O que eu já ouvi falar sobre o lance de horas extras não pagas é quando a Consultoria não consegue entrar em acordo com a IBM.
No meu time, existem 2 casos difentes:
1 - A consultoria está pedindo para a IBM repassar um valor MAIS alto das horas extras, para ela poder repassar o valor exato para a pessoa. Supondo que de hora extra a pessoa tem que receber 100 reais, a consultoria está pedindo 150, para repassar 100 e ficar com 50. Nesse caso eu acho que realmente não existe acordo de horas extras e a consultoria costuma fazer banco de horas com a pessoa.
2 - A consultoria repassa o valor certinho para o recurso, então ele faz o overtime e recebe direitinho. A diferença que ao invés de uma consultoria, essa outra pessoa participa de uma cooperativa (não sei o que influencia internamente isso).
Sobre o lance de receber 8 horas e trabalhar 9, isso sim é uma puta sacanagem. Felizmente eu nunca precisei passar por isso
[quote=mcampelo]Concordo contigo que cada caso é um caso mas minha experiência com a IBM não foi das melhores não (sinceramente, foi minha pior experiência profissional).[/quote]Foi a minha pior experiência tb. Depois de 18 anos de área a Fábrica da IBM (BRQ/Systemplan/Infomaker) me decepcionou, e muito.
Trabalhei 2 anos na IBM SP … fui estagiária , depois peakload … e enfim … terceira ( pela SystemPlan ) … e conheci a IBM Tutóia e a Água Branca.
A IBM é uma empresa que investe pra caramba em cursos e treinamentos para o funcionário … acho que é um ponto positivo para empresa … com relação a isso não posso reclamar !!!
Mas é fato … que se vc é um consultor … terceiro … ou algo assim … vc não terá nem 10% do tratamento que um ibmista tem … afinal … eles tem vantagens sobre oportunidades … salário … benefícios … sobre tudo … até mesmo eventos … apesar que essa diferença eu vi somente na Tutóia …
Já a IBM Água Branca tem um ambiente de trabalho maravilhoso … as pessoas são ótimas … vc acaba formando um circulo de amizades … e tem a chance de conhecer várias áreas e atuações … gostei de lá !!
[quote=thais_lopes]Mas é fato … que se vc é um consultor … terceiro … ou algo assim … vc não terá nem 10% do tratamento que um ibmista tem … afinal … eles tem vantagens sobre oportunidades … salário … benefícios … sobre tudo … até mesmo eventos … apesar que essa diferença eu vi somente na Tutóia …[/quote]Fora o preconceito dos IBMistas mais antigos.
People, recebi uma proposta de uma das consultorias que trabalham para a IBM, para trabalhar como gerente de projetos (sou PMP), e o salario é 4,9K mas apenas 1,4K é em carteira o resto é um tal de CLT Cotas
Queria saber se os descontos em folha caem só sobre os 1,4K (INSS, IRRF, INPS) e no final o liquido fica interessante, calculo uns 4,5K.
Alguem já trabalhou neste regime CLT-flex e pode me ajudar nestas dúvidas.
Meu último emprego ganhava bem mais que isso (cerca de 6,2K CLT bruto), mas em compensação vivia dentro da empresa, por isso acabei saindo.
Espero que esse tipo de oferta não seja uma arapuca pior ainda, viver dentro da empresa e ainda ganhar pouco… :?
Não tenho medo de trabalhar, só procuro um equilibrio salario x qualidade de vida.
Se o ritmo de trabalho for decente, o salario, pra comecar nao está ruim.
[quote=rgiovann][quote=aleck]Bem, se você acha q este valor é justo para seu cargo aceite, porém, dependendo da região, é até uma afronta ao profissional(RJ e SP).
Os impostos são calculados sobre o valor na carteira.
Ps: Não caia nese erro de salário “para começar”, pois como terceiro isso é quase nulo.
[/quote]
Pois é, tenho 18 anos de experiência, isso mal é mal é salario de pleno… Fora que vou ter que contemplar o INSS, pois não pagam nem o teto…
Na realidade estou tentando me convencer que é uma boa idéia, pois quero voltar para Campinas, moro atualmente no ABC…[/quote]
Leve em conta que o custo de vida de campinas é menor, porém com sua experiência eu realmente não aceitaria, nem que fosse pra trabalhar no google.
[quote=aleck][quote=rgiovann][quote=aleck]Bem, se você acha q este valor é justo para seu cargo aceite, porém, dependendo da região, é até uma afronta ao profissional(RJ e SP).
Os impostos são calculados sobre o valor na carteira.
Ps: Não caia nese erro de salário “para começar”, pois como terceiro isso é quase nulo.
[/quote]
Pois é, tenho 18 anos de experiência, isso mal é mal é salario de pleno… Fora que vou ter que contemplar o INSS, pois não pagam nem o teto…
Na realidade estou tentando me convencer que é uma boa idéia, pois quero voltar para Campinas, moro atualmente no ABC…[/quote]
Leve em conta que o custo de vida de campinas é menor, porém com sua experiência eu realmente não aceitaria, nem que fosse pra trabalhar no google.
[/quote]
nem que fosse no Google, hehe… valeu aleck. Mas ainda vou analisar a oportunidade um pouco mais, ver qual projeto vou ser alocado, vai que é um projeto de alta visibilidade ? Um bom trabalho rende frutos nestas circunstâncias…
Tenho um amigo que trabalha la a muito tempo, se nao me engano em campinas (ou em alguma cidadezinha perto), agora ele ta no esquema de home office e ate onde eu sei ele gosta de la, sempre vai em festas, happy hours com o pessoal.
Conheci tb uma menina que tabalhava na IBM em SP (nao era da area de informatica) mas ela adorava la, parece que eles tem um plano de carreira muito bom, treinamentos e se nao me engano acho que tinha um esquema de “rotatividade” de funcao, vc poderia trabalhar em outra area por um tempo pra ir conhecendo diversas area dentro da empresa.
Acho que era isso.
Pra mim parece um lugar legal pra se trabalhar.
é cara, mas não é IBM a proposta, é de uma consultoria que presta trabalho para a IBM. Já decidi, não vou aceitar, o salário que estão me oferecendo é o que ganhava a 8 anos atrás. E pior, regime de 44h e não 40h.
Já fui gerente de projeto em TI, é uma função tipo “bucha de canhão”, vc é um integrador, lida com os desenvolvedores, lida com os testers, lida com os clientes, lida com a fabrica de sw, é se o cara não entrega (não corresponde) o projeto simplesmente não anda. Precisa ter senioridade e “capacidade de engolir sapos”, além de um otimo skill de comunicação e “problem solving”.
Pagar 4,9K para um profissional destes com 1400,00 em carteira, ou seja o cara vai se aposentar com a metade que o INSS paga!! é no mínimo uma ofensa…
Vou seguir o conselho do aleck, “nem que fosse no google”
Trabalho na IBM/Hortolândia desde 2006, entrei numa área administrativa de suporte a clientes e no fim de 2007 começei a fazer os cursos internos gratuitos em Mainframe, DB2 e IMS. Em Outubro/2008 fui transferido para a área de IT Delivery onde agora sou DBA Jr trabalhando e aprendendo muito. Já tirei a primeira certificação em DB2 e cursos são bem frequentes ali.
Isso seria um exemplo de que na IBM se você correr atrás não existem limites. Lógico que se você não se mexer vai acabar ficando obsoleto, como em qualquer empresa de qualquer porte. Como disse o Paulo Mello, ibmista há mais de 30 anos; “O B de IBM não é de Benevolência.”
A oportunidade de mudança de carreira/departamento é tranquila se houver um bom relacionamento (bom-senso) entre você e seu gerente.
Pessoal, boa tarde, sei que o tópico é old, desenterrei defunto, mas queria pedir uma opinião pros mestres de plantão rsrs>>>
Eu fiz entrevista na IBM em 2009, se não me engano, passei nas provinhas la (prova de ingles, matematica, logica) e na ultima teve inglês presencial, acredito que fui bem, consegui entender o que o entrevistador perguntava (pra falar, até ele se engasgou no ingles), respondi todas as perguntas e etc. Resumindo, depois da correria, acabei naum sendo chamado, hoje fui entrar no portal e tinha la o resultado da entrevista:
Inglês: Intermediário
Raciocínio Lógico: Abaixo da Média (HAUSHAUSHUAHS ISSO EU JA SABIA, MEIO LERDO COM LÓGICA E MATEMÁTICA)
Dinâmica de grupo :
Experiência como estagiário, professor de informática e técnico informática num comércio.
Reflexivo, pouco reservado.
Fala pouco, porém teve boas idéias nas atividades propostas. Demonstrou seriedade e maturidade.
Queria saber se o perfil estava bom pra época, onde melhorar e, alguma dica em relação a carreira(PROGRAMAÇÃO OU SUPORTE?), eu fiz análise e desenvolvimento de sistemas (to encerrando umas DP’s) que foi focado em programação, mas trabalho hoje e sempre trabalhei com suporte, mas gostaria de ingressar na programação e acho a ibm um ótimo lugar pra isso.
Perfil adequado varia de empresa pra empresa. Tem muito caso de ótimo analista em uma empresa que muda de serviço e não consegue se adaptar à nova cultura.
Seu perfil é bom, se fosse você aperfeiçoava o ingles, que pesa muito dependendo de onde vai trabalhar.
Legal, gostei da dica, alias ja to correndo atras do ingles! voce parece que trabalha com Java certo? eu curto java, bem mais que a plataforma .net, dai vem a pergunta: é bom trabalhar com programação? é rentável e promissor ou fica na mesmice? eu curto esse negócio de participar de grandes projetos, subir de cargo, com programação isso é possível? Abraço!
[quote=dfelipe_nm]Mas trabalhava com o q? programação, teste de software, suporte? deu pra aprender bastante coisa antes de sair?
[/quote]
Como programador Java. O que eu aprendi aprendi por conta própria, mas isso eu posso fazer em qualquer lugar. Trabalhar lá não me acrescentou nada que eu já não tinha ou sabia.