[quote=Mavericks]Como faço isso ?
Acabei de baixar ele, qdo crio algum novo arquivo com .rb ele abre direto o SciTE, mas ñ consigo compilar direto pelo Aptana.[/quote]
Vai por mim, sem querer sofrer, use a versão RoR do NetBeans. É simples e mais eficiente.
Eu baixei a versão 6.1 do NetBeans com suporte RoR la do site, 29 mbs simples assim…tem até uns samples e é bem amigável toda forma que é organizado.
O problema foi quando botei um teste.rb simplezinho pra debugar…acredito que seja um bug, mas ele dispara uma linda mensagem de erro e nao debuga nada =(.
Breakpoints e steps são tão legais, e eu lembro que no netbeans isso costumava ser bem prático. Alguém conseguiu usar o depurador dele pra ruby normalmente?
[]s
Eu uso o TextMate. Para ruby/rails, ainda não vi uma IDE mais produtiva.
Eu uso o gedit.
Por default ele é cru mesmo, pra programar em rails adiciono os plugins via projeto gedit-rails do github.
Ah, uso também o tema do Textmate nele, através do gedit-themes.
O gedit com os plugins fica muito bom, recomendo.
[]s
Roger Leite
Para *unix- mac´s essas ferramentas são uma mão na roda, mas e para windows-family? ( é eu sei…mas me obrigam a desenvolver em cima desse SO ¬¬ …)
Eu citei o NetBeans, mas logo de cara o debug nao funciona…outras opções favoráveis?
[]s
[quote=Java Boy]Para *unix- mac´s essas ferramentas são uma mão na roda, mas e para windows-family? ( é eu sei…mas me obrigam a desenvolver em cima desse SO ¬¬ …)
Eu citei o NetBeans, mas logo de cara o debug nao funciona…outras opções favoráveis?
[]s[/quote]
Se você desenvolver usando toda a infraestrutura para testes automatizados que o Rails lhe provê, debug pra que? Você não vai precisar disso.
Ah é que estou só treinando via console mesmo, só printando na tela, ai eu queria ver as stacks e os valores que vinham vindo…=(
Mas também sei que essa parte de debugger é frescura…hehe…só queria testar as funcionalidades do netbeans =D
[]s
[quote=Java Boy]Ah é que estou só treinando via console mesmo, só printando na tela, ai eu queria ver as stacks e os valores que vinham vindo…=(
Mas também sei que essa parte de debugger é frescura…hehe…só queria testar as funcionalidades do netbeans =D
[]s[/quote]
Se você usar o Mongrel ao invés do Webrick como servidor web na sua máquina de desenvolvimento e iniciá-lo como ./script/server, vai ver nessa tela tudo que sua app Rails está fazendo, incluindo parâmetros dos request HTTP, o que foi renderizado, as queries SQL geradas e os stacktrace dos erros que eventualmente ocorrerem.
Putz, isso seria muito interessante hein, pq por default vem esse Webrick no netbeans, e honestamente nao curti muito ele. Vou testar esse Mongrel.
Também tem outra coisa, ouvi dizer do Jetty+JRuby, não sei se chegou a mexer com algo dele. Recomenda tb?
[]s
[quote=Java Boy]Putz, isso seria muito interessante hein, pq por default vem esse Webrick no netbeans, e honestamente nao curti muito ele. Vou testar esse Mongrel.
Também tem outra coisa, ouvi dizer do Jetty+JRuby, não sei se chegou a mexer com algo dele. Recomenda tb?
[]s[/quote]
Sobre JRuby + Jetty vi apenas alguma coisinha na plestra do Fabio Kung no Falando em Java, mas não mexi com a dupla ainda. Parece intererssante.
[quote=Java Boy]Para *unix- mac´s essas ferramentas são uma mão na roda, mas e para windows-family? ( é eu sei…mas me obrigam a desenvolver em cima desse SO ¬¬ …)
[]s[/quote]
http://www.e-texteditor.com/
não é free
tenta ser um Textmate =p…
[quote=cassio]
Se você desenvolver usando toda a infraestrutura para testes automatizados que o Rails lhe provê, debug pra que? Você não vai precisar disso.[/quote]
Nada substitui um bom debugger.
[quote=Rubem Azenha]
Nada substitui um bom debugger.[/quote]
Uma boa linguagem? Um bom REPL? Algo Image-based? Testes unitários? IMHO Debuggers são úteis mas nãp necessários.
[quote=pcalcado][quote=Rubem Azenha]
Nada substitui um bom debugger.[/quote]
Uma boa linguagem? Um bom REPL? Algo Image-based? Testes unitários? IMHO Debuggers são úteis mas nãp necessários.[/quote]
Concordo com muitas coisas que você diz, mas não com isso.
Debuggers, são sim, necessários, tão como os testes, a boa linguagem, etc.
[quote=peerless]Concordo com muitas coisas que você diz, mas não com isso.
Debuggers, são sim, necessários, tão como os testes, a boa linguagem, etc.[/quote]
Rapaz, eu uso muito pouco o debugger e se ele não existisse eu não acho que sentiria falta alguma, existem coisas bem melhores, como o Phillip já enumerou, até mesmo um logging melhor do que “variável -> 10” consegue fazer muita coisa.
Será? Não sei. Sempre que me pego usando um debugger é (1) em java e (2) porque alguma classe possui testes de baixa qualidade.
Na verdade, eu não me lembrod a última vez que precisei usar um debugger para uma classe apenas. Eu acabo utilizando muito para testes de integração que passam pelo sistema todo. Após identificar a bendita classe ela é refatorada e novos testes são adicionados. Eu vejo valor em debugers, mas parafraseando o Agile Manifesto:
good design and tests over fancy debugger
Sem dúvida, com uma estrutura bem organizada e com metodologias apropriadas debuggers são parcial e até mesmo totalmente dispensáveis.
Eu citei esse problema do NetBeans apenas para treinar aplicações básicas em Ruby, e facilitar o entendimento dos elementos interagindo em execução, nada profisssional ou complexo =).
[]s
Realmente em projetos Java, grandes e complexos com uma equipe mista, você acaba pegando algo “esquisito” de alguém, e o Debugger vira a salvação.
Mas realmente o Shoes tem razão quando mencionou a qualidade do código, mas infelizmente não podemos responder pela qualidade de uma equipe razoavelmente grande, legado e falta de meodologia das empresas, principalmente quando você precisa integrar com algo existente e esse “algo” está todo zuado.
[quote=Kenobi]Realmente em projetos Java, grandes e complexos com uma equipe mista, você acaba pegando algo “esquisito” de alguém, e o Debugger vira a salvação.
Mas realmente o Shoes tem razão quando mencionou a qualidade do código, mas infelizmente não podemos responder pela qualidade de uma equipe razoavelmente grande, legado e falta de meodologia das empresas, principalmente quando você precisa integrar com algo existente e esse “algo” está todo zuado. [/quote]
e é exatamente isso que acontece na maioria dos casos. infelizmente, não tempos o prazer de sempre pegar coisas dentro de padrões XXX, YYY, etc. que são todos bonitinhos etc, mas não é a realidade ainda.
Tem versões do emacs e do vi pro windows.