IBM negocia compra da Sun Microsystems

[quote=knowledgebr][quote=marcelocastellani]Deixando o clima de fim do mundo de lado:

• Pro Java acho que seria uma boa… a IBM é uma das empresas que mais gás deu pra plataforma;

• Pro NetBeans acho que seria uma péssima… dúvido que seria mantido com a mesma força que tem hoje… mas acho que a comunidade conseguiria manter…

• Pro MySQL… tenho minhas dúvidas… o DB2 é um produto antigo e poderoso dentro da IBM e o MySQL não deu dinheiro pra Sun ainda… aliás acho que foi uma boa idéia a compra da empresa, mas que não deu frutos…

Enfim, apesar de eu ser partidário do NetBeans e gostar da Sun independente, acho que a IBM tem sim bala na agulha pra fechar o pacote. Acho que a Sun não está tão bem assim das pernas a algum tempo já e que seria uma injeção de ânimos na empresa essa compra…

[/quote]

A Sun é que nem a Borland, só fez cagada, a divisão de software não sei se vai continuar do jeito que está sendo assim grátis pra sangue sugas como na maioria pega as coisas prontas, falam de comunidade e coisa aberta, mas é raro que a maioria que se beneficia disso contribui lá com manutenção e expansão da mesma, o open source é só o nome, por trás disso tem empresas que financiam o desenvolvimento, isto não vem sendo mantido só por boa vontade e fé na idéia do open source, por isso a maioria das empresas que insistiram em open source quebraram, o negócio não se sustenta, a Sun não lucra com Java, isso é fato, quem daqui dessa comunidade abre os fontes do seu sistema para os clientes? deixa aberto? na maioria são sangue sugas que só tiram proveito mesmo e o resultado é a morte do Java, lenta, mas certa, estava começando a aprender, mas vou partir pro .NET e usar Visual Studio, tem que pagar, tem, mas só assim pra ter evolução e produtos de qualidade, fiquem aí proseando, achando que isso é bom e tals, nem sabem o que rola nos bastidores.

Falowz.

Knowledge[/quote]

Não lembro se já li tanta besteira junta na minha vida. Com certeza é um partidário da M$ tentando rachar a comunidade. .NET? Visual Studio? Bala de prata? M$ melhor para tudo!?!?!?! Inacreditável!!

[quote=fernandojsjr]Salve-mos a Sun,

Em parte concordo com knowledgebr, muita gente utiliza a plataforma Java e a Sun não tem o devido retorno, esta na hora da comunidade se juntar e somar forças para manter a Sun independente. Uma boa sugestão seria pagarmos royaltys para Sun por utilização da tecnologia, este valor entraria no caixa da empresa para ajuda-la financeiramente.

Oque vocês acham ?[/quote]

Entrevista de Tom Goguen, vice-presidente para softwares de sistema da Sun
Entrevista com o CEO da Sun, também postado nesse tópico aqui no GUJ.

Enfim, coloquem “Como a Sun ganha dinheiro” ou “how sun makes money” no google.

Voltando ao tópico, como já disseram, isso já foi anunciado e discutido 7482089784950 vezes.

Também prefiro a IBM, Oracle que a M$.

Só vejo vantagens nessa fusão, para nós, desenvolvedores. Acho que as releases andariam muito mais rápido (como já dito por alguém aqui também).

Eu não estou muito preocupado, não. Quem quer que compre a Sun, não está interessado no Java, mas sim em outros mercados, como os servidores. E a IBM já investe no Java, através da Apache e do Eclipse. Por que seria diferente depois da compra?

Vai ser ruim se a Sun se definhar lentamente, pois isso sim irá causar lentidão no avanço do Java (se é que isso já não está acontecendo).

bom…talvez os releases andassem mais rapido, porém e a concorrencia?

a concorrencia que faz certas coisas evoluirem… o proprio netbeans é um exemplo disso…

veja o quanto ele evoluiu nos ultimos anos… veja quantas pessoas começaram a usar netbeans…

em relação ao proprio eclipse, quem vai ganhar é a mantenedora em si mesmo, pq para os desenvolvedores… bom a concorrencia é uma coisa que estimula o desenvolvimento, se o eclipse perder seu maior rival, não vai ter concorrencia e vai diminui a evolução…

o glasfish acredito que teria ± o mesmo problema…

bom…essa é a minha opinião

[quote=maior_abandonado]bom…talvez os releases andassem mais rapido, porém e a concorrencia?
[/quote]

<especulando>
Pode ser que alguém apareça e ocupe esse lugar.
</especulando>

[quote=maior_abandonado]
a concorrencia que faz certas coisas evoluirem… o proprio netbeans é um exemplo disso…

veja o quanto ele evoluiu nos ultimos anos… veja quantas pessoas começaram a usar netbeans…

em relação ao proprio eclipse, quem vai ganhar é a mantenedora em si mesmo, pq para os desenvolvedores… bom a concorrencia é uma coisa que estimula o desenvolvimento, se o eclipse perder seu maior rival, não vai ter concorrencia e vai diminui a evolução…

o glasfish acredito que teria ± o mesmo problema…

bom…essa é a minha opinião[/quote]

Concordo com tudo, sem tirar e nem por.

Talvez o que apareça seja um concorrente de peso para o próprio Java. Isso, creio eu, faria o Java e suas ferramentas, evoluirem.

Talvez o quê aconteça seja que, com um boato desses, as ações da Sun disparem…

ihhh… olha lá…

:smiley:

Se isso se concretizar a IBM+Sun vão deter uma boa fatia do mercado de servidores.

Mas e o Java? O que aconteceria com o GlassFish, MySQL e NetBeans?

Será que teríamos um NetClipse? :lol:

Ou a comunidade iria continuar seu dsenvolvimento?

De qualquer forma prefiro que outra empresa fora a IBM, M$ e Oracle compre a Sun, talvez o RedHat ou o Google. :lol:

Só resta esperar pra ver o que acontece.

Vi a noticia no Terra, o bom é que a IBM apóia o software Livre e acho que o que poderia ser feito, é lançamento de novos produtos e soluções para o mercado…
Principalmente na área de celular e web services…
Tomare que aconteça isso mesmo, melhor que a empresa do Bill Gates, se ela fizesse isso, com certeza muitos programadores Java estariam de cabelo em pé…
Vamos esperar os próximos capitulos dessa novela… e que tenha um final feliz para todos…
:lol:

Torço para que alguém tire a SUN da lama. Mas se a IBM comprar, não acho que mudará algo. Ela teria o excelente Eclipse o o NetBeans nas mãos, oq mais poderia querer?
Mas falando sério, Java não é o interessante nos negócios. O que mais interessa é o mercado de servidores. Java é algo que dá pouco lucro e, provavelmente, como a IBM já é bem inteligente em descartar o que não lhe dá dinheiro de verdade, vai é deixar a evolução do Java nas maos de fundação e pronto.

[quote] celso.martins wrote:

Enfim, coloquem “Como a Sun ganha dinheiro” ou “how sun makes money” no google.
[/quote]

Pelo andar da carruagem o modelo atual de gestão não esta dando muito certo…

[quote] djemacao wrote:
Torço para que alguém tire a SUN da lama. Mas se a IBM comprar, não acho que mudará algo. Ela teria o excelente Eclipse o o NetBeans nas mãos, oq mais poderia querer?
Mas falando sério, Java não é o interessante nos negócios. O que mais interessa é o mercado de servidores. Java é algo que dá pouco lucro e, provavelmente, como a IBM já é bem inteligente em descartar o que não lhe dá dinheiro de verdade, vai é deixar a evolução do Java nas maos de fundação e pronto.
[/quote]

Java não ser interessante nos negócios. Como uma linguagem que tem milhões de linhas de código desenvolvido e talvez algumas milhares de aplicações desenvolvidas, que roda em aplicações desktop, web, pdas, celulares. etc. pode “não ser interessante nos negócios”. Java é o motor que esta por de baixo de varias aplicações, como se quantifica o valor de tal legado ?

Se isto acontecesse de verdade acredito que a plataforma java só teria a ganhar. Java e Linux sempre apoiados abertamente pela IBM.

Eu estaria mais preocupado com relação ao MySQL que acredito não ser do interesse da IBM e poderia perder muita força.

[quote=louds]Com a IBM comprando a Sun quase nada vai mudar. Ser refem da Sun não é muito melhor que ser da IBM.

Talvez, quem saiba, as coisas passem até andar mais rapidamente.[/quote]

Concordo, isso é o que penso também, tenho certeza que pode melhorar muito e isso vai reforçar mais a tecnologia pois a IBM é também uma empresa de inovação acho que aquele perfil de empresa quadrada é coisa do passado, a Microsoft ensinou muito isso e a Apple ensinou e ainda ensina para o mundo, inovar é preciso.

Os dois produtos mais afetados seriam NetBeans e Solaris/OpenSolaris.

NetBeans porque, óbvio, a IBM patrocina a Eclipse Foundation. Mas mesmo assim, poderia haver uma convergência, e as idéias e pessoas presentes no NetBeans participassem de melhorias do Eclipse.

Solaris/OpenSolaris porque a IBM já tem o AIX e patrocina o Linux. Um terceiro na jogada seria demais. Talvez o Solaris desapareça mas fique o seu legado, como o DTrace e o ZFS, para as outras duas plataformas UNIX.

Quem ficaria em situação incerta seria o MySQL e o Glassfish.

MySQL porque a IBM já tem um outro gerenciador banco de dados, o DB/2. Porém, meio mundo dos negócios da Web 2.0 rodam sobre MySQL, e ninguém seria besta de jogar esse produto no lixo. Sem falar que a Sun planeja usar o MySQL na sua plataforma de Cloud Computing, que é o banco de dados perfeito pra isso. Mas tudo isso dependerá de gente iluminada na IBM.

Glassfish porque a IBM já investe no Websphere. Porém, o Glassfish é uma espécie diferente. Este servidor é usado como implementação de referência e é o que adota mais cedo as inovações do Java EE. Pode ser que a IBM “recoloque” o Glassfish como um servidor para startups ou early adopters, e o Websphere para departamentos de TI que exigem estabilidade e segurança. Mas é claro, pode ser que não.

Quem ficaria na boa é o Java e o OpenOffice.

Java porque essa plataforma/linguagem é mantida um tanto pela Sun, outro tanto pela JCP, que a própria IBM faz parte. Mesmo a IBM comprando a Sun, o Java seguiria seu caminho normal, pois não é a única interessada na sua manutenção e evolução.

OpenOffice porque a Sun mantém o controle tão esdrúxulo sobre sua manutenção, que qualquer coisa que chacoalhe a Sun, deixa essa suíte em melhor situação.

É isso.
Faltou mais um produto da Sun na lista?

[quote=Leonardo3001]Os dois produtos mais afetados seriam NetBeans e Solaris/OpenSolaris.

NetBeans porque, óbvio, a IBM patrocina a Eclipse Foundation. Mas mesmo assim, poderia haver uma convergência, e as idéias e pessoas presentes no NetBeans participassem de melhorias do Eclipse.

Solaris/OpenSolaris porque a IBM já tem o AIX e patrocina o Linux. Um terceiro na jogada seria demais. Talvez o Solaris desapareça mas fique o seu legado, como o DTrace e o ZFS, para as outras duas plataformas UNIX.

MySQL porque a IBM já tem um outro gerenciador banco de dados, o DB/2. Porém, meio mundo dos negócios da Web 2.0 rodam sobre MySQL, e ninguém seria besta de jogar esse produto no lixo. Sem falar que a Sun planeja usar o MySQL na sua plataforma de Cloud Computing, que é o banco de dados perfeito pra isso. Mas tudo isso dependerá de gente iluminada na IBM.

Glassfish porque a IBM já investe no Websphere. Porém, o Glassfish é uma espécie diferente. Este servidor é usado como implementação de referência e é o que adota mais cedo as inovações do Java EE. Pode ser que a IBM “recoloque” o Glassfish como um servidor para startups ou early adopters, e o Websphere para departamentos de TI que exigem estabilidade e segurança. Mas é claro, pode ser que não.

Java porque essa plataforma/linguagem é mantida um tanto pela Sun, outro tanto pela JCP, que a própria IBM faz parte. Mesmo a IBM comprando a Sun, o Java seguiria seu caminho normal, pois não é a única interessada na sua manutenção e evolução.

OpenOffice porque a Sun mantém o controle tão esdrúxulo sobre sua manutenção, que qualquer coisa que chacoalhe a Sun, deixa essa suíte em melhor situação.

É isso.
Faltou mais um produto da Sun na lista?[/quote]

Rsss, tudo é lindo, só otimismo, o open source provou que não se sustenta, se o Java desse tanto dinheiro assim, como a Sun está nesta situação terrível? só vejo sangue suga dizer que está na boa com o Java e ganhando muito, e a Sun nessa história, ninguém dá nada pra ela? Sendo negociada e até esnobada pela IBM, o cara ainda lá na matéria falou, que a Sun não é de longe a melhor escolha para eles, mas que por estar barata, compensa comprar, bom a IBM vai impor o produto deles e que não der lucro vai doar ou matar.

“Unknowlegde”, a JBoss está no prejuízo?

[quote=knowledgebr][quote=Leonardo3001]Os dois produtos mais afetados seriam NetBeans e Solaris/OpenSolaris.

É isso.
Faltou mais um produto da Sun na lista?[/quote]

Rsss, tudo é lindo, só otimismo, o open source provou que não se sustenta, se o Java desse tanto dinheiro assim, como a Sun está nesta situação terrível? só vejo sangue suga dizer que está na boa com o Java e ganhando muito, e a Sun nessa história, ninguém dá nada pra ela? Sendo negociada e até esnobada pela IBM, o cara ainda lá na matéria falou, que a Sun não é de longe a melhor escolha para eles, mas que por estar barata, compensa comprar, bom a IBM vai impor o produto deles e que não der lucro vai doar ou matar.[/quote]

A diferença é que o Java pode caminhar independente de uma empresa, diferente do seu amado Delphi, que é totalmente dependente da Borland. Alias, Delphi ainda existe?

[quote=mcbarsotti] :shock: vc postou uma noticia que tem um link para uma pesquisa do google ( que ainda está errada, é ibm e não imb… moderação, sejam mais exigentes :wink: ), não encontrei nada que fala exatamente disso, mas concordo plenamente com oque o balrog disse, qq outra empresa poderia comprar, menos a IBM, se a ibm comprar vai monopolizar a venda de servidores e com isso vai matar a HP.

abs[/quote]

Pois é… vc não assiste Jornal? Isso saiu no Jornal da “Grobo” de manhã… :wink:

A Sun ofereceu-se para HP, mas a HP não quer comprar… é IBM mesmo… erro de quem digitou rápido.

Dá uma lida no seu post, para ver que escreveu com “pressa” também :lol:

[quote=mario.fts]Já to teh vendo a vaga:

Java / CICS / DB2 Inglês fluente.
Atuar em hortolândia

:D[/quote]

kkkkkkl :lol:

Olhem isso pessoal:

“Com o anúncio da negociação, as ações da Sun subiram 65,3% em um dia, abrindo o mercado nesta quarta-feira (18/03) a 8,23 dólares.”

e isso:

“European System Infrastructure Soluctions da IDC, Nathaniel Martinez. Com relação ao MySQL, ?trazendo a IBM para o cenário, com sua ajuda em serviços, em um futuro as licenças poderiam se transformar em dólares de verdade?, diz o diretor.”

more…

"Pedro Bicudo, da TGT, concorda e alerta: “quem tem equipamentos Sun deve tomar cuidado com seus investimentos e se preparar, porque a tendência é de descontinuidade em longo prazo” "

“sobreposição de portfólio”

Acho que não impactará nas vagas e nos projetos!
A linguagem já está madura, não é nada novo, e sim linguagem de mercado, tanto se a Sun ou a IBM for a “dona” não vai mudar nada no mercado.
Creio que se a IBM comprar a sun, o desenvolvimento da linguagem java será ainda maior, mas o netbeans vai para o saco rsrsr
Salve o Eclipse!!!
abs

"

[quote=marcosalex][quote=knowledgebr]
Rsss, tudo é lindo, só otimismo, o open source provou que não se sustenta, se o Java desse tanto dinheiro assim, como a Sun está nesta situação terrível? só vejo sangue suga dizer que está na boa com o Java e ganhando muito, e a Sun nessa história, ninguém dá nada pra ela? Sendo negociada e até esnobada pela IBM, o cara ainda lá na matéria falou, que a Sun não é de longe a melhor escolha para eles, mas que por estar barata, compensa comprar, bom a IBM vai impor o produto deles e que não der lucro vai doar ou matar.[/quote]

Bom, se você se informar vai ver que a unidade Java é lucrativa pra Sun. O grande prejuízo vem da unidade de hardware, que são máquinas caras de comprar e vêm perdendo merdado pra servidores baratos.
Outras empresas que ganham lucro com open source: IBM, RedHat, Novell, HP, Apache Foundation, Mozilla, Google. hehehehe
Nem Open Source nem Software Livre não querem dizer software grátis. Acho que você está confundindo os conceitos ou então quer dar uma de troll e gerar flames. Ou então perdeu o emprego pra algum software livre e quer “se vingar”. hehehehe

Particularmente, ganho dinheiro com Open Source arrancando Windows por aí e migrando plataformas. heheheh :lol: :x [/quote]

Apache a Mozilla são organizações sem fins lucrativos, não empresas que lucram com o open-source. Acho que você também está confundindo, ou misturando.