me mande o link pra eu jamais acessar.

Legal , e qual aplicação não é horrivel para se utilizar um sistema “visualmente chapado” e com efeitos exagerados ?

Consegue me fornecer um exemplo onde flex seja mais produtivo que HTML+CSS para o usuario final ?

ps: fazer pesquisas no google não quer dizer achar coisas “populares” , duvida ?

http://www.google.com.br/search?q=dar+a+bunda&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&client=firefox-a&rlz=1R1GGGL_pt-BR___BR356

Viu só ? Varias pessoas descobriram isto , mas será que o mercado “engoliu” ?

Depende do site que vc ler… :wink:

http://www.sun.com/software/javafx/mobile/index.jsp
http://www.informetecnologia.com.br/interna_noticia.php?idN=4398

[quote=chun]Legal , e qual aplicação não é horrivel para se utilizar um sistema “visualmente chapado” e com efeitos exagerados ?

Consegue me fornecer um exemplo onde flex seja mais produtivo que HTML+CSS para o usuario final ?

ps: fazer pesquisas no google não quer dizer achar coisas “populares” , duvida ?

http://www.google.com.br/search?q=dar+a+bunda&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&client=firefox-a&rlz=1R1GGGL_pt-BR___BR356

Viu só ? Varias pessoas descobriram isto , mas será que o mercado “engoliu” ?
[/quote]

Já te mandei um link com um excelente exemplo de aplicação usando flex onde a experiência do usuário alcançou um nível fantástico.

O termo “pesquisar” não significa clicar no botão search do google.

Quem falou em “coisas populares”?? Eu falei em soluções melhores e grandes empresas que enxergam isso.

“Visualmente chapado”??? “Efeitos exagerados”???
Um link para uma pesquisa com o termo “dar a bunda” no google???

É, estou perdendo meu tempo…

Filipe Chagas eeeeoooooo!!! Filipe Chagas eeeeoooooo!!!
kkkkkkkkkk
Sensacional cara!
Concordo em genero, número e grau em td que falou, inclusive :

Tens uns caras que são ALIENADOS em algumas tecnologias cara, sem nenhuma flexibilidade! Nem compensa!

kkkkkkkkk

To rindo até agora cara…

:mrgreen:

[quote=JWell]Filipe Chagas eeeeoooooo!!! Filipe Chagas eeeeoooooo!!!
kkkkkkkkkk
Sensacional cara!
Concordo em genero, número e grau em td que falou, inclusive :

Tens uns caras que são ALIENADOS em algumas tecnologias cara, sem nenhuma flexibilidade! Nem compensa!

kkkkkkkkk

To rindo até agora cara…

:mrgreen: [/quote]

aff…