Futuro de TI no Brasil está em xeque por falta de profissionais

link da materia.

A noticia é velha e o fato de conhecimento público. Tá na hora de pedir aumento.

Para quem já está na área, não falou mais do que o óbvio: falta e vai faltar profissionais em qualquer prazo. E com a constante preferência para a formação de profissionais somente tecnicamente qualificados, as áreas de gerência vão sofrer da mesma maneira. E o motivo também é obvio: TI perdeu o glamour. Depois do porre de crescimento das empresas de comunicação e tecnologia, vem a ressaca da realidade da área.

Até!

Bem feito pras empresas, merecemos ter nosso trabalho valorizado!

Quem sabe espalhando essa notícia na mídia os poderosos de TI que estão no comando, entendam que é melhor um cara bom do que cinco meia-boca.

Brabo mas é verdade. Só de ver aqui no GUJ a gente percebe muita gente sem saber o que está fazendo, gente nova, gente migrando de Delphi por exemplo.

Vou fazer isso amanhã! ahuauhhau

Será que isso convence?

[quote=boaglio]
Quem sabe espalhando essa notícia na mídia os poderosos de TI que estão no comando, entendam que é melhor um cara bom do que cinco meia-boca.[/quote]
O pior é que os empresários trocam um cara bom por um meia-boca, e não cinco.
E a situação só tende a piorar, porque para conquistar mercado offshore (sonho de 10 em cada 10 empresários de TI), só promovendo uma “indianização” do mercado de trabalho.
Ou seja, muito trabalho e pouco salário (sonho de 11 em cada 10 empresários de TI).
Se meu filho quiser estudar computação, vou cobrir o guri de porrada.
Já chega um panaca na família.

Pior que o mercado vai se ajustar pelo pior caminho: depressão. Vai querer crescer e não vai poder, vai começar a fechar várias consultorias, depois vão começar a se digerir até voltar bem de baixo. Será fatalismo ou alguém com a virtù vai perceber a porcaria para onde se encaminham?

Até!

Me surpreende essa baixa na procura por cursos de TI.

Os estágios da área de TI são um dos mais altos que eu conheço. Tenho vários amigos(as) que cursam direito, arquitetura, enfermagem etc que fazem estágios não remunerados, ou senão com bolsa de uns 500 reais. Na área de TI(em São PAulo) facilmente se encontra estágios de 1300.

E fora isso, mesmo alguém que faça uma faculdade Tabajara e que não se dedique muito a área(digo estudar por fora ou algo do gênero) consegue um salário de + de 5000 depois de algum tempo.

Fiquei surpreso com esse dado. Que TI perdeu o glamour eu concordo plenamente, mas mesmo assim ainda é um dos melhores mercados de trabalho.

Tvz o que afaste as pessoas seja o fato de que se vc faz direito ou arquitetura por exemplo, a mesma coisa que vc faz hj, vc vai fazer daqui 50 anos. Na área de TI, pode ser que daqui um tempo não precisa mais de programadores por exemplo. Tvz seja isso…não sei! :slight_smile: Mas enfim, mesmo assim é a chance de muita gente de conseguir algo melhor da vida…

[]'s

Mais ou menos isso lavh.

A verdade é que o brasileiro não gosta de estudar mesmo, quer profissões que são mais voltadas a humanas. Comunicação, marketing, administração, etc. Também pudera, país do futebol e carnaval…

mas esta crise esta em todo lado, acho q o problema esta mesmo nas faculdades e nos alunos, alunos não querem ter dificuldades para passar, ficar aprendendo base de dados, algoritmo, programação, etc, é um saco, comparado com outros cursos mais relex.

as pessoas estão cada vez mais acomodadas tudo tem q ser fácil.

hoje com a internet facilitando muito a vida, as pessoas têm tudo o q querem a distância de um click, e a preguiça e o mau hábito começa a tomar conta, pra q se dedicar tanto para um trabalho se na internet se consegue fazer o trabalho sem ler, pra q estudar tanto para uma prova se esta cada vez mais fácil colar.

e também tem q se ver a quantidade de pessoas que desistem no meio do curso, são muitas mesmo, e depois mesmo os q se formam, pouquíssimos vão continuar interessados em aprender mais, sendo autodidata para melhorar a sua qualidade como profissional, poucos estão interessados nisto.

o mercado precisa, precisa muito, mas não há, dos q há mais da metade são meia boca (como o boaglio já disse), e os q são realmente bons não são suficientes e cada vez vai ser menos… este cenário só tende a piorar cada vez mais.

na faculdade da minha esposa a realidade é mesmo esta, pouca gente interessada (pra não dizer mesmo quase todo mundo com nem meia dúzia de exceções), e eu digo, ainda bem, melhor pra mim, mas é uma coisa muito triste de se ver.

acho q o mundo esta educando muito mau as gerações futuras, não só neste aspecto das carreiras em TI, mas a educação como um todo aos poucos vai sendo revelando os grandes buracacos. acho também q isto tudo é só o principio das dores.

sem querer montar aqui uma teoria de que estamos a caminhar para a auto destruição, se pensar bem estamos mesmo quase lá.

No Brasil as pessoas procuram o “facil” e o mais “facil” é ir pra concurso publico, paga-se relativamente bem, vc so precisa ter o ensino medio e estudar uma apostila q vc passa… na area d TI surgem poucos concursos e os q surgem sao pouquissimas vagas (eu pelo menos nunca vi concurso pra 1000 vagas d programador) e pra direito sempre tem muita vaga, enfermage, os cursos mais procurados…

mas tb nao se pode esperar muito d um país onde o “facil” é muito facil de se conseguir…o governo dá td para quem nao tem a cabeca no lugar… se vc nao pode ter um filho mas nao quer parar d se “divertir” tem camisinha d graça até em escola hj em dia, se a camisinha furar nao tem problema tem a pilula do dia seguinte em qqer posto d saude, nao resolveu td bem BOLSA FAMILIA! ou seja pra q estudar se o governo banca sua familia! o negocio no Brasil é fazer filho e mudar pra uma cidadezinha pequena onde o q vc lucrar do bolsa familia t sustenta…

acreditem ou nao, ja conheco pelo menos duas meninas (16 e 18 anos) q ja estao “vivendo” nessas condicoes… fazer o q ne?

"

[quote=lavh]Me surpreende essa baixa na procura por cursos de TI.

Os estágios da área de TI são um dos mais altos que eu conheço. Tenho vários amigos(as) que cursam direito, arquitetura, enfermagem etc que fazem estágios não remunerados, ou senão com bolsa de uns 500 reais. Na área de TI(em São PAulo) facilmente se encontra estágios de 1300.

E fora isso, mesmo alguém que faça uma faculdade Tabajara e que não se dedique muito a área(digo estudar por fora ou algo do gênero) consegue um salário de + de 5000 depois de algum tempo.

[]'s[/quote]

Isso é a realidade de São Paulo, porque no Nordeste 1.300 é +- o salário de um profissional de nível sénior.

[quote=jadson][quote=lavh]Me surpreende essa baixa na procura por cursos de TI.

[]'s[/quote]Isso é a realidade de São Paulo, porque no Nordeste 1.300 é ± o salário de um profissional de nível sénior.
[/quote]Onde foi que você viu isso? Um senior ganhando isso não é senior.

Nossa, e eu tinha planos de um dia morar no nordeste! Tinha… :smiley:

[quote=Rodrigo.Lima][quote=jadson][quote=lavh]Me surpreende essa baixa na procura por cursos de TI.

[]'s[/quote]Isso é a realidade de São Paulo, porque no Nordeste 1.300 é ± o salário de um profissional de nível sénior.
[/quote]Onde foi que você viu isso? Um senior ganhando isso não é senior.[/quote]

Na média as empresas aqui em Natal pagam isso, o que ocorre é que na maioria das vezes acabam contratando um menino recém formado ou ainda que está começando a programar para o cargo de sénior por falta de opção. Na última empresa que trabalhei o salário para o cargo de Programador Sénior era de +- 1.200. É só olhar a tabela do sindicato daqui, esse valor era o piso do sindicato e eles pagavam o piso.

[quote=Rodrigo.Lima][quote=jadson][quote=lavh]Me surpreende essa baixa na procura por cursos de TI.

[/quote]Onde foi que você viu isso? Um senior ganhando isso não é senior.[/quote]

Eu saí da Bahia justamenten por causa disso. Lá se paga no máximo 2000. Em salvador, no máximo 2500. Para um SENIOR! Junior chega a ganhar 700. Isso não é salário. É dinheiro da merenda!

A realidade do nordeste é bem essa mesmo, sou de Fortaleza-ce estou morando na região do Cariri cidade Crato.

Estou aqui na cidade a 2 anos não vi nenhum emprego para programador java até agora na região do Cariri
[cidades: Crato , Juazeiro (Detalhe: 2ª maior cidade do Estado), Barbalha].

Mesmo que exista emprego no CARIRI para DESENVOLVIMENTO em JAVA, pra mim no caso,
não posso me submeter a ganhar 1.500 isso eu ganhava com 2 anos de exp em java…

Tenho 7 anos de exp em java e estou trabalhando à distância caso contrário já estaria morrendo de fome.

[EDITADO]

Pra ganhar 1.000 é melhor estudar pra um concurso nível médio qualquer e ficar
programando jogos em java no tempo livre, ou seja lá o que for,
dentro da repartição pública por que provavelmente o chefe da repartição pública
não vai fazer o favor de pôr os pés no escritório tão cedo!

VIVA O BRASIL !
[/EDITADO]

[quote=josenaldo][quote=Rodrigo.Lima][quote=jadson][quote=lavh]Me surpreende essa baixa na procura por cursos de TI.

Eu saí da Bahia justamenten por causa disso. Lá se paga no máximo 2000. Em salvador, no máximo 2500. Para um SENIOR! Junior chega a ganhar 700. Isso não é salário. É dinheiro da merenda![/quote]

Josenaldo acredito que procurou no lugar errado… tem empresa pagando 3.000,00 + beneficio aqui e a ultima vaga que vi… nao era aquela demanda varias tecnologias nao… se nao abaixo ela:

Sabemos que o custo em salvador nao é tao alto em comparacao com outras capitais para um solteiro economista. Sem falar q em salvador as maiores das empresas ficam bem proximas umas das outras, e nos locais de “elite” depender onde vc morar nao vai pegar mais de 2 transportes… e um aluguel de ap de mil reais em classe media alta… eh um exagero vc pode morar em classe media pagando R$ 600,00 em um bom e confortavel ap… sem falar que eu acho mais vantagem comprar um imovel que alugar… ja que as parcelas de financiamento sao mais baratas… apesar de ter juros, uma boa compra de imovel vc vende brincando igual vender carro popular… basta abrir a boca hhehe!