Ola Rafael, tudo bom?
Eu acho que você deve ter tido uma experiência ruim dentro da IBM, mas você não pode generalizar assim.
Eu trabalho na IBM desde de 2005 e posso dizer que existem projetos e projetos.
Sobre horas extras, a empresa paga certinho, alias, é um GRANDE DIFERENCIAL!!! Agora no caso de terceiros, ai quem resolve essas pendencias é a consultoria e não a IBM em sí, tem umas que fazem banco de horas, outras pagam e por ai vai.
Embora as consultorias não digam, existe sim uma diferença para quem é terceiro e quem é contratado. Eu passei pelos dois lados e senti essa diferença.
Sobre trabalho duro, bom, na última empresa que eu trabalhei (pequena, com menos de 8 funcionários) o trabalho era MUITO mais duro, porque eu tinha que ser responsável por N projetos, além de ser o desenvolvedor, testes, analista, implantador, atender o telefone, suporte, etc etc etc. TODAS as pessoas que eu conheço que trabalham na IBM (inclusive pessoas aqui do fórum também) acham o serviço bem mais tranquilo que em empresas normais, mas como eu disse antes, depende muito de qual área você irá trabalhar.
Sobre subir na empresa puxando o saco de outras pessoas, isso eu desconfio muito, pq tudo que eu conquistei até agora foi com trabalho e eficiencia. Uma coisa é certa, não adianta você apenas ficar trabalhando quietinho no seu lugar, você tem que saber mostrar seu serviço e ser pro ativo. Dar idéias novas, ajudar outras pessoas e mostrar liderança.
Acho que você passou por experiencia negativa nesse ponto também, talvez você trabalhou com algum gerente que só ajudava os “amiguinhos”, mas em qualquer lugar existem pessoas assim.
Sobre a empresa não estar nem ai por você, isso varia muito também. Eu já tive problemas particulares que meu gerente no Brasil me ajudou muito, com várias dicas e etc. Alias, meu horário é super flexivel, eu não preciso ficar comprovando nada através de atestado médico ou algum outro tipo de comprovante que eu não fui trabalhar.
O Home office como todos sabem é muito bom. Eu faço o Home Office flex, ou seja, eu fico de casa quando eu quero (inclusive hoje porque eu vou cortar o cabelo a tarde
) e também tenho minha mesa no escritorio.
Outra coisa que eu gosto, que dificilmente eu teria oportunidade em outra empresa é a arquitetura que a IBM tem. Eu trabalho com servidores em clusters e principalmente com Mainframe (coisa que dificilmente eu iria aprender em outra empresa), além de ter a possibilidade de aprender inglês diariamente (já que meu time é dos USA e eu sou team leader do povo do Brasil, assim preciso falar diariamente com as pessoas dos USA).
Por fim, eu não acho o salário CLT Full deles ruim comparado ao mercado. Na época que eu era terceiro eu até concordo que o valor/hora não estava muito justo, mas isso vai muito da consultoria que rouba uma fatia para ela e não repassa para o funcionário. Agora como CLT Full, eu estou muito feliz com o que ganho e se for tudo na balança (Salario + Beneficios + Qualidade de vida com Home Office, horarios flexiveis, sem chefe na minha cabeça) não vejo a IBM atrás de outras empresas do Mercado. Porém isso não significa que se eu receber uma proposta de trabalho melhor (lembrando que melhor não significa apenas salário mais alto) eu não esteja aberto a negociações, ou seja, essa história de lavagem para mim não funciona ;).
Mas realmente nem tudo são flores, como eu já disse antes, existem projetos e projetos. Você pode muito bem pegar um projeto ruim (eu já passei por isso) e ficar totalmente desmotivado. Porém vai da pessoa lutar por um projeto melhor, lutar para conquistar coisas melhores.
Enfim, cada um tem experiencias diferentes. A minha é boa