Interessante, no meu caso, tenho um sonho de trampar la, se eu conseguir entrar, vamos ver no que dá rsrsrs posso quebrar a cara feio, mas não custa tentar né? hahaha valeu por deixar sua experiencia aqui!
E projetos internacionais, possibilidade de ir para o exterior ficar pequenos períodos, etc…rola?
Está perguntando para mim? Eu cheguei a ficar um mês nos EUA no começo, mas isso foi a exceção. Eles são muito regulados com essas coisas e você vai viajar somente se tiver uma necessidade real. É muito difícil.
Tudo é regulado. Eles fazem propaganda de curso, mas tudo vai depender do projeto e da necessidade deles. Fora isso tem o Books 24x7, que não é a mesma coisa que fazer curso e isso eu já tenho na assinatura da ACM (isto é, não faz diferença alguma).
A IBM já foi coisa boa. Antigamente tinha muita viagem, cursos, etc. (Tipo há uns 20 ou 30 anos atrás) Hoje em dia é só corte de custo e tudo da forma mais barata possível.
Pessoal,
Desculpa reviver o topico, mas fui chamado pela IBM para o cargo de analista de suporte.
Atualmente trabalho como abapeiro e ganho 2.6k, sem plano de carreira, como recurso de parte de uma consultoria (bem instavel).
De qualquer forma ainda sou jovem, tenho 18 anos e queria montar carreira em uma empresa.
A IBM me ligou, fizeram a entrevista em ingles (tranquilo), conversaram sobre a parte tecnica e me convidaram para um curso que sera ministrado por eles.
Segundo o entrevistador, as pessoas que tiverem melhor resultado nesse curso serao selecionados pela empresa.
O que voces acham? Vale a pena? O cargo de analsita de suporte é interessante na IBM?
Grato.
Eu também trabalhei na IBM e não gostei. Tenho hoje 12 anos de experiência, trabalhei em consultoria para Petrobras, CST, Usiminas, na IBM em 2006 como Vendor (terceirizado) e em 2009 como funcionário IBM. A IBM foram as duas piores experiências de trabalho.
Em 2009 eu ganhava 1/2 que eu ganho hoje em 2011. Mas, não é só por esse motivo.
Empresa mal organizada, sistemas e processos da década de 70. Os sistemas lá são tudo em tela preta e sempre dando problemas… perdendo dados. Aí vc liga p/ SP para resolverem, o galera lá atolada de trabalho porque tudo dá errado. Demora muito e com o tempo você acaba desistindo de tentar resolver as coisas.
A IBM não paga bem e não oferece condições para as pessoas fazerem um bom trabalho.
O plano de previdência privada da IBM paga 0,5 % do seu salário ao fundo para sua aposentadoria hahahah Você vai se aposentar algum dia ??? Vc tem que fazer sua poupança.
O plano de saúde é participativo. Ou seja, vc paga 1/2 da consulta, exeme, etc sempre que usar. Nunca tive que pagar trabalhando por outras empresas.
O plano de farmácia é piada. Fui a primeira vez na farmácia mas, esqueci de levar o cartão. O farmaceutico me falou que com o desconto que a farmácia estava dando (para qualquer cliente) saia o mesmo preço. Pô… nunca usei o cartão de convênio da farmácia.
Vantagens para IBMista só para quem entrou a 10 anos atrás ou mais.
Vai trabalhar na IBM. Negocie um bom salário ou vai morrer trabalhando e qdo ficar doente eles te mandam embora. (eu não fui mandado embora, depois de 11 meses pedi demissão)
A imagem da IBM de fora é muito diferente da imagem que você tem depois de 2 meses lá dentro.
Existem projetos e mais projetos (como o colega lá decima falou) mas, conheci MUITA gente lá (IBM de Botafogo) e não vi diferença entre outras áreas. A diferença está na data que você ingressou na empresa. Vi pessoas se aposentando na IBM e todos em coro falam… “A IBM não é mais igual antigamente” As pessoas sonham em se aposentar. Não existe mais aquele aposentado que volta depois para tomar café e bater papo com os colegas de trabalho (antigamente era sssim). O pessoal sonha com a aposentadoria e nunca mais passar naquela calçada.
IBM nunca mais.
Existe sim. A IBM tem diversos clientes no exterior. Eu mesmo em 2006 fui para EUA. O cliente que mandou a equipe fazer um treinamento lá.
Venderam o projeto para a IBM do RJ que não tinha condições (estrutura de TI) para atender o que foi vendido. Era muito problema e o atendimento não estava bom. A IBM ficou um ano enrolando e adiando a solução dos problemas. Com 2 anos o projeto foi cancelado pelo cliente.
Você quer ir p/ o exterior ? É realmente uma boa chance. Tem chances tb de ser visto como incompentente juntamente com essa organização que está caminhando para a falência.
Bem… precisava falar isso também:
Na IBM as horas extras eram TODAS pagas no próximo pagamento. A IBM tem esse lado positivo.
Nunca havia visto isso, sempre os empregadores vem com aquele papo de banco de horas.
…
Trabalhei na IBM por 2 anos, saí no início desse ano.
Foi a melhor empresa que já trabalhei, apesar dos defeitos.
Saí por causa de salário mesmo.
Uma coisa é fato: IBM ou consultoria que contrata para IBM paga abaixo de mercado.
Mas a experiência profissional foi fantástica.
É aquilo que o pessoal sempre diz por aí: ou vc trabalha numa empresa legal e ganha mal, ou ganha bem e faz um trabalho mais chato.
Infelizmente ainda não achei empresa que concilie os dois!
[quote=Loiane]Trabalhei na IBM por 2 anos, saí no início desse ano.
Uma coisa é fato: IBM ou consultoria que contrata para IBM paga abaixo de mercado.
É aquilo que o pessoal sempre diz por aí: ou vc trabalha numa empresa legal e ganha mal, ou ganha bem e faz um trabalho mais chato.
Infelizmente ainda não achei empresa que concilie os dois![/quote]
não achou pq não existe, infelizmente.
[quote=Loiane]Trabalhei na IBM por 2 anos, saí no início desse ano.
Loiane? Sua experiencia de 2 anos na IBM foi em que ano ?
[quote=Arcadex][quote=Loiane]Trabalhei na IBM por 2 anos, saí no início desse ano.
Loiane? Sua experiencia de 2 anos na IBM foi em que ano ?[/quote]
2009, 2010 e um pedaço de 2011.
Mesma época minha.
Acho que depende do projeto que vc ficou também.
A conta que eu trabalhei era considerada umas das melhores de Hortolândia, e meus gerentes dos EUA eram muito bons, tanto que nos falamos quase todos os dias para manter o assunto em dia! rs
Mas eu vejo que algumas pessoas realmente tiveram experiência ruim.
Desculpe ressuscitar o tópico…
Um amigo meu disse que IBM hoje em dia estão pagando mal …
será que isso é verdade?
[quote=Rachel da Silveira Campos]Desculpe ressuscitar o tópico…
será que isso é verdade?[/quote]
Sim, é verdade. Não sei se algum dia já pagaram bem, mas o salário que oferecem hoje em dia é bem pequeno.
Não acho que valha a pena para desenvolvedores de software, pois pode-se ganhar mais facilmente em outro lugar.
O pessoal que ganha bem, da gerência e tal, ainda tira um sarro de quem é programador e é mal pago. Se pedirem para você fazer hora extra não remunerada com banco de horas, não faça, porque eles ganham bem e ainda gostam de tirar uma onda com a “peãozada”.
[quote=Rachel da Silveira Campos]Desculpe ressuscitar o tópico…
Sim. A empresa paga abaixo do valor de mercado.
É bom para quem tá começando a carreira e salário não é a maior das preocupações da vida.
No meu caso, vim iludida pq o salário que me ofereceram era bem mais do que eu ganhava no Espírito Santo. rs
Mas foi uma ótima maneira de ganhar experiência aqui no estado de SP.
[quote=Loiane][quote=Rachel da Silveira Campos]Desculpe ressuscitar o tópico…
Sim. A empresa paga abaixo do valor de mercado.
É bom para quem tá começando a carreira e salário não é a maior das preocupações da vida.
No meu caso, vim iludida pq o salário que me ofereceram era bem mais do que eu ganhava no Espírito Santo. rs
Mas foi uma ótima maneira de ganhar experiência aqui no estado de SP.[/quote]
No momento estou precisando ganhar bagagem , digo experiência. Você sabe do que estou te falando né?
Como é horrível ficar limitada dentro de uma empresa…
Porque não gostou ?
Como toda empresa, a IBM tem seus prós e contras.
Trabalhei lá durante 3 anos também. A experiência adquirida e o ambiente de trabalho, os colegas, eram muito bons.
Outro ponto positivo ao meu ver é que lá você tem total liberdade para se movimentar dentro da empresa (mudar de área, fazer coisas diferentes, etc).
Porém, como citado, ela paga abaixo do mercado mesmo.
Quando sua preocupação começa a ser dinheiro/salário, começa a procurar uma oportunidade em outros lugares.
Entrei lá em 2008 quando ainda estava na faculdade e pra mim foi muito bom pela experiência que consegui.