Google Chrome: 7 razões a favor e 7 contra

:roll:

Sites ou não o problema é com a programação do mesmo.
embora tive 2 travamentos em 2 testes de javascript, mas 1 era de velocidade e o outro de alguams propriedades que realmente podem dar uma "travada"
embora este ultimo travou não apenas a aba como o browser todo…

Se trabalha com o IE6 e o FireFox… algum dia para alguma situação não trivial tera que utilizar…
um exemplo de um tipo de app que precisa-se utilizar esta verificação seria o seguinte cenario… supoem que vc tenha uma tela onde ela gere um relatorio em pdf, xls ou qualquer outro tipo de arquivo… e tenha um botão gerar relatorio e quando vc clicar em gerar relatorio enquanto o sistema processa o relatorio para te retornar ele exibe um gif animado de um reloginho aguarde… e quando ele recebe o arquivo o gif para e volta para a tela normal… este é um caso como exemplo que as requisições serão tratadas de maneira diferente no IE6 e no FireFox…

outro caso seria quando vc precisar capturar um evento de precionar uma tecla em javascript no IE usa-se keyCode porem no FireFox é outro comando… outro exemplo seria vc pegar um atributo pelo nome ou pelo id no javascript por exemplo:

<script>
 document.getElementById("campo") //IE6 funciona 
 //mas não funciona no FF
 //para FF tera que ser : 
document.getElementById("campoId");
</script>

<input type="text" name="campo" id="campoId"/>

este é um outro cenario em que o IE6 falha pois na verdade getElementById é para pegar como o proprio nome ja diz o elemento pelo Id e não pelo nome
para nome teria que usar getElementByName no caso
isto é um exemplo de despadronização do IE6…

outro caso é quando vc precisa de tamanhos milimetrados corretamente em suas tabelas e não pode usar tabless ou coisas do genero estes tamanhos geram diferenças entre IE6 e FireFox poucas diferenças porem existentes… no caso de usar tabless a coisa fica mais facil pois controlando tudo atravez de CSS vc pode criar 2 CSSs um para o FireFox e outro para o IE6 por exemplo dai é bem mais facil… mas tabless não é algo muito comum porai… dependendo o lugar onde vc prabalha o padrão é não usar tabless…

Err… Bem, eu não sei se você sabe, luistiagos, mas ID é qualquer coisa que identifique aquela entrada como única.

Logo, um ID pode ser sim um nome. Logicamente.

Esse é um erro comum que muitos cometem, mas a solução ou no caso, o correto, seria colocar o input em um form acessar o form e ai sim acessar o input.

var f = document.forms['formulario'];
f.campo;

funciona tanto para IE.* quanto para os outros.
Queria ver alguem trabalhar com formularios de centenas de campos com getElementById :roll:
alias não gostaria ger ver isso :twisted:

Quanto ao CSS,
Eu trabalho apenas com tabless pois eu que crio todo sistema, entendo a dificuldade em sistemas legados
ai sim realmente fica complicado.

Sergio Figueras
Na verdade não, name não é nescessariamente único apenas ID é único, como diz a especificação;
Se não me engano o problema do id e name é uma compatibilidade do IE com seus antecessores;

[quote=Sergio Figueras]Err… Bem, eu não sei se você sabe, luistiagos, mas ID é qualquer coisa que identifique aquela entrada como única.

Logo, um ID pode ser sim um nome. Logicamente.[/quote]

vc não entendeu… ID pode ser um nome mas nem todo nome é um ID em um campo texto por exemplo vc pode ter 2 parametros um id e um nome… mas estes 2 parametros são parametros diferentes que devem ser pegos de maneira diferente… por isto existe getElementByName e getElementById não faz sentido um name ser pego pelo getElementById isto é valido no IE6… como ja disse id e name são parametros diferentes no elemento que devem ser pegos de maneira diferente… no firefox se vc tentar um
getElementById(“X”) para pegar um elemento com um name=“X” vc não consegue…

[quote=dmandrak]luistiagos o portugues ta feio ai heim…

–//–
:twisted: :twisted: :twisted:
um momento off de vingança

desculpas a parte, espero há alguns meses por esse momento :stuck_out_tongue: porque num dos meus primeiros tópicos o rapaizinho ae de cima causou o trancamento dele por reclamar dos meus “d’um” ao invés de “de um” e desviar a conversa de curso.

Para se divertirem

http://www.guj.com.br/posts/list/96744.java

atentem para a segunda página 8)

–//–

um momento on de desabafo

eu ainda sinto falta da “navegação acelerada” pela tela quando se clica no scroll do mouse no Chrome, achei besteira não colocarem, mas por enquanto é minha única observação negativa, acho.

edit:

acabei de notar outra coisa, não dá pra clicar com o scroll no ‘voltar’ e abrir a página anterior em nova aba.

isso é bom demais. grande desfalque.

agora são 2 observações negativas.

aproveitando o ensejo (devidamente procurado no dicionário :wink: ) onde a gente pode postar idéias e sugestões para o Chrome? existe um fórum ou coisa do tipo? para as novas versões?

[/quote]

A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena… rs…

[quote=tchapine][quote=dmandrak]

aproveitando o ensejo (devidamente procurado no dicionário :wink: ) onde a gente pode postar idéias e sugestões para o Chrome? existe um fórum ou coisa do tipo? para as novas versões?

[/quote]

A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena… rs…

[/quote]

Bem… o que podemos fazer contra isso :roll:

E sobre a minha pergunta? ninguém sabe de um fórum no qual o povo esteja realmente se esforçando pra melhorar o Chrome?

Acabei de pensar numa coisa. Se ele é código aberto, quer dizer que os crânios desse fórum podem pegar o código, correto?

Se eles podem fazer isso, também podem tentar resolver algumas coisas, não é?

Provavelmente isso é complexo, por isso não me arrisco, mas e com relação aos outros daqui, que já tem Java até na urina?

Podia rolar um projeto GUJ Chrome, não?

Pelo menos um des-bugador (haeuhaeuahe) pra tirar essas travadas e tal…

http://dev.chromium.org/ é a versão open-source do browser Google Chrome; ali podem ser postados eventuais bugs.

É moçada, o Mozilla que se cuide, o Chrome já está com 1,11% de usuarios no Brasil, ocupando assim a terceira posição no ranking…

Mais 5% dos usuarios do Firefox fizeram o download do Chrome e analistas prevêem que o maior prejudicado a curto prazo será mesmo o Firefox.

Assista o video do UOL Técnologia:
http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/multi/2008/09/08/04023266D0B90326.jhtm?chrome-ja-e-o-terceiro-navegador-mais-usado-no-brasil-04023266D0B90326

.

Eu gostei da aparecia inovadora, a navegação parece ser bem rapida tb. Tem muita coisa que precisa ser corrigida, no site do Orkut qdo vc segura control e clica em algum link não abre uma nova aba, falhas de segurança, acho que falta tambem alguns complementos(firefox e opera são campeões no assunto com varios complementos diversos)
Enfim um bom navegador, mas tem muitas coisas para se acertar! Enquanto isso eu uso o firefox mesmo =)

Firefox ja está surtindo os efeitos de um navegador “velho”, muitas funcionalidades, mas relativamente lento(principalmente para inicia-lo).

Uso em casa o Chrome a mais de seis meses e até agora NÃO tive problemas com travamentos(diarios com FireFox/IE7), virus(com efeitos no navegador), lentidão/travamento ao abrir varias abas… entre outros pros…

Os contras, é que ele ainda tem algumas incompatibilidades(poucas), mas ta cada vez melhor…

eu recomendo…