Futuro de TI no Brasil está em xeque por falta de profissionais

ehh…
Se aquela lei, que um profissional so vai poder exercer essa area de tecnologia se tiver faculdade de tecnlogia (SI, CC etc…)…
ai que vai faltar profissional mesmo…
haha

"

[quote=LPJava]
a intenção nao foi essa pcalcado . A ideia foi mostrar uma organização entre as profissionais… ja que iniciamos o post, questionando que nao ganhamos como deveria devido uma falta de organização dos profissionais de T.I. Nem um orgao para regularizar a nossa classe temos! é por isso que fica essa bagunça de senior ganhado como junior e as vezes junior ganhando como senior…etc
flw![/quote]

Isso de regulamentação já foi discutido aqui tantas vezes que perdeu a graça. Já mostramos que OAB/CREA ou o que for não garante nada e que não ter um orgão nunca impediu que estas classes fossem bem sucedidas na maioria dos países. Algum novo argumento?

Marcos,

Estes argumentos podem ser sumarizados aqui:
http://blog.fragmental.com.br/2008/03/21/ainda-bem-que-estou-aqui/

Existem dezenas de topicos no GUJ sobre regulamentacao:

http://www.google.com/search?q=site%3Aguj.com.br+regulamentacao

"

[quote=marcosalex]
Os argumentos contra, sim, não os pró. Em um país com a política tão instável, quanto mais independente do governo, melhor as coisas funcionam, vide agencias reguladoras.[/quote]

E você quer algo mais independente do governo do que uma área auto-regulamentada?

"

[quote=marcosalex]
Centralizando em um conselho.[/quote]

E quais os poderes e obrigações do conselho? Por que o Brasil precisa de um conselho enquanto os países com sucesso em desenvolvimentod e software (China, EUA, Australia, Índia, Alemanha… qualquer um) não precisaram?

Nota: já existem pelo menos dois organismos nacionais que se pode recorrer: sindicatos (como SINDPDRJ) e a SBC.

O que disseram sobre ctba realmente é verdade… aqui tem muitas empresas como as de 3 letrinhas que pagam ate 1k por estagiarios mais estagiarios “seniors” e tem o seu quadro de funcionario na maioria estagiarios… a função correta de um estagiario é aprender e não ser mão de obra estas empresas querem pegar estagiarios invez de profissionais pois assim podem pagar 1/5 do salario e superfaturar com isto… outra coisa é que costumam exigir esperencia de trabalho de 1 a 6 anos para um estagiario e alem disso obrigam ele a fazer horas extras mesmo faltar a seus estudos a sua faculdade e trabalhar como louco para a empresa… o problema é que um cara novo no mercado fica iludido com o salario de 1k para estagio e acha q ele vai ser estagiario mas na verdade isto não passa de um mero emprego disfarçado… e o pior isto desvaloriza a area fode com o mercado… se uma empresa pode contratar um cara por 1k pq vai contratar um profissional formado por 4k? se o “estagiario” faz o mesmo serviço? isto fode com o mercado… acho que deveria ter uma lei de regulamentação de estagio onde estipulassem carga horaria que deveria ser de 6hrs no maximo… e sobre certas funções exercidas… havendo uma fiscalização que multaria empresas que violassem a lei… o problema é que não existe merda de lei nenhuma… assim o novato é explorado e os salarios dos veteranos cai cada vez mais em virtude de coisas deste tipo…

"

Algo que é fato e o seguinte… a area esta defasando… os salarios estão caindo… os empregos diminuindo…
a area esta virando um lixo… daqui a alguns anos a frase: “faço codigo por um prato de comida” sera realidade… espero que qdo este dia chegar eu esteja ou com um outro negocio ou trabalhando com TI mais bem lonje do brasil…

"

não sei como é aonde vc mora… mas poraqui estagiario de TI se acha de monte em qualquer esquina…
poraqui a coisa ta ficando preta… sobra profissional, falta emprego e a maioria se prostitui com salarios baixissimos para empresas de 3 letrinhas… geralmente os “escraviarios”… e graduativamente o salario esta abaixando… outra questão é que a maioria é PJ e o governo suga os PJs… a qtia de imposto que um trabalhador denominado PJ tem que pagar é um absurdo… pois ele não é uma empresa… é um funcionario um trabalhador ganha um salario e não fatura como uma empresa… geralmente ganha mal perto do salario do CLT… e é estorquido pelo governo em impostos absurdamente gigantescos… isto é um absurdo!!! nos praticamente trabalhamos para sustentar o governo…

Essa questão de ser PJ e pagar um mundo de impostos é o pior de tudo.
90% das “oportunidades” são PJ ou o pior dos mundos, o CLT-Flex.
Esse lance de PJ e CLT-Flex que deveria sumir e sermos CLT com um salário compatível. Assim como um engenheiro, um advogado ou qualquer outro profissional.
A questão é que como não temos ou não sabemos como virar esse jogo, a área não chama a atenção para quem está ingressando. Eu mesmo não quero que meu filho siga nessa área. A gente gasta uma fortuna por ano para se manter atualizado (seja cursos, livros, seminários e etc), e no frigir dos ovos pouco sobra.
É insano a gente pagar mais impostos que muitas empresas, nada é abatido.

[quote=marcelo68ms]Essa questão de ser PJ e pagar um mundo de impostos é o pior de tudo.
Esse lance de PJ e CLT-Flex que deveria sumir e sermos CLT com um salário compatível. Assim como um engenheiro, um advogado ou qualquer outro profissional.
A questão é que como não temos ou não sabemos como virar esse jogo, a área não chama a atenção para quem está ingressando. Eu mesmo não quero que meu filho siga nessa área. A gente gasta uma fortuna por ano para se manter atualizado (seja cursos, livros, seminários e etc), e no frigir dos ovos pouco sobra.

[/quote]
Concordo plenamente, Marcelo.
Os empresários não perceberam (ou perceberam e eu sou ingênuo) que estão acabando com o mercado de trabalho de TI no Brasil.
Seria mais simples e honesto todos fecharem as portas aqui e abrirem suas empresas nos países que tanto invejam, como India, China, etc.

esses lances de PJ e Clt-Flex tenque morrer… isto lhe obriga a ser estorquido pelo governo e alem disso vc não tem direito trabalhista algum… não tem ferias, 13, aposentadoria e nem nada… se uma mulher pj fica gravida sua licença maternidade é o olho da rua… e se algum pj fica doente tchau… e é assim que funciona a coisa… e o governo sempre estorquindo o trabalhador empresas enquadradas em super-simples chegam a faturar 10k por mes e pagam menos impostos… ja o trabalhador pj ganha em media 2k e paga bem mais impostos… isto e um absurdo… e como vc disse não tem oq fazer… se vc não quiser ser pj vc simplismente não trabalha… pois 90% das empresas as vagas são PJ ou pior ainda a palhaçada de CLT-Flex…

[quote=marcelo68ms]Essa questão de ser PJ e pagar um mundo de impostos é o pior de tudo.

[/quote]

As empresas não tem como pagar salários de TI com os encargos sociais impostos pelo estado. Qualquer mané iniciante em TI ganha bem mais que um administrador, jornalista, professor, advogado tb iniciante. Esse é o motivo de em outras áreas não serem tão comuns o PJ.

Falta pessoas com disposição para ensinar os mais novos. Aqui mesmo no GUJ, o egoísmo reina sempre, o cara que sabe muito acha que ensinando os outros pode criar uma concorrência para ele no mercado de trabalho. Falta apostilas mais avançada, o aluno que aprende JAVA ele começa pelo OOP e depois quer uma coisa mais intuitiva e não apenas ficar vários anos estudando, “herança, polimorfismo e outras coisas mais…”. Eu acho que essa realidade foram nós mesmo que construímos. 8)

de onde vc tirou isto? de professor iniciante eu ate concordo… jornalista ja não sei… mais de um administrador e advogado de maneira alguma… ao menos a grande maioria de advogados e administradores ganham bem mais que computeiros…

o que podiamos fazer seria um abaixo assinado para a diminuição de impostos dos trabalhadores de TI… PJs e entrega-lo para algum deputado federal…
provavelmente não adiante em nada porem ficar de braços cruzados é pior…