James Gosling confirma sua saída da Oracle

Quem faz o macarrão é o developer, se não fizer o negócio planejado vira bagunça mesmo.

Olá

Daí para mais. O Java só passou a ter valor depois que criaram os servlets. Antes era apenas algo gratuito que rodava em qualquer lugar. Posso falar isto de cadeira porque mudei de Clipper, Delphi e VB para Java antes dos servlets.

Com servlets a gente passou a fazer com facilidade o que em Delphi era bem difícil. Me refiro aos sistemas multi empresa e multi filiais. Controlar estoques e consignações com Java era brincadeira de criança. No meus tempos de Delphi e Clipper era preciso ficar fazendo replicação de base de dados e o estoque nunca estava atualizado em tempo real. Mesma coisa em relação a faturas, livros e tudo mais que compunha um sistema de gestão de empresa um pouco maior do que a papelaria da esquina.

Em 2001 o Java foi escolhido para fazer o Banco Postal justamente pela facilidade dos servlets.

E insisto, a maioria dos projetos open source que deram certo, começaram bem pequenininhos, alguns deles com uma pessoa só como é o caso de u m dos melhores projetos open source que conheço é o Lucene.

E não só no Java que acontece isto. Muitas linguagens que estão por aí começaram com uma única pessoa.

[]s
Luca

Sabia :shock: Na minha cidade existem duas empresas que dominam os sistemas comerciais(de comercio mesmo) uma usa Delphi a outra nao conseguiu sair do clipper. Tem até gambiarra usando outra linguagem pra emitir NF-e :lol:

Olá

Para voltar ao tópico:

http://www.livemint.com/2010/04/07215124/Top-management-at-Sun-India-qu.html

[]s
Luca

Tenho certeza a comunidade Java ja esta madura o suficiente para dar seus passos sozinha, e em muitos features isto ja esta acontecendo e superando inclusive as especificações padrões da SUN (como citado em posts anteriormente neste post), acho que é o sonho de todo mestre que um dia seus discipulos consigam supera-lo e consigam andar com suas proprias pernas.

[quote=Felipe Kan][quote=marcosalex]
O Java sempre deu dinheiro, em toda conferência da Sun onde ela apresentava seus números, era mostrado por área. Aliás, era uma divisão muita lucrativa porque o Sun tinha um trabalho muito bom com a comunidade, procura no site da Sun ou no blog do Jonathan as apresentações deles. Acho que o blog tem até uma área em português.

[/quote]

Você tem alguem site para mostrar os lucros líquidos da Sun com o Java? Antes da Oracle comprar…[/quote]

Felipe, não achei no site da Sun onde eles mostravam os valores, mas achei no blog do Jonathan sobre alguns dos balanços financeiros onde ele fala do crescimento de faturamento e lucro das divisões:
http://blogs.sun.com/jonathan_pt/entry/uma_visão_dos_negócios_da
http://blogs.sun.com/jonathan_pt/entry/resultados_financeiros_da_sun_no

Se tiver tempo, procura outros artigos no post, ajuda a entender bem a direção que a Sun pretendia ir. Independente de dar certo ou não, era onde eles apontavam…

[quote=juliocbq]
o delphi não se recupera mais na minha opinião. Ele acabou sendo defasado por conta de vários anos sem investimento. Na pior das possibilidades o java tem o openjdk, e eu já uso ele na minha casa, para adaptação.[/quote]

Também acho. Uma pena, porque era a IDE mais produtiva de todas, disparado. E utilizava padrões de projeto muito antes do Visual Studio…

Pois é, fernado e Luca, mas isso foi por causa de uma estratégia da Sun no começo do Java: a ideia original era criar a especificação da linguagem e plataforma e cada fornecedor desenvolver seus frameworks, componentes e IDEs pra estimular concorrência dentro da plataforma Java. Ao contrário da MS e Borland que desenvolvia a IDE, seus componentes e APIs.

Só que o pessoal não comprou a ideia, os desenvolvedores tinham a seguinte visão: “se eu programar no JBuilder não vou saber Java, vou saber JBuilder”, idem pra PowerJ, jDeveloper, Visual Java, etc. Daí o pessoal fazia no Java padrão programando na unha ou utilizando notepads coloridos.

Isso fez o Java criar fama de difícil, de improdutivo e de uma série de outros problemas que a Sun teve de enfrentar, somados aos inerentes da arquitetura na época.

Demorou anos pros desenvolvedores aceitarem trabalhar nos frameworks, sem pensar que “não estariam aprendendo Java”. E demorou pra Sun mudar de ideia e começar a trabalhar no Java pra ter sua própria IDE e seus próprios frameworks padrões, em alguns casos incorporando projetos de terceiros, em outros casos concorrendo com eles, como todo mundo aqui sabe.

[quote]marcosalex wrote:
Também acho. Uma pena, porque era a IDE mais produtiva de todas, disparado. E utilizava padrões de projeto muito antes do Visual Studio…
[/quote]

Padrões de projeto no Delphi, na implementação das classes internas até que pode ser, os programadores misturavam tudo em um ClientDataSet com a regra de negocio diretamente na unit do form e tava feita a macarronada, rsrsrs
Se vocês dessem uma olhada nos códigos que tenho que dar manutenção… assusta até satanás !!!

Mas aí não é culpa do Delphi, mas dos desenvolvedores. Isso é porque o Delphi absorveu a geração que programava Clipper/DBase, que não tinha orientação a objeto e se programava assim.

O modelo Midas deles já era MVC quando nem se falava nisso, com o servidor de aplicação fazendo a Model, o Datamodule a control e as forms com a View. E o Bold no Delphi 7 que virou o BDP no Delphi 2005 adiante ficou um modelo muito bom de programar e dar manutenção. O Delphi hoje é uma das poucas ferramentas que você consegue manter o modelo UML sincronizado com as classes e com os requisitos dos clientes na mesma IDE.

O grande problema dele é o que o pessoal falou: nesse vende/não vende ficou anos sem investir e sem saber pra que lado atirar, eles perderam a vez pro Java e .NET. Outro problema é que pra Web ele nunca conseguiu replicar a agilidade de desenvolvimento.

[quote=ifbcqueiroz]Na época que era da SUN você chegou a baixar lá? Pois a muito tempo que está dessa forma, antes da aquisição…

A única mudança é que a Oracle lhe dá a opção de registrar o JDK antes de baixar (você pode simplesmente clicar em skip se não quiser)

Pessoal vamos ter cuidado com os comentários pois somos formadores de opinião…[/quote]

Bom, na época que eu baixava o JDK, a Sun nunca me pediu pra me cadastrar e muito menos acessar meu e-mail pra pegar o link do Java. Isso ocorreu faz uma semana.

Mas fui tentar denovo por diferentes links e… está funcionando :stuck_out_tongue:

Então retiro o que eu disse anteriomente, mas querendo ou não para alguns usuários ficou confuso, porque não foi só de uma pessoa que recebi reclamações.

Acabei de ir pelo http://java.sun.com/javase/downloads/index.jsp e está ok.

Sobre o James Goslin ter pedido demissão, será que ele estava sendo deixado de lado na Oracle? e para não se queimar, ele mesmo pediu demissão para sair com uma imagem boa? Porque se é uma pessoa fundamental para o Java a Oracle teria deixado o cara sair assim sem ter ofertado algo que lhe interessasse? ou o cara é tão evangelista que não aceita mudar algo do qual ele fez parte e norteou o rumo da tecnologia no estágio atual do Java? sem ele ao menos tecer qualquer crítica ou elogio a empresa? Se me lembro a Microsoft não perdeu a oportunidade de tirar o melhor cérebro da Borland e depois a mesma entrar em estado de coma até ser vendida para a empresa do Cobol.

Concordo contigo, muitos falam aqui como se Gosling tivesse sido demitido pela Oracle, sendo que a opção foi dele…

Coloco mais uma hipótese, será que ele aproveitou a oportunidade para mudar de ares?

A imagem que sempre tive dele é de ser um ícone para o mundo da computação e um mito aos que amam o Java (claro que sei que ele contribuía internamente na SUN), mas será que ele estava feliz como profissional com a posição que ocupava na SUN nos últimos anos?

Concordo contigo, muitos falam aqui como se Gosling tivesse sido demitido pela Oracle, sendo que a opção foi dele…

Coloco mais uma hipótese, será que ele aproveitou a oportunidade para mudar de ares?

A imagem que sempre tive dele é de ser um ícone para o mundo da computação e um mito aos que amam o Java (claro que sei que ele contribuía internamente na SUN), mas será que ele estava feliz como profissional com a posição que ocupava na SUN nos últimos anos?

[/quote]

Cara vc leu o post no blog dele?

Acho que pra bom entendedor o que ele diz é suficiente, nao acha?

Cara, somente são apenas suposições e não afirmações, nunca quando saímos de uma empresa devemos ficar falando mal dela, isso é ruim pra todos, no intimo sempre há motivos que fazem a gente sair/mudar, eu acho que o cara não foi bem aproveitado na nova administração, isso é suposição e não afirmação, eu acredito que a Oracle não fez esforço pra segurar o cara.

[/quote]

Cara vc leu o post no blog dele?

Acho que pra bom entendedor o que ele diz é suficiente, nao acha?[/quote]

Não acho não! Acredito que ele foi bem político e vago para deixar as portas abertas… dizer que não gosta de estar lá na Oracle/SUN pode significar apenas que ele se sentiu mal em deixar uma empresa que ajudou a construir.

Gosling mesmo pondera ao escrever algo sobre os motivos, pois acredita que faria mais mal do que bem (acho que ao relacionamento dele com a empresa).

Mas estamos especulando, afinal as reais intenções só ele sabe.