Futuro de TI no Brasil está em xeque por falta de profissionais

Na humilde opinião, o fato da escassez é devido tb não só pelo fato da curva de aprendizado ser maior na área de TI, mas que pra ser dessa área tem que gostar muito e ter vocação, principalmente na área de desenvolvimento. Se vcs pesquisarem verão que a quanitdde de desistência nos cursos de TI nas unviversidades são enormes.
Para nós que estamos já na área é ótimo pq podemos nos valorizar, pq no mercado a lei de “oferta e procura” o q é mais raro é mais caro. O problema é que nossa classe não é organixada referente a isso, não participa e nem cobra dos sindicatos da classe. hj eu vou a uma reunião do sindicato daqui de PE, e vamos ver o q vai melhorar referente a salário. Abraço a todos.

[quote=Cabazzo]Na humilde opinião, o fato da escassez é devido tb não só pelo fato da curva de aprendizado ser maior na área de TI, mas que pra ser dessa área tem que gostar muito e ter vocação, principalmente na área de desenvolvimento. Se vcs pesquisarem verão que a quanitdde de desistência nos cursos de TI nas unviversidades são enormes.
Para nós que estamos já na área é ótimo pq podemos nos valorizar, pq no mercado a lei de “oferta e procura” o q é mais raro é mais caro. O problema é que nossa classe não é organixada referente a isso, não participa e nem cobra dos sindicatos da classe. hj eu vou a uma reunião do sindicato daqui de PE, e vamos ver o q vai melhorar referente a salário. Abraço a todos.[/quote]

É verdade perdemos mais por nao ser organizados… advogados mesmo sao organizados… tem ate um orgao para isso… e um amigo meu um dia desses disse que um bom advogado… em DF ganha muito $$ heehe! se o advogado for analisar seu caso somente para ti dar um parecer da situação eh um valor X (que nao é barato). Nos desenvolvedores as vezes nem cobramos a analise quando vamos ao cliente… passamos uma amanha toda. ouvindo o cliente para entender o problema e muitos nem cobra por isso… pq tem o outro cara ali… que disse para o empresario la que nao cobra para o processo de analise…
eh complica!! realmente se existe uma uniao formalizada em nossa area… tariamos ganhando de acordo com o mercado… ou ate acima… levando a lei da oferta e da procura…

:slight_smile:

Putz realmente eu acho q ta foda, to ganhando 2200 como pleno resolvendo problemas com Hibernate e TopLink q nem o arquiteto resolveu. Deveriamos fazer greve! Temos pelos sindicato? Uma merda!!

Esqueleto

[quote=esqueleto]Putz realmente eu acho q ta foda, to ganhando 2200 como pleno resolvendo problemas com Hibernate e TopLink q nem o arquiteto resolveu. Deveriamos fazer greve! Temos pelos sindicato? Uma merda!!

Esqueleto[/quote]

arquiteto eh cargo, e nao profissão deve ser por isso que “ele” nao resolveu uhauhauh!

Galera isso é relativo, área de informatica no Brasil sempre teve problemas com profissionais,o problema é que para qualquer profissão tem que gostar,
ter talento, independe da tecnologia, java,delphi,vb,net depende muito do projeto, tem projetos em delphi que paga muito mais que java ou net, o que vale é experiência mesmo, vivência na área.

Muita gente vai faz treinamento de java,net e acha que é só ir procurar emprego, achando que vai ganhar 5 mil reais, empresas querem pessoas qualificadas, com quem elas possam confiar, gerenciar todas as suas informaçõesse você acha que ganha pouco e faz mais que outros, tome seu rumo, procure outro emprego, o problema do brasileiro é ficar chorando, mas não sai em busca de novas oportunidades, outra área de ti, é dificil, vc tem que se atualizar, ler muitos livros, buscar novas melhorias em ferramentas,metodologias estudar muitos mesmo, o que vejo muito é comodismo, pessoas que gostam de ficar de boa, sõ fazendo aquilo mesmo, na boa, não querem ler mais,assinar revistar ou ler livros, então não reclame, em outros paises existem tambem falta de profissinais, bom então não vamos discutir, vamos estudar e procurar melhor o nosso profissional.

Outra hoje em dia não é só programar, hoje análista,arquiteto etc, tem que saber muito mais, entender de administração, negócio.

boa tarde a todos

Aqui no Rs nao esta diferente, temos aqui a SAP, e ja ouvi rumores de que ela esta por ir embora, por falta de profissionais…
Outro problema que eu vejo é o seguinte… Tem muita oferta de emprego em TI, é verdade, mas assim como ha empresas que trocam funcionario bom por meio boca (quase sempre por questoes de QI “quem indica”) a tambem muita empresa picareta, que exige muito da grande maioria que nao tem muita experiencia. Por exemplo: ja vi ofertas de estagio em Java, que o empregador pedia conhecimento avançado: struts, hibernate, PL/SQL, oracle, Ingles avançado, e ainda 2 anos de experiencia com desenvolvimento… E o melhor de tudo isso: Salario R$550; Quando terminei de ler tudo fiquei altamente chocado, por que um cara deste nivel que estavam pedindo, quer ganha mais de 5K mes!!! E nao trabalhar de estagiario e ainda neste salario. E isto é o meu caso, trabalho com contabilidade a 5 anos, estou me formando em Sistemas de informação, tenho uma grande vontade de ser programador, e cada dia esta mais remoto esta possibilidade, por que nao abandonaria o salario que ganho hj para tentar entrar no mercado, e cai nas mao de picaretas que nao tem seriedade nenhuma com os profissionais, como no caso que citei… Concordo com comentarios de que nao queremos estar sempre estudando e nos atualizando, mas creio que nem em 100% dos casos seje comodismo, mas seria um medo de ficar estudando e se atualizando a todo o momento e ganhar um salario pessimo.

Tudo bem, saber apenas sobre programação não deveria ser o suficiente. Mas essa é a visão que administradores têm. E isso é um tremendo engano, deixar que esses profissionais opinem em uma área técnica, que eles não dominam. Seria muito bom saber sobre administração, economia, negócios e etc., mas a garotada aí que sai da facul não sabe nem programar, nem orientação a objetos, nem o básico! As primeiras coisas primeiro.

Fico puto da vida quando administrador mete o nariz em áreas que não são a sua. Se a molecada fosse melhor qualificada tecnicamente, a grande maioria dos problemas que eles, os administradores, atribuem à falta de conhecimento de negócios, seria resolvida tranquilamente.

Um exemplo. Minha visão sobre o que um desenvolvedor deve fazer, sempre foi que o mesmo deve fazer análise, programação, testes, arquitetura e etc. Esse negócio de analista ser um cara, programador outro, e testador ainda outro, é totalmente ridículo. Absurdo. Grande parte dos problemas que os administradores dizem ter com a área de TI foram eles mesmos que criaram, ao tentar “especializar” as tarefas. Um livro que li que abordava o assunto foi o “Modelagem e Projetos Baseados em Objetos”, do Rumbaugh e outros, que mostrava o que foi o precursor da UML. Lá havia inúmeros exemplos de modelagem orientada a objetos, e minha percepção é que não havia como separar o trabalho do analista e do programador. Simplesmente não valeria a pena, já que o analista deveria saber tanto sobre programação quanto o programador.

O pessoal que sai da facul hoje está interessado em ser gerente (que absurdo!!!), apenas analista, coordenador, analista de teste e etc. Programar é coisa pra peão. É trabalho braçal. Ah, e qualquer macaco pode fazer. Idéia que vem lá dos administradores que querem resolver os problemas de TI de suas empresas. Triste.

E tenho dito! :smiley:

E ae pessoal.

Gostaria de fazer minhas considerações sobre o assunto.

Em primeiro lugar, historicamente o profissional de TI é aquele cara que começou jogando algum joguinho do pc de casa quando moleque, dai resolveu ir mais fundo na questão e acabou virando desenvolvedor (ou algum outro cargo da área). Isto é bom porque faz com que o cara seja autodidata, tenha um conhecimento técnico enorme (claro, existem exceções!) e adore o que faz (tb existem exceções…heheheh). Porém, o cara é bom só tecnicamente, deixando a desejar em outros aspectos profissionais.
E esses aspectos que faltam (comunicação, capacidade de gerenciamento, habilidade de negociação, saber ouvir melhor o cliente, saber expor melhor suas idéias e não se deter muito em detalhes técnicos), faz com que os empresarios em geral não valorizem a mão de obra de TI.
É por isso inclusive que analistas de negócio e de sistemas, na maior parte dos casos, ganham mais que desenvolvedores.

Em relação aos cursos superiores de TI, a maior parte de deles não é muito fácil. Eu por exemplo, tive lógica de predicados (sem comentários…), lógica de programação, programação I, e mais 2 cadeiras básicas no primeiro semestre de universidade. Isto para uma pessoa que não possui um bom raciocínio lógico, é um caos, e leva muitas pessoas a desistirem do curso. Esse é um dos motivos de porque o abandono dos cursos de TI é alto (como citou outro usuário).

Já os empresários, que preferem contratar um cara júnior do que um cara senior, ele só está pensando em custos imediatos. Esse cara não vai muito longe com a empresa dele, pois logo a qualidade do serviço vai piorar e ele vai perder clientes.

Resumindo, o que quero dizer é que falta profissionalismo para a área de TI. E até acho que isso é normal, pois a TI é muito recente.
Se nós profissionais que estamos no mercado agora, soubermos ser profissionais, incentivaremos aqueles que estão ingressando no mercado a serem, e assim por diante.

Só mais um comentários, quando às diferenças de salário pelo Brasil afora, é normal que existam, pois isto está diretamente relacionado ao custo de vida no local. SP tem o custo de vida mais alto do país, o maior PIB, consequentemente os melhores salários de TI. O nordeste, infelizmente, fica no outro extremo em relação a SP.

Acho que era isso.
Espero ter colaborado em algo.

[quote=josenaldo][quote=Rodrigo.Lima][quote=jadson][quote=lavh]Me surpreende essa baixa na procura por cursos de TI.

Os estágios da área de TI são um dos mais altos que eu conheço. Tenho vários amigos(as) que cursam direito, arquitetura, enfermagem etc que fazem estágios não remunerados, ou senão com bolsa de uns 500 reais. Na área de TI(em São PAulo) facilmente se encontra estágios de 1300.

E fora isso, mesmo alguém que faça uma faculdade Tabajara e que não se dedique muito a área(digo estudar por fora ou algo do gênero) consegue um salário de + de 5000 depois de algum tempo.

[]'s[/quote]Isso é a realidade de São Paulo, porque no Nordeste 1.300 é ± o salário de um profissional de nível sénior.
[/quote]Onde foi que você viu isso? Um senior ganhando isso não é senior.[/quote]

Eu saí da Bahia justamenten por causa disso. Lá se paga no máximo 2000. Em salvador, no máximo 2500. Para um SENIOR! Junior chega a ganhar 700. Isso não é salário. É dinheiro da merenda![/quote]

Mas tem que saber procurar, e negociar. Recentemente um colega que ainda está na faculdade recebeu uma proposta pra 2k + beneficios, pra trabalhar com .Net. Ele tinha um ano de estágio na area, mais a certificação.

lmprates,

Não acho que o desenvolvedor deva “negociar” com o cliente. Para isso existe o gerente, ou pelo menos é o que ele deveria fazer. O desenvolvedor deve ser o cara que vai ouvir quem entende do negócio, abstrair isso de forma que possa ser transformado em um sistema, e construí-lo. Eu jamais me vi entendendo o negócio de uma empresa do início ao fim, simplesmente porque eu ficaria entediado com tudo isso. Meu negócio é modelar, criar uma solução, automatizar tarefas, e não memorizar coisas “inúteis”, já que o que útil é saber abstrair um problema e a partir disso implementar uma solução que o resolva.

O desenvolvedor é o artesão, o “criativo” da área de sistemas. É ele que deveria modelar da melhor forma a solução, e implementá-la.

"

marcosalex,

Concordo com você, inclusive não acredito nessa questão do “Custo de vida da Região”.
Carro, apartamento, comida é tudo caro não importa a região.

Um MAC aqui no ceará não é mais barato do que um MAC em SP, alias essa parte de equipamentos é muito mais caro aqui
no ceará. Pago R$159,00 (ver http://www.velox.com.br) a mesma velocidade no
RIO-capital custa “R$ 34,90 /mês até nov/2008” usando essa lógica meu salário deveria ser mais alto certo ?

Acredito que o problema seja má distribuição de recursos (governo) e de mercado (empresas, empregados).

[quote=srogerio][quote=josenaldo][quote=Rodrigo.Lima][quote=jadson][quote=lavh]Me surpreende essa baixa na procura por cursos de TI.

Os estágios da área de TI são um dos mais altos que eu conheço. Tenho vários amigos(as) que cursam direito, arquitetura, enfermagem etc que fazem estágios não remunerados, ou senão com bolsa de uns 500 reais. Na área de TI(em São PAulo) facilmente se encontra estágios de 1300.

E fora isso, mesmo alguém que faça uma faculdade Tabajara e que não se dedique muito a área(digo estudar por fora ou algo do gênero) consegue um salário de + de 5000 depois de algum tempo.

[]'s[/quote]Isso é a realidade de São Paulo, porque no Nordeste 1.300 é ± o salário de um profissional de nível sénior.
[/quote]Onde foi que você viu isso? Um senior ganhando isso não é senior.[/quote]

Eu saí da Bahia justamenten por causa disso. Lá se paga no máximo 2000. Em salvador, no máximo 2500. Para um SENIOR! Junior chega a ganhar 700. Isso não é salário. É dinheiro da merenda![/quote]

Mas tem que saber procurar, e negociar. Recentemente um colega que ainda está na faculdade recebeu uma proposta pra 2k + beneficios, pra trabalhar com .Net. Ele tinha um ano de estágio na area, mais a certificação.

[/quote]

Na bahia esses trabalhos são exceção, principalmente no interior, onde eu morava.

off:
Vcs já viram o preço do velox em manaus?

[quote=marcosalex]Uma vez a empresa onde trabalhava pegou um projeto grande no Pará e decidimos contratar pessoal de lá. Entrevistei um rapaz que gostei do currículo e se encaixava pra Pleno e talvez até Senior. Perguntei qual era a pretensão salarial dele, ele ficou vermelho e disse que iria falar um valor, mas que aceitaria trabalhar por menos ou se efetivar na carteira pra não perder a chance: 1 salário mínimo.
Quando disse que a nossa proposta era 2.500 mais benefícios o cara começou a chorar igual menino e queria me abraçar, coitado.

O mercado aqui no país é muito, muito mal distribuído. Li esses dias que melhorou, mas ainda está anos luz de ficar aceitável. [/quote]

Nossa veio.
E eu pensei que essa imagem abaixo era piada…

Então ganha 3000 em qq capital aqui no nordeste e ganha 3000 em SP capital.
Vivendo nas mesmas condições claro.

Mais ou menos isso lavh.

A verdade é que o brasileiro não gosta de estudar mesmo, quer profissões que são mais voltadas a humanas. Comunicação, marketing, administração, etc. Também pudera, país do futebol e carnaval…[/quote]

Acho que é bem por aí que tem tanto brasileiro se formando em Direito.

[quote=neófito]
A verdade é que o brasileiro não gosta de estudar mesmo, quer profissões que são mais voltadas a humanas. Comunicação, marketing, administração, etc. Também pudera, país do futebol e carnaval…[/quote]

Eu acho essa afirmação preconceituosa, por vários motivos:

1. Em todas as áreas é necessário se aperfeiçoar constantemente, porque mudanças acontecem para todos,
    não apenas para os que trabalham com tecnologia.

2. Nós de TI precisaríamos conhecer muito mais de ciências humanas, sociais e afins. Somos totalmente
    leigos nisso, se dependermos apenas do que aprendemos na faculdade. O bicho-homem tem muita coisa
    para ser estudada e aplicada ao nosso dia-a-dia.

(Aliás, sempre digo que estudamos na faculdade errada, porque informática tem mais a ver com humanas
mesmo: até hoje não entendo o porque desse fetiche com engenharia e ciências exatas)

1. Me lembra aquele comentário infeliz do berimbau. Não entendi porque ninguém se manifestou, já
    que me parece que a maioria neste fórum é de brasileiros. Tomo as dores, apesar de eu mesmo ter
    nascido em outro país.

Jorge

:idea: É um item, que tem muita verdade sim, entretanto os valores são outros e o capitalismo desenfreado esta fazendo todos sofrerem.

:arrow: Tecnologia da informação é uma arteria muito forte dentro de qualquer corporação e as consultorias faturam altissimo. Capacitar alguem em tecnologia da informação é algo desafiador pois os investimentos são caros também, fora a complexidade e desafios.

:arrow: O que mostra que entre tudo e entre todos, você tem que ser algo diferenciado mesmo, seja em uma altissima especialização ou seja a trancos e barrancos ou como for, mas tem que dar solução.

:arrow: O País é complexo em todos as vias, quando se fala em tecnologia de informação é necessário saber que “você deve se antenar tanto em ciências exatas como humanas”, e digo mais isso vira um verdadeiro xadrez.

:arrow: De um lado o gerente que lhe pede solução de outro um absimo de situações desconhecidas por você e pelos investimentos de empresários que precisam alavancar recursos pois existem riscos financeiros delicados em jogo. E ai vem você, tem que desembaraçar isso com muita inteligência e expertise, você não tem a solução tem que pensar no primeiro networking que possa lhe compartilhar informações ou mesmo gerar uma contratação, e digo mais ainda , doa a quem doer ,você deve buscar resultados para que sua empresa não entre risco de prazo, pois isso encadeia demissões concerteza.

:idea: Seja Hacker, se quiser sobreviver !!!

Na Nova Zelandia tambem.