IDE RoR - Vocês usam qual IDE para desenvolver em RoR e quais outras ferramentas relativas?

Usadas e comprovadas ?

Valeu pessoal!

Kate.

IDEs para Ruby são estranhos.

você ja desenvolveu uma aplicação inteira em ror usando o kate? chegou a ir pra produção , etc. ?

Eu uso o NetBeans 6.1, e apesar de concordar que, ao contrário da maioria das outras linguagens, o Ruby/Rails não precisa realmente de uma IDE, o NetBeans me faz ser mais produtivo, já que ele vem com vários code templates interessantes, fora os que eu criei pra agilizar o desenvolvimento.

Mas tem outras opções interessantes, como o famoso TextMate (só no Mac), Aptada Studio com o RadRails, E-TextEditor (só no Windows), gedit, jEdit, vi, Emacs, enfim, praticamente qualquer editor de texto serve, embora eu não usaria um que não tenha recursos básicos como syntax highlighting.

Outra ferramenta que eu gosto bastante é o AutoTest, que detecta automaticamente quando um arquivo é modificado, e faz o teste relativo a este arquivo. Ele fica ainda mais prático se usado em conjunto com algo como o Growl no Mac ou o Snarl no Windows.

aptana

Mas nem Java precisa de uma IDE definida. Acho que a pergunta do colega foi em questão de produtividade mesmo. Acredito que o Aptana também.

Em ambiente windows, jah utilizei Netbeans, Aptana, e outros… e acabei me adaptando melhor ao Aptana RadRails… a versão 1.x dele melhorou muito, tendo bem menos bugs que as anteriores…

Maisss, como já foi dito, acredito que em ambiente Linux, um Gedit + plugins consiga suprir muito bem suas necessidades…

Agora estou utilizando Mac OSX & Textmate… a combinação perfeita heheh inclusive, todo o core team do ruby on rails utiliza textmate…

Já testasse o AutoTest-Notification Doom Edition??? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Emacs. Aplicações em produção desenvolvidas com ele? Que tal os próprios Ruby e JRuby? :wink:

Já testasse o AutoTest-Notification Doom Edition??? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: [/quote]
Ainda não, mas fiquei bem curioso na época quando o li o post do Carlos Brando mencionando a tal brincadeira com Doom. Qualquer hora eu vou dar uma testada nele.

eu uso o gedit ou gvim, dependendo da maquina em que estou no momento (O GVim roda em windows também, o GEdit só no linux).
para testes utilizo o autotest

de vez em quando, quando preciso de debug passo a passo utilizo o netbeans, mas faz mais de mes que não abro ele :smiley:

NetBeans 6.1 + console.
Gosto do editor do Netbeans 6.1, acho muito produtivo, mas não consigo ficar programando em ruby/rails sem usar o console. Mantenho o meu no ubuntu aberto com 3 abas: uma para ver o banco, outra para rake tasks/generators/rodar os testes e a terceira no console do Rails, onde estou sempre testando idéias novas.

TextMate por aqui. Nao largo, a nao ser se for pra usar Emacs (que infelizmente eu tou sem tempo de reaprender).

Uso o TextMate também.

Netbeans + console.

O netbeans é usável (bem diferente do Aptana) mas não tem nada de especial, o que me agrada é a organização das coisas em projetos e antigamente também tinha o suporte a subversion, mas como tudo roda em git agora isso não faz mais diferença.

Já tentei aprender a usar o Emacs mas não saí do canto (nao, não quero usar gedit, gvim ou familiares) :stuck_out_tongue:

[quote=Maurício Linhares]Netbeans + console.

O netbeans é usável (bem diferente do Aptana) mas não tem nada de especial, o que me agrada é a organização das coisas em projetos e antigamente também tinha o suporte a subversion, mas como tudo roda em git agora isso não faz mais diferença.

Já tentei aprender a usar o Emacs mas não saí do canto (nao, não quero usar gedit, gvim ou familiares) :P[/quote]
No GitHub tem um projeto que se propõe a suportar o Git no Netbeans, mas parece que ainda não está utilizável.

Pois é, eu baixei os fontes e ia começar a mexer nele também, mas o tempo (e a falta de movimento na lista do projeto) terminaram me deixando com um pé atrás. E também materiais sobre como desenvolver módulos pro NetBeans são bem escassos.

NetBeans 6.1

Quando tiver um Mac vou partir pro TextMate :smiley:

O Aptana suporta Ruby nativamente ou preciso adicionar algum plugin/configuração?

Tem que instalar o plugin de Ruby/Rails do Aptana.

Como faço isso ?
Acabei de baixar ele, qdo crio algum novo arquivo com .rb ele abre direto o SciTE, mas ñ consigo compilar direto pelo Aptana.