Futuro de TI no Brasil está em xeque por falta de profissionais

É isso mesmo. Tem uns anúncios que chega a ser hilário.
Outros contudo, demonstram seriedade: Java, sql, Jsp, hibernate e Struts/Spring/EJB.

[quote=LPJava]
Citei a questao de organização entre a profississão. Voce vai consultar um advogado… ele vai ti dar um preço, e vai a outro vai dar um preço na mesma margem [/quote]

Isso simplesmente não é verdade. Por favor vá há um advogano na Paulista e vá num advogado em Niterói, compare os preços dos honorários.

Se você pagar adiantado para um advogado um caminhão de dinheiro e ele dormir todos os dias e não fizer nada do seu processo a chance dele perder a carteira da OAB é praticamente nula. O que você pode fazer é processar o advogado. Em TI é a mesma coisa.

O seu conhecido, a menos que eu não tenha entendido o jogo, estava em um mercado ilegal, caça-níqueis. Se o debate aqui for sobre qual profissão dá mais dinheiro no mercado ilegal eu não quero participar dela, obrigado, além de ter que apagar mensagens sobre isso por razões legais.

A não ser que seja um gerente ou diretor(tenho um certo preconceito com esses) não foi minha intenção ofendê-lo, desculpe-me.

Sou de curitiba, esses ótimos salários de SP a que você se refere raramente se encontram em algum outro lugar. As empresas daqui até estão dando cursos mas para vc ter uma idéia das propostas que grandes empresas oferecem por aqui, como ACC.., GL.., ATO..,BR..(não sei se posso dizer os nomes das empresas), recentemente estiveram procurando dezenas de vagas em que ofereciam entre R$500 a R$900, geralmente exigindo inglês e algumas tecnologias específicas. O pior é vc sabe que vão te contratar como mão-de-obra barata(estágio), fazer vc trabalhar como profissional e depois do projeto encerrado vão te despensar, vc fica sem experiência (porque uma nova moda aqui é não aceitar estágio como experiência) e faz o mesmo trabalho de outros profissionais ganhando 1/4 -1/5 do salário. Estou catando algumas ofertas de emprego para postar e verem do que estou falando.
Uma coisa que sempre digo quando surgem discussões com esta é que visões positivistas da área de TI sempre vem de profissionais que já tem grande conhecimento e experiência, o que facilita tudo, e quando pessoa que estão lutando pra entrar no mercado como eu demonstram sua indignação com o rumo que as coisas estão tomando ficamos parecendo rebeldes sem causa. Talvez porque poucos queiram demonstrar sua opinião, infelizmente.

Já a algum tempo estou com vontade de montar um tópico só com ofertas de emprego absurdas que vemos no dia-a-dia, mas não sei qual será a repercussão disso.
[]'s

uma vez divulgaram uma vaga na lista da facul para estagiário com 3 anos de experiência!! infelizmente eu deletei o email, deveria ter imprimido e colocado em um quadro, junto com outras vagas que eu recebo :slight_smile:

em outro lugar que trabalhei criaram as classificações estagiário sênior e estagiário fraldinha… rs o estagiário fraldinha lógico era o mais baixo na cadeia alimentar, recebia ordens inclusive do estagiário sênior… :roll:

[quote=juliano_FRG]
A procura por cursos de TI estão caindo drasticamente porque os salários da área despencaram drasticamente nos últimos anos e pouquíssimas áreas exigem um investimento tão grande de tempo e dinheiro continuamente para se formar e se manter no mercado. Se a situação esta ruim pode ter certeza que piorar muito mais. A maioria dos meus colegas da faculdade se dizem desanimados e não pretendem trabalhar no desenvolvimento de software devido a grande desvalorização dos profissionais de TI que vem ocorrendo.[/quote]

Tirando a parte de que custo de vida impacta no salário e não se compara salário de SP/RJ com outras partes do país -já que isso já foi falando neste tópico- de onde voc6e tirou esta informação de que os salários estão caindo?

[quote=lavh]
Tvz o que afaste as pessoas seja o fato de que se vc faz direito ou arquitetura por exemplo, a mesma coisa que vc faz hj, vc vai fazer daqui 50 anos. [/quote]

Isso não é verdade. Pode ser que TI seja mais rápido mas um arquiteto tem que se mantêr a par das novidades do mercado, das regulamentações, da técnicas. É claro que ele pode continuar criando prédios coo azia há quinze anos mas até aí eu posso continuar programando em VB 4 -tem mercado para isso.

A lei da gravidade não muda assim como os fundamentos da computação também não. As técnicas e exigências, entretanto, mudam o tempo todo na maioria das profissões.

[quote=pcalcado][quote=juliano_FRG]
A procura por cursos de TI estão caindo drasticamente porque os salários da área despencaram drasticamente nos últimos anos e pouquíssimas áreas exigem um investimento tão grande de tempo e dinheiro continuamente para se formar e se manter no mercado. Se a situação esta ruim pode ter certeza que piorar muito mais. A maioria dos meus colegas da faculdade se dizem desanimados e não pretendem trabalhar no desenvolvimento de software devido a grande desvalorização dos profissionais de TI que vem ocorrendo.[/quote]

Tirando a parte de que custo de vida impacta no salário e não se compara salário de SP/RJ com outras partes do país -já que isso já foi falando neste tópico- de onde voc6e tirou esta informação de que os salários estão caindo?[/quote]

Os salários de TI estão subindo muito mais rápido que a inflação, por sinal. Em 2002 quando eu tava procurando estário, era muito difícil chegar nos 800 reais. Hoje estágio pagando 1300 é tranquilo o salário inicial subiu 62,5% num período de 6 anos. Enquanto isso o IPCA do período tá em 46%. Isso significa um ganho real de 16% em 6 anos. Não é uma montanha, mas mostra que os salários não estão caindo. Da mesma forma, aumentos semelhantes a esses podem ser verificados para todos os outros cargos.

Os salários estão sofrendo aumentos reais enquanto o déficit técnico não melhorou em nada.

E nem vai melhorar.

[quote=pcalcado][quote=juliano_FRG]

Tirando a parte de que custo de vida impacta no salário e não se compara salário de SP/RJ com outras partes do país -já que isso já foi falando neste tópico- de onde voc6e tirou esta informação de que os salários estão caindo?[/quote]

Um exemplo: a 3 anos quando iniciei a faculdade uma empresa de grande porte nacional estava fazendo uma seleção para desenvolvimento java aqui em Curitiba, a vaga era CLT e para função de Programador junior, o salário era R$2.500,00 e outros benefícios, um bom salário para início. Essa mesma empresa a uns 2 meses fez novamente uma seleção para programador junior, o salártio agora é R$1.200 e pedem experiência, certificação e várias outras coisas a mais. Esse é um exemplo que ilustra bem o que quero dizer e é uma prática geral nas empresas, isso que nesse caso não era vaga para estágio, o que geralmente as empresas fazem é contratar estágiario no lugar de programador junior. Clario que quando falo é daqui de CTBA, quanto as outras regiões fica a cargo do pessoal dizer sua opinião.

[quote=juliano_FRG]
Um exemplo: a 3 anos quando iniciei a faculdade uma empresa de grande porte nacional estava fazendo uma seleção para desenvolvimento java aqui em Curitiba, a vaga era CLT e para função de Programador junior, o salário era R$2.500,00 e outros benefícios, um bom salário para início. Essa mesma empresa a uns 2 meses fez novamente uma seleção para programador junior, o salártio agora é R$1.200 e pedem experiência, certificação e várias outras coisas a mais. Esse é um exemplo que ilustra bem o que quero dizer e é uma prática geral nas empresas, isso que nesse caso não era vaga para estágio, o que geralmente as empresas fazem é contratar estágiario no lugar de programador junior. Clario que quando falo é daqui de CTBA, quanto as outras regiões fica a cargo do pessoal dizer sua opinião.[/quote]

Isso é apenas um caso isaolado e forma uma evidência anedótica. A menos que você tenha dados que comprovam sua afirmação isso é uma falácia. Claro que você pode estar apenas exressado sua opinião e percepção do mercado mas é bom deixar isso claro no texto, do contrário fica parecendo uma afirmação baseada em fatos concretos.

"

[quote=pcalcado][quote=LPJava]
Citei a questao de organização entre a profississão. Voce vai consultar um advogado… ele vai ti dar um preço, e vai a outro vai dar um preço na mesma margem [/quote]

Isso simplesmente não é verdade. Por favor vá há um advogano na Paulista e vá num advogado em Niterói, compare os preços dos honorários.

Se você pagar adiantado para um advogado um caminhão de dinheiro e ele dormir todos os dias e não fizer nada do seu processo a chance dele perder a carteira da OAB é praticamente nula. O que você pode fazer é processar o advogado. Em TI é a mesma coisa.

O seu conhecido, a menos que eu não tenha entendido o jogo, estava em um mercado ilegal, caça-níqueis. Se o debate aqui for sobre qual profissão dá mais dinheiro no mercado ilegal eu não quero participar dela, obrigado, além de ter que apagar mensagens sobre isso por razões legais.[/quote]

a intenção nao foi essa pcalcado . A ideia foi mostrar uma organização entre as profissionais… ja que iniciamos o post, questionando que nao ganhamos como deveria devido uma falta de organização dos profissionais de T.I. Nem um orgao para regularizar a nossa classe temos! é por isso que fica essa bagunça de senior ganhado como junior e as vezes junior ganhando como senior…etc

flw!

"

[quote=marcosalex]Outra coisa que um órgão pra regularizar ajudaria: Sistema de Informaçao, Ciencia da Computação, Engenharia da Computação… Em muitas faculdades com nomes diferentes mas ensinam a mesma coisa e outras não. Pelo nome do curso não necessariamente podemos afirmar o que o cara sabe.
Mas a maior vantagem de um órgão é que dependeríamos menos do governo e estaríamos mais independentes das forças políticas, da mesma forma que a OAB e o CREA. [/quote]

Desde quando um curso de Sistemas de Informação é a mesma coisa de um curso de Ciências da Computação :?:

"

[quote=marcosalex][quote=Maurício Linhares]
Desde quando um curso de Sistemas de Informação é a mesma coisa de um curso de Ciências da Computação :?: [/quote]

Não deveria ser, mas tem muitas faculdades que ensinam o mesmo conteúdo, só muda o nome.[/quote]

Realmente há uma bagunça com isso tb! e faculdade nao sérias… nao sabem nem a diferença!!!

Será que vocês não estão se enrolando não?

O papel de vigiar os cursos é do MEC, não de um “sindicato”.

"

Será que vocês não estão se enrolando não?

O papel de vigiar os cursos é do MEC, não de um “sindicato”.[/quote]
Pois é, só que na prática o MEC não está se saindo bem e a cada mudança de governo as regras mudam muito. Já com os cursos onde existe um conselho independente a coisa tem funcionado melhor. Pra uma área dinâmica como a nossa, acredito que um conselho formado por profissionais e acadêmicos da área seja mais eficiente que um ministro ou acessor, que teria a função de fiscalizar o conselho, como é feito nos outros cursos.

Bom, é minha opinião.[/quote]

Eu tenho ciencia que o MEC que regulariza esses cursos… até que melhorou na foi pior… tinha tantos nomes… mais ainda há muito que fazer… eu acho que deveria existir apenas dois… o cara que quer ser analista e o outro cientista… e dai poderia ate extender o curso por mais 1 ano… a maioria dos cursos sao 4 anos…

"