James Gosling confirma sua saída da Oracle

Sun Spot e Java RT.

Eu concordo com que o “Alemão” disse no mesmo link que foi passado na abertura desse tópico, a qual tratam “o mesmo tema” :
http://nighthacks.com/roller/jag/resource/so_long_old_friend.html

Hey Sun, you’ve become part of the history as you gave us all many significant triggers. It’s not possible to imagine, where IT would stand today, if Sun would never have been existed, but I’m sure we were not as far as we are today. Standards like Java, J2EE that made rapid development an platform independed applications possible would not have been invented, maybe, maybe Unix would not have been as successful as it is, if Solaris would not exist, maybe the server market would be much less innovative, if SPARC architecture would not have been invented. I guess internet would never have become such an great thing for everybody without Sun.
Our all lifes changed and today nobody who’s involved in any kind of information technology, no matters if he/she is an developer or IT architect or if he/she only sometimes writes an letter to grandma and surfs once a week through the internet, can avoid to get in touch with Sun technology.
Thank you for everything SUN.
One word to oracle: Be aware of your responsibility and protect this great part of the IT history. Make profit, earn money, defend your positon at the market and if possible expand, but do not sacrifive Sun within your fights.
PLS apologize for my worse English, as I’m from germany and not in training.

A SUN fez MUITA COISA ÚTIL! Alguém mais discorda?

[]'s

Mais cedo ou mais tarde a Oracle vai fazer o Java dar dinheiro… igual a Microsoft faz… afinal essa não é a força do .Net… um Framework, uma IDE, uma Linguagem, um Governo, um Anel…

Gosling, Sang e Aaron já saíram da Oracle.

Pelo visto o bicho tá pegando e eles estão mudando muito as coisas.

Só espero que não mudem o modelo do JCP. Só resta esperar e ver o que acontece… :?

Olá

Eu não discordo. Mas chamei a atenção que a Sun fez muita coisa inútil também. Por exemplo: do que a Sun se orgulhava de ser o JEE, a maior parte para mim era entulho colocado por gente de cabeça complicada.

Continuo com a mesma opinião de sempre. O bom do Java é o JSE (onde está a plataforma JVM). A grande sacada da Sun em termos de JEE em todos os tempos foram os servlets. Isto sim foi uma coisa espetacular e veio em um momento em que a gente apanhava do CGI.

Já os EJBs 1.x até 2.x foram uma tremenda besteira. Sorte que a gente tinha o Hibernate e o Spring para não precisar desta droga (conheço gente inteligente que caiu neste conto, os realmente inteligentes se arrependeram)

Será que este alemão que elogiou tanto usou alguma vez pérolas como o JAX-RPC?

[]s
Luca

Olha, falando como um cristão fundamentalista não sei entre Oracle e Microsoft quem está mais próximo de Satanás. Gostaria de saber uma única contribuição significativa da Oracle para a Computação. È gente da pior espécie que só pensa em LUCRO. Este foi primeiro passo para a queda do Java (a compra da Sun pela Oracle), é só esperar pra ver o que há por vir nas próximas décadas.

Diante de uma grande mudança uma pessoa tem duas opções: se desviar da mudança ou se adaptar a nova realidade. Acho que nós que trabalhamos com a plataforma Java também estamos passando por esse momento de escolha e devemos manter a calma buscando o nosso melhor momento para escolher nossa atitude.

James Gosling tomou a atitude que achou mais correta baseando-se no sentimento dele com o momento, espero que ele tenha sucesso sempre

Acho que a saída de James Gosling representa a perda de um símbolo importante como história para o Java. Acredito que emprego para ele não vai faltar.

Quanto a compra da SUN

Pessoalmente não vi nenhuma decisão da Oracle que achasse “perigosa” para o futuro do Java, acho mais perigoso a grande quantidade de críticas negativas que vejo aqui no fórum e em outros lugares sem um embasamento sólido (parecendo fanboys) sobre a compra da SUN pela Oracle.

bem, a linguagem vai estar firme, mas acredito que a perda maior ai é para Oracle. James tem seu respeito no mercado com o mundo Java, e ele é o cara. E acho que o google nao vai deixar ele de fora nao, observe o crescimento do android e qual linguagem temos no android ?
Tb nao gostei dessa aquisicao nao, acho que se fosse a IBM poderia ser melhor o cenario.

[quote=Luca]
Agora me perguntem se eu acho que a Oracle vai fazer alguma coisa? Eu espero do fundo do meu coração que não faça nada. Que deixe as coisas como estão com a comunidade fazendo as coisas. [/quote]

Luca, depois que ví O PARTO QUE É pra baixar o JDK no site da Oracle, eu honestamente acredito que as coisas vão pirar cada vez mais :frowning:

O Java sempre deu dinheiro, em toda conferência da Sun onde ela apresentava seus números, era mostrado por área. Aliás, era uma divisão muita lucrativa porque o Sun tinha um trabalho muito bom com a comunidade, procura no site da Sun ou no blog do Jonathan as apresentações deles. Acho que o blog tem até uma área em português.

O que aconteceu é que a área de hardware da Sun que dava prejuízos bilhonários e as demais áreas não conseguiam cobrir. Isso porque as empresas hoje preferem fazer cluster de PCs do que comprar os servidores RISC caríssimos da Sun, IBM, HP, etc. E é por isso que essas empresas apostam tanto na virtualização, tentando mudar as regras do jogo de novo.

Por favor, não venha com esses discursos de esquerda como se lucro fosse mal ou do demônio. Empresa existe pra lucrar, se a Oracle consegue, é sinal positivo dela. A Oracle contribui pro kernel Linux, pro PHP, Eclipse, Apache e já contribuiu até pro Glassfish. E quem conhece a história, foi uma das primeiras grandes empresas a portar seu banco de dados pra Linux e a investir na divulgação dele, dando o impulso inicial na área de servidores quando ele ainda era muito desconhecido.

Ninguém vive de caridade, é essa mentalidade que atrapalhas os projetos Open Source e alimenta os trolls que acham que é impossível ganhar dinheiro com software livre.

O Java sempre deu dinheiro, em toda conferência da Sun onde ela apresentava seus números, era mostrado por área. Aliás, era uma divisão muita lucrativa porque o Sun tinha um trabalho muito bom com a comunidade, procura no site da Sun ou no blog do Jonathan as apresentações deles. Acho que o blog tem até uma área em português.

O que aconteceu é que a área de hardware da Sun que dava prejuízos bilhonários e as demais áreas não conseguiam cobrir. Isso porque as empresas hoje preferem fazer cluster de PCs do que comprar os servidores RISC caríssimos da Sun, IBM, HP, etc. E é por isso que essas empresas apostam tanto na virtualização, tentando mudar as regras do jogo de novo.

[/quote]

Você tem alguem site para mostrar os lucros líquidos da Sun com o Java? Antes da Oracle comprar…

[quote=Luca]Olá

Como escrevi ontem aqui no GUJ, o Jean-Francois Arcand do Grizzly foi para o NING

Gogglando um pouco, achei mais gente que saiu da Sun mais ou menos recentemente:

O Tim Bray, co-inventor do XML, foi para o time do Android do Google. No Google já trabalham há algum tempo um monte de ex-Sun

A Apple pegou a Noreen Krall, ex chefe do conselho da Sun

O ex CTO Marc Tremblay da área de chips com 18 anos de Sun e responsável por centenas de patentes, foi para a Microsoft

Simon Phipps, que cuidava de Open Source na Sun, pelo que sei agora é colega de diretoria do prof. Fabio Kon da USP na diretoria da OSI (Open Source Initiative)

Os chamados JRuby guys, Charles Nutter e Thomas Enebo, foram para a Engine Yard no meio do ano passado

Lew Tucker, chefe de tecnologia para assuntos de Cloud saiu em fevereiro

Chris Melissinos, 16 anos de Sun na área de games saiu também em fevereiro

Aaron Houston saiu em janeiro

Zack Urlocker, engenheiro e executivo do MySQL, saiu logo que a Oracle comprou (é maratonista também o que já ganha minha simpatia).

Outros heróis do Open Source ex-MySQL que não quiseram ou não foram bem quistos na Oracle:

• Marten Mickos, executivo chefe do MySQL e vice presidente senior de banco de dados da Sun
    e os co-fundadores do MySQL

• Michael “Monty” Widenius, fundador e criador do MySQL. Agora abriu uma empresa chamada Monty Program AB (Monty Program Ab currently has 17 employees. More than half of our staff are full-time developers, including some of the original MySQL engineers, some new personnel, and Monty. We have a better knowledge of the core MySQL code than any other company). Lançou o Maria DB. (MariaDB 5.1 is based on MySQL 5.1 and is available under the terms of the GPL v2 license)

• David Axmark outro fundador do MySQL em 1995 (junto com o Monty e Allan Larsson).

No Brasil sabemos que em novembro do ano passado o Bruno Souza deixou a Sun

Quem lembrar de mais gente, por favor acrescente na lista.

Para os saudosistas fica o link antigo:
Don’t Let The Sun Go Down On Me

[]s
Luca[/quote]

O carinha do JavaFX também saiu: http://www.java.net/blogs/joshy/

[quote=Paulo Silveira]pois e, uma triste notícia, mas a linguagem e a plataforma continuam firmes, sem dúvida.

ps: rafael afonso, entre outros, tambem postaram essa noticia. aprovei a primeira.[/quote]

“Firmes” entre aspas. O Gosling tem uma visão da linguagem como projeto que nenhum outro funcionário da sun vai ter. O Sun spot era tentativa de se criar uma java real machine e colocá-la no mercado. Concordo que a Oracle sabe fazer dinheiro, mas ela não sabe criar tecnologia. Mexer na divisão de pesquisa da sun pode sair muito caro para ela, além de desviar o foco do java, de atender um público genérico, para um específico. Eu seria o primeiro a adotar uma ferramenta nova de desenvolvimento, se isso acontecesse.

[quote=Jesuino Master][quote=Luca]Olá

Como escrevi ontem aqui no GUJ, o Jean-Francois Arcand do Grizzly foi para o NING

Gogglando um pouco, achei mais gente que saiu da Sun mais ou menos recentemente:

O Tim Bray, co-inventor do XML, foi para o time do Android do Google. No Google já trabalham há algum tempo um monte de ex-Sun

A Apple pegou a Noreen Krall, ex chefe do conselho da Sun

O ex CTO Marc Tremblay da área de chips com 18 anos de Sun e responsável por centenas de patentes, foi para a Microsoft

Simon Phipps, que cuidava de Open Source na Sun, pelo que sei agora é colega de diretoria do prof. Fabio Kon da USP na diretoria da OSI (Open Source Initiative)

Os chamados JRuby guys, Charles Nutter e Thomas Enebo, foram para a Engine Yard no meio do ano passado

Lew Tucker, chefe de tecnologia para assuntos de Cloud saiu em fevereiro

Chris Melissinos, 16 anos de Sun na área de games saiu também em fevereiro

Aaron Houston saiu em janeiro

Zack Urlocker, engenheiro e executivo do MySQL, saiu logo que a Oracle comprou (é maratonista também o que já ganha minha simpatia).

Outros heróis do Open Source ex-MySQL que não quiseram ou não foram bem quistos na Oracle:

• Marten Mickos, executivo chefe do MySQL e vice presidente senior de banco de dados da Sun
    e os co-fundadores do MySQL

• Michael “Monty” Widenius, fundador e criador do MySQL. Agora abriu uma empresa chamada Monty Program AB (Monty Program Ab currently has 17 employees. More than half of our staff are full-time developers, including some of the original MySQL engineers, some new personnel, and Monty. We have a better knowledge of the core MySQL code than any other company). Lançou o Maria DB. (MariaDB 5.1 is based on MySQL 5.1 and is available under the terms of the GPL v2 license)

• David Axmark outro fundador do MySQL em 1995 (junto com o Monty e Allan Larsson).

No Brasil sabemos que em novembro do ano passado o Bruno Souza deixou a Sun

Quem lembrar de mais gente, por favor acrescente na lista.

Para os saudosistas fica o link antigo:
Don’t Let The Sun Go Down On Me

[]s
Luca[/quote]

O carinha do JavaFX também saiu: http://www.java.net/blogs/joshy/

[/quote]

Pelo visto a idéia que eu tenho não é tão estapafúrdia assim. Ainda bem que temos o openjdk.

Eu falava em uma grande inovação e descobertas na Computação, não em commits de código ou contribuicao via pay-pal pra um projeto Open-Source aqui e ali.

A fuga de cerébros da Sun é um fato.

Eu falava em uma grande inovação e descobertas na Computação, não em commits de código ou contribuicao via pay-pal pra um projeto Open-Source aqui e ali.

A fuga de cerébros da Sun é um fato.

[/quote]

Sabe, o Gosling pode até acabar na Microsoft, que nem o Anders.

O Neal Gafter (que era o gerente do desenvolvimento do Java 5) ficou uns tempos no Google, mas agora está na Microsoft.

O Neal Gafter (que era o gerente do desenvolvimento do Java 5) ficou uns tempos no Google, mas agora está na Microsoft. [/quote]
Nisso a gente tem que assumir. Dentro da ms tem muito gênio. Esse pessoal enxerga longe.

Concordo com o Luca sobre o fato de que a Sun não fez grandes inovações nos últimos anos, ela basicamente pegava tudo de bom que era produzido pela comunidade e incorporava na linguagem.
o JavaFx por exemplo devia ter sido lançada a anos atrás, hoje quem sabe já não estaria pau a pau com o flash.

E por mais que critiquem, desenvolver em JEE hoje ainda é um pouco trabalhoso se comparado a algumas outras linguagens, claro que está tudo absurdamente mais simples do que quando comecei a programar.

Quanto a desktop, acredito que não tenha tido muitas evoluções, além de possuir aquele esquema horrível de layouts, não dá pra ser produtivo sem usar o matisse ( pelo menos pra mim que não tenho muita experiência com JSE).

Bom, e com a Oracle agora, eu sinceramente não vejo muitas evoluções na linguagem, não é muito o perfil dela investir nesse nicho. O java mais do que nunca está nas mãos da comunidade .