IBM para trabalhar... é boa?

Não entendo essa questão da redução de salário, entendo que deva ser difícil resistir a tentação de trabalhar em casa mesmo por um valor menor, mas não existe diferença nenhuma entre trabalhar de casa ou no escritório a não ser o fato de não pegar trânsito, poluição, stress, etc…ou seja, no final a empresa ainda ganha pois o sujeito trabalha descansado e com a cabeça fresca.

Tem que partir de nós isso galera, a indústria vai querer enfiar home office pagando menos goela abaixo mas cabe a nós bater o pé e não se vender desse jeito. As mesmas horas que seriam trabalhadas no escritório serão (pelo menos devem) trabalhadas de maneira remota.

Galera, e pra quem está começando a carreira?

Estou no final do segundo ano de ciência da computação e meu sonho sempre foi trabalhar com programação/desenvolvimento.
Mês que vem completo 1 ano de estágio em uma empresa de 100 funcionários, no departamento de análise de telecomunicações (ênfase em roteamento, além de ser meu primeiro emprego na área) ganhando 1000, com chances de ser efetivado, mas sem muito plano de carreira.
Participei de um processo seletivo da IBM na faculdade e fui aprovado, amanhã tenho entrevista para um cargo de HELP DESK, 6h por dia seg a sex por 690 mês, nakele esquema de experiência de 2 anos e boa chance de ser efetivado segundo a empresa.
Me interessei pelo cargo pois de acordo com o gerente que apresentou a vaga em minha faculdade, quem ker trabalhar como desenvolvedor na IBM, essa é a porta de entrada, pois você pode migrar de área internamente.

Meu foco para o futuro é: não parar de estudar e trabalhar com programação, unindo satisfação em fazer o que gosto e ganhar R$, pois ainda preciso conquistar minha independência financeira em todos os aspectos.
Daí eu pergunto, aceitar essa vaga na IBM, eu não quero de jeito nenhum trabalhar com help desk, gostaria mesmo de passar pela vaga somente para abrir portas para mudar de área na empresa, então, isso valeria a pena pra quem ker ganhar dinheiro com programação, ou posso conseguir vagas melhores em outras empresas e ganhar um bom salário do mesmo jeito?

Quem puder me ajudar, ficarei muito agradecido :slight_smile: Lembrado que se forem pesar o salário inicial, eu não pago faculdade pois sou bolsista, então mesmo apertado daria pra me virar. A IBM em questão eh da Agua Branca - SP.

[quote=Bruno M Gasparotto]Galera, e pra quem está começando a carreira?

Estou no final do segundo ano de ciência da computação e meu sonho sempre foi trabalhar com programação/desenvolvimento.
Mês que vem completo 1 ano de estágio em uma empresa de 100 funcionários, no departamento de análise de telecomunicações (ênfase em roteamento, além de ser meu primeiro emprego na área) ganhando 1000, com chances de ser efetivado, mas sem muito plano de carreira.
Participei de um processo seletivo da IBM na faculdade e fui aprovado, amanhã tenho entrevista para um cargo de HELP DESK, 6h por dia seg a sex por 690 mês, nakele esquema de experiência de 2 anos e boa chance de ser efetivado segundo a empresa.
Me interessei pelo cargo pois de acordo com o gerente que apresentou a vaga em minha faculdade, quem ker trabalhar como desenvolvedor na IBM, essa é a porta de entrada, pois você pode migrar de área internamente.

Meu foco para o futuro é: não parar de estudar e trabalhar com programação, unindo satisfação em fazer o que gosto e ganhar R$, pois ainda preciso conquistar minha independência financeira em todos os aspectos.
Daí eu pergunto, aceitar essa vaga na IBM, eu não quero de jeito nenhum trabalhar com help desk, gostaria mesmo de passar pela vaga somente para abrir portas para mudar de área na empresa, então, isso valeria a pena pra quem ker ganhar dinheiro com programação, ou posso conseguir vagas melhores em outras empresas e ganhar um bom salário do mesmo jeito?

Quem puder me ajudar, ficarei muito agradecido :slight_smile: Lembrado que se forem pesar o salário inicial, eu não pago faculdade pois sou bolsista, então mesmo apertado daria pra me virar. A IBM em questão eh da Agua Branca - SP.
[/quote]
OMG, em pleno 2011 eles estão oferecendo um salário de 690 reais? Confere isso mesmo, ou você digitou errado?

Minha sugestão é você aprender a programar, participar de algum projeto open-source e/ou desenvolver algum projeto pessoal, e em seguida buscar alguma vaga para estágio em programação. Digo isso pois você disse que é bolsista e provavelmente tem um tempinho. Aproveite muito bem esse tempo.

Futuramente o home office pode ser uma tendência, mas no momento a realidade é outra. :wink:

[quote=leandronsp][quote=Bruno M Gasparotto]Galera, e pra quem está começando a carreira?

[/quote]
OMG, em pleno 2011 eles estão oferecendo um salário de 690 reais? Confere isso mesmo, ou você digitou errado?

Minha sugestão é você aprender a programar, participar de algum projeto open-source e/ou desenvolver algum projeto pessoal, e em seguida buscar alguma vaga para estágio em programação. Digo isso pois você disse que é bolsista e provavelmente tem um tempinho. Aproveite muito bem esse tempo.[/quote]

Era isso mesmo, carga horário de 6h/dia =(
Fui na IBM, fui entrevistado por um líder de equipe e pela gerente do Help Desk, foi trankilo mas o fato é que não gostei da vaga, sem contar o salário como vocês viram.
Sei que o papo até aqui é de salário alto, mas os envolvidos são caras que já estão na área e trabalham a um bom tempo, agora pra mim, que estou começando, o cenário é outro.

Vou seguir seu conselho mesmo, aproveitar e estudar um pouco e tentar desenvolver algo sozinho enquanto busco uma vaga de estágio. Vi que tentar entrar em empresa grande e como CLT nesse momento, não foi bom negócio.

Isso não é nada…e a Everys q não paga nem hora extra…rsrss

[quote=Bruno M Gasparotto]Era isso mesmo, carga horário de 6h/dia =(
Fui na IBM, fui entrevistado por um líder de equipe e pela gerente do Help Desk, foi trankilo mas o fato é que não gostei da vaga, sem contar o salário como vocês viram.
Sei que o papo até aqui é de salário alto, mas os envolvidos são caras que já estão na área e trabalham a um bom tempo, agora pra mim, que estou começando, o cenário é outro.

Vou seguir seu conselho mesmo, aproveitar e estudar um pouco e tentar desenvolver algo sozinho enquanto busco uma vaga de estágio. Vi que tentar entrar em empresa grande e como CLT nesse momento, não foi bom negócio.[/quote]
Mesmo pra quem tá começando…achei muito, mas muito baixo esse salário (mesmo sendo estágio e help desk). Pra mim isso é salário dos anos 90 e olhe lá!
Mas boa sorte na sua carreira!

Em resumo, acumula funções diferentes mas na hora de receber recebe apenas por uma das funções.
Já fui chamado para trabalhar na IBM em Hortolândia, mas recusei não pretendo abrir mão de minha família e amigos aqui no Rio de Janeiro para ir para um lugar que não tenho onde ficar, não conheço ninguém e terei um custo elevado só para trabalhar nesta empresa. :wink:

Trabalhei 6 meses na IBM RJ.

Infelizmente não foi um projeto bom. Já ouvi falar de projeto muito bom lá dentro. Mas acabou que o projeto que eu fiquei foi horrível.

Sei de pessoas que não largaria de lá por nada, pois o projeto em que estão é excelente.

Dependendo do projeto para o qual vc entrar, vc pode amar ou odiar. ^o^

OBS.: Meu projeto começou com 32 pessoas e com 4 meses restaram apenas 12. O.o (Apenas 2 foram demitidos…)

Alguem sabe de alguma consultoria que contrata estagiários para trabalhar dentro da IBM?
Consultorias de SP…
8)

Como estagiário você conseguiria pela própria IBM.

Uma consultoria q eu conheço é a Decision Group. Trabalhei com eles já, em geral foram gente boa.

Uma consultoria de SP é a Proton tinha alguns colegas meus que eram de lá. Segue abaixo algumas vagas para IBM que recebi no inicio desta semana.

Repassando:

Adriana Vazzoler Mendonca enviou uma mensagem para você.

Data: 02/11/2011

Assunto: Mainframe wanted! IBM busca 45 profissionais para BH

Estamos assessorando a IBM no mapeamento de mercado para contratação de 45 profissionais MF para BH:

Analistas, programadores/desenvolvedores Natural, Adabas, Cobol
Níveis Pleno e Senior
Inglês intermediário

Amplo pacote de benefícios e plano de carreira
Horário móvel e possibilidade de home office
Ambiente que valoriza a diversidade, cultura global, atuação internacional

Envie seu CV para mapeamentoibmbrasil@staffrh.inf.br indicando Mainframe BH no assunto.

Grata

Adriana Mendonça
StaffRH
51 8218-0120
51 3028-5580

Repassando II

Débora dos Anjos enviou uma mensagem para você.

Data: 01/11/2011

Assunto: Oportunidades IBM BRASIL_309 VAGAS

Boa tarde,

Seguem abaixo as descrições das oportunidades.
Agradecemos a indicação de profissionais.

MAPEAMENTO IBM BRASIL ? 309 profissionais

Estamos assessorando nosso cliente, IBM Brasil no desenvolvimento do projeto de mapeamento de mercado de 309 profissionais com diferentes skills, para diversos lugares do Brasil.

Interessados em participar deste mapeamento, favor encaminhar o currículo com pretensão de remuneração para:
mapeamentoibmbrasil@staffrh.inf.br indicando o nome da vaga no assunto.

Benefícios oferecidos:
Plano Médico e Odontológico pela Rede Credenciada (Sul América)
Plano de Medicamentos
Auxílio Alimentação;
Auxílio Refeição;
Plano IBM de Auxílio por Doença ou Acidente de Trabalho;
Plano IBM Seguro de Vida;
Plano IBM de Assistência Especial;
Plano de Aposentadoria de Contribuição Definida (Fundação Previdenciária IBM)

Quantidade Cargo/ Skill
57 ANALISTA DE SISTEMAS NATURAL (BH)
Profissional pleno com sólidos conhecimentos de Natural, Adabas e Cobol. Desejável conhecimento em Control-M e Dimensions e vivência em projetos de migração de sistemas, projetos do ano de 2000.
Local de trabalho: Belo Horizonte

04 ANALISTAS DE REQUISITOS (SP)
20 DESENVOLVEDORES JAVA (SP)
12 DESENVOLVEDORES JAVA J2EE (SP/ HORTOLANDIA)
16 TESTADOR (RS)
02 TESTADOR (SP / HORTOLÂNDIA)
05 DBA ORACLE SÊNIOR (RJ)
20 ARQUITETO DE APLICAÇÃO (SP)
05 ARQUITETO DE APLICAÇÃO ? LÍDER (SP)
10 DESENVOLVEDOR .NET / SQL SERVER (SP)
07 DESENVOLVEDOR ABAP (SP/HORTOLÂNDIA)
21 DESENVOLVEDOR COBOL (BH)
03 DESENVOLVEDOR ETL (SP)
06 DESENVOLVEDOR ETL (SP/HORTOLANDIA)
06 DESENVOLVEDOR WEBSPHERE (SP/HORTOLÂNDIA)
08 DESENVOLVEDOR ORACLE /PLSQL (SP)
10 GERENTES DE PROJETOS (SP)
10 SUPORTE (SP)
15 CONSULTORES SIEBEL (SP)
CONSULTORES SAP (SP) perfis Pl e Sr.
Para suporte aos módulos
05 MÓDULO BW ? Sr
10 MÓDULO FI ? Pl, Sr
20 MÓDULO FI CO ? Pl e Sr
03 MÓDULO HR - Sr
10 MÓDULO MM ? Sr e Pl
05 MÖDULO PS ? Sr
15 MÓDULO SD ? Sr, Pl
04 SAP CRM ? Pl
05 MÓDULO SD (Nf eletrônica) ? Sr
05 MÓDULO QM / PP - Sr.

Grata,

Débora dos Anjos
Twitter: Deboramanjos
www.staffrh.inf.br

O pessoal da Proton me ligou e ofereceu um salário bem baixo viu! O.o

Tenhos 2 certificações, acabando pós focada em Java, 3 anos de exp como desenvolvedor, 1 ano como professor e me ofereceram vaga de Júnior. Achei meio sem noção isso.

Mas não conheço mais ninguém dessa consultoria ainda. ^^

O marketing é bom, a empresa não sei. :wink:

a IBM pra mim não dá pois meu ingles é fraco e não acredito em cursinho pra ingles no nivel que eles exigem.
cara tem que ter morado fora mesmo senão nao passa na seleção.

[quote=Sparcx86]a IBM pra mim não dá pois meu ingles é fraco e não acredito em cursinho pra ingles no nivel que eles exigem.
cara tem que ter morado fora mesmo senão nao passa na seleção.[/quote]

Cara depende do projeto, eu trabalhei na IBM e meu inglês no quisíto conversação é bem meia boca.

[quote=caibate][quote=Sparcx86]a IBM pra mim não dá pois meu ingles é fraco e não acredito em cursinho pra ingles no nivel que eles exigem.

Cara depende do projeto, eu trabalhei na IBM e meu inglês no quisíto conversação é bem meia boca.[/quote]

É verdade que a IBM e as consultorias que contratam pra ela, tem “blacklist” de candidatos não aprovados?

[quote=eduacsp][quote=caibate][quote=Sparcx86]a IBM pra mim não dá pois meu ingles é fraco e não acredito em cursinho pra ingles no nivel que eles exigem.

Cara depende do projeto, eu trabalhei na IBM e meu inglês no quisíto conversação é bem meia boca.[/quote]

É verdade que a IBM e as consultorias que contratam pra ela, tem “blacklist” de candidatos não aprovados?[/quote]

Quanto a blacklist de candidatos não aprovados eu não sei, o que sei é que quando você sai da IBM teu gerente decide se você pode ser recontratado ou não quando sai, meu gerente disse que não tinha o costume de fazer isso na frente do colaborador, mas resolveu fazer para que eu soubesse que ele queria que eu voltasse(o que foi muito legal da parte dele).
Quanto a candidatos não aprovados, acredito que isso não acontece. Porque você pode rodar no processo por não estar passando por um bom momento pessoal, e um tempo depois passar tranquilamente pelo mesmo processo seletivo (isso aconteceu com um conhecido).

Trabalhei na IBM por 3 anos como CLT FULL .

Pontos positivos :

HOME-OFFICE;
Excelente Infraestrutura;
Benefícios;

Sai da empresa pois recebi uma proposta salarial melhor que possibilitará dar melhores condições de vida a minha família. Também poderei investir mais na minha carreira pois é isso que garantirá minha empregabilidade no futuro.

pessoal, gostaria de me candidatar para a vaga de analista de redes, porem gostaria de saber qual e a media salarial para o cargo na ibm…alguem pode me ajudar???