IBM negocia compra da Sun Microsystems

acho que foi esse link aqui que vc quis postar

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/032009/18032009-1.shl

[quote=pcassiano]Eu gostaria de debater as possíveis consequências dessa compra, na prática, para o mercado, empresas e programadores… :wink:

O quê vocês acham?[/quote]

Acho que dai sim, definitivamente, o Java viraria o Cobol do futuro! hehehehe

Nada, só vai mudar o nome DB2 e WebSphere Community Edition[/quote]

MySQL acho difícil morrer, porque é uma operação com alguns clientes importantes que a IBM vai querer manter pra poder vender as suas “soluções”, agora Glassfish talvez e NetBeans com certeza dançam nessa. Além deles, existe uma série de projetos menores, como o JRuby, que são bancados pela Sun e que ficam ameaçados.

É inevitável, a Sun está muito mal das pernas já não é de hoje, mas essa concentração de fornecedores Java não é boa para os desenvolvedores. Por um lado, com menos concorrência, existe menos interesse em inovar. Por outro, os grupos de trabalho do JCP vão se tornar cada vez mais polarizados e politizados.

Espero sinceramente que não compre, ou o mercado java irá desmoronar, isso sem comentar a qualidade dos produtos da SUN que provavelmente irá despencar.

Apesar de tudo, antes a IBM do que a Microsoft!

Ainda assim gostava que a empresa que comprasse a SUN não destruí-se o que a SUN construiu.

Mas na verdade quase tudo é opensource

Se matarem a comunidade ainda se pode juntar e continuar

[quote=Marcio Duran][quote=ramilani12][quote=Leozin]Mas é que a Sun tá tão barata que até os programadores sêniors de hoje podem comprar ela

Olha o preço das ações hahaha é uma piada[/quote]

Pois é, a comunidade java do Brasil deveria se reunir e comprar a Sun…[/quote]
Uma oferta de 6,5 Bilhões de Dollares é simplesmente irrecusável, e agora então mais ainda pela crise financeira, a Sun iria até tentar comprar a Novell mas a IBM já tem planos para o Linux Suse e não vejo que não seja negócio, acho que em apenas alguns meses pode rolar essa venda sim da Sun Microsystems.[/quote]

A maior furada da SUN foi aquisição do mysql, até agora não rendeu frutos para empresa :stuck_out_tongue:

A noticia procede…

http://idgnow.uol.com.br/mercado/2009/03/18/ibm-negocia-compra-da-sun-microsystems/

[quote]
pcassiano wrote:Eu gostaria de debater as possíveis consequências dessa compra, na prática, para o mercado, empresas e programadores…

O quê vocês acham?

Acho que dai sim, definitivamente, o Java viraria o Cobol do futuro! hehehehe [/quote]

Faz sentido.

Acho que vai ser ruim para comunidade Java. Produtos semelhantes vão deixar de concorrer um com o outro (ex: Glassfish/Websphere), a “guerra” Eclipse/Netbeans vai perder o sentido e a evolução das IDEs vai desacelerar (isso se o NB não for “abandonado”, nenhuma empresa vai se esforçar pra manter produtos paralelos nessa situação que o mundo anda), a IBM não tem lá uma relação com o open source que me empolgue muito, etc… etc…

Mas apesar da IBM, pelo que dizem, estar cortando custos de tudo que é lado, não duvido que esse desastre aconteça.

Deixando o clima de fim do mundo de lado:

• Pro Java acho que seria uma boa… a IBM é uma das empresas que mais gás deu pra plataforma;

• Pro NetBeans acho que seria uma péssima… dúvido que seria mantido com a mesma força que tem hoje… mas acho que a comunidade conseguiria manter…

• Pro MySQL… tenho minhas dúvidas… o DB2 é um produto antigo e poderoso dentro da IBM e o MySQL não deu dinheiro pra Sun ainda… aliás acho que foi uma boa idéia a compra da empresa, mas que não deu frutos…

Enfim, apesar de eu ser partidário do NetBeans e gostar da Sun independente, acho que a IBM tem sim bala na agulha pra fechar o pacote. Acho que a Sun não está tão bem assim das pernas a algum tempo já e que seria uma injeção de ânimos na empresa essa compra…

eu nao quero que isso aconteça, pois vai afetar diretamente nossa area de desenvolvimento, concerteza a empresa que vai comprar vai focar nos produtos da mesma e descontinuar aos poucos os produtos da outra, se analisarmos o cenario hj, isso acontece em massa de a companhia incentivar o uso de seus produtos com a comprar ficamos sem para onde correr, kd o glassfish? kd o netbeans? eu prefiro a concorrencia… e outra… pense quanto menos empresa como fica a questao salarial? vc nao vai pode dizer mais olha recebi uma proposta da sun e vou sair daqui, ou o contrario ja que serao a mesma empresa, tera que aceitar o que a empresa acha para sua funcao, senao terá poucas outras opcoes, google, M$ por exemplo…

vejo essa compra tendo mais pontos negativos para desenvolvedores, arquitetos etc… que pontos positivos…

É muita inocência imaginar que essa compra não vai acontecer. Com os resultados que a Sun vem apresentando nos últimos anos - independente de crise financeira - eu acredito ser uma questão de tempo até que setores da companhia sejam vendidos para diferentes competidores.

Reforço a opinião de preferir que a IBM ou a Oracle compre, ao invés da Microsoft; não imagino que ambas consigam manter a “tecnologia Java” viva tal qual a Sun o fez; mas definitivamente, são opções melhores que a Microsoft.

E também acredito que uma compra da Sun por parte da IBM pode ter efeitos positivos. Apesar dos conflitos na linha de produtos de software, acredito que a IBM saberá fazer dinheiro com as ferramentas, coisa que a Sun não conseguiu. E para isso, a IBM estaria disposta a tomar medidas que a Sun não foi capaz de implementar; entre elas, o expurgo das APIs antigas/obsoletas da JDK, popularização do Java no client side, etc.

Já to teh vendo a vaga:

Java / CICS / DB2 Inglês fluente.
Atuar em hortolândia

:smiley:

Vale lembrar que Open Source é muito diferente de Software Livre (GPL, etc)…

Os interesses da empresa são totalmente garantidos pelos termos da licença. Caso seja um software open source e não um software livre (numa licença compatível com a GPL, por exemplo) a comunidade não terá a devida autonomia para continuar o projeto.

Se o Netbeans e MySQL forem softwares livre, sim, creio que a comunidade possa continuar a manter. Isso é uma alternativa.

Pra plataforma Java sem dúvidas será ótimo.

[quote=aleck]Espero sinceramente que não compre, ou o mercado java irá desmoronar, isso sem comentar a qualidade dos produtos da SUN que provavelmente irá despencar.
[/quote]

Que previsão mais apocalíptica!
:smiley:

A propósito,acho que nenhuma empresa fez mais pelo java que a IBM.
Essa compra tá demorando muito…

[quote=marcelocastellani]Deixando o clima de fim do mundo de lado:

• Pro Java acho que seria uma boa… a IBM é uma das empresas que mais gás deu pra plataforma;

• Pro NetBeans acho que seria uma péssima… dúvido que seria mantido com a mesma força que tem hoje… mas acho que a comunidade conseguiria manter…

• Pro MySQL… tenho minhas dúvidas… o DB2 é um produto antigo e poderoso dentro da IBM e o MySQL não deu dinheiro pra Sun ainda… aliás acho que foi uma boa idéia a compra da empresa, mas que não deu frutos…

Enfim, apesar de eu ser partidário do NetBeans e gostar da Sun independente, acho que a IBM tem sim bala na agulha pra fechar o pacote. Acho que a Sun não está tão bem assim das pernas a algum tempo já e que seria uma injeção de ânimos na empresa essa compra…

[/quote]

A Sun é que nem a Borland, só fez cagada, a divisão de software não sei se vai continuar do jeito que está sendo assim grátis pra sangue sugas como na maioria pega as coisas prontas, falam de comunidade e coisa aberta, mas é raro que a maioria que se beneficia disso contribui lá com manutenção e expansão da mesma, o open source é só o nome, por trás disso tem empresas que financiam o desenvolvimento, isto não vem sendo mantido só por boa vontade e fé na idéia do open source, por isso a maioria das empresas que insistiram em open source quebraram, o negócio não se sustenta, a Sun não lucra com Java, isso é fato, quem daqui dessa comunidade abre os fontes do seu sistema para os clientes? deixa aberto? na maioria são sangue sugas que só tiram proveito mesmo e o resultado é a morte do Java, lenta, mas certa, estava começando a aprender, mas vou partir pro .NET e usar Visual Studio, tem que pagar, tem, mas só assim pra ter evolução e produtos de qualidade, fiquem aí proseando, achando que isso é bom e tals, nem sabem o que rola nos bastidores.

Falowz.

Knowledge

Com a IBM comprando a Sun quase nada vai mudar. Ser refem da Sun não é muito melhor que ser da IBM.

Talvez, quem saiba, as coisas passem até andar mais rapidamente.

Cada uma…

Falou o cara que sabe tudo… se pagar é a única maneira de ter um produto de qualidade por que o Windows tem tantos problemas? Acorda meu…

Sobre os bastidores, é pouco provável que IBM esteja preocupada agora com Java e outros softwares. O que importa pra eles é o mercado de servidores. A IBM, com essa compra, torna-se líder absoluta e disparada nesse mercado. Veja o link:

http://computerworld.uol.com.br/negocios/2009/03/18/juntas-ibm-e-sun-ocupariam-42-do-mercado-de-servidores/

Salve-mos a Sun,

Em parte concordo com knowledgebr, muita gente utiliza a plataforma Java e a Sun não tem o devido retorno, esta na hora da comunidade se juntar e somar forças para manter a Sun independente. Uma boa sugestão seria pagarmos royaltys para Sun por utilização da tecnologia, este valor entraria no caixa da empresa para ajuda-la financeiramente.

Oque vocês acham ?

Refem da Sun louds ? Por que diz isso ?