Esse negocio de baixa fonte pra compila já foi a muito tempo … não sou nenhum usuário avançado em Linux e consigo (muito fácil) instalar as aplicações que queria. Estou usando Ubuntu, você vai numa opção de adicionar/remover, seleciona o que quer, ele baixa e instala sozinho … se for contar deve ser menos clique que no Windows.
O problema atual é o preconceito que existe, da mesma maneira que muita gente fala que Java é pesado sem conhecer, falam que Linux é dificil de usar.
[quote=Roger–][quote=Machado107]
No linux você baixa o código fonte, compila. Tem 95% de chance de dar erro, corre atrás da bibliotéca que esta faltando, dá erro. Concerta o path tenta de novo, dá erro, e corre atrás de novo.
[/quote]
Esse negocio de baixa fonte pra compila já foi a muito tempo … não sou nenhum usuário avançado em Linux e consigo (muito fácil) instalar as aplicações que queria. Estou usando Ubuntu, você vai numa opção de adicionar/remover, seleciona o que quer, ele baixa e instala sozinho … se for contar deve ser menos clique que no Windows.
O problema atual é o preconceito que existe, da mesma maneira que muita gente fala que Java é pesado sem conhecer, falam que Linux é dificil de usar.
Apenas mais uma opinião.
Me desculpem o Flame …
Roger Leite[/quote]
Sim, eu conheço o ubuntu e concordo com você. Assim é facil mesmo instalar, mas só o que ele já te pré-disponibiliza. Tenta baixar algo de um site sem ser .deb e instalar.
E não estou dizendo que linux é ruim. Eu não acho que seja, eu mesmo uso mais linux que windows. Só estou dizendo que o linux ainda não está preparado para o usuário comum.
E não tem nada oq desculpar, não vi flame algum, você apenas discordou de mim.
Só não concordei sobre a parte de compilar mesmo, porque de resto concordo plenamente. Já a parte que [quote=Machado107]… o linux ainda não está preparado para o usuário comum.[/quote] é que discordo. Se o usuário quer usar linux da mesma maneira que usa o windows sem mudar hábito nenhum, realmente o linux nunca vai estar preparado.
Nas verdade esta questão cai num dilema muito legal, afinal, o Linux não está preparado para o usuário “comum” OU o usuário “comum” não está preparado para o Linux ?
Sobre o flame, me desculpei antecipadamente mesmo (acho!) … 8)
[quote=thingol]b) O professor quer que você entregue os seus trabalhos de escola em Microsoft Word (não importa se é pirata ou não). OpenOffice? Quiquéisso?
[/quote]
Em relação 'a minha mensagem anterior devo esclarecer que sou um pouco cético quanto 'as boas intenções quando está envolvido um negócio muito volumoso como é o caso de um sitema operacional para computador. Entretanto, pensando sobre uma óptica mais esclarecida, e menos radical, talvez os softwares open source de boa qualidade nunca terminen nem deixem de ser grátis, pelo menos totalmente. Acredito que existe uma motivação do tipo revolucinário, em que o software pago (como é o caso do Windows) é o sistema a ser combatido… O software livre, a arma de guerra, e uma parte dos programadores os soldados da guerra… Eu como usuário comum, com alguma noção de programação, mas sem maiores pretensões, sou parte da grande nação escrava a ser libertada… Mas devo lembrar a revolução comunista… Igualdade, liberdade, fim da propriedade privada e , … opressão, elite dominadora e com mordomias, falta de acesso a produtos por parte da população comum…
Voltando ao assunto Linux Vs Windows em relação ao consumidor comum, não acho que a Microsoft aceitaria uma derrota nessa área. Ela inclusive, caso por algum motivo o uso do Linux crescesse de maneira ameaçadora em setores onde ela tem domínio, como algumas áreas empresariais, poderia baixar o preço ou simplesmente permitir a cópia… nem é preciso dizer que continuária ganhando dinheiro da mesma forma… (o google ganha dinheiro sem cobrar nada por seu serviço básico de busca não é verdade?).E aí é a velha história da inércia… O consumidor já está acostumado com o windows, e sendo este grátis aí é que ele não trocaria mesmo de SO, ainda que o Linux viesse instalado em sua máquina…
e LINUX é freeware?[/quote]
Sua explicação ficou ótima.
Mas as vezes tenho a impressão que não vale a pena se dar ao trabalho de tentar explicar algo para quem não quer aprender. Então é melhor nem falar nada e deixar a pessoa na ignorancia.
Você realmente deve ter um conhecimento ABSOLUTO sobre Linux, Freeware, GNU/Linux, Windows e etc a julgar pelas polidas respostas que vc dirigiu a mim e ao colega ZehOliveira.
Entretanto, fico pensando o que uma pessoa com a sua sapiência faz num forum como este. Penso eu que um forum é para trocar idéias, expor argumentos e contribuir para o conhecimento geral. Penso também que serve para informar as pessoas e não para as chamar de “maluco” ou para simplesmente chamá-las de ignorantes. Prezado Marcelomartins, vê se reavalia suas posturas, pois respondendo assim seus nobres colegas, você não vai conquistar nada de positivo.
[quote=ZehOliveira]O Linux nunca foi grátis? Quem aqui já pagou por ele? Você pagou? Eu nunca paguei. Se isso não grátis, o que é então?
O Ubuntu, por exemplo, é grátis (eles até enviam o CD sem você pagar nada).[/quote]
A minha empresa comprou e estamos usando
Uma coisa é vc pagar pelo programa, outra coisa é se o codigo fonte é disponível para auditoria e melhorias. As distribuições linux são gratuitas por que é uma estratégia de negócio, cobrar por serviços como suporte, instalação, treinamento, etc.
O Solaris, por exemplo, possui uma ‘versão’ open-source. Entretanto a SUN continua cobrando pelo Solaris. Ora, se o OpenSolaris ta liberado pra qq um baixar e usar, por que pagar pelo Solaris?
Por que o código que é vendido foi testado EXTENSIVAMENTE e vc compra um código excelente para missões críticas. O OpenSolaris possui codigo novo, não necessariamente tão testado ainda, e atende mercados que a SUN não se interessa.
Sera que se o linux ficar tão facil de ser usado, será que ele se tornará pago? É possivel q sim, mas isso não é novidade. E não existe um linux e sim diversas distribuições. Só pq uma é mais bonitinha e usavel não quer dizer que o Slackware vai custar US$ 100.00
Um bom exemplo disso é o Mac OS X. O Pesadelo da MS é se um dia ele tiver suporte pela Apple para os micros baseados em processador INTEL. A usabilidade dele é superior a todos os Windows - segundo a própria Microsoft. E é pago. E não é open-source, apesar de ter sido baseado no BSD - (que não tem a mesma licença do linux) Mas ai é uma decisão de mercado.
Mas vc vai ter N alternativas com um custo compativel com o que vc queira gastar - e até gratuitas e de boa qualidade. Até em plataformas “mortas” como o BeOS existe a versão paga - Zeta - e a versão opensource sendo desenvolvida - Haiku (que pode ser free).
Mesmo o windows gera ideias open-source. Como o ReactOS (que continua engatinhando).
E com certeza todos os sistemas operacionais aqui não são vulneraveis a incontáveis virus de computador durante a sua instalação se o cabo de rede estiver conectado. :twisted:
Você realmente deve ter um conhecimento ABSOLUTO sobre Linux, Freeware, GNU/Linux, Windows e etc a julgar pelas polidas respostas que vc dirigiu a mim e ao colega ZehOliveira.
Entretanto, fico pensando o que uma pessoa com a sua sapiência faz num forum como este. Penso eu que um forum é para trocar idéias, expor argumentos e contribuir para o conhecimento geral. Penso também que serve para informar as pessoas e não para as chamar de “maluco” ou para simplesmente chamá-las de ignorantes. Prezado Marcelomartins, vê se reavalia suas posturas, pois respondendo assim seus nobres colegas, você não vai conquistar nada de positivo.
Cordialmente,
Lyonn
[/quote]
[quote=Lyonn]Prezados colegas, lendo alguns itens da discussão uma coisa não parou de passar pela minha cabeça.
Voces realmente acreditam que quando o Linux estiver tão aceito e tão fácil de usar quanto o Windows, ele será grátis? Pergunto isso porque se não me engano, certa vez vi o inventor do Linux em uma entrevista na qual ele diza que tinha como objetivo ficar muito rico… Ou seja, convenhamos, no sistema capitalista nada que é realmente muito bom é grátis. Pra ser sincero acredito que o Linux é grátis atualmente apenas para que ele se desenvolva. Quando estiver no ponto vai ser caro, assim como o windows. Basta ver o exemplo da AMD e Intel… [/quote]
O Linux nunca foi grátis? Quem aqui já pagou por ele? Você pagou? Eu nunca paguei. Se isso não grátis, o que é então?
O Ubuntu, por exemplo, é grátis (eles até enviam o CD sem você pagar nada).[/quote]
[quote=peczenyj][quote=ZehOliveira]O Linux nunca foi grátis? Quem aqui já pagou por ele? Você pagou? Eu nunca paguei. Se isso não grátis, o que é então?
A minha empresa comprou e estamos usando ;-)[/quote]
A minha também comprou e também estamos usando. Mas isso não faz com que o Linux deixe de ser grátis, faz com que existe alguns casos em que ele não é grátis.
Mas o colega disse que “o linux nunca foi grátis” e isso está errado. Quem pagou aqui pelo Ubuntu, Slackware, Debian, Fedora etc, por exemplo? Ninguém. Isso quer dizer que foram grátis.
Grátis = custo zero. Se grátis remete à palavra “freeware” isso aí é questão de quem tá lendo, não é o significado da palavra. Estamos falando em português, não existe a ambiguidade do free. Não venha dizer que o Linux não grátis, é livre. Esse joguinho de sentidos das palavras é para o inglês (free as in freedom) e não para o português.
O pessoal quer tanto mostrar que software livre é diferente de software grátis (embora na grande maioria os SL sejam grátis) que acaba dizendo que o Linux não é grátis. Meu deus.
[quote=ZehOliveira]Mas o colega disse que “o linux nunca foi grátis” e isso está errado. Quem pagou aqui pelo Ubuntu, Slackware, Debian, Fedora etc, por exemplo? Ninguém. Isso quer dizer que foram grátis.
Grátis = custo zero.[/quote]
Acho que ele não entendeu o inglês…
PS: Marcelo, lembra do CAZUZA? então “TENTE OUTRA VEZ”
Resumindo, você deveria ter dito “o Linux nunca foi freeware”. Por que boa parte das distribuições linux são grátis (assim como pipoca é grátis em festa de criança – não se paga por ela, custo gratis, B.L… whatever).
Que pai feliz eu sou, minha filha tem 19 anos e é virgem.
Mas benhê, ela já fez amor com o namorado dela umas 3 vezes essa noite! Da pra ouvir daqui a cama balançando e os gemidos, sem falar nas camisinhas que estão no lixo do banheiro…
Ora baby, isso não faz com que ela deixe de ser virgem, só prova que existe alguns casos em que ela não é virgem. :twisted:
[quote=farribeiro][quote=ZehOliveira]Mas o colega disse que “o linux nunca foi grátis” e isso está errado. Quem pagou aqui pelo Ubuntu, Slackware, Debian, Fedora etc, por exemplo? Ninguém. Isso quer dizer que foram grátis.
Grátis = custo zero.[/quote]
Acho que ele não entendeu o inglês…
PS: Marcelo, lembra do CAZUZA? então “TENTE OUTRA VEZ”[/quote]
Pois é. As vezes eu fico sem paciência, mas as vezes eu só gostaria que as pessoas escrevessem coisas como: “eu não entendo, então me explica”.
Tem muitas afirmações erradas, e as vezes eu acho que as pessoas fazem isso de propósito, por isso eu nem tento explicar ou dizer que ela ta errada (ok, só quando é muito na cara).
Tua explicaçao foi ótima, deu os links certos e contribuiu para bastante para quem está lendo. Peço desculpas por não ter tido uma atitudo igual a sua. Mas, alguem não entendeu ainda?