Bem, aconteceu. Mais uma grande saída da Oracle.
O pai do Java se desculpou por não comparecer em St Petersburg e afirmou:
Bem, aconteceu. Mais uma grande saída da Oracle.
O pai do Java se desculpou por não comparecer em St Petersburg e afirmou:
pois e, uma triste notícia, mas a linguagem e a plataforma continuam firmes, sem dúvida.
ps: rafael afonso, entre outros, tambem postaram essa noticia. aprovei a primeira.
Aparentemente por não concordar com as novas políticas do seu novo empregador, James Gosling, criador do Java, resolve deixar a Oracle.
http://nighthacks.com/roller/jag/entry/time_to_move_on
Ele diz que ainda não sabe o que fazer daqui pra frente, mas sem dúvida é mais uma grande perda para o mundo Java sob a tutela da Oracle.
Ninguém vai invadir os sistemas que já existem e quebrar o java, mas pra novos desenvolvedores entrando no mercado é mais um motivo para considerar novas possibilidades em termos de linguagens.
Quanto a JVM eu concordo com vc, esta mais firme que nunca.
não teria como não ser assim, espero que ele nos mostre um novo norte daqui pra frente!
Se eu fosse o google ja estaria mechendo meus pauzinhos.
Triste, muito triste a notícia, pelo menos para mim. Tive a oportunidade de conhece-lo em meados de 2000 se não em engano no Java One, e é não apenas um excelente profissional (vide Java) como uma pessoa muito descontraída.
Acho que eu fui o único que não gostei da compra pela Oracle, e ainda não gosto. Já perdemos muito com isso, vide Kenai, Solaris, Glassfish com duas versões, além das pessoas envolvidas com Java sendo os mais conhecidos Sang Shin, Schwartz e agora o Gosling.
Vamos ver como serão os próximos capítulos dessa história toda, porém não espero muita coisa boa não, sinceramente.
Só espero que não seja para a GO. Sinceramente aquilo me dá nos nervos. Mas o que o Gosling faria no Google?
É o que provavelmente irá ocorrer, ou ele vai para uma empresa q seja semelhante a SUN em termos de liberdade como ele tinha, ou ele vai abrir uma empresa, agora Java não vai morrer nem nada, o que tenho mais receio é o quanto a Oracle vai evoluir a linguagem e a plataforma, espero que eles não deem uma de loucos e simplesmente fecha novas features para venda.
no caso dos que ‘perderam o emprego’, eu duvido que ‘permaneçam desempregados’… mas, será que todos irão para o Google? ou será que todos abrirão suas respectivas empresa?
sei lá, mas não consigo imaginar esses caras ‘procurando emprego’… :shock:
Não esquenta pcassiano, acho que ele só tem que ficar sentado em sua casa esperando o telefone tocar…
É o que provavelmente irá ocorrer, ou ele vai para uma empresa q seja semelhante a SUN em termos de liberdade como ele tinha, ou ele vai abrir uma empresa, agora Java não vai morrer nem nada, o que tenho mais receio é o quanto a Oracle vai evoluir a linguagem e a plataforma, espero que eles não deem uma de loucos e simplesmente fecha novas features para venda. [/quote]
e quem disse que a oracle vai dar as cartas da plataforma Java sozinha?
E o openjdk?
E o JCP?
Olá
Como escrevi ontem aqui no GUJ, o Jean-Francois Arcand do Grizzly foi para o NING
Gogglando um pouco, achei mais gente que saiu da Sun mais ou menos recentemente:
O Tim Bray, co-inventor do XML, foi para o time do Android do Google. No Google já trabalham há algum tempo um monte de ex-Sun
A Apple pegou a Noreen Krall, ex chefe do conselho da Sun
O ex CTO Marc Tremblay da área de chips com 18 anos de Sun e responsável por centenas de patentes, foi para a Microsoft
Simon Phipps, que cuidava de Open Source na Sun, pelo que sei agora é colega de diretoria do prof. Fabio Kon da USP na diretoria da OSI (Open Source Initiative)
Os chamados JRuby guys, Charles Nutter e Thomas Enebo, foram para a Engine Yard no meio do ano passado
Lew Tucker, chefe de tecnologia para assuntos de Cloud saiu em fevereiro
Chris Melissinos, 16 anos de Sun na área de games saiu também em fevereiro
Aaron Houston saiu em janeiro
Zack Urlocker, engenheiro e executivo do MySQL, saiu logo que a Oracle comprou (é maratonista também o que já ganha minha simpatia).
Outros heróis do Open Source ex-MySQL que não quiseram ou não foram bem quistos na Oracle:
Marten Mickos, executivo chefe do MySQL e vice presidente senior de banco de dados da Sun
e os co-fundadores do MySQL
Michael “Monty” Widenius, fundador e criador do MySQL. Agora abriu uma empresa chamada Monty Program AB (Monty Program Ab currently has 17 employees. More than half of our staff are full-time developers, including some of the original MySQL engineers, some new personnel, and Monty. We have a better knowledge of the core MySQL code than any other company). Lançou o Maria DB. (MariaDB 5.1 is based on MySQL 5.1 and is available under the terms of the GPL v2 license)
David Axmark outro fundador do MySQL em 1995 (junto com o Monty e Allan Larsson).
No Brasil sabemos que em novembro do ano passado o Bruno Souza deixou a Sun
Quem lembrar de mais gente, por favor acrescente na lista.
Para os saudosistas fica o link antigo:
Don’t Let The Sun Go Down On Me
[]s
Luca
Eu também nao gostei da compra pela Oracle…
Acho que a filosofia dele de criar algo bacana é diferente da filosofia de lucrar da Oracle…
E também diferente da filosofia do dono da Oracle de ser Deus (esqueci o nome dele)
Não gosto da Oracle…
eh… gostando ou não é ela (Oracle) que tem o Java nas mãos…
Então o que podemos fazer é esperar que continuem fazendo o bom trabalho da Sun…
Será que a Oracle está fazendo com que o Pessoal da SUN sair da área?
vlw
É mais fácil eu morrer de velhice do que ver o Java morrer. E podem ter certeza, prefiro estar com uma marca Oracle por trás do Java que era a Sun. A Sun lembrava as empresas Open do Linux, tirando a Red Hat, que tiveram um brilho nos primórdios do SO e com o tempo viraram pó.
Claro que o pessoal sai porque não concorda e, quem é bom, senta e espera uma ligação. Mas cá entre nós, o que James Gosling fazia de inovador no Java na última década?
Não estou surpreso com a saída do James Gosling. Ele nos deixou um legado, e sou muito grato a ele. Em termos do que já foi feito nada vai mudar. Em termos de progresso, ainda acredito que coisas boas continuarão vindo em se tratando de plataforma Java. No que se refere a aquisição da Sun pela Oracle, ainda acho que foi melhor do que se fosse a Microsoft.
Obrigado por tudo James Gosling. De coração. Que a força esteja sempre com você!
Olá
Eu também digo o mesmo. Obrigado James por ter inventado o Java.
Mas fazendo um balanço do que a Sun fez com o Java, para mim, fora o trabalho com o JSE em si e a criação dos servlets, do JMS e message beans e um pouco do JMX, o resto tem pouca serventia.
Para mim o JEE sempre foi um monte de lixo sempre prometendo ficar bom na próxima versão (modelo JSF)
O EJB só ficou bom quando se curvou ao que foi feito fora da Sun e aproveitou coisas do Hibernate.
A Sun deu pontapé no Java o tempo todo. Abandonou completamente os sistemas com camada de apresentação Swing. Quem tentou fazer um sistema de automação comercial com Java esbarrou nas limitações e bugs da porcaria do Javax.comm que a Sun nunca quiz corrigir. A API de impressão do Java é uma outra porcaria saida da cabeça de algum orangotango. Deve ter sido a mesma cabeça que inventou o JSF. O JSF no início só podia ser usado quando era juntado com coisas feitas fora da Sun.
E os padrões que a Sun teve o desplante de chamar de blueprints? Deus me livre, tenho pena de quem os seguiu ao pé da letra.
O Java só conseguiu sobreviver porque muita gente fora da Sun fez coisas boas. Tiro meu chapéu para a turma do JBoss, do Hibernate, do Jetty, do Spring, do ActiveMQ, do Camel, do XTream, do VRaptor e de muitos outros que se dedicaram a fazer coisas para dar melhores condições de uso ao Java. Se a gente dependesse só da Sun estaria ferrado e mal pago.
Agora me perguntem se eu acho que a Oracle vai fazer alguma coisa? Eu espero do fundo do meu coração que não faça nada. Que deixe as coisas como estão com a comunidade fazendo as coisas.
[]s
Luca
Luca, concordo com as criticas, mais se a plataforma ja é um sucesso com todos esses erros imagina se todas as especificações da SUN fossem um sucesso (rsrsrs), na vida aprendemos que os erros são mais constantes que os acertos e quantas cabeçadas ja não demos antes de fazer algo certo, o importante de uma jornada é não desistir no primeiro obstaculo… no segundo… no terceiro… no…
Ter um plataforma aberta essa sim foi a grande sacada do pessoal da SUN.
Não gosta JSF uso outro, opções não faltam, na plataforma você pode mudar qualquer um dos componentes das três letras magicas (MVC), isso é logico, desde que obedeça os bons modelos de programação e um punhado de patterns.
Viva o lin… oops, vivá a liberdade !!!
É o que provavelmente irá ocorrer, ou ele vai para uma empresa q seja semelhante a SUN em termos de liberdade como ele tinha, ou ele vai abrir uma empresa, agora Java não vai morrer nem nada, o que tenho mais receio é o quanto a Oracle vai evoluir a linguagem e a plataforma, espero que eles não deem uma de loucos e simplesmente fecha novas features para venda. [/quote]
e quem disse que a oracle vai dar as cartas da plataforma Java sozinha?
E o openjdk?
E o JCP?[/quote]
êh aí que mora o perigo se ela quiser ela tira e acabou
a velha tática da criança mimada: A bola êh minha e ninguém vai brincar
mas como eu disse duvido que ela o faca (ps odei postar do iPod detona os acentos)