Futuro de TI no Brasil está em xeque por falta de profissionais

[quote=marcelo68ms]Marcio, você está pensando no imediatismo, R$ 70,00 por hora não é um valor que me faria mudar de país e acho que muitos desse forum conseguem ou ganham valores próximos.
A questão é o plano de carreira. [/quote]

:arrow:Você não precisa mudar de País, para intermediar desenvolvimento aqui no Brasil, se optar em sair eu diria que você pode atingir 70,00 U$ a 120,00 U$ por hora.

:arrow:'Plano de Carreira, o mundo é business saiba fazer o seu pé de meia, o resto é Marketing"

É TI no brasil é uma merda… não vejo a hra de sair desse lixo de pais… nosso trabalho não é valorizado trbalhamos como se fossemos uma “empresa” eu disse empresa entre aspas pois isto que a maioria PJ é na verdade o PJ´não passa de um mero funcionario que é estorquido e sugado pelo governo com impostos altissimos… alem do PJ não ter direito a ferias e nem 13 e nem direito nenhum… tenque pagar uma quantia absurda de imposto… e o pior absurdo pq a padaria do seu Ze que tem 5 funcionarios e fatura em media 20k por mes pode ser uma empresa super simples e o seu joão que trabalha com TI e é PJ trabalhando em uma empresa ganhando 2k por mes e tendo sua esposa como socia não pode ser uma empresa supersimples???
isto é simplismente um absurdo… por isto este pais é uma merda!!!

Sim, eu também estou ansioso para que você saia do país e saiba que a vida de contractor aqui fora não é diferente da vida de PJ aí. O Brasil possui mil problemas mas eu acho que você está pensando em utopia aqui fora.

Eu não entendi a comparação com advogado. Eu conheço advogados q moram em ipanema, de frente para o mar numa casa enorme mas deste que eu conheço todos tem algum tipo de ligação estranha com o governo. Os advogados de profissão (i.e. aqueles que possuem clientes de verdade) não possuem este nível de vida.

Se for para ser em TI o que um advogado com relações escusas é não é tão difícil, basta ser bom vendedor e não ter ética. Invente uma ferramentade geração de código ou empacote um bando de frameworks open-source num CD, venda para o governo e vá morar em angra dos reis. Em compensação um advogado, formado numa boa faculdade, que não quer seuir carreira “escusa” encontra muito menos vagas de emprego, menores salários e possibiidade que um desenvolvedor de experiência semelhante.

"

Eu não estou falando de “quem vem de fora”, estou falando do mercado como um todo. Este é outro preconceito, que “quem vem de fora” sofre com estes problemas. Se voê for imigrante ilegal e/ou não oferecer nada para o país é verdade mas um técnico em desenvolvimento competente é tratado da mesma forma, seja de onde for.

[quote=pcalcado]Eu não entendi a comparação com advogado. Eu conheço advogados q moram em ipanema, de frente para o mar numa casa enorme mas deste que eu conheço todos tem algum tipo de ligação estranha com o governo. Os advogados de profissão (i.e. aqueles que possuem clientes de verdade) não possuem este nível de vida.

Se for para ser em TI o que um advogado com relações escusas é não é tão difícil, basta ser bom vendedor e não ter ética. Invente uma ferramentade geração de código ou empacote um bando de frameworks open-source num CD, venda para o governo e vá morar em angra dos reis. Em compensação um advogado, formado numa boa faculdade, que não quer seuir carreira “escusa” encontra muito menos vagas de emprego, menores salários e possibiidade que um desenvolvedor de experiência semelhante.[/quote]

Citei a questao de organização entre a profississão. Voce vai consultar um advogado… ele vai ti dar um preço, e vai a outro vai dar um preço na mesma margem e alem disso um advogado que tirou a carteirinha da OAB tem medo de perda-la… apesar que tudo no mundo existe excecoes ainda mais a respeito do que vc falou acima dessa classe de advogado… mais isso existe em qualquer profissão… aqui na bahia um “conhecido” estava desenvolvendo um software para aquele jogo de moedas(nao lembro o nome) e simplesmente ele matava a pau… ultimo salario dele a 2 anos 25 mil.
É semelhante a medicina um valor de uma consular eh sempre na mesma margem, as vezes uma é mais cara pelo instalacoes da clinica e a localização… e nao pelo trabalho do medico… pq aquele medico atende na clinica do Zé por X mais na clinica da Maria é Y. É Y pq o dono da clinica quer tirar o conforto que dar aos clientes na recepção aquele cafezinho, aquela secretaria educada hehe…

Aproveitando, olha essa materia… pessoal nem quis abrir outro topico…

link
flw!

pq eu não fiz direito… :frowning:

[quote=luistiagos][quote]
ultimo salario dele a 2 anos 25 mil.
[/quote]

pq eu não fiz direito… :-([/quote]

:wink: Você esta em uma área poderosa, o problema é que essa ciência exige profundos conhecimentos e dedicação, ganhar dinheiro em TI, você pode ser um mega-investidor mas talvez vc não saiba como ainda, existe muita competição, e não existe espaço para 2º lugar só para o 1º.

falou bonito Marcelo Duran…

Qualquer coisa, desde que feita com paixão, empreendedorismo, planejamento e inovação - dá dinheiro.

[quote=Marcio Duran][quote=luistiagos][quote]
ultimo salario dele a 2 anos 25 mil.
[/quote]

pq eu não fiz direito… :-([/quote]

:wink: Você esta em uma área poderosa, o problema é que essa ciência exige profundos conhecimentos e dedicação, ganhar dinheiro em TI, você pode ser um mega-investidor mas talvez vc não saiba como ainda, existe muita competição, e não existe espaço para 2º lugar só para o 1º.

[/quote]Errado. Existe lugares para os segundos e terceiros lugares, dado que existem várias ofertas de empregos boas por aí. O problema é que não existe lugar para algumas coisas que nem colocação tem.

Até!

aahah !!!

Normal, lhe entendo

:idea: Pensa em Marketing, aproveita que o OpenTDC vai acontecer, na certa tem otimos networking lá, talvez eu até apareça para lhe dar umas dicas…hahahah

:thumbup:

[quote=maquiavelbona]
Errado. Existe lugares para os segundos e terceiros lugares, dado que existem várias ofertas de empregos boas por aí. O problema é que não existe lugar para algumas coisas que nem colocação tem.

Até![/quote]

Na verdade a colocação ela não existe, isso foi algo didatico de se falar, mas você deve ter confiança em si, e não depender de alheios.

:wink:

[quote=Marcio Duran][quote=maquiavelbona]
Errado. Existe lugares para os segundos e terceiros lugares, dado que existem várias ofertas de empregos boas por aí. O problema é que não existe lugar para algumas coisas que nem colocação tem.

Até![/quote]

Na verdade a colocação ela não existe, isso foi algo didatico de se falar, mas você deve ter confiança em si, e não depender de alheios.

:wink: [/quote]
Sabemos entender analogias e sabemos também extendê-las. Explicar uma piada tira mais a graça do que fingir que não a entendeu.

Até!

Riso é um processo não envolvido em alguma piada do Marcio Duran. Com certeza.

[quote=maquiavelbona]
Sabemos entender analogias e sabemos também extendê-las. Explicar uma piada tira mais a graça do que fingir que não a entendeu.

Até![/quote]

“…Não tenha Princípios maquiavélicos, …no tempo da maldade a gente nem era nascido”

[quote=lavh]Me surpreende essa baixa na procura por cursos de TI.

Os estágios da área de TI são um dos mais altos que eu conheço. Tenho vários amigos(as) que cursam direito, arquitetura, enfermagem etc que fazem estágios não remunerados, ou senão com bolsa de uns 500 reais. Na área de TI(em São PAulo) facilmente se encontra estágios de 1300.

E fora isso, mesmo alguém que faça uma faculdade Tabajara e que não se dedique muito a área(digo estudar por fora ou algo do gênero) consegue um salário de + de 5000 depois de algum tempo.

Fiquei surpreso com esse dado. Que TI perdeu o glamour eu concordo plenamente, mas mesmo assim ainda é um dos melhores mercados de trabalho.

Tvz o que afaste as pessoas seja o fato de que se vc faz direito ou arquitetura por exemplo, a mesma coisa que vc faz hj, vc vai fazer daqui 50 anos. Na área de TI, pode ser que daqui um tempo não precisa mais de programadores por exemplo. Tvz seja isso…não sei! :slight_smile: Mas enfim, mesmo assim é a chance de muita gente de conseguir algo melhor da vida…

[]'s[/quote]
Você só pode estar brincando…é por pensarem como você que os manés que se chamam de gerentes e diretores da empresas de TI estão levando o setor pro buraco!!! Você está bem por fora da realidade do mercado e tenho certeza que esse estágio de R$1.300 que viu pedia absurdos, alias isso se tornou comum, as empresas quererem alunos do primeiro e segundo ano da faculdade com “sólidos conhecimentos em JEE, UML, trocentos frameworks (no caso de java, mas é a mesma coisa para todas as outras tecnologias), inglês fluente e a moda da vez, experiência para fazer estágio”. Posso afirmar isso com toda certeza e conhecimento pois acabo de me formar em Sistemas de informação e não quiz vários estágios durante o curso pois as propostas eram absurdas e não ia trocar um emprego estável de 4 anos na área gráfica pelas baixarias que ofereceram.
A procura por cursos de TI estão caindo drasticamente porque os salários da área despencaram drasticamente nos últimos anos e pouquíssimas áreas exigem um investimento tão grande de tempo e dinheiro continuamente para se formar e se manter no mercado. Se a situação esta ruim pode ter certeza que piorar muito mais. A maioria dos meus colegas da faculdade se dizem desanimados e não pretendem trabalhar no desenvolvimento de software devido a grande desvalorização dos profissionais de TI que vem ocorrendo.

É isso aí. Exigem-se milagres, oferecem-se merrecas e depois reclamam que a oferta de profissionais está ruim.

[quote=juliano_FRG]
Você só pode estar brincando…é por pensarem como você que os manés que se chamam de gerentes e diretores da empresas de TI estão levando o setor pro buraco!!! Você está bem por fora da realidade do mercado e tenho certeza que esse estágio de R$1.300 que viu pedia absurdos, alias isso se tornou comum, as empresas quererem alunos do primeiro e segundo ano da faculdade com “sólidos conhecimentos em JEE, UML, trocentos frameworks (no caso de java, mas é a mesma coisa para todas as outras tecnologias), inglês fluente e a moda da vez, experiência para fazer estágio”. Posso afirmar isso com toda certeza e conhecimento pois acabo de me formar em Sistemas de informação e não quiz vários estágios durante o curso pois as propostas eram absurdas e não ia trocar um emprego estável de 4 anos na área gráfica pelas baixarias que ofereceram.
A procura por cursos de TI estão caindo drasticamente porque os salários da área despencaram drasticamente nos últimos anos e pouquíssimas áreas exigem um investimento tão grande de tempo e dinheiro continuamente para se formar e se manter no mercado. Se a situação esta ruim pode ter certeza que piorar muito mais. A maioria dos meus colegas da faculdade se dizem desanimados e não pretendem trabalhar no desenvolvimento de software devido a grande desvalorização dos profissionais de TI que vem ocorrendo.[/quote]

Embora a sua resposta tenha sido bem grosseira, vou responder.

No meu primeiro estágio, eu ganhava R$1300,00 reais e não tinha experiência nenhuma. Muito pelo contrário, e no primeiro mês eu fiquei apenas fazendo curso, para depois começar a trabalhar. Não tinha inglês fluente, mas a empresa me bancou um curso de inglês integralmente.

Sou exceção? Com certeza não!!! Essa mesma empresa, que é uma empresa de 3 letrinhas bem conhecida, tem mais de 200(nem sei ao certo, mas deve ser mais que isso) vagas abertas que não consegue preencher com todos esses beneficios que eu citei acima. Hoje eu não estou mais nela, mas foi excelente para o inicio da minha carreira.

Quem será que está por fora do mercado? Eu que estou nele ou você que trabalha na área gráfica?

Reafirmo tudo o que disse!

Tenho um amigo que senta aqui do meu lado, que só estuda coisas novas por demanda, se a empresa pede ele vai e aprende, que não estuda em casa, e que tira 8000(PJ). Eu não apoio isso, mas é um fato!

Tudo isso que eu falo é com relação a SP! O resto eu não sei!

A questão é que você já quer sair ganhando muito, sem nunca nem ter trabalhado com TI, aí fica difícil. Tenho um outro amigo que trabalhava em uma metalurgica e ganhava muito bem, mas ele queria trabalhar com programação. Saio da metalurgica pra fazer um estágio no qual ele ganhava 1000(ele tbm não tinha experiência nenhuma). Hoje, 2 anos depois disso, ele tá ganhando 4000(CLT), se você acha isso muito ou pouco eu não sei, eu acho bom pra quem tem só 2 anos na área e acho bom para o padrão brasileiro. As vezes o que faltou pra você é isso, arriscar. Se bem que, se 4000 tbm for pouco pra vc, dai é melhor você ficar aonde está mesmo. Não sei o que vc chama de pouco ou muito.

Na nossa área experiência é fundamental. As empresas colocam um monte de siglas mesmo para as vagas, mas “quase” ninguém(pra não falar ninguem) sabe tudo aquilo. A questão é que se vc já trabalhou com algo parecido(por um exemplo um outro framework web diferente do que eles estão pedindo) vc aprende o que eles estão pedindo muito rápido, então eles vão e te contratam.

[]'s