Consumidor compra computador com Linux e troca por Windows

[quote]
São Paulo - Segundo pesquisa da Positivo, 75% dos consumidores que compraram computador com Linux trocaram por Windows em até 3 meses.

O consumidor que compra um computador equipado com o sistema operacional Linux troca pelo Windows, da Microsoft. Isso é o que indica uma pesquisa conduzida pela fabricante de computadores Positivo.

A empresa ouviu 200 compradores de sua linha de computadores com o sistema operacional Linux, em novembro do ano passado, antes de começar o programa de inclusão digital do governo federal, o Computador Para Todos.

Segundo a pesquisa, 65% dos consumidores trocaram o Linux pelo Windows no primeiro mês de uso do computador. Outros 10% fizeram a troca em até três meses. Apenas 25% se mantiveram com o Linux.

Um outro fabricante de computadores, que não quer ser identificado, disse que 90% das chamadas para o seu call center são de pessoas que trocaram o Linux pelo Windows e estão tendo problemas com a instalação de alguns drivers ou com o acesso a internet.

Nos dois casos, as empresas dizem que não perguntaram se as cópias instaladas do Windows eram piratas.[/quote]

http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2006/06/07/idgnoticia.2006-06-07.4407430226/IDGNoticia_view

Estudo bacana… talvez o Linux não seja tão amigável assim prá usuários ‘não técnicos’

hasta.

a) No serviço você usa Microsoft Office (mesmo que seja em uma cópia pirata)
b) O professor quer que você entregue os seus trabalhos de escola em Microsoft Word (não importa se é pirata ou não). OpenOffice? Quiquéisso?
c) O carinha lá que é seu colega e entendido em computadores nunca ouviu falar do Linux, ou se chegou a mexer, não consegue encontrar as coisas lá no Linux para usar. Aí ele fala que é uma P**** porque não consegue usar do jeito que ele estava acostumado. Aí ele vem com aquele CD de instalação do Windows (que é cópia da cópia da cópia de um CD de uma assinatura do MSDN que não requer nem licença para ser instalado) e resolve o problema dele.
d) Preciso usar a P*** do Internet Explorer porque só ele consegue abrir o site direito.

etc.

Você viu que é um monte de detalhes não técnicos que atrapalham a adoção do Linux. Para que ele seja mais usado não basta que ele seja de graça - o Windows piratado é de graça também - e que venha instalado. Mais coisas devem ser feitas.

Lá vamos nós de novo!!!
Na minha opinião é que o linux não está preparado para usuários comuns. O linux continua sendo uma boa opção (98%) para usuários de técnicos.

Att,

Ricardo

Linux não tem um MSN Messenger descente para as meninas trocarem emoticons entre vi. Ou seja, linux não está pronto para o consumidor brasileiro!

:twisted:

[quote=marcelomartins]Linux não tem um MSN Messenger descente para as meninas trocarem emoticons entre vi. Ou seja, linux não está pronto para o consumidor brasileiro!

:twisted: [/quote]
Pra mim isso eh um ponto a favor da utilizacao do Linux! hahaha

Mas eu tenho como ter msn com webcam no Linux? se tiver eu fico cada vez mais proximo de mudar! hahaha

Só lembrando q todos nós somos ‘técnicos’… puts, até meu pai instala o windows num pc e fica de boa, se falar prela instalr linux, nem rola.

em 2 hrs ele instala windows e office e jah pode trabalhar, navegar na internet e tudo +. acho dificil conseguir isso num linux.

Viva a interface gráfica! \o/

ps. sem flames, por favor
ps2. sem flames, por favor
ps3. soh pq eu gosto de ps’s mesmo. (;

isso é óbvio,

Até ja vi um vendedor do extra falando pro usuario comprar o computador com linux que é mais barato e comprar um CD do uindows e outro do wordi na banca do china

Eles poderiam ter ido mais a fundo nesta pesquisa, por exemplo: Quantos % dos usuários que arrancaram o Linux da máquina para colocar o Windows e o Office, compraram os softwares originais?

Ai o vc fala o preço do software pro camarada e ele fala: “Pô, gastei R$ 2.000,00 no meu micro com impressora e tudo e vou gastar R$ 1.800,00 só com 2 softwares? Eu compro um pirata e tá tudo certo.”

Pesquisa feita no site do Submarino:
Windows XP Home Edition R$ 499,00
Office Standard 2004 R$ 1.299,00

Enquanto o Windows / Office estiverem custando R$ 10,00 cada um na barraca da esquina, o pessoal não vai ter o menor pudor para trocar!

Realmente isso é muito cômodo para os usuários, eles só vão realmente começar a mudar na hora que começar a pesar no bolso, penso eu!

ASOBrasil

[quote=ASOBrasil]Eles poderiam ter ido mais a fundo nesta pesquisa, por exemplo: Quantos % dos usuários que arrancaram o Linux da máquina para colocar o Windows e o Office, compraram os softwares originais?

Ai o vc fala o preço do software pro camarada e ele fala: “Pô, gastei R$ 2.000,00 no meu micro com impressora e tudo e vou gastar R$ 1.800,00 só com 2 softwares? Eu compro um pirata e tá tudo certo.”

Pesquisa feita no site do Submarino:
Windows XP Home Edition R$ 499,00
Office Standard 2004 R$ 1.299,00

Enquanto o Windows / Office estiverem custando R$ 10,00 cada um na barraca da esquina, o pessoal não vai ter o menor pudor para trocar!

Realmente isso é muito cômodo para os usuários, eles só vão realmente começar a mudar na hora que começar a pesar no bolso, penso eu!

ASOBrasil
[/quote]

Concordo. A propósito adorei a parada da m$ de colocar akele aviso que o windows eh pirata. Vai melhorar se ele bloquear o windows!!! Ai todo mundo corre do windows e vai pra onde…

Com o Ubuntu vc consegue isso tudo, e em uma instalação só. O problema é que não tem o Ézão azul pra navegar na internet, não tem o Dábliozão pra escrever os textos, não tem o íconezinho abóbora que eu uso pra dar aquela caprichada nas piadas que eu recebo por email (colocar uns sonzinhos, umas palavras sambando pra lá e pra cá), e por fim, não tem o bonequinho verde na parte de baixo do vídeo, que eu uso pra conversar com os meus 300 coleguinhas.

É… realmente não presta… :roll:

essas coisas que mudam o rumo de nossas vidas…

eu sempre trabalhei como programador, comprei um micro com linux e troquei pelo windows xp na hora. Como vou jogar meu warcraft III, meu counter striker source, meu fifa 2006… não… não dá…

Instalei o linux em uma máquina antiga, um 486 dx 100… e mudei ele para usar a porta serial para o mouse, quem disse que funcionava ?

o linux pode ser o que for, mas o windows sempre vai estar a frente… mesmo sendo tão fraco ! isso é fato ! e viva o windows…

Acho difícil acreditar que você tenha instalado linux nesses últimos anos…

Qualquer ameba consegue fazer isso em 15-20 minutos com o Kurumin.

Ora ora… mais um flame… :confused:

Dessa vez eu nao vou ser tao educado…

As pessoas usam Windows por PREGUICA de mexerem seus RABOS e APRENDEREM a usar algo MUITO MELHOR e mais EFICIENTE. Eu uso apenas o Linux, nao me falta nada, consigo portar meus arquivos para um formato windows-friendly sempre que for preciso compartilhar com usuarios windows, e mantenho todos os beneficios desse maravilhoso SO que eh o Linux!

Jogos…?!? Os publishers nao publicam para Linux porque a esmagadora maioria do seu mercado ignorante soh usa Windows! A fatia que usa Linux no mercado eh desprezivel, em termos economicos. Mas qualquer desenvolvedor sabe que a plataforma Linux + OpenGL alcanca um desempenho muito superior ao windows, alem de ser muito mais confiavel… Felizmente, esse cenario dos jogos eh algo que Java esta ajudando a mudar (vide: www.banghowdy.com)

E uma instalacao de qualquer distro do Linux nao leva mais que meia hora em um PC razoavel, escolhendo uma configuracao padrao. Se vc instalar o kernel e for adicionando os pacotes e softwares a medida que precisar deles, esse tempo baixa ainda mais…

Se vc compra um carro, ele eh seu pra usar ou destruir. Se vc compra um SO, nao pode altera-lo ao seu bel prazer. Pq sera que o Linux ofende tanto essa gente…?

Realmente os users Rwindow$ são muito preguiçosos, e para estes preguiçosos existe o Ubuntu, Mandriva, etc… querem papinha feita tens ai, problema de hardware, duvido que tenha com o Mandriva, até com placas de tv, webcams, impressoras USB, scanners, etc… já vem com tudo mastigado… no Mandriva não precisa de executar comandos instalar os hardwares…

Este povo do Rwindow$ não sabe nada do que diz, parece que ainda vivem nos anos 1999 a 2003, ai sim estes argumentos todos contra o Linux até erão aceitáveis, mas hoje aconselho-vos a voltarem a tentar experimentar o Linux, mas com a cabeça aberta, ok???

Com o Rwindow$ Vista tenho certeza que este pessoal todo vai começar a perder a preguiça, dado o novo esquema de segurança, onde vai ser dificil ter programas piratas, ai quando pesar no bolso, ai sim vão começar a olhar para oportunidades melhores, e mudar nesta altura, já vai ser um pouco tarde, pois podes ser um dos últimos a mudar de plataforma, logo um dos mais ignorante da face da terra, quando mais cedo, mais afrente vais estar, e mais dinheiro vais poupar…

As pessoas não tem noção das coisas, no XP já se havia buatos disto, mas com o Vista já esta muito claro, que o próprio Rwindow$ arranca informações do teu computador e manda para algum lado na net, algo muito sutil, e com o Vista isto já esta estampado, é mesmo para quem gosta de estar sendo vigiado, o Worms Blaster32 veio a comprovar isto, mostrando que o Windows XP foi feito com um buraco de entrada, sem querer querendo… pois pois pois…

Agora com o Vista eles estão fazendo um grande buraco de entrada, onde vão ter um alto controle dos programas e mais, que estão no computador das pessoas… para quem gosta desta situação, bom proveito, mas eu prefiro ficar isolado por tras do meu Linux…

E não há quase nada que não funcione hoje no Linux, WebCams, isto até tem piada, já funciona e bem no Linux já a algum tempo, tem ótimos programas para coneferência e tudo…

WarCraft III heee, roda no linux em cima do Cedega, basta fazer uma pesquisa no google e encontras a solução… por acaso o WarCraft III é dos jogos mais recentes que é mais fácil de fazer rodar no Linux…

Quando ao IE vs FireFox, nem é preciso dizer muito, o IE não evolui a não sei quantos anos, e agora a nova versão ta mais bugada que não sei o q, sites q só abrem no IE são sites q não valem nada, e 99% dos sites abrem bem no FireFox, não sei aonde que esta o stress?!

http://blogs.vstsrocks.com.br/guilherme/archive/2006/04/26/115.aspx

http://www.meiobit.com/arq/001180.html

http://www.killbillsbrowser.com/index_port.html

http://www.myfreebsd.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=1256

:stuck_out_tongue:

Oi Galera,

Pra ajudar na adaptação ao Linux, o Freedows e FreeOffice agora são gratuitos, como já foi publicado aqui no guj, e eles chegam muito próximos no Windows e MSOffice.

Tudo bem que é para o uso não comercial, mas já é uma boa iniciativa, pois poderia ser distribuído dentro desses micros populares, o que eu acho que reduziria muito a troca para windows, pois um é a cara do outro, e a usabilidade muito parecida.

Gosto de usar XP, mas acredito muito no uso de software livre, e é isso que pode realmente ajudar na inclusão digital no nosso pais. Pois um adolescente que começa a aprender computação com Linux, ao invés de windows, terá muito mais tendência em se tornar um bom pesquisador, e isso eu acho muito bom.

É legal o XP ter toda aquela interface amigável, isso é lógico, mas isso trás um certo comodismo pra quem esta aprendendo, parece estar tudo pronto e nada mais precisa ser inventado.

Sou a favor do uso do Linux como disciplina nas escolas que utilizam computadores para inclusão digital, isso faz com que esses alunos, que querem mais que o trivial, tenham o que realmente estudar, e pra galera que vai seguir outros ramos, beleza, aprende o básico que lhe é suficiente e parte pra área que mais gosta.

O problema é a Microsoft ditar o que deve ser ensinado nas faculdades e obrigar o mercado a aceitar pois é o que todo mundo usa, isso sim é muito ruim por não trazer desenvolvimeto real, nem competitividade.

Mas fica ai o meu recado: aqueles que gostam de Microsoft, procurem ampliar os horizontes sempre, e aos amantes de Linux, vamos aproveitar o melhor de cada ferramenta e mandar ver.

[]s

Qual eh melhor, Windows ou Linux??

O Técnico grita: Linux!!
O usuário diz: Li o que?!?!
E o sensato conclui: Naum há melhor… Tudo depende o q vc vai fazer…

O q o Linux oferece a MAIS para o usuario COMUM?? NADA!!
O Linux roda Warcraft?? RODA!!
Mas tem q fazer um monte de bla bla bla… o usuario quer algo rapido…

Experiência própria… já vi usuário tentar (com boa vontade!!)
usar o Kurumin 5. Mas os pequenos detalhes encomodam…
encomodam muuuuito!!

Com certeza existem programas equivalentes no Linux que superam
os do windows. Como por exemplo aquele que “imita” o photoshop.
Qual é o nome mesmo?? Pera… vou ver no Google… Putz se acha
q o usuario vai querer procurar no Google??!?!

Se o Linux pretende derrubar o Windows, as distribuições tem que
começar a ser mais semelhantes ao windows. Em todos os aspectos,
inclusive no layout. Ah… mas isso seria “copiar” o windows!! Bem…
se vc quer uma aceitação no mercado, no momento, é o mais
viavel.

Bem… essa é a MINHA opinião, naum espero que concordem, nem
que mudem suas vidas por causa dela… ahhahahaah

[quote]boaglio wrote

bandrade wrote:

em 2 hrs ele instala windows e office e jah pode trabalhar, navegar na internet e tudo +. acho dificil conseguir isso num linux.

Acho difícil acreditar que você tenha instalado linux nesses últimos anos… [/quote]

Você ja instalou o mandriva, ele instala e configura tudo em 20 min… configurou até a minha voodoo 4500 que não instala do windows

[quote=Lucas Zingano][quote=marcelomartins]Linux não tem um MSN Messenger descente para as meninas trocarem emoticons entre vi. Ou seja, linux não está pronto para o consumidor brasileiro!

:twisted: [/quote]
Pra mim isso eh um ponto a favor da utilizacao do Linux! hahaha

Mas eu tenho como ter msn com webcam no Linux? se tiver eu fico cada vez mais proximo de mudar! hahaha[/quote]

tipo, a nova versão do Gaim vai sair com suporte a webcam, já tem a versão beta por ae. Testa e ve se está estável.

Estou usando pela 20ª vez tentando instalar o Linux, dessa vez o Ubuntu porque acho que o seu mercado cresce a cada dia e adoro aprender coisas novas.
O grande problema são algumas funcionalidades do dia-a-dia que no windows são corriqueiras e no Linux são terríveis. Por exemplo, recebi um e-mail com um arquivo .wmv anexo, tentei então instalar o MPlayer, mas foi um parto, levei mais de 1 hora tentando achar as dependências do pacote, que exigiam mais pacotes dependentes e assim vai…Depois tentei instalar o Oracle XE outro parto e nada.
Conclusão coisas no Windows que você precisa na hora, e para ter é só você dar Next, Next, Finish, no Linux as vezes fica muito complicado, então se o Linux quer ser grande ele tem que pensar no usuário que não quer ser técnico em SO, porém utiliza ferramentas especializadas dentro dele.