Consumidor compra computador com Linux e troca por Windows

[quote=Lucas Zingano]
Pois eh, eles jah gastaram com treinamento e jah estah estampado no curriculo que eles querem pessoas que saibam operar num nivel intermediario os aplicativos MSOffice, agora, quantas vagas pra secretarias com nivel intermediario de OpenOffice tem? e o cliente, consegue ver a proposta no OpenOffice dele? eh como desenvolver pra varios browsers, todos os desenvolvedores vao dizer que eh extremamente racional faze-lo, mas na pratica ainda estamos diante de um monopolio exorbitante… nao eh bem assim a questao dos OSOffices vs. MSOffice…[/quote]
Nota 10 para seu comentário. Algumas pequenas resalvas:

1. O Governo e a população tem mesmo que fazer pressão por uma proposta aberta. Isso deve a médio prazo contra-balancear o vício do mercado.
  2. Dá para gravar no formato word pelo OpenOffice e o resultado é muito bom.
  3. Minha política de desenvolver aplicações WEB é seguir o padrão XHTML strict da W3C. Depois de tudo pronto, eu dou uma olhada para ver os problemas do ie. Javascript e Css eu procuro usar os recursos mais compatíveis o possível. Enfim, eu procuro não remediar os problemas dos browsers o máximo possível. Eles que cumpram a especificação.
  4. Sobre todas as hipóteses, escrever um documento sob a premissa de que ele seja renderizado no quirck mode de algum navegador é uma péssima idéia.

[quote=rodrigousp]Discordo. 500mil licenças do MSOffice é dinheiro em qualquer lugar do mundo , em qualquer língua. E gastar dinheiro é exatamente o oposto a ganhar.

Se o motivo pelo qual compraram 500 mil licenças do MSOffice era porque o usuário não estava acostumado com o OpenOffice então eles continuarão a comprar o MSOffice por toda a vida. Em algum momento o MSOffice era novo para os usuários e eles toparam o desafio. Mas se eles não toparem o desafio com o OpenOffice… é verdade, eles nunca irão se acostumar com algo que eles não usam nem nunca usarão.[/quote]
Lindo. Mas no mundo real não é assim.

Não se muda de MS Office pra OpenOffice da noite pro dia. E isso iria gerar um caos enorme entre os usuários, que vão de médicos (que é de longe o pior tipo de usuário que eu já vi) a programadores de sistemas. Além de algumas poucas pessoas precisarem usar MSOffice de todo jeito: o pessoal da exportação tem umas planilhas malucas, se você se atrever a dizer que eles vão usar OpenOffice numa boa e eles não conseguirem (até por má vontade), no outro dia você tá demitido.

Microsoft ainda é uma boa solução pra muitas empresas, principalmente em ferramentas de escritório. Quem mexe com Excel a fundo (nível muito avançado) sabe disso, não existe nada que chegue perto dele.

Como você pode ver, não se trata apenas do gerente parar e falar “vou economizar um pouco no orçamento de TI, vou colocar tudo open source”, principalmente quando é software usado por usuário que não é técnico (aqui no CPD ninguém ligaria em usar OpenOffice).

E o suporte de grandes empresas não podem ter espírito aventureiro, que as vezes existe nessa onda de migração pra open source. Se neguinho vai lá e instala Thunderbird no lugar do Outlook e o executivo da empresa não consegue mandar mais e-mail, esse pobre coitado tá em péssimos lençóis.

Toda a migração, inclusive de versões do mesmo software, deve ser analisada no mínimo detalhe. Você migrar pra OpenSource em uma empresa de desenvolvimento de software com 50 estações é uma coisa, migrar em um parque tecnológico de 1000+ estações com todo tipo de usuário é outra coisa.

Eu apóio totalmente o software livre, mas grandes empresas as vezes preferem pagar mais pra não correr riscos.

[quote=marcelomartins]Linux não tem um MSN Messenger descente para as meninas trocarem emoticons entre vi. Ou seja, linux não está pronto para o consumidor brasileiro!
[/quote]
Quando to no meu glorioso ubuntu, e entra aquela mina maravilhosa no msn, eu corro pro windão pra usar o messenger pra ver a web na boa e as outras frescuras que 100% da meninas usam e 100% do caras querem ver heheh

PS: antes que alguem fala eu uso linux ha quase 10 anos

[quote=ZehOliveira]E o suporte de grandes empresas não podem ter espírito aventureiro, que as vezes existe nessa onda de migração pra open source. Se neguinho vai lá e instala Thunderbird no lugar do Outlook e o executivo da empresa não consegue mandar mais e-mail, esse pobre coitado tá em péssimos lençóis.

Toda a migração, inclusive de versões do mesmo software, deve ser analisada no mínimo detalhe. Você migrar pra OpenSource em uma empresa de desenvolvimento de software com 50 estações é uma coisa, migrar em um parque tecnológico de 1000+ estações com todo tipo de usuário é outra coisa.

Eu apóio totalmente o software livre, mas grandes empresas as vezes preferem pagar mais pra não correr riscos.[/quote]

Acho que você está me zuando.
Desde 2003, existem manuais sobre migração de software proprietário para softwares livres. Ninguém chega do nada e muda 1000+ estações de todo tipo de usuário de uma única vez. Começa com um plano piloto, depois uma seção. Mudança gradativa dos softwares, análise de impacto, etc ,etc ,etc… Ninguém chega muda o software de um executivo sem que ele saiba o que está acontecendo. Ninguém muda o software de alguém sem que o pessoal do suporte técnico saiba na lata como configurá-lo, etc.

Acho que primeiro de tudo é preciso ter competência para mudar para software livre. Se no help desk só tiver Zé mané que configura o Outluki, e não tem nem coragem de tocar no Linux, daí acho que vão preferir os softwares que o pessoal (do helpdesk) já está acostumado mesmo.

É muito fácil um técnico que conhece Linux escrever um manual de migração e dizer: “empresas, aqui está o material que você precisa. Alto e avante, usem software livre!”. Mas o mundo é muito mais complexo, quando você lida com software de escritório, por exemplo, você está mexendo com pessoas que estão mais do que acostumadas com aqueles programas (como já citei, o pessoal da exportação com as suas famosas planilhas).

Outro problema é que pessoas que costumam ter OpenOffice se sentem rebaixadas, menos valorizadas pela empresa, em relação a pessoas que tem o MS Office, e esses problemas ficam críticos quando se trata de funcionários de 30 anos de casa.

Qualquer gerente decente leva em consideração esses fatores, caso contrário terá muitos problemas com a diretoria de qualquer empresa. Em cenários como esses, as vezes é melhor pagar a licença de um software, já que a empresa dispõe do dinheiro e não tá disposta a arriscar.

Bom, isso é tudo experiência do que eu tou vendo aqui onde eu trabalho, como você tá dizendo, aqui só deve ter gente incompetente que só sabe instalar outlook e os usuários são todos tapados – tapados ou não eles devem fazer o trabalho deles e o pessoal do suporte deve dá o suporte ao trabalho deles, então, eles estão se pipocando pra software livre ou não, eles querem é usar o que sabem mexer.

[quote=marcelomartins]Pois é, to torcendo pelo Gaim, apesar de ele não ter ajudado muito. Estão promentendo a anos um gaim com mais coisas só que até agora é só papo. E pior, eu to usando o ultimo beta e não tem nada novo. Apenas uma reorganização das janelas e outras coisinhas. Espero que internamente esteja bem diferente, senão nos proximos anos ele vai continuar igual.
[/quote]
Ja testei o “novo” gaim tbm, aMsn e o kopete, que é o que tenho usado mais… e sinceramente, ainda falta um bocado pra praticidade e eficiencia do messenger.

Sem falar que jogar um gaim na mão de um usuario de windows da dó né… com toda aquela baboseira de HUG do gnome, o gaim é simplesmente horrivel.

[quote=microfilo][quote=bandrade]
em 2 hrs ele instala windows e office e jah pode trabalhar, navegar na internet e tudo +. acho dificil conseguir isso num linux.
[/quote]

Qualquer ameba consegue fazer isso em 15-20 minutos com o Kurumin.[/quote]

não precisa nem instalar , roda pelo cd(Kurumin) …(sic)

Essa pesquisa deveria investigar qntos usuários estão com windows e pacote office originais ???

José Oliveira,
Eu não quiz dizer aquilo que você pensou que quisera.

Os manuais que falo não são manuais HowTo do linux. São estudos, análise, etc sobre os processos de migração do windows para o linux. Não é direcionado para usuários finais mas para gerentes, preocupados com os usuários com 30 anos de casa, etc.

http://www.dwheeler.com/oss_fs_eval.html
http://www.groklaw.net/article.php?story=20060602232630325

Segundo, acho mais fácil continuar comprando Windows. Em geral, a migração significa trabalho, riscos e desafios (eu nunca disse que seria fácil) e talvez o responsável pela migração nem receba um obrigado, quanto mais um aumento. Então, para que tudo isso ?

Terceiro, eu tomaria cuidado em dizer que Windows é a melhor solução para uma empresa a longo prazo. A curto prazo, manter o Windows 2000 pode ser a melhor opção por exemplo. Mas eu sempre pensaria num longo prazo em liberdade de opção.

O cara foi bem claro em dizer que levou duas horas para instalar o Windows. Rodar do CD não é comparar “banana com banana”.

[quote=Luiz Aguiar]
Ja testei o “novo” gaim tbm, aMsn e o kopete, que é o que tenho usado mais… e sinceramente, ainda falta um bocado pra praticidade e eficiencia do messenger.[/quote]

Po, o MSN é prático e eficiente? Eu não consigo entender como um software tão ruimf az tanto sucesso. O treco não tem nem atalho de teclado!

Ok, faz sucesso no Brasil apenas (talvez em outros países periféricos, não sei). Eu mantenho conta no GTalk, Skype e Y!Messenger para falar com pessoas de fora.

[quote=pcalcado]
Po, o MSN é prático e eficiente? Eu não consigo entender como um software tão ruimf az tanto sucesso. O treco não tem nem atalho de teclado!

Ok, faz sucesso no Brasil apenas (talvez em outros países periféricos, não sei). Eu mantenho conta no GTalk, Skype e Y!Messenger para falar com pessoas de fora.[/quote]
Então shoes, a praticidade que eu me refiro é a de que qualquer pessoa, independente do nível de conhecimento em informática usa, e bem o MSN, já vi meninas que não conseguiam digitar um texto direito no word, e usam webcam, microfone, e todas aquelas tranqueiras que o MSM tem, conseguem adicionar umas porcarias q nem eu sei huahuuha.
Então acho que ele se torna eficiente, pois cumpri aquilo que ele se propõe.

Eu ainda preferia estar usando meu bom e velho ICQ e falando a noite todo nos canais de IRC, mas isso é quase impossível hoje, como vc disse, pelo menos com os contados do brasil.

Concordo.
E acho que se o governo criasse muitos polos de inclusão digital movidos a software livre, em poucos anos o rwindows ia se ver em maus lençóis…
Se o cara for apresentado à informática via linux, ele vai achar o windows horrível, difícil, confuso…

[B]
VIVA AS COISAS BOAS QUE FUNCIONAM!!!
VIVA AO WINDOWS XP!!!

POBRES USUÁRIOS LINUX… VÃO ESPERAR MUITO ATÉ VEREM ALGO PARECIDO.

[/B]

E no fim, a escolha por parte do usuário leigo se resume ao comodismo, e a que ele é apresentado primeiro…

Mas vale lembrar que a estúpidez dos usuários tende a diminuir gradativamente… Se por um lado a minha vó mal e mal consegue usar o computador dela, com windows, as criancinhas de hoje aprendem a usar um navegador antes dos 5 anos de idade.

E estes novos usuários não terão medo de experimentar um SO presumidamente melhor. Querem saber o porque de tanta gente comentar da qualidade do Linux. Ao menos os que forem inteligentes e estiverem interessados em transgredir conceitos velhos. E eles serão os médicos, arquitetos, advogados que vocês mencionaram, e no futuro vão fazer escolhas conscientes em termos de custos e desempenho.

É só uma questão de tempo. :wink:

Ou seja os que não são inteligentes continuam usando o que eles gostam? 8)

Sei lá, eu acho q tem muito tendensionismo de todos os lados, não adianta vir falar que o Linux vai arrebentar no futuro e que o win vai cair em desuso. Pq simplesmente não dá p/ saber o rumo que tudo vai tomar daqui há 1 ano por exemplo.

Um bom exemplo é a apple, que a alguns anos parecia que ia quebrar e hoje está se mostrando muito forte no mercado.

Sabemos que tudo vai evoluir, mas na minha perspectiva. Facilidade comodidade e conveniência são fatores que vão pesar na escolha de qualquer sistema ou serviço.

Ou seja os que não são inteligentes continuam usando o que eles gostam? 8)

Sei lá, eu acho q tem muito tendensionismo de todos os lados, não adianta vir falar que o Linux vai arrebentar no futuro e que o win vai cair em desuso. Pq simplesmente não dá p/ saber o rumo que tudo vai tomar daqui há 1 ano por exemplo.

Um bom exemplo é a apple, que a alguns anos parecia que ia quebrar e hoje está se mostrando muito forte no mercado.

Sabemos que tudo vai evoluir, mas na minha perspectiva. Facilidade comodidade e conveniência são fatores que vão pesar na escolha de qualquer sistema ou serviço.
[/quote]

Gostei. Engraçado tudo isso… O pessoal levanta bandeira e segue com ela até o caixão. O cara que usa Windows e .NET é burro… o Pessoal que usa JAVA e LINUX é inteligente… é o melhor, é o bam bam bam… cara, qto fanatismo… não dá para levar uma comunidade, que se diz tão solidária como essa aqui, a sério…

Vejam as perguntas, as dúvidas, algumas com 1 ou 2 respostas… agora qto é para malhar produtos ou serviços M$ temos mais de 50 !

Engraçado falarem da M$ como a malvada capitalista que só quer dinheiro… e vocês programam de graça ? Dão seus esforços sem esperar um retorno ? é tudo muito engraçado. Aprendi uma coisa nesses anos de programador… linguagem não se levanta bandeira, vc tem que usar o que está mais a mão, mais ao alcance para resolver problemas. Já vi muita dessas discussões entre JAVA e .NET, Windows e Linux, Office e OpenOffice… Essa briga ferrenha e sem sentido nunca mudou nada.

Imaginem os caras com Cobol, que ficaram firme e forte com elas… hj praticamente não tem onde trabalhar…

Quem é melhor Windows x Java x Mac ? Quem usa Mac diz que é o Mac, quem usa Windows diz que é o Windows, quem usa Linux diz que é o Linux… eu sinceramente, digo que não tem melhor, tem a que mais serve para você ! Eu uso o Windows pq para mim está de bom tamanho, e nem por isso fico malhando quem usa o Linux ou Mac, ou chamo de burro quem não usa…

Essas discussões me lembram muito:

Maradona x Pelé
Santos Dummond x Irmãos Wrights
Corinthians x Palmeiras
Senna x Piquet
Gol 16v Turbo x qq outro carro turbo (existe essa richa tb)

Editado para evitar mais problemas… e mais uma vez, minhas sinceras desculpas… talvez não tenha caido bem mesmo…

A minha intencao nao foi ofender ninguem, eu peco desculpas se foi o que pareceu.

O que tentei dizer eh que, levando-se em conta o custo/beneficio, o Linux eh uma escolha mas inteligente pra muita gente, e nao soh para corporacoes. Period.

E que o conceito de facilidade e usabilidade do windows eh considerado melhor unicamente por que eh o conceito que todos estao habituados a usar, e nao por ser verdadeiramente melhor. Dezenas de exemplos jah foram dados onde o Linux eh superior ao windows. Period.

Em nenhum momento, porem, escolher o windows te faz um kra burro. Nao foi isso que eu quis dizer. Isso seria ferir a sua liberdade de escolha, e liberdade de escolha eh o que eu defendo com a maior paixao. Por isso eu uso Linux :wink:

Entao, novamente, desculpas se eu vos ofendi.

(editado)

Gostaria perdir para que evitem comentários preconceituosos sobre xiitas.
Quer falar sobre fanatismo religioso… sem problemas. Mas sem ofender os xiitas que foge a um dos princípios do foro.

Ops! As diferenças nunca foram tão grandes:
_ Eu não proibo meus contratantes de copiarem meu programa; ou melhor, eu não cobro um salário extra para cada cópia do programa;
_ Nem os proibo de alterar o que eu programei;
_ Nem utilizo de poder de monopólio para acabar com a concorrência e cobrar valores exorbitantes pelo meu trabalho;
E na boa, a maior parte do mercado de informática são reles programadores que prestam serviço consultoria. A Microsoft é uma das poucas empresas cujo modelo de negócio é baseado na venda de licenças. A empresa é por tanto uma exceção, uma pequena exceção quando comparado ao mercado; mas é a exceção que acumula rios e rios de dinheiro, de uma forma singular.

Então porque os bonitões podem se apropriar de licenças se apenas eles de fato lucram com esse modelo. Porque nós aceitamos cegamente as leis de propriedade intelectual, como se essas fossem leis naturais. Cito Stallman para deixar mais clara essa questão: