Consumidor compra computador com Linux e troca por Windows

Esse negocio de baixa fonte pra compila já foi a muito tempo … não sou nenhum usuário avançado em Linux e consigo (muito fácil) instalar as aplicações que queria. Estou usando Ubuntu, você vai numa opção de adicionar/remover, seleciona o que quer, ele baixa e instala sozinho … se for contar deve ser menos clique que no Windows.

O problema atual é o preconceito que existe, da mesma maneira que muita gente fala que Java é pesado sem conhecer, falam que Linux é dificil de usar.

Apenas mais uma opinião.

Me desculpem o Flame …

Roger Leite

[quote=Roger–][quote=Machado107]
No linux você baixa o código fonte, compila. Tem 95% de chance de dar erro, corre atrás da bibliotéca que esta faltando, dá erro. Concerta o path tenta de novo, dá erro, e corre atrás de novo.
[/quote]

Esse negocio de baixa fonte pra compila já foi a muito tempo … não sou nenhum usuário avançado em Linux e consigo (muito fácil) instalar as aplicações que queria. Estou usando Ubuntu, você vai numa opção de adicionar/remover, seleciona o que quer, ele baixa e instala sozinho … se for contar deve ser menos clique que no Windows.

O problema atual é o preconceito que existe, da mesma maneira que muita gente fala que Java é pesado sem conhecer, falam que Linux é dificil de usar.

Apenas mais uma opinião.

Me desculpem o Flame …

Roger Leite[/quote]

Sim, eu conheço o ubuntu e concordo com você. Assim é facil mesmo instalar, mas só o que ele já te pré-disponibiliza. Tenta baixar algo de um site sem ser .deb e instalar.

E não estou dizendo que linux é ruim. Eu não acho que seja, eu mesmo uso mais linux que windows. Só estou dizendo que o linux ainda não está preparado para o usuário comum.

E não tem nada oq desculpar, não vi flame algum, você apenas discordou de mim.

Falou.

Só não concordei sobre a parte de compilar mesmo, porque de resto concordo plenamente. Já a parte que [quote=Machado107]… o linux ainda não está preparado para o usuário comum.[/quote] é que discordo. Se o usuário quer usar linux da mesma maneira que usa o windows sem mudar hábito nenhum, realmente o linux nunca vai estar preparado.

Nas verdade esta questão cai num dilema muito legal, afinal, o Linux não está preparado para o usuário “comum” OU o usuário “comum” não está preparado para o Linux ?

Sobre o flame, me desculpei antecipadamente mesmo (acho!) … 8)

[]s
Roger Leite

[quote=thingol]b) O professor quer que você entregue os seus trabalhos de escola em Microsoft Word (não importa se é pirata ou não). OpenOffice? Quiquéisso?
[/quote]

Nem sempre é asim. Ainda bem: http://www.pucminas.br/jornal/materia.php?codigo=199&lateral=1&cabecalho=1&menu=926

Prezado colega Eop,

Em relação 'a minha mensagem anterior devo esclarecer que sou um pouco cético quanto 'as boas intenções quando está envolvido um negócio muito volumoso como é o caso de um sitema operacional para computador. Entretanto, pensando sobre uma óptica mais esclarecida, e menos radical, talvez os softwares open source de boa qualidade nunca terminen nem deixem de ser grátis, pelo menos totalmente. Acredito que existe uma motivação do tipo revolucinário, em que o software pago (como é o caso do Windows) é o sistema a ser combatido… O software livre, a arma de guerra, e uma parte dos programadores os soldados da guerra… Eu como usuário comum, com alguma noção de programação, mas sem maiores pretensões, sou parte da grande nação escrava a ser libertada… Mas devo lembrar a revolução comunista… Igualdade, liberdade, fim da propriedade privada e , … opressão, elite dominadora e com mordomias, falta de acesso a produtos por parte da população comum…
Voltando ao assunto Linux Vs Windows em relação ao consumidor comum, não acho que a Microsoft aceitaria uma derrota nessa área. Ela inclusive, caso por algum motivo o uso do Linux crescesse de maneira ameaçadora em setores onde ela tem domínio, como algumas áreas empresariais, poderia baixar o preço ou simplesmente permitir a cópia… nem é preciso dizer que continuária ganhando dinheiro da mesma forma… (o google ganha dinheiro sem cobrar nada por seu serviço básico de busca não é verdade?).E aí é a velha história da inércia… O consumidor já está acostumado com o windows, e sendo este grátis aí é que ele não trocaria mesmo de SO, ainda que o Linux viesse instalado em sua máquina…

Atencisamente,
Lyonn

Onde está o erro?.. pensou bem?

Então nunca o LINUX foi GRATIS e sim OPEN SOURCE

e outra LINUX é somente o KERNEL a distribuição chama GNU/LINUX

Eu acho que todas as versões do Windows são iguais, ou seja, tem o DOS como kernel e a maquiagem é atualizada de tempos em tempos.

O Linux nunca foi grátis? Quem aqui já pagou por ele? Você pagou? Eu nunca paguei. Se isso não grátis, o que é então?

O Ubuntu, por exemplo, é grátis (eles até enviam o CD sem você pagar nada).

O Linux nunca foi grátis? Quem aqui já pagou por ele? Você pagou? Eu nunca paguei. Se isso não grátis, o que é então?

O Ubuntu, por exemplo, é grátis (eles até enviam o CD sem você pagar nada).[/quote]

tenho que discordar…

pois:
:arrow: GRATIS tem sentido de FREEWARE
:arrow: OPEN SOURCE tem sentido de CÓDIGO ABERTO e SOFTWARE LIVRE

e LINUX é freeware?

[quote=farribeiro]tenho que discordar…

pois:
:arrow: GRATIS tem sentido de FREEWARE

e LINUX é freeware?[/quote]
Sua explicação ficou ótima.

Mas as vezes tenho a impressão que não vale a pena se dar ao trabalho de tentar explicar algo para quem não quer aprender. Então é melhor nem falar nada e deixar a pessoa na ignorancia.

Prezado Marcelomartins,

Você realmente deve ter um conhecimento ABSOLUTO sobre Linux, Freeware, GNU/Linux, Windows e etc a julgar pelas polidas respostas que vc dirigiu a mim e ao colega ZehOliveira.
Entretanto, fico pensando o que uma pessoa com a sua sapiência faz num forum como este. Penso eu que um forum é para trocar idéias, expor argumentos e contribuir para o conhecimento geral. Penso também que serve para informar as pessoas e não para as chamar de “maluco” ou para simplesmente chamá-las de ignorantes. Prezado Marcelomartins, vê se reavalia suas posturas, pois respondendo assim seus nobres colegas, você não vai conquistar nada de positivo.

Cordialmente,

Lyonn

[quote=ZehOliveira]O Linux nunca foi grátis? Quem aqui já pagou por ele? Você pagou? Eu nunca paguei. Se isso não grátis, o que é então?

O Ubuntu, por exemplo, é grátis (eles até enviam o CD sem você pagar nada).[/quote]

A minha empresa comprou e estamos usando :wink:

Uma coisa é vc pagar pelo programa, outra coisa é se o codigo fonte é disponível para auditoria e melhorias. As distribuições linux são gratuitas por que é uma estratégia de negócio, cobrar por serviços como suporte, instalação, treinamento, etc.

O Solaris, por exemplo, possui uma ‘versão’ open-source. Entretanto a SUN continua cobrando pelo Solaris. Ora, se o OpenSolaris ta liberado pra qq um baixar e usar, por que pagar pelo Solaris?

Por que o código que é vendido foi testado EXTENSIVAMENTE e vc compra um código excelente para missões críticas. O OpenSolaris possui codigo novo, não necessariamente tão testado ainda, e atende mercados que a SUN não se interessa.

Sera que se o linux ficar tão facil de ser usado, será que ele se tornará pago? É possivel q sim, mas isso não é novidade. E não existe um linux e sim diversas distribuições. Só pq uma é mais bonitinha e usavel não quer dizer que o Slackware vai custar US$ 100.00

Um bom exemplo disso é o Mac OS X. O Pesadelo da MS é se um dia ele tiver suporte pela Apple para os micros baseados em processador INTEL. A usabilidade dele é superior a todos os Windows - segundo a própria Microsoft. E é pago. E não é open-source, apesar de ter sido baseado no BSD - (que não tem a mesma licença do linux) Mas ai é uma decisão de mercado.

Mas vc vai ter N alternativas com um custo compativel com o que vc queira gastar - e até gratuitas e de boa qualidade. Até em plataformas “mortas” como o BeOS existe a versão paga - Zeta - e a versão opensource sendo desenvolvida - Haiku (que pode ser free).

Mesmo o windows gera ideias open-source. Como o ReactOS (que continua engatinhando).

E com certeza todos os sistemas operacionais aqui não são vulneraveis a incontáveis virus de computador durante a sua instalação se o cabo de rede estiver conectado. :twisted:

Uma dica ao amigo, gostaria de experimentar este excelente SO ou este para missões críticas?

Parece que existe http://www.freedows.com/

Experimentei uma vez… e era bem facil de usar

Existe até idéias mirambolante nele envolvido… http://planeta.ubuntubrasil.org/post/752

Isso já é batido demais que nunca existiu sistema 100% seguro

[quote=Lyonn]Prezado Marcelomartins,

Você realmente deve ter um conhecimento ABSOLUTO sobre Linux, Freeware, GNU/Linux, Windows e etc a julgar pelas polidas respostas que vc dirigiu a mim e ao colega ZehOliveira.
Entretanto, fico pensando o que uma pessoa com a sua sapiência faz num forum como este. Penso eu que um forum é para trocar idéias, expor argumentos e contribuir para o conhecimento geral. Penso também que serve para informar as pessoas e não para as chamar de “maluco” ou para simplesmente chamá-las de ignorantes. Prezado Marcelomartins, vê se reavalia suas posturas, pois respondendo assim seus nobres colegas, você não vai conquistar nada de positivo.

Cordialmente,

Lyonn

[/quote]

[quote=Lyonn]Prezados colegas, lendo alguns itens da discussão uma coisa não parou de passar pela minha cabeça.

Voces realmente acreditam que quando o Linux estiver tão aceito e tão fácil de usar quanto o Windows, ele será grátis? Pergunto isso porque se não me engano, certa vez vi o inventor do Linux em uma entrevista na qual ele diza que tinha como objetivo ficar muito rico… Ou seja, convenhamos, no sistema capitalista nada que é realmente muito bom é grátis. Pra ser sincero acredito que o Linux é grátis atualmente apenas para que ele se desenvolva. Quando estiver no ponto vai ser caro, assim como o windows. Basta ver o exemplo da AMD e Intel… [/quote]

[quote=farribeiro]:arrow: GRATIS tem sentido de FREEWARE

e LINUX é freeware?[/quote]

Cordialmente.

[quote=peczenyj][quote=ZehOliveira]O Linux nunca foi grátis? Quem aqui já pagou por ele? Você pagou? Eu nunca paguei. Se isso não grátis, o que é então?

A minha empresa comprou e estamos usando ;-)[/quote]
A minha também comprou e também estamos usando. :slight_smile: Mas isso não faz com que o Linux deixe de ser grátis, faz com que existe alguns casos em que ele não é grátis.

Mas o colega disse que “o linux nunca foi grátis” e isso está errado. Quem pagou aqui pelo Ubuntu, Slackware, Debian, Fedora etc, por exemplo? Ninguém. Isso quer dizer que foram grátis.

Grátis = custo zero. Se grátis remete à palavra “freeware” isso aí é questão de quem tá lendo, não é o significado da palavra. Estamos falando em português, não existe a ambiguidade do free. Não venha dizer que o Linux não grátis, é livre. Esse joguinho de sentidos das palavras é para o inglês (free as in freedom) e não para o português.

O pessoal quer tanto mostrar que software livre é diferente de software grátis (embora na grande maioria os SL sejam grátis) que acaba dizendo que o Linux não é grátis. Meu deus.

[quote=ZehOliveira]Mas o colega disse que “o linux nunca foi grátis” e isso está errado. Quem pagou aqui pelo Ubuntu, Slackware, Debian, Fedora etc, por exemplo? Ninguém. Isso quer dizer que foram grátis.

Grátis = custo zero.[/quote]

Acho que ele não entendeu o inglês…

PS: Marcelo, lembra do CAZUZA? então “TENTE OUTRA VEZ”

Resumindo, você deveria ter dito “o Linux nunca foi freeware”. Por que boa parte das distribuições linux são grátis (assim como pipoca é grátis em festa de criança – não se paga por ela, custo gratis, B.L… whatever).

E não venha com piadinhas, por favor. :slight_smile:

• Que pai feliz eu sou, minha filha tem 19 anos e é virgem.
  • Mas benhê, ela já fez amor com o namorado dela umas 3 vezes essa noite! Da pra ouvir daqui a cama balançando e os gemidos, sem falar nas camisinhas que estão no lixo do banheiro…
  • Ora baby, isso não faz com que ela deixe de ser virgem, só prova que existe alguns casos em que ela não é virgem. :twisted:

Valeu, tu apareceu. owned.

[quote=farribeiro][quote=ZehOliveira]Mas o colega disse que “o linux nunca foi grátis” e isso está errado. Quem pagou aqui pelo Ubuntu, Slackware, Debian, Fedora etc, por exemplo? Ninguém. Isso quer dizer que foram grátis.

Grátis = custo zero.[/quote]

Acho que ele não entendeu o inglês…

PS: Marcelo, lembra do CAZUZA? então “TENTE OUTRA VEZ”[/quote]
Pois é. As vezes eu fico sem paciência, mas as vezes eu só gostaria que as pessoas escrevessem coisas como: “eu não entendo, então me explica”.

Tem muitas afirmações erradas, e as vezes eu acho que as pessoas fazem isso de propósito, por isso eu nem tento explicar ou dizer que ela ta errada (ok, só quando é muito na cara).

Tua explicaçao foi ótima, deu os links certos e contribuiu para bastante para quem está lendo. Peço desculpas por não ter tido uma atitudo igual a sua. Mas, alguem não entendeu ainda?