Futuro de TI no Brasil está em xeque por falta de profissionais

Meu pai saiu do Rio e mora no nordeste há quinze anos. Ele ganha metade do que ganhava no Rio e ainda assim conseguia morar numa casa de 3 quartos no centro da cidade e há cinco minutos da praia. Eu ganhava o dobro do que ele ganhava e morava num apertamento de um quarto no Grajau, trabalhando em botafogo e pegando ônibus + metrô (40 min) todo dia. O que eu gastava de mercado sozinho no Rio era 4x o valor do que ele astava com esposa e familia.

O salário é baixo mas o custo de vida émais baixo. É como vir para a Austrália. Aqui o salário de junior em TI é uns R$10,000.00 e eu conheço gente que tira por volta de R$30,000.00 por mês trabalhando como consultor independente. A diferença é que o custo de vida é gritante, você paga por volta de R$4,000.00/mês para morar numa casa casa caindo velha de um quarto num subúrbio distante. Quer almoçar? Um sanduíche sai por R$20.00 e uma coca-cola R$6.00. Ah, quer comida de verdade? Qualquer almoço que envolva carne em Melbourne custa mais de R$60.00, isso para um bife com purê de batatas. Se eu pegar um bonde e um ônibus para chegar no trabalho aqui eu gasto fácil R$20.00 por dia só nestes. Uma cerveja custa R$14.00 no supermercado, no pub fica em R$20.00, e cerveja local, importada é bem mais cara.

Se você quer comparar salários compare na mesma região ou em regiões parecidas. Comparar regiões com custo de vida completamente diferente é besteira.

Caramba! Custo de vida caríssimo! tem mesmo q se ganhar muitooo bem para consegui viver ai, não imagina q a Australia tivesse este custo de vida, tb por ser uma ilha talvez faça sentido, mas não é também muita especulação nos preços? E os impostos tb são altos? É q assim nem adianta ganhar muito… gastando muito… complicado…

Tipo vc paga num aluguel meia boca 40% do seu salário, aqui eu pago 30% do meu salário numa casa q eu estou comprando e muito boa por sinal, quando eu morava de aluguel era 20% do meu salário.

No final do mês ainda dá para juntar alguma coisa? Tem q passar a vida fazendo contas não?

Boa parte das pessoas que ganham o salario que eu falei (que eu conheço) moram em repúplicas ou pelo menos dividem apartamento. Eu moro em um apartamento razoável, de dois quartos, mas só aceito pagar o aluguel eventualmente vou me mudar de cidade e não vale a pena bater perna por um lugar melhor se vou sair em alguns meses. O salário de alguém com mais experiência não é ruim, eu tenho praticamente o mesmo padrão de vida que no Rio (com mais eletrônicos, claro). O mercado imobiliário da Austrália está pegando o rabo do boom nos EUA então comprar casa aqui é besteira por um bom tempo, os preços estão enlouquecidos. Mas não há muito imposto, na verdade houveram reduções de impostos nos anos recentes, o problema é que qualquer coisa que envolva mão de obra humana é muito caro.

É um lugar ótimo, se vive bem. O problema é alguém entrar no http://it.seek.com.au, ver um emprego que pagam R$200,000.00 por ano achar que vai ficar rico. Da mesma maneira que alguém que acha que vai pra Brasília ou para o Rio ganhando 3x mais que em sua cidade natal e esquece que tudo lá custa 3x o preço. Não, não vai. R$ 200 mil por ano na Austrália -que é salário típico de arquiteto de empresa de 3 letrinhas aqui- equivale a um salário de uns R$6 mil no Rio ou uns R$3 mil nos lugares que conheço do nordeste.

(nota: 1AUD = 1.5~2 BRL)

Blz, eletrónicos é mesmo, em qualquer pais um pouco melhro q o brasil é muito mais acessivel este tipo de produtos, e para profissionais de TI isto é importantíssimo! Mas ai na Australia ficando mais perto do Japão e Taiwan deve ser bem mais barato.

O imposto ai na Australia baixou então deve estar bem melhor q aqui em Portugal q os impostos são bem puxados! Acho q foram os Portugueses q deram esta herança para o Brasil, q aqui Portugual é dos q tem impostos mais altos e dos q tem o menor salário mínimo, o Brasil teve a quem puxar, heee :stuck_out_tongue:

É preciso mesmo levar sempre em consideração o custo de vida X salário, salário bom é quando dá para fazer aquela compra maneira no Carrefour e sobrar uma boa grana no fim do mês.

A crise imobiliária esta afetando a Europa também, mas como comecei a comprar a casa antes, e também como pretendo viver aqui por mais longos anos não valia a pena ficar no aluguel, comprar casa não é um investimento, mas considero como uma poupança, pelo menos parte do dinheiro e talvez mais algum lucro da para receber de volta quando vender.

leofernandesmo,

Como eu havia escrito antes…

Na minha opinião:
“Carro, apartamento, comida é tudo caro não importa a região.”

Por conta disso concordo com marcosalex:

“Acredito que o problema seja má distribuição de recursos (governo) e de mercado (empresas, empregados).”

Leia o post do pcalcado parece que as coisas na Austrália são meio caras também.

Foi mal mas, essa de ganhar 50 mil em Marte e viver em Saturno não tem nada haver.

meu vocês são desenvolvedores ou psicologos ?

AFF

Bom se tivesse como morar no brasil e trabalhar na australia…

[quote=dinegri]meu vocês são desenvolvedores ou psicologos ?

AFF[/quote]

Quanto amis eu conheço as pessoas, mais gosto dos computadore…

me too.

[quote=josenaldo][quote=dinegri]meu vocês são desenvolvedores ou psicologos ?

AFF[/quote]

Quanto amis eu conheço as pessoas, mais gosto dos computadore…[/quote]

+1

[quote=Jorge Diz][quote=neófito]
A verdade é que o brasileiro não gosta de estudar mesmo, quer profissões que são mais voltadas a humanas. Comunicação, marketing, administração, etc. Também pudera, país do futebol e carnaval…[/quote]

Eu acho essa afirmação preconceituosa, por vários motivos:

1. Em todas as áreas é necessário se aperfeiçoar constantemente, porque mudanças acontecem para todos,
    não apenas para os que trabalham com tecnologia.

2. Nós de TI precisaríamos conhecer muito mais de ciências humanas, sociais e afins. Somos totalmente
    leigos nisso, se dependermos apenas do que aprendemos na faculdade. O bicho-homem tem muita coisa
    para ser estudada e aplicada ao nosso dia-a-dia.

(Aliás, sempre digo que estudamos na faculdade errada, porque informática tem mais a ver com humanas
mesmo: até hoje não entendo o porque desse fetiche com engenharia e ciências exatas)

1. Me lembra aquele comentário infeliz do berimbau. Não entendi porque ninguém se manifestou, já
    que me parece que a maioria neste fórum é de brasileiros. Tomo as dores, apesar de eu mesmo ter
    nascido em outro país.

Jorge

[/quote]

Jorge,

Eu quis dizer que é muito mais fácil trabalhar com uma profissão na área de humanas do que com uma na área de exatas, e não que as profissões em humanas não exigem conhecimento e empenho.

O profissional de tecnologia deve, como qualquer ser humano, saber se relacionar. Apenas. Não vejo necessidade de qualquer especialização ou técnica para coisas além disso.

link da materia.[/quote]

A verdade é que o perfil das pessoas, em geral, foge da área de exatas. Na qual se encontram as ciências computacionais, que por sua vez, apresenta o assustador aspecto hermético de suas linguagens. Não faz muito o gosto das pessoas em geral.

[quote=Lobo]Na minha opinião:
“Carro, apartamento, comida é tudo caro não importa a região.”[/quote]
Vc diz que carro, comida e apartamento é tudo caro não importa a região. Concordo,
mas assim como eu disse e o Philip(sobre o pai dele) vc pode ganhar menos aqui no nordeste e “viver melhor” do que quem ganha mais e mora em SP ou RJ.

Claro e é talvez por isso que a média de salário é bem maior do que aqui no Brasil.

Realmente. O que eu quero dizer é que se vc ganha 50 mil em Marte e ganha 50 mil em Saturno, as coisas podem ser BEM diferentes.

[quote=maquiavelbona]TI perdeu o glamour
[/quote]

O que vc quis dizer com isso?

[quote=raf4ever][quote=maquiavelbona]TI perdeu o glamour
[/quote]

O que vc quis dizer com isso?[/quote]
Simples: já foi o tempo em que trabalhar em TI fosse algo para se orgulhar. Antes da crise da internet, ofertas de empregos eram muito atraentes dado que existiam poucos profissionais ( qualificados ou não ) e muita coisa a se fazer. Com isso, trabalhar com TI era tão sadio quanto ser advogado ou economista: bons salários com bons benefícios e alta capacidade de negociação. Não existia contra ponto e as empresas estavam eufóricas. Só depois de 2001 ( o principal da crise foi em 2000 ), para tentar se evitar uma segunda crise houve uma mudança em massa para a massificação da formação ( que não vai se concluir ) e para a “Toyotização” do trabalho ( isso já conseguiram fazer, com péssimos resultados ). Em face a todo esse movimento, houve uma drástica piora na própria área com péssimas gestões vindas de outras áreas ( nem sempre incompetentes, mas sim despreparadas ) e grave sub-qualificação dos profissionais, tornando o mercado medroso do que ele próprio criou. Isso afeta principalmente os profissionais que nele se ocupam, tornando a qualidade de trabalho ruim ( quem já aqui não recebeu uma proposta pífia e com altas cargas de horas de trabalho? ). Hoje, dizer que é desenvolvedor de software é que nem falar que é policial: queria ter sua coragem ( “inteligência” ) mas não faço isso porque o trabalho não me torna digno. Trabalho muito, ganha-se cada vez menos e tem riscos a saúde ( do policial no dia-a-dia, nosso nas gastrites e crises por falta de descanso ). Tá, a analogia foi ruim, mas acho que se encaixa no contexto que eu quis dizer.

Até!

Edit: correções gramaticais

o problema é o seguinte: no brasil só tem respeito quem tem muito dinhiero, quem é médico, ou advogado.
todo pai quer ter um filho médico ou advogado, as pessoas acham que só é inteligente quem passa em vestibular de medicina ou direito(e todos sabemos que isso nao é verdade). outra coisa, se vc faz direito ou medicina, você ja sai “Doutor”, pelo menos pra os conhecidos não é? . falei besteira?

[quote=Carlos Donisete Ferreira]

A verdade é que o perfil das pessoas, em geral, foge da área de exatas. Na qual se encontram as ciências computacionais, que por sua vez, apresenta o assustador aspecto hermético de suas linguagens. Não faz muito o gosto das pessoas em geral.[/quote]
“Não existe Ciência maior que você viver todas as situações dentro de uma Corporação”, existe a questão da oportunidade, muitos software ou processos que existem em outras Multinacionais por ai, vc dificilmente vai ter acesso as informações e seus requisitos tecnologicos, mesmo porque isso é estratégia de investimento e negócio sobre seus concorrentes, que nesse meio termo é o alvo para se tirar vantagens e melhores competições.

Profissional de tecnologia tem que desembaraçar sobre qualquer situação que seja ou ele viva, não importa a situação seja complexa ou não.

Sobre os termos salarias eu diriga que o profissional que atua no Brasil tem vantagem sim contra profissionais que estão fora também, mesmo porque o Parque Tecnologico do Brasil, ainda esta se desenvolvendo.

Mau a arquitetura J2EE Chegou já estamos indo para JEE e ainda não tão longe vai predominar J2ME. O que acontece é que nessa ciranda financeira na ótica de um países em desenvolvimento tecnológico estaremos sempre enfrentando transição e migrando sistemas enquanto outros já estão sendo sempre dominantes e saindo na frente.

So conseguiremos competir de igual se as industria investir estratégicamente em pesquisa , uma ideia boa fazer Lans University e incubar Centros de Treinamentos em Universidade e facilitar o profissional a ter oportunidade de estágios que o qualifiquem de forma à serem melhor competitivos e não buscar mão de obra fora.

Temos profissionais de ponta que estão fugindo do Brasil, e isso simplesmente faz com que oportunidades se fechem para as empresas brasileiras que estão disputando serviços com as que são estrangeiras e estão ganhando terreno e mais terreno.

A responsabilidade é de todos nós, a globalização nesse aspecto não favorece agente se não tivermos capacitados a enfretar esses desafios.

Bom gente, o que está acontecendo agora é reflexo de já uns 10 anos.
A área de TI não valoriza os profissionais mais velhos, não existe plano de carreira. O profissional, na grande maioria, é descartado no final do projeto.
As consultorias são “o grande mal” do mercado. Você é tratado como objeto, basta se perguntar quantas pessoas vocês conhecem que tem 10 anos na mesma empresa e não seja de alta plataforma ?
Os profissionais da área são egóistas, narcisistas, por isso o mercado tente a piorar. Quantos de vocês pensam o que irão fazer quando se aposentar ? Alias … Como vão se aposentar, sendo na sua maioria PJ, tendo uma taxa alta de encargo. O próprio governo suga da gente, com impostos gigantes para “empresas” compostas por apenas um cara e tendo seus pais ou seu conjugê como sócio.

Então isso tudo ajuda a afastar as pessoas da área. Eu, siceramente, se voltasse o tempo eu não teria escolhido a área de tecnologia, ira ser um advogado, por exemplo. Estuda tanto quanto e é respeitado e unido.

[quote=marcelo68ms] O próprio governo suga da gente, com impostos gigantes para “empresas” compostas por apenas um cara e tendo seus pais ou seu conjugê como sócio.

Então isso tudo ajuda a afastar as pessoas da área. Eu, siceramente, se voltasse o tempo eu não teria escolhido a área de tecnologia, ira ser um advogado, por exemplo. Estuda tanto quanto e é respeitado e unido.

[/quote]

:arrow: Se você tiver fluência em Inglês, procura consultoria que trabalhe com clientes fora do País, uma delas aqui em São Paulo é a Resource, localizada no Centro Empresarial, negocia com eles o valor hora, na casa dos 70,00 reais P/hr.

Marcio, você está pensando no imediatismo, R$ 70,00 por hora não é um valor que me faria mudar de país e acho que muitos desse forum conseguem ou ganham valores próximos.
A questão é o plano de carreira.