Consumidor compra computador com Linux e troca por Windows

[quote=rodrigousp][quote=fbanin]
(…) O cara que usa Windows e .NET é burro… o Pessoal que usa JAVA e LINUX é inteligente… é o melhor, é o bam bam bam… cara, qto xiitismo… não dá para levar uma comunidade, que se diz tão solidária como essa aqui, a sério…[/quote]
Gostaria perdir para que evitem comentários preconceituosos sobre xiitas.
Se você acha que os xiitas são fanáticos o que você acha da direita conservadora americana:
_ Cortaram recurso para o tratamento a AIDS na África, alegando que a castidade é a melhor forma de combater a doença.
_ Destruiram dois países sobre com o pretexto de “Guerra preventiva”.
_ etc etc etc (muitos crimes de guerra).
Quer falar sobre fanatismo religioso… sem problemas. Mas sem ofender os xiitas que foge a um dos princípios do foro.
[/quote]

Não expressei de maneira preconceituosa. Não vi preconceito no modo que escrevi… Eles e os americanos fazem o que bem entender… não cabe a nós discutir aqui. Se alguém se ofendeu com o modo que escrevi, peço minhas sinceras desculpas a todos… mas não tive, em nenhum momento, a intenção de ser preconceituoso… e vo editar para evitar maiores problemas… mais uma vez, me retrato diante todos.

Linux não esta preparado pra encarar o mercado dessa forma, empurrar como esta sendo feito essa errado, claro que meu pai e minha mãe nem quere saber o que é windows nem linux, eles querem navegar, ver e-mail, usar o voip! o problema eh que o vizinho usa windows, o tio a tia usa windows, e todo mundo tem o msn cheio de bolinha e carinha, e a maioria dos sites abrem certo, e pq no do meu pai e minha mãe eh tudo seco? ai eles migram pra windows pq o zé mané do técnico tem uma cópia pirata do windows e nem sabe oq é linux e fala mal.

eu to migrando meus pais pra linux ainda esse mês, eh minha meta, eles estao usando windows a mais de um ano, ta todo bixado lerdo, qdo botar um linux bem arramado pra não ser estragado eles nem vao sentir a diferença.

eu so usuário linux pra tudo, no trabalho e em casa e sei que é complicado vc colocar um sistema que desenvolvedor de um programa X só disponibiliza os fontes, imagine ensinar minha mãe a turma do Make ? ./configure… make… make install… ai fudeo mesmo, a falta de programas simples de usuario final atrapalha a entrada do Linux no mercado! agora o no. de programas interessantes pra técnicos, administradores é bom.

Contratantes, e para quem vc não vendeu ? A Microsoft tb deixa manter uma cópia do CD de instalação de qq programa… desde que vc tenha o original, aliás, CD´s de músicas tb são permitidos, desde que vc tenha o original… o Original é seu… de mais ninguem… Onde trabalho tb deixamos copiarem o sistema, levar para lá e para cá… mas quem não pagou por ele, não tem esse direito… acho que de todo mundo é assim !!!

E pela lei, qq consumidor tem direito sobre o seu produto… pode fazer cópias, desde que vc não os venda, os de de graça… se vc compra um CD de música, pode guardar o original e andar com uma cópia… os jogos de videogames e computadores é a mesma coisa…

Acho que isso não vem ao caso… qq sistema comercial deve ser passível de customizações… não concorda ? Nada mais justo…

Ai esta um grande ponto… monopólio… A antarctica comprou algumas cervejarias e fez a Ambev, a Oracle comprou uma ou mais empresas de banco de dados, a Adobe comprou algumas empresas para compor o Photoshop… a Microsiga comprou a RM e a Logocenter… a Directv e a Sky se uniram… tudo isso soa como monopólio ? sim, soa… mas… vc não compraria um concorrente para morder uma fatia maior do mercado ? Eu compraria ! E acredito que muitos outros comprariam !

Onde trabalho ganhamos o dinheiro não com a venda, mas com licenças, cobramos um valor pela chave do sistema… a microsiga tb ganha com licença e treinamento… a Oracle ganha (e muito) acho que tb não foi muito feliz a colocação… a M$ ganha pela venda do Windows, eu não pago um x valor para continuar usando…

Ai é uma grande questão… eu não me importaria de passar meus conhecimentos para os outros… mas muitas vezes suamos para desenvolver algo que faça a diferença… ninguém curte que o seu suor seja copiado por outros e os outros façam rios de dinheiros com a sua idéia ! Na epóca do Clipper eu desenvolvi algumas bibliotecas para tornar a interface mais bonitinha… não tive o menor pudor em passar ela para os outros… com os códigos se quisessem, agora os sistemas… não esses eu não passava mesmo ! Acho que ai, vai de cada um…

Ué, não tem nada de errado nisso. Cada empresa adota a licença que for conveniente. E tem dado certo para a Microsoft.

[quote=microfilo]
Ué, não tem nada de errado nisso. Cada empresa adota a licença que for conveniente. E tem dado certo para a Microsoft.[/quote]
É que isso não é bem assim.

1. A microsoft faz a licença mais restritiva o possível e as pessoas se submetem a essa licença devido a força de mercado da microsoft.
  2. Quantas empresas vendem sistemas operacionais? Poucas e se você reparar no movimento das empresas, verá que eles estão abandonando esse modelo de negócio. A própria SUN foi obrigada a abrir o Solaris porque esse modelo de negócio baseado em licenças favorece demais um monopolista.

Neste exato momento na minha lan-house eu tenho um end-user no terminal 2 que está usando ubuntu; eu achei que iria ser chamado de 2 em 2 minutos, todavia a pessoa está fazendo uso do linux (orkut, ¬¬) e o faz tão igual quanto estivesse num dos meus terminais windows. (o terminal 2, inclusive, não está com windows devido a um vírus que o antivírus não foi capaz de barrar.) Eu concluo que quem não está preparado aqui é o técnico de hardware que faz a instalação pirata do windows nas máquinas das pessoas quando prontamente chamado ao crime, :stuck_out_tongue:

Usem o q quiserem… programe em q acharem melhor…
Eu uso Slackware e programo em Java e torço pra encontrar somente idiotas no mercado de trabalho. Preciso ganhar $$$ cada vez mais … E estes caras realmente me ajudam… :twisted:

[quote=Lucas Zingano][quote=marcelomartins]Linux não tem um MSN Messenger descente para as meninas trocarem emoticons entre vi. Ou seja, linux não está pronto para o consumidor brasileiro!

:twisted: [/quote]
Pra mim isso eh um ponto a favor da utilizacao do Linux! hahaha

Mas eu tenho como ter msn com webcam no Linux? se tiver eu fico cada vez mais proximo de mudar! hahaha[/quote]

Bom dia, gostaria de poder citar varios quotes, mas perderia muito tempo nisso. =)

Seguinte: Alguem daqui que escreveu uma mensagem deste tipo fez alguma pesquisa? Acredito que todos voces (que escrevem coisas deste tipo) ficam acomodados com o seu windows instalado achando que estão no topo do mundo e temem usar algo diferente talvez por duvidar de sua capacidade. Pra vc do msn, pesquisa sobre o amsn, sobre o office, nem precisa instalar linux, baixem a nova versão do openoffice para windows mesmo e comprovem, quanto a interface grafica, de uma olhada nas screenshots de kde’s em sites tipo www.vivaolinux.com.br, sobre navegador, ainda não achei um melhor que o firefox, apesar do novo opera estar muito bom tambem, clientes de email, use o thunderbird e verão do que estou falando.

Antes de sair criticando alguma coisa pesquisem, não custa nada antes de sair falando besteira.

Estabilidade e desempenho em um sistema operacional like-unix é extremamente superior a qualquer windows com qualquer FS que seja. Uma coisa que vale resaltar é a preguiça e a comodidade que movem usuarios de computador.

[quote=eduveks][quote=Grinvon]90% desses PCs vendidos por esse empresas são para usuários que não trabalham com TI e coisas relacionadas.

Esses usuários querem praticidade, não quererm perder tempo aprendendo a fazer coisas que para eles deveriam ser automáticas!

Muitas vezes usuários “reais” de computadores, daqueles que vivem com isso, utilizam de outros meios para conseguir e customizar a sua máquina, esses usuários que se importam com detalhes técnicos, até por que precisam muitas vezes realmente aprender.

O linux ainda hoje não serve para usuários convencionais.

Você colocar o linux em uma empresa para atuar como servidor de banco de dados, de internet, serviços… aí é outras história![/quote]

Acho que a tua assinatura contem a resposta para isto…
“A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original.” Albert Einstein

O que falta é o abrir da mente das pessoas, mas isto é difícil, dado que poucos são capazes de tal proeza.

Trabalhei numa empresa que criamos terminais em X/client com máquinas bem antigas, P100 a P233, para servir como terminais de trabalho para o setor de redação, onde a faixa etária era de 50 anos, com o Mandrake Linux 10, sucesso de 100%, houve algumas reclamações no começo, mas lá abriram a mente, e já nem se lembram do Rwindow$, e se estas pessoas se adaptaram ao Linux, não vejo por que não de um usuário comum…

Basta ter interesse, e se tem algo ruim ou algo por melhorar, vc pode fazer isto!!! Este é o poder do Opensource, vc pode fazer do jeito que vc quiser, e depois pode disponibilizar aos outro se assim o quiser, o problema é que poucos estão dispostos a aprender algo novo, e a tentar solucionar problemas para um mundo melhor, mas querendo ou não, tem sempre alguém que vai fazer isto, mais de vagar ou mais rápido, um dia chegamos lá… e o que é bom de saber que isto vai sempre estar em evolução, isto não para nunca, tem sempre alguém com uma idéia nova, enquanto que para quem esta afundado no mundo Rwindo$, fica a conhecer as novidades anos depois, assim como ainda hoje tem muita gente que desconhece tabs no browser!!! Graças a Micro$oft boa parte do mundo ainda vive na antiguidade, acomodados com o que lhes oferecem, estão fora da evolução.[/quote]

Nesse aspecto concordo contigo, mas entenda… O cara leigo vai e compra um PC, ele sabe navegar em alguns sites, bater alguns textos e mais nada, então esse PC récem comprado vem com o linux, coisa que ele não ouviu falar mais gorda, não entando NINGUÉM o orienta a utilizar o linux, simplesmente ele liga a telinha e vê aquele pinguim estranho que nunca viu na vida. Acostumado com o Windows, ele tenta acessar a internet e vê que não consegue e não é tão simples assim, procura o seu Word e encontra o OpenOffice, ele até reluta de início, se adapta mas infelizmente por motivos desconhecidos ele ainda acaba preferindo o Word.

Resultado, a empresa que vendeu EMPURRA o linux já que não pode botar o Windows pirata (e o usuário está acostumado a não querer comprar originais) e ele o “pobre coitado” do usuário acaba ficando frustado, pois ele é um user “eventual” e não quer perder tempo com detalhes técnicos, e acaba desistindo do linux, pois também ninguém o ajudou!

Infelizmente ou não, esse é o resultado. Mas de certa forma ajuda “um pouco” a popularizar o linux.

[quote=tmoretto]Linux não esta preparado pra encarar o mercado dessa forma, empurrar como esta sendo feito essa errado, claro que meu pai e minha mãe nem quere saber o que é windows nem linux, eles querem navegar, ver e-mail, usar o voip! o problema eh que o vizinho usa windows, o tio a tia usa windows, e todo mundo tem o msn cheio de bolinha e carinha, e a maioria dos sites abrem certo, e pq no do meu pai e minha mãe eh tudo seco? ai eles migram pra windows pq o zé mané do técnico tem uma cópia pirata do windows e nem sabe oq é linux e fala mal.

eu to migrando meus pais pra linux ainda esse mês, eh minha meta, eles estao usando windows a mais de um ano, ta todo bixado lerdo, qdo botar um linux bem arramado pra não ser estragado eles nem vao sentir a diferença.

eu so usuário linux pra tudo, no trabalho e em casa e sei que é complicado vc colocar um sistema que desenvolvedor de um programa X só disponibiliza os fontes, imagine ensinar minha mãe a turma do Make ? ./configure… make… make install… ai fudeo mesmo, a falta de programas simples de usuario final atrapalha a entrada do Linux no mercado! agora o no. de programas interessantes pra técnicos, administradores é bom.[/quote]

Ótimo post, é o que sempre digo, o Linux tem grandes vantagens em relação ao Windows, assim como o Windows tem grandes vantagens em relação ao Linux!

A depender do ambiente e ocasião, é melhor usar um ou o outro.

pra quem gosta de usar msn no windows…
nada como usar amsn no linux;…

http://amsn.sourceforge.net/

eu vi que algumas pessoas estavam falando que não tinha um msn bacana…

ta ai… muito bom… bonito tbm…
o carinha verde fica na parte inferior direita da tela.
tem suporte webcam e o emoticons são mais bonitos que os do windows…

detalhe… mostra que te bloqueou ou excluiu vc da lista…rs… :twisted:

baixar e conferir vcs vão gostar;…
hehehe tem uma coisa que eu adoro tbm…rs…
abas,…, abas … abas… muitas abas…
rs…

Pode ser bom, mas bonito o aMSN não é nem se estando ao lado da Agenlie Jolie. Ô interfacezinha feita essa em Tk.

Acho que o aMSN foi o TCC do cara, aí ele escolheu uma linguagem bem exótica. Daí, o projeto cresceue eles estão com preguiça (ou outro motivo, quem sabe) de migrar pra algo mais fácil de manter e que tenha uma interface mais bonita. Se fosse em Gtk2, por exemplo, seria um dos softwares mais usados e mais significativos na migração Windows->Linux.

[quote=bandrade]em 2 hrs ele instala windows e office e jah pode trabalhar, navegar na internet e tudo +. acho dificil conseguir isso num linux.
[/quote]

Vc já instalou o Kurumim?..quanto a utilização do Linux ou Windows, é uma questão comercial e cultural. Para eu viver sem o Windows na minha máquina já é realidade…mas no trabalho é difícil…infelizmente não tem muitos cursos sobre o OpenOffice ou outros softwares para Linux, e então a grande maioria vai nadar em favor da corrente. Ainda não criamos uma cultura voltada a utilização do Linux, e infelizmente com o ‘poderio comercial’ da M$ não sei se terá por muito tempo…

Até mais

Patty

Não estou aqui pra defender tecnologia nem mesmo li quaisquer dos posts, com excessão da própria notícia, mas acredito que a melhor tecnologia é aquela que atende as suas necessidades.

Em casa tenho Slackware Linux, e toda familia utiliza. E ninguém da família é nenhum astronauta, hacker, programador bash, simplesmente perguntei qual era a necessidade de cada um, e instalei o que era necessário.

Assim como não se deve esperar que um usuário comum seja capaz de instalar ou saber o que é um driver no windows, não se deve esperar que um usuário comum saiba instalar um driver no linux.

É óbvio que o linux tem muito a evoluir, mas quem acha que linux ainda é de dificil instalação fala por total desconhecimento de sua evolução com distros do tipo kurumim, ubuntu e até o próprio slackware que ficou super simples de instalar.

Agora não esperem que um usuário queira usar linux simplesmente você enfiando goela abaixo, simplesmente por questões culturais, a maioria dos documentos hoje são obrigatórios que sejam feitos em microsoft word, e mesmo que se tente fazer em openoffice.org, perde-se a formatação, exatamente pelo fato de algumas macros proprietárias do word, impedirem que existam a tal compatibilidade.

Aí a gente cai na mesma discussão e guerra, chamada padronização. O mesmo ocorre com os browsers, um fala “bosta de firefox” outro “bosta de explorer” mas no fundo no fundo, percebe-se que não é se trata de distro, mas da falta de padronização que obriga o usuário a xingar ou chutar um o outro.

Sim, o linux não tem suporte a algumas webcams, simplesmente pelo fato de que seu fabricante não ajuda em nada pra que eles coexistam em ambos os sistemas operacionais, então a culpa é de quem? Do cara que se mata pra tentar fazer um driver do zero, ou do seu fabricante?

Enfim, linux ou windows pouco importa, o que não dá é pra ficar chutando um o outro, só porque um dia você fracassou ou teve preguiça de pesquisar mais a fundo sobre a tecnologia na internet.

Essa me parece uma daquelas discussões: Java ou .NET, Flamengo ou Fluminense, Jaspion ou Changeman? Sempre existirão malefícios e benefícios em uma tecnologia.

abstract,

Vamos com calma.

Essa falta de padronização não existe justamente por questões estratégicas:

Se você acredita que o mercado se auto-regula, pode ser que esteja correto. Mas essa não é a visão vigente.

Outra coisa. Justamente pelo motivo acima, essa visão não é a mesma que a discussão J2EE x .NET ou Pelé x Maradona. O que estamos discutindo aqui é a efetividade de um projeto de governo (diretamente ligado a questões tribuitárias da união) que é a venda de computadores populares com sistemas Linux. E, a padronização do mercado, oras!

Algèm ja se perguntou com que distro estavam as màquinas??
Talves se tivessem experimentado o Kurumin poderiam ter outra opiniao, nao conheco nehuma distro mais facil de usar ou de instalar e com interface em portuguues, feita por um brasileiro, vale apena conferir, esta na versao 6.0 .

Prezados colegas, lendo alguns itens da discussão uma coisa não parou de passar pela minha cabeça.

Voces realmente acreditam que quando o Linux estiver tão aceito e tão fácil de usar quanto o Windows, ele será grátis? Pergunto isso porque se não me engano, certa vez vi o inventor do Linux em uma entrevista na qual ele diza que tinha como objetivo ficar muito rico… Ou seja, convenhamos, no sistema capitalista nada que é realmente muito bom é grátis. Pra ser sincero acredito que o Linux é grátis atualmente apenas para que ele se desenvolva. Quando estiver no ponto vai ser caro, assim como o windows. Basta ver o exemplo da AMD e Intel…

[quote=Lyonn]Prezados colegas, lendo alguns itens da discussão uma coisa não parou de passar pela minha cabeça.

Voces realmente acreditam que quando o Linux estiver tão aceito e tão fácil de usar quanto o Windows, ele será grátis? Pergunto isso porque se não me engano, certa vez vi o inventor do Linux em uma entrevista na qual ele diza que tinha como objetivo ficar muito rico… Ou seja, convenhamos, no sistema capitalista nada que é realmente muito bom é grátis. Pra ser sincero acredito que o Linux é grátis atualmente apenas para que ele se desenvolva. Quando estiver no ponto vai ser caro, assim como o windows. Basta ver o exemplo da AMD e Intel… [/quote]
Meu, tu ta louco?? Primeiro leia sobre o assunto e depois opine sobre ele.

Obrigado.

Certo colega Lyonn, entendo seu ponto de vista e um dos exemplos mais claros é a RedHat que foi gratuita por muitos anos e agora separou o projeto free do comercial(corrija-me se eu estiver errado) mas, creio que tu exageraste ao dizer “nada que é realmente muito bom é grátis”, temos excelentes distribuições de linux, ou deveria dizer gnu/linux, que são tão estaveis e faceis de usar e que não são mantidas por empresas comerciais.
Quando tu dizes “o inventor do linux” suponho que te referes ao Linus Torvalds certo, lembra que linux é o kernel, a maior parte das aplicações do mundo freesoftware e opensouce vem de projetos como GNU da FSF . Voltando ao realmente bom e gratis, não existe melhor exemplo que o Apache, o melhor, mais usado (+ ou - 70% do mercado), a muito tempo e nem por isso deixou de ser gratuito.
Nós que estamos começcando agora, já encontramos a base feita, como disse um amigo, “espamos parados sobre ombros de gigantes”, não devemos esquecer disso e reconhecer o excelente trabalho dessa gente. Faremos isso mantendo vivo o espirito de cooperação e ajuda ao próximo.
Não quero parecer o militante radical pois não sou mas, ja que aqui temos esse espaço para filosofar sobre o tema, aproveito para expressar minha opinião e agradecer àqueles gigantes sobre cujos ombros estou parado e realizando meu trabalho, vendo um horizonte muito mais amplo.

Seguinte, só uma opinião.

Acho que o linux realmente tem inumeras vantagens sobre o windows, além da principal de ser grátis. É muito facil realmente ficar criticando o linux tendo um windows “alternativo” rodando. Se não tivesse esse jeitinho e tivesse que desembolsar quase o preço do PC pra comprar o Kit Windows, dúvido que o linux seria tao criticado por alguns.

Mas de qualquer forma, pra gente que trabalha nesse mundo, convive e se interessa, o linux é realmente algo muito interessante. Mas pro usuário comum ele ainda está muito limitado.

Tudo bem, é super fácil instalar ele, e geralmente ele configura tudo automaticamente… mas para praticamente aí.
Um exemplo básico disso, pra você instalar alguma coisa no Windows baixa o instalador, clica duas vezes e ele instala. Pra rodar clica duas vezes no executável e ele é carregado. Simples.

No linux você baixa o código fonte, compila. Tem 95% de chance de dar erro, corre atrás da bibliotéca que esta faltando, dá erro. Concerta o path tenta de novo, dá erro, e corre atrás de novo.

Pra conquistar o usuário que não convive com PC como nós assim, vai ser muito difícil. Não recrimino o usuário que troca linux pelo windows hoje em dia.