IBM para trabalhar... é boa?

Seguindo o assunto de Accenture X Tata

Gostaria dos IBMistas falarem um pouco de como é trabalhar na IBM brasil.

Salarios, promoções, stress, equipe.

Alguém tem experiencias nesta empresa ?

Um bom ponto positivo para ela, pelo menos, na minha visão, é que no brasil, acho que ela é a número 1 em trabalho home office, o que eu considero um grande ponto para qualidade de vida, claro, interaçao com a equipe é muito importante. Mas acordar 08:59 e começar a trabalhar as 09:00 de pijama, não tem preço …rs…

Abraços

Po não conheço muito sobre a atuação dela no Brasil, gostaria de ver uma resposta de alguém que conhece também!

o Home-Office funciona com o sistema de CLT Cotas e você é terceirizado através de uma consultoria, Caad, Systemplan, etc… e não paga muito bem… e inglês não é requisito, é eliminatório…

Não necessariamente você trabalha Home Office com CLT Cotas :slight_smile:

Realmente para entrar na IBM é através de uma consultoria, mas se você cair em um projeto de visibilidade boa e tiver um feedback positivo, você é contratado CLT full pela IBM.

O home office é muito bom, porém tem que lembrar que não são todos os projetos e clientes que permitem home office.

O salário para CLT Full eu acho legal, está em torno de 5k CLT (na maioria dos casos) e com benefícios muito bom (além das horas extras atrativas).

De ponto negativo são os projetos com pouca visibilidade e atrasados tecnologicamente. Como existem muitossssssssssss projetos legados, é comum você precisar dar manutenção em EJB2, Struts 1, etc etc etc.

a melhor pessoa aqui no forum que conheco e trabalha na IBM é a veronicaaa. Veja com ela sobre o processo… lá…

Isso depende muito, como a IBM é gigante, não da para generalizar :slight_smile:

O pessoal que eu conheço que trabalha no LTC da IBM gosta muito do seu emprego.

Bom, eu só tinha ouvido falar de IBM Home Office como CLT Cotas e terceirizado (conheço duas pessoas nessa condição, pouco gente para servir de parâmetros mesmo…) quem dera eu conseguir uma vaga CLT Full Home Office, não ligaria em dar manutenção em legados… :smiley:

.

"CLT Cotas " - Queria ver o que o ministério do trabalho acha dessa nova modalidade.

seya,

Você está “assim” com a sua empresa onde trabalha (deu pra ver nos outros tópicos, da Tata e da Accenture).
Teve um INFO Exame que saiu que aparecem as melhores empresas pra se trabalhar, inclusive o e-mail pro cadastro de currículos de algumas. Microsoft, Chemtech, IBM, Kaizen, ATP (tem a Accenture também), Xerox, Datasul… enfim… acho que essas são empresas de 3 letras, mas o que que eu posso fazer, certo?

Se você der uma procurada na revista (tem a capa Notebooks) você consegue achar coisas boas lá (na maioria das vezes eles colocam no site (www.info.abril.com)). Tem e-mails e sites pra currículos.

Abraço.

Deve estar gostando, o governo arrecada mais imposto com CLT Cotas que PJ :slight_smile:

Bem…lendas sobre a IBM é o que não falta…kkk

Bem…sobre o Home Office: Se sua função permitir e seu gerente imediato autorizar você pode trabalhar de casa tranquilamente e a empresa “monta seu escritório”. Essa opção é para funcionários CLT…se você for terceirizado eu já não sei…mas vai depender do projeto e não acredito que a IBM monta seu cantinho…rsrs
Existem outras opções para se trabalhar de casa…todas formalizadas pela empresa e geralmente não há prejuizo na carreira.
Stress: Imenso…como dificilmente deixaria de ser em uma empresa deste porte.

No mais como dizem o inglês é básico…tem que saber pelo menos um mínimo para entrar…

Aonde se pode obter informações sobre vagas, carreiras?

no próprio site da IBM?

[quote=pardal_nb]Aonde se pode obter informações sobre vagas, carreiras?

no próprio site da IBM?[/quote]

Sim…o link abaixo é um ótimo lugar…e o sistema funciona…sou testemunha :wink:

http://www.ibm.com/br/employment/

[quote=jmarceno][quote=pardal_nb]Aonde se pode obter informações sobre vagas, carreiras?

no próprio site da IBM?[/quote]

Sim…o link abaixo é um ótimo lugar…e o sistema funciona…sou testemunha :wink:

http://www.ibm.com/br/employment/

[/quote]

trabalha lá?

Se for pra fábrica da IBM (pres.vargas oitocentos e alguma coisa) esquece, lixo total. Vc é apenas mais um recurso, completamente descartável e substituível (segundo comentários da própria grandissíssima porcaria da BRQ - que nada mais é que um grande antro de ex-IBMistas ganhando dinehiro fácil).

Já se for pra IBM mesmo (pasteur), CLT, registrado, direitinho, é 10. Tem plano de carreira, salário razoável e benefícios.
Vale a pena.

foi na fábrica?

.

Ola Rafael, tudo bom?

Eu acho que você deve ter tido uma experiência ruim dentro da IBM, mas você não pode generalizar assim.

Eu trabalho na IBM desde de 2005 e posso dizer que existem projetos e projetos.

Sobre horas extras, a empresa paga certinho, alias, é um GRANDE DIFERENCIAL!!! Agora no caso de terceiros, ai quem resolve essas pendencias é a consultoria e não a IBM em sí, tem umas que fazem banco de horas, outras pagam e por ai vai.

Embora as consultorias não digam, existe sim uma diferença para quem é terceiro e quem é contratado. Eu passei pelos dois lados e senti essa diferença.

Sobre trabalho duro, bom, na última empresa que eu trabalhei (pequena, com menos de 8 funcionários) o trabalho era MUITO mais duro, porque eu tinha que ser responsável por N projetos, além de ser o desenvolvedor, testes, analista, implantador, atender o telefone, suporte, etc etc etc. TODAS as pessoas que eu conheço que trabalham na IBM (inclusive pessoas aqui do fórum também) acham o serviço bem mais tranquilo que em empresas normais, mas como eu disse antes, depende muito de qual área você irá trabalhar.

Sobre subir na empresa puxando o saco de outras pessoas, isso eu desconfio muito, pq tudo que eu conquistei até agora foi com trabalho e eficiencia. Uma coisa é certa, não adianta você apenas ficar trabalhando quietinho no seu lugar, você tem que saber mostrar seu serviço e ser pro ativo. Dar idéias novas, ajudar outras pessoas e mostrar liderança.
Acho que você passou por experiencia negativa nesse ponto também, talvez você trabalhou com algum gerente que só ajudava os “amiguinhos”, mas em qualquer lugar existem pessoas assim.

Sobre a empresa não estar nem ai por você, isso varia muito também. Eu já tive problemas particulares que meu gerente no Brasil me ajudou muito, com várias dicas e etc. Alias, meu horário é super flexivel, eu não preciso ficar comprovando nada através de atestado médico ou algum outro tipo de comprovante que eu não fui trabalhar.

O Home office como todos sabem é muito bom. Eu faço o Home Office flex, ou seja, eu fico de casa quando eu quero (inclusive hoje porque eu vou cortar o cabelo a tarde :wink: ) e também tenho minha mesa no escritorio.
Outra coisa que eu gosto, que dificilmente eu teria oportunidade em outra empresa é a arquitetura que a IBM tem. Eu trabalho com servidores em clusters e principalmente com Mainframe (coisa que dificilmente eu iria aprender em outra empresa), além de ter a possibilidade de aprender inglês diariamente (já que meu time é dos USA e eu sou team leader do povo do Brasil, assim preciso falar diariamente com as pessoas dos USA).

Por fim, eu não acho o salário CLT Full deles ruim comparado ao mercado. Na época que eu era terceiro eu até concordo que o valor/hora não estava muito justo, mas isso vai muito da consultoria que rouba uma fatia para ela e não repassa para o funcionário. Agora como CLT Full, eu estou muito feliz com o que ganho e se for tudo na balança (Salario + Beneficios + Qualidade de vida com Home Office, horarios flexiveis, sem chefe na minha cabeça) não vejo a IBM atrás de outras empresas do Mercado. Porém isso não significa que se eu receber uma proposta de trabalho melhor (lembrando que melhor não significa apenas salário mais alto) eu não esteja aberto a negociações, ou seja, essa história de lavagem para mim não funciona ;).

Mas realmente nem tudo são flores, como eu já disse antes, existem projetos e projetos. Você pode muito bem pegar um projeto ruim (eu já passei por isso) e ficar totalmente desmotivado. Porém vai da pessoa lutar por um projeto melhor, lutar para conquistar coisas melhores.

Enfim, cada um tem experiencias diferentes. A minha é boa :slight_smile:

[quote=ManchesteR]=
Sobre horas extras, a empresa paga certinho, alias, é um GRANDE DIFERENCIAL!!! Agora no caso de terceiros, ai quem resolve essas pendencias é a consultoria e não a IBM em sí, tem umas que fazem banco de horas, outras pagam e por ai vai.
[/quote]

Concordo contigo que cada caso é um caso mas minha experiência com a IBM não foi das melhores não (sinceramente, foi minha pior experiência profissional).

A questão das horas extras (eu era terceiro) não dependia apenas da consultoria não, pois a IBM não estava pagando as horas extras para consultoria, logo ela não repassava para os consultores.

Outra coisa muito engraçada que a IBM fez durante este projeto foi resolver pagar apenas 8 horas por dia e exigir que trabalhassemos 9 horas por dia.

Abraços,
Marco