Consumidor compra computador com Linux e troca por Windows

Prezado colega Farribeiro,

Como acompanhei nas respostas de alguns colegas, já existem distribuições do Linux que são pagas. Pergunto: essas distribuições são as melhores, mais fáceis de usar e mais simples de instalar? Pergunto isso porque recentemente tentei instalar o Mandake 10.1 (Mandriva no nome atual) em meu computador (P4 524, pl mãe intal, 1GB memória, dvd recorder LG) e após o boot apareceu a mensagem: CDROM Device not found. Confesso que não entendi de início, afinal o boot avia sido feito por um “CDROM device”. Como sou um micreiro com alguma experiência continuei tentanto e aí o gente boa do Mandrake perguntou se eu queria escolher um driver para o CDROM. Pensei, beleza!. O problema é que eram talvez mais de uma centena de drivers, mas tudo bem, eu tinha tempo pra tentar. Mas ao escolher um deles, o simpático Mandrake me pediu para entrar com o parâmetros para utilizar o driver! Que maravilha! Eu que já não sabia nem qual driver deveria usar tinha que adivinhar os parâmetros para ele… Um tanto complicado para um usuário comum como eu, não acha? Pensando neste tipo de problema é que mantenho minha dúvida sobre distribuições do Linux pelas quais não tenha que pagar.
Ainda tenho dúvidas que uma distribuição Linux exaustivamente testada, e estável e de interface muito amigável vá ter distribuição gratuita… E a julgar pelos exemplos que aqui vi do RedHat e do Solaris, fico ainda mais duvidoso…

Ps. Colega Marcelomartins, valeu por ter compreendido minha mensagem. Suas útlimas colocações sobre o posicionamento da pessoa com dúvida me pareceram interessantes. Aquele abraço cara,

Cordialmente,

Lyonn

Vou dar minha opinião:
Eu só uso o Windows porque preciso trabalhar e não tenho tempo para ficar 2 anos lendo manual do Linux para no final dizer:

• Seu mané, agora eu sei usar o Linux.
    Grandes bostas saber usar o Linux, enquanto o nerd lia manual do linux, eu fazia meus trabalhos, mandava minhas propostas aos meus clientes, instalava meus softwares administrativos e ganhava meu suado dinheiro.

Sou a favor do software livre, desde que ele seja igual ou semelhante ao Linux.

E para aqueles que vivem das costas dos pais ou vivem da informática, parabéns, continuem lendo manual do linux, para no final dizer:

• Sou uma mané, perdi meu tempo lendo informativos do Linux enquanto meu vizinho ganhava dinheiro trabalhando com o Windows.

[quote=iBrunao]Vou dar minha opinião:
Eu só uso o Windows porque preciso trabalhar e não tenho tempo para ficar 2 anos lendo manual do Linux para no final dizer:

• Seu mané, agora eu sei usar o Linux.
    Grandes bostas saber usar o Linux, enquanto o nerd lia manual do linux, eu fazia meus trabalhos, mandava minhas propostas aos meus clientes, instalava meus softwares administrativos e ganhava meu suado dinheiro.

Sou a favor do software livre, desde que ele seja igual ou semelhante ao Linux.

E para aqueles que vivem das costas dos pais ou vivem da informática, parabéns, continuem lendo manual do linux, para no final dizer:

• Sou uma mané, perdi meu tempo lendo informativos do Linux enquanto meu vizinho ganhava dinheiro trabalhando com o Windows.

[/quote]

Aposto que ele não leu o post inteiro!

Para facilitar as coisas para vc meu amigo, leia e releia o tópico inteiro(isto memo! 7 páginas de discussão) e dpois visite http://www.google.com.br e procura sobre o tema(fontes confiáveis) leia, reflita, compreenda

Depois pronuncie o que compreendeu!

[quote=iBrunao]Vou dar minha opinião:

[/quote]
quais destes :?:
:arrow: http://www.us.debian.org/doc/
:arrow: http://www.mandriva.com/en/support
:arrow: http://www.slackware.org/install/
:arrow: http://www.redhat.com/docs/

pq vc generaliza a situação? pois linux num é só um sistema operacional, pois vai muito além! Como o linux em si é somente o núcleo operacional(como abordei anteriormente) e sim os programas que acompanham faz o “Sistema Operacional” que é GNU/Linux, como existe o GNU/Hurd

[quote=iBrunao]Sou a favor do software livre, desde que ele seja igual ou semelhante ao Linux.

[/quote]

Bom se responder quebra a tarefa que passei :wink:

[quote=farribeiro]

Para facilitar as coisas para vc meu amigo, leia e releia o tópico inteiro(isto memo! 7 páginas de discussão) e dpois visite http://www.google.com.br e procura sobre o tema(fontes confiáveis) leia, reflita, compreenda

Depois pronuncie o que compreendeu![/quote]

Amigão, você acha que eu vou ficar perdendo meu tempo lendo manuais de linux ou procurando no google?
Quer ler manuais, tem mais aqui:
http://focalinux.cipsga.org.br/gol.html

Vou dizer sinceramente para você. Dois vizinhos meus compraram estes pcs conectados, no 2º dia da compra e no 4º dia do outro, em dois domingos que uso para o meu descanço, vieram aqui em casa pedir um favor para eu ajudar eles formatar e instalar o Windows XP.
Perdi alguns minutos, mas com gosto, meti o cdzão do Windows no Drive e mandei aquele Kurumin para um lugar bem distante da casa deles.
Por que 99% prefere usar o Windows piratão?
Porque todo mundo trabalha, tem seu emprego e não quer ser um programador para mexer num computador.
As pessoas querem usar seu computador e pronto. O resto do tempo elas preferem passar com sua familia, com seus amigos e não ficar lendo apostilas, sudo, su, códigos, root, etc.
Para ser mais claro, a liberdade proposta pelo Linux não existe no sistema, porque a liberdade é discricionária e induz simplicidade, não obrigatoriedade.
O Windows sim é a liberdade, não nos prende a uma apostila, nem a cursos.
Pense e reflita você sobre isso, mas lembre nem todo mundo quer ser programador ou ficar perdendo tempo com porcarias de livretos, apostilas, manuais.

E para dar um plus a matéria, só podia partir do Lula mesmo uma MP que obriga as empresas a usarem softwares livres, com certeza ele não sabe nem o que significa a tecla enter, tá na hora de dar um ESC neste presidente.

[quote=farribeiro]Amigão, você acha que eu vou ficar perdendo meu tempo lendo manuais de linux ou procurando no google?
Quer ler manuais, tem mais aqui:
http://focalinux.cipsga.org.br/gol.html
[/quote]

[quote=farribeiro]

Depois pronuncie o que compreendeu![/quote]

Prove acima que existe a palavra “manuais”!

Acha correto o que vc fez?

Muito espertas foram as escolinhas de informáticas… ainda são, né?

Teoria de mexer é para nerd! usuários normais vão nas escolinhas!

Com a plataforma intel o preço do MAC já deve ter caido 5x! É pra leigo, use MAC

E quem discorda?

Seja “experto” vende WINDOWS ORIGINAL para seus vizinhos

Coitados são daqueles que ainda UTILIZAM WINDOWS 98 :stuck_out_tongue:

Gaste seu precioso tempo como quiser

[quote=iBrunao]E para dar um plus a matéria, só podia partir do Lula mesmo uma MP que obriga as empresas a usarem softwares livres, com certeza ele não sabe nem o que significa a tecla enter, tá na hora de dar um ESC neste presidente.
[/quote]
Até que concordo… mas fofocas e mais fofocas, hein? Faça algo, como uma MEGA campanha publicitária para educar as pessoas de seus direitos quantos deveres, Ah e aproveite por exemplo tentando educar o humilde cidadão brasileiro que software pirata é crime e faça com que ele compre por exemplo o seu WINDOWS ORIGINAL(caso venha a ter um estabelecimento legalizado e todas as contribuições em dia)

Cara, se eu uso o Windows pirata e meus vizinhos também, você não tem nada a ver. Se eu pago pela licença ou não, isto é uma questão entre eu e a Microsoft.

O que você tem que aceitar e entender é que preferimos (eu, 75% dos compradores do pcconectado, 95% dos usuários no mundo) usar o Windows piratiado do que usar o Lixus, ops Linux (Kurumin, Xavantes, Tupinavara, etc).

Parece que é isto que não entra na cabeça de quem defende o Lixus, não aceitam que o povo quer usar o computador no trabalho, em casa, mas quer um tempinho para curtir a vida e não ficar fazendo busca no google e lendo matéria para fazer uma conduta de informação.

Eu quero curtir a vida e não ler artigos, eu quero o Windows e não o Linux.

[quote=iBrunao]Cara, se eu uso o Windows pirata e meus vizinhos também, você não tem nada a ver. Se eu pago pela licença ou não, isto é uma questão entre eu e a Microsoft.

O que você tem que aceitar e entender é que preferimos (eu, 75% dos compradores do pcconectado, 95% dos usuários no mundo) usar o Windows piratiado do que usar o Lixus, ops Linux (Kurumin, Xavantes, Tupinavara, etc).
[/quote]

Acredito que vc ainda não conheceu este http://www.ubuntu.org

Um dia tem 24hs x 360, eu tenho um exemplo nem é de escolinha e sim FACULDADE e tinha (4hs/dia x 5)x 3 anos!

e aposto que uma vez na vida vc estudou WINDOWS para aprender o que vc sabe hj… mas não se recorda da quantidade de tempo que levou!

Como disse “use o seu precioso tempo como quiser”

[quote]farribeiro diz:
Ah e aproveite por exemplo tentando educar o humilde cidadão brasileiro que software pirata é crime e faça com que ele compre por exemplo o seu WINDOWS ORIGINAL(caso venha a ter um estabelecimento legalizado e todas as contribuições em dia)[/quote]

Quem disse que o uso de software pirata é crime?
Tá por fora cara, o que é crime é a venda do software. O uso é considerado no máximo quebra de contrato, que é regulado no Código Civil.

[quote=iBrunao][quote]farribeiro diz:
Ah e aproveite por exemplo tentando educar o humilde cidadão brasileiro que software pirata é crime e faça com que ele compre por exemplo o seu WINDOWS ORIGINAL(caso venha a ter um estabelecimento legalizado e todas as contribuições em dia)[/quote]

Tá por fora cara, o que é crime é a venda do software. O uso é considerado no máximo quebra de contrato, que é regulado no Código Civil.[/quote]

Google responde
ABES responde

Só para constar, recebi uns 100 Cds da Ubuntu distribui para a turma da Universidade, sabe quantos instalaram? 10. Sabe quantos ainda usam?
Nenhum.

Eu aprendi a usar o Windows assim:

• Vi um amigo ligar o micro na casa dele a uns 8 anos atrás.
  • Fui na casa de meu tio, liguei e sai navegando na internet.
  • Fui fazer um curso do dreamweaver, a uns 2 anos atrás, para aprender a criar uma página da web que no final acabei nem fazendo por motivos que fogem a orbita deste assunto.

[quote=farribeiro][quote=iBrunao][quote]farribeiro diz:

Tá por fora cara, o que é crime é a venda do software. O uso é considerado no máximo quebra de contrato, que é regulado no Código Civil.[/quote]

Google responde[/quote]

Cara, meu tio é desembargador e afirmou claramente: Não há punição no código penal que abrange o uso de software piratas. A venda é desrespeito a propriedade intelectual, o uso é descumprimento de contrato por isso que quando uma empresa é pega usando software pirata, tem que pagar uma multa 300 vezes o valor do produto pirateado. É uma multa prevista na legislação, mas não é um preceito penal incriminador, não há tipicidade penal.

[quote=iBrunao][quote=farribeiro][quote=iBrunao][quote]farribeiro diz:

Google responde[/quote]

Cara, meu tio é desembargador e afirmou claramente: Não há punição no código penal que abrange o uso de software piratas. A venda é desrespeito a propriedade intelectual, o uso é descumprimento de contrato por isso que quando uma empresa é pega usando software pirata, tem que pagar uma multa 300 vezes o valor do produto pirateado. É uma multa prevista na legislação, mas não é um preceito penal incriminador, não há tipicidade penal.
[/quote]

Tem condições de arcar?

[quote=iBrunao]

Só para constar, recebi uns 100 Cds da Ubuntu distribui para a turma da Universidade, sabe quantos instalaram? 10. Sabe quantos ainda usam?
Nenhum.

Eu aprendi a usar o Windows assim:

• Vi um amigo ligar o micro na casa dele a uns 8 anos atrás.
  • Fui na casa de meu tio, liguei e sai navegando na internet.
  • Fui fazer um curso do dreamweaver, a uns 2 anos atrás, para aprender a criar uma página da web que no final acabei nem fazendo por motivos que fogem a orbita deste assunto.[/quote]

isto me lembra o segundo post http://www.guj.com.br/posts/quote/203097.java

Cara, pegue um CD do Juris Sintese, coloque no drive e faça uma pesquisa. Você vai ver várias jurisprudencias no sentido;

• Pirataria é crime (venda, distribuição)
  • Uso de software pirata é ilicito civil.

O problema do pessoal que uso o Linux é se achar os maiorais, os expertos, os sabios e na verdade isto mostra que a maioria é tão debilitados que não sabem nem a diferença entre o dia e a noite.

Cara para acabar com esta discussão, e rebaixar sua idéia de que o uso de software pirata é crime, leia a Lei 10.695 de 01/07/2003 (Lei Anti-Pirataria): http://www.socinpro.org.br/leipir.htm

Veja ai se você encontra a palavra usar sem fins lucrativos é crime.

Hehehe, volto a dizer, o problema do pessoal do Linux é que acham que sabem tudo porque usam o Linux.

[quote=iBrunao]Cara, pegue um CD do Juris Sintese, coloque no drive e faça uma pesquisa. Você vai ver várias jurisprudencias no sentido;

• Pirataria é crime (venda, distribuição)
  • Uso de software pirata é ilicito civil.
    [/quote]
    O contrato está para ser cumprido, se não cumpre?

Ah ia me esquecendo, com este novo sistema de Windows Genuino… a brincadeira fica mais legal, né?

Isso é reflexo do seu ser, conheço linuxista ferrenho que o objetivo é compartilhar o conhecimento! já vi até com pessoas que usa WINDOWS, conhece o forúm do BABOO? ele tem até seção para LINUX

Se não cumpre é ilicito civil. Se é ilicito civil e não é pensão alimenticia e direitos da personalidade, é direito disponivel, e se é disponivel e a empresa não reclama, não existe multa, nem sanção, nem nada.
Lei a lei que te passei acima, vai entender um pouco de pirataria.

e mais hj mesmo falei com amigo que é ferrenho em WINDOWS e ele disse assim:
" - Pô, faz mais de um mês que tenho esta coisa e só agora percebi que existe tabela(entre os manual do produto)

• É que muita gente faz quebrando a cara sem pesquisar e ler manuais"

Agora ele está lendo o manual do produto que de é informatica