Prezado colega Farribeiro,
Como acompanhei nas respostas de alguns colegas, já existem distribuições do Linux que são pagas. Pergunto: essas distribuições são as melhores, mais fáceis de usar e mais simples de instalar? Pergunto isso porque recentemente tentei instalar o Mandake 10.1 (Mandriva no nome atual) em meu computador (P4 524, pl mãe intal, 1GB memória, dvd recorder LG) e após o boot apareceu a mensagem: CDROM Device not found. Confesso que não entendi de início, afinal o boot avia sido feito por um “CDROM device”. Como sou um micreiro com alguma experiência continuei tentanto e aí o gente boa do Mandrake perguntou se eu queria escolher um driver para o CDROM. Pensei, beleza!. O problema é que eram talvez mais de uma centena de drivers, mas tudo bem, eu tinha tempo pra tentar. Mas ao escolher um deles, o simpático Mandrake me pediu para entrar com o parâmetros para utilizar o driver! Que maravilha! Eu que já não sabia nem qual driver deveria usar tinha que adivinhar os parâmetros para ele… Um tanto complicado para um usuário comum como eu, não acha? Pensando neste tipo de problema é que mantenho minha dúvida sobre distribuições do Linux pelas quais não tenha que pagar.
Ainda tenho dúvidas que uma distribuição Linux exaustivamente testada, e estável e de interface muito amigável vá ter distribuição gratuita… E a julgar pelos exemplos que aqui vi do RedHat e do Solaris, fico ainda mais duvidoso…
Ps. Colega Marcelomartins, valeu por ter compreendido minha mensagem. Suas útlimas colocações sobre o posicionamento da pessoa com dúvida me pareceram interessantes. Aquele abraço cara,
Cordialmente,
Lyonn