James Gosling confirma sua saída da Oracle

Reforçando oque disse FrancoC… Não se pode servir a dois senhores

[quote=Leozin][quote=Luca]
Agora me perguntem se eu acho que a Oracle vai fazer alguma coisa? Eu espero do fundo do meu coração que não faça nada. Que deixe as coisas como estão com a comunidade fazendo as coisas. [/quote]

Luca, depois que ví O PARTO QUE É pra baixar o JDK no site da Oracle, eu honestamente acredito que as coisas vão pirar cada vez mais :([/quote]

Na época que era da SUN você chegou a baixar lá? Pois a muito tempo que está dessa forma, antes da aquisição…

A única mudança é que a Oracle lhe dá a opção de registrar o JDK antes de baixar (você pode simplesmente clicar em skip se não quiser)

Pessoal vamos ter cuidado com os comentários pois somos formadores de opinião…

Como diz o ditado: o comandante eh o ultimo a abandonar o barco…

se varios grandes nomes estao saindo, ate o pai de Java pulou fora, eh sinal de que coisa boa nao esta por vir

É galera, acabou de sair na InfoQ Brasil também.

http://www.infoq.com/br/news/2010/04/gosling_leaves_oracle

=\

Será que teremos novidades com essa galera que está saindo ???

[quote=pedroh.mariano]É galera, acabou de sair na InfoQ Brasil também.

http://www.infoq.com/br/news/2010/04/gosling_leaves_oracle

=[/quote]

Interessante como essa notícia repercutiu, embora ela fosse impactante, só um dia depois começaram a falar dela em todos os lugares e agora estão aparecendo posts por todo lado falando da notícia e relacionando com outros assuntos. Em outras palavras é como se todo mundo tivesse sem acreditar quando aconteceu :smiley:

Qual tipo de novidades?

Algo novo, como linguagem/plataforma etc… Opinem!

Isso é normal, o Delphi também caiu muito na época quando o Anders foi para Microsoft e fazer do .NET/C# o que é hoje em pouco tempo pegar boa fatia do mercado que era do Java, acho que o Goslin vai acabar na Microsoft, alguns milhões de dólares na conta não faz mal pra ninguém, e demorou pro pessoal fazer coisa descente depois no Delphi até a versão 2009/2010, mesmo assim a Borland acabou e foi comprada pela dona do Cobol, pode haver um atraso no avanço até adequação de um novo team que vá tocar e dar um rumo para o Java, a Oracle é uma empresa e tem que lucrar, ainda acho que vai pegar a mesma estratégia da Microsoft, cobrar por boas IDE’S com avanços mais espetaculares e deixar uma versão básica para estudante e tirar lucro disso, ou até licenciar a JVM com alguns recursos a mais.

se Deus é por nós, quem será contra nós?

o delphi não se recupera mais na minha opinião. Ele acabou sendo defasado por conta de vários anos sem investimento. Na pior das possibilidades o java tem o openjdk, e eu já uso ele na minha casa, para adaptação.

Herere, quantos dias essa tuirma vai ficar sem emprego??

A impressão que tenho é que a Oracle está tropeçando na integração com a Sun.

Ela não contava que as coisas seriam como estão sendo. (ou contava?)

[quote=Luiz Henrique Coura]A impressão que tenho é que a Oracle está tropeçando na integração com a Sun.

Ela não contava que as coisas seriam como estão sendo. (ou contava?)[/quote]

O setor de pesquisa de uma empresa é uma parte muito delicada. Pode ser que a oracle tenha palpitado demais no rumo do desenvolvimento da tecnologia. O gosling não deve ter concordado com as alterações e decidiu sair.

Até agora não vi nada opensource ir muito pra frente se não tiver uma grande empresa por trás ou um grande grupo bem organizado, vamos a um exemplo, na época de grande repercusão do Delphi e as trapalhadas da Borland, cogitavam em utilizar o seu irmão mais pobre e opensource chamado Lazarus, mas até hoje esse projeto ainda carece de muita coisa, porque a tal “comunidade” só é reduzida para alguns que realmente tocam o projeto como podem, ele está vivo e tem mostrado até muito mais evoluções que o próprio compilador da Embarcadero dona do Delphi agora, mas a sua IDE ainda é limitada, se tivesse realmente acabado o Delphi, eu creio que ele teria evoluido muito mais, graças a pirataria muitos ainda usam o Delphi pra desenvolver os seus sistemas, eu parei na versão 7 com o meu professional original e não comprei mais nada, comecei a usar Java, mas fiquei com um pé atrás pela aquisição da Oracle e sem saber como vai ser política comercial do Java, agora estou usando Python para web, e PostGresql e Firebird, Mysql também não sei como vai ficar, se já criaram até um fork dele em detrimento de qual política a Oracle vai ser mantido.

Como sou independente e não trabalho para empresas, a escolha é puramente técnica e de viabilidade e não de salário/emprego, só acho que pelo pouco tempo de vida do .NET, ele pegou uma grande fatia que era do Java, e está evoluindo rápido.

Olá

Minha experiência mostra justamente o contrário. O Hibernate cresceu quase que do nada. O Spring veio de pouco mais do que o nada. E assim muitos outros projetos Open Source como a própria Red Hat que se originou de uma pequena empresa chamada Cygnus.

Quanto ao Delphi dou meus parabéns por sua excelente memória porque citou um exemplo de software que fez sucesso no Brasil no milênio passado. Hoje em dia nem sei como ele se posiciona frente a tantas opções open source ou gratuitas disponíveis há mais de 10 anos.

[]s
Luca

[quote=juliocbq][quote=Luiz Henrique Coura]A impressão que tenho é que a Oracle está tropeçando na integração com a Sun.

Ela não contava que as coisas seriam como estão sendo. (ou contava?)[/quote]

O setor de pesquisa de uma empresa é uma parte muito delicada. Pode ser que a oracle tenha palpitado demais no rumo do desenvolvimento da tecnologia. O gosling não deve ter concordado com as alterações e decidiu sair.[/quote]

Nos últimos tempos de Sun parecia que o Gosling restringia-se a ser apenas o garoto-propaganda do Java (do tipo “meu serviço é aparecer em algum Sun Tech Days e jogar camisetas da Sun para a rapaziada”. Dá para ver pelo tipo de coisas que o Gosling escrevia naquele blog ( http://blogs.sun.com/jag ) que ele estava um pouco “encostado” lá.

Espero que, em outra empresa, ele realmente continue a produzir alguma coisa, em vez de ter de ficar sendo uma sombra de si mesmo.

Bom, segundo o TIOBE, agora ele está em 9 (nono) lugar, achei que nem existia mais, mas realmente ele é muito utilizado no varejo, tentei usar swing para desenvolver em Desktop para Java, mas desisti, muito sofrível, algo que gostei foi o programa da receita o IRPF2010, estou usando ele no ubuntu e está rodando 100%, feito em Java.

[quote=Luca]Olá

Minha experiência mostra justamente o contrário. O Hibernate cresceu quase que do nada. O Spring veio de pouco mais do que o nada. E assim muitos outros projetos Open Source como a própria Red Hat que se originou de uma pequena empresa chamada Cygnus.

Quanto ao Delphi dou meus parabéns por sua excelente memória porque citou um exemplo de software que fez sucesso no Brasil no milênio passado. Hoje em dia nem sei como ele se posiciona frente a tantas opções open source ou gratuitas disponíveis há mais de 10 anos.

[]s
Luca[/quote]

Se não tiver uma grande empresa, não há grandes projetos, isso é certo, o Java nasceu quase na mesma época do Delphi, se o Delphi fez sucesso no milênio passado, o Java realmente foi deslanchar na mudança do novo milênio, demorou mais está aí, vamos ver quanto tempo vai durar, hoje está saindo tanta coisa, numa velocidade que nem dá mais pra acompanhar.

Apesar do Delphi ter uma programação macarronica e orientado à gambirras (ainda dou suporte em aplicações Delphi), existem varias aplicações comerciais que rodam em cima desta linguagem e são ótimas, gostaria de ver alguem elogiar o Java para desktop (só quem ja tentou sabe o sofrimento que é), sabiam que existem aplicações comerciais ainda rodando em Clipper !