IDE RoR - Vocês usam qual IDE para desenvolver em RoR e quais outras ferramentas relativas?

[quote=Roger–]Eu uso o gedit.
Por default ele é cru mesmo, pra programar em rails adiciono os plugins via projeto gedit-rails do github.
Ah, uso também o tema do Textmate nele, através do gedit-themes.

O gedit com os plugins fica muito bom, recomendo.

[]s
Roger Leite[/quote]

Roger,

tentei baixar o plugin pro gedit, mas não estou conseguindo baixar lá no github… será que esse plugin é melhor que uns plugins que achei por ai pro gedit? Tô pensando seriamente em ir pro emacs ou me matar no vim…

PS: estou no ubuntu

Fui

Netbeans e Flex Builder

Netbeans

[quote=albertongai][quote=Roger–]Eu uso o gedit.
Por default ele é cru mesmo, pra programar em rails adiciono os plugins via projeto gedit-rails do github.
Ah, uso também o tema do Textmate nele, através do gedit-themes.

O gedit com os plugins fica muito bom, recomendo.

[]s
Roger Leite[/quote]

Roger,

tentei baixar o plugin pro gedit, mas não estou conseguindo baixar lá no github… será que esse plugin é melhor que uns plugins que achei por ai pro gedit? Tô pensando seriamente em ir pro emacs ou me matar no vim…

PS: estou no ubuntu

Fui[/quote]

Também uso o ubuntu e não tive problemas com o plugin, ocorrem alguns erros de permissões o ideal é rodar o script como root.

Existe também para linux o redcard, ainda é beta, e possui alguns bugs (alguns me tiram do serio), mas esta em um bom caminho.

Netbeans 6.7, pra quem já tem a manha no RoR o TextMate é perfeito, mas pra aprender/começar o Netbeans ajuda bastante.

Pra mexer no banco eu uso o mysql-query-browser da Sun mesmo acho muito útil.

E pra manter o versionamento eu uso o Git com GitHub.

Dos servers pra desenvolvimento acho o Mongrel melhorzinho porque ele já mostra e colore as SQLs no log automaticamente, mas tanto faz.

Já pra produção recomendo o apache+mod_rails ( Rails Passenger ), ou nginx+mod_rails ( Rails Passenger ).

Eclipse com o plugin do RadRails

Ubuntu + GEdit + plugins + console

Production Apache + Passenger.

[quote=MrDataFlex]Usadas e comprovadas ?

Valeu pessoal![/quote]

Eu utilizo Netbeans e VIM.

Pessoal,

Sou um “quase iniciante” na linguagem Ruby e no framework Rails e, por isto, vou precisar da ajuda de vocês.
Eu baixei a apostila de RoR da Caelum, mas ela é muito básica e pouco fala sobre a instalação do interpretador, mesmo assim, só para Linux.
Então o que eu preciso é saber o que é preciso para conseguir trabalhar com RoR no ambiente Windows.
Seguem, então, as dúvidas pertinentes :

1a) As IDEs Eclipse e Netbeans podem ser utilizadas para desenvolvimento em RoR ?
Se sim, o que é necessário baixar para usar RoR nas IDEs supracitadas ?

2a) Existe alguma IDE mais adequada ao desenvolvimento com RoR do que aquelas já mencionadas ?
Se sim, qual ? Onde posso baixar ?

3a) Existe algum tutorial sobre a instalação do RoR em português ?
Se sim, onde posso baixar ?

Agradece,

Max Carvalho

O RadRails é uma das IDE´s utilizada para desenvolvimento em RoR (parecida com o Eclipse, mas na minha opinião, muito pesada). Mas se vc quiser apenas o plugin para utilizar no seu Eclipse, acesse este link do site RadRails, copie o link que lá está sendo referenciado e cole no “software updates” do seu Eclipse. Pronto, assim vc poderá desenvolver RoR no seu Eclipse.

Sim. Vc pode instalar e utilizar a que melhor for adequada para suas necessidades. Dê uma olhada nesse link.

Além do site oficial, existem vários tutoriais de instalação…dê uma pesquisada! Dentre eles, indico também o tutorial prático que estou desenvolvendo no meu blog. E em português :slight_smile: Lá eu abordo a instalação no ruby, rails e sqlite3, e em breve tentarei demonstrar o desenvolvimento na prática de uma aplicação web em RoR.

Espero ter ajudado

Obrigado pela resposta.
[]s

Pessoal,

Por indicação dos colegas fui neste site :

http://rubyforge.org/frs/?group_id=167

para baixar o Ruby, mas qual dos arquivos devo baixar ?

Seria isto aqui :

http://rubyforge.org/frs/download.php/29263/ruby186-26.exe

Isto acima é o interpretador da linguagem Ruby ?
Se for, além deste interpretador e do plug-in para o Eclipse, que mais vou precisar ?
Agradece,

Max

[quote=maxcarvalho]Pessoal,
Por indicação dos colegas fui neste site :

http://rubyforge.org/frs/?group_id=167

para baixar o Ruby, mas qual dos arquivos devo baixar ?[/quote]
Windows? http://files.rubyforge.mmmultiworks.com/rubyinstaller/ruby186-26.exe

[quote=maxcarvalho] Isto acima é o interpretador da linguagem Ruby ?
Se for, além deste interpretador e do plug-in para o Eclipse, que mais vou precisar ?[/quote]
Sim, vem o interpretador, o irb, o SciTe, e mais algumas coisas que ainda não mexi. Sobre o plugin pro Eclipse, não sei te dizer… Estou aprendendo e estou usando SciTe e linha de comando, no Windows… Se você nunca mexeu com Ruby, eu indico :slight_smile:

Andre,

E o gerenciador de pacotes, um tal de “rubygems”, não precisa ter isto instalado também ?
Na verdade, vou ser bem sincero, eu não sei para onde vai nem Ruby e muito menos Rails.
A única coisa que sei que é todo mundo tá falando nisto agora.
No meu trabalho o pessoal tá querendo adotar este ambiente como o ambiente padrão de desenvolvimento para aplicações Web.
Atualmente usamos JSF + RichFaces + JPA.
Então, eu necessito saber tudo o que preciso ter instalado tanto na minha workstation de trabalho como aqui em casa, para poder começar a estudar Ruby(mas já praticando, implementando ao algum código), e mais adiante, quando já tiver aprendendido Ruby, partir para o framework Rails.
Agradedece,

Max Carvalho

É bom tê-lo pra facilitar a instalação das “gems”. Mas se você usar o instalador para Windows não precisa se preocupar porque ele já vem junto.

Instalar o Ruby na mão no Windows é um pouco trabalhoso porque requer que você baixe algumas dlls pra tudo funcionar (gdbm, libeay32, readline, ssleay32, zlib e acho que tem mais uma outra). Dê uma olhada neste site pra baixar o instalador.

Não recomendo que você use um IDE agora, é melhor aprender com o irb e só depois ir pra um IDE (eu recomendo o Rubymine, da JetBrains).

Max,

Com o link que te passei eu acredito que vem o rubygems. Se não vier, você pode instalar ‘na mão’ (digo, baixar e instalar) os gems também.

Eu indicaria você começar a estudar Ruby (o livro Programming Ruby é bom e bem fácil de ler) em casa, usando o SciTe e a linha de comando mesmo. Depois você pensa em IDEs (isso se for realmente necessário…). Posso te perguntar a razão de sua empresa querer mudar de Java pra Rails? As ferramentas que você falou são muito prestativas…

[quote=Ataxexe]É bom tê-lo pra facilitar a instalação das “gems”. Mas se você usar o instalador para Windows não precisa se preocupar porque ele já vem junto.

Instalar o Ruby na mão no Windows é um pouco trabalhoso porque requer que você baixe algumas dlls pra tudo funcionar (gdbm, libeay32, readline, ssleay32, zlib e acho que tem mais uma outra). Dê uma olhada neste site pra baixar o instalador.

Não recomendo que você use um IDE agora, é melhor aprender com o irb e só depois ir pra um IDE (eu recomendo o Rubymine, da JetBrains).[/quote]

Essas DLL não são instaladas ou “instaláveis” junto com o instalador ?

O instalador já as instala, o problema é se você quiser fazer isso sem o instalador, ou seja, baixando do site do Ruby os binários pra Windows. Eu estava dando uma olhada no Ruby 1.9 há uns meses e não tinha instalador pra ele ainda, aí eu rodei a net atrás de alguém que já tinha se matado pra instalar na mão no windows e segui as dicas. É uma pena eu não lembrar o site onde consegui as informações.

Essa foi uma das coisas que foram bem mais fáceis de se instalar no Linux…

Eu ainda não cheguei a fazer muita coisa em Ruby, mas li uma vez o Urubatan encorajando a utilização de Linux para rodar aplicações web em Ruby (acho que foi no livro dele sobre Rails).

Tem um programa muito bom que ando usando:
http://intype.info/

Vai ser paga, mas ainda esta em Alpha. Na minha opiniao, melhor que o e.

Deculpem-me usar a carta “O Topico que Renasce” mas eh que gostaria de saber agora, depois de uns 6 meses do ultimo Post no topico e 2 anos da criacao do mesmo… O que temos de novidade em relacao a IDEs em relacao ao RoR na opiniao da galera ???

Att.