Pessoal, vou dar minha opnião sem paixões do fato.
1 - Como usuário doméstico -
a) Instalação - Linux
Sem dúvida, instalar um Linux amigável como Kurumin e bem mais fácil. No kurumin v.c só da next->next->next->next…não instala nenhum driver, 99% do hardware e reconhecido automaticamente, HD Sata, Som, Modem Roteador, etc…Alias o suporte a hardware mais novos foi sempre superior em Linux, vale lembrar que só agora o windows ta dando suporte a processadores de 64 bits.
Tive uma experiência de um ano atrás instalar um HD Sata no Windows, foi um parto…tive que obter um Driver do fabricante da placa pelo correio. Pode? Em contrapartido meu Linux Gentoo(Que nem e um linux amigável) tava tudo funcionando e concetado na internet.
b)Suporte Técnico - Windows
Uma das grandes questões é: “Usuários domesticos não entram em forum de discussão pra tenar obter sua dúvida, eles contratam técnicos!”. O que nós vamos fazer, obrigá-los (o consumidor que é quem paga…ou não) a mudar de comportamento pelo amor da causa Linux? Digo, por que 98% dos ténicos de informática não dão suporte a Linux. Por que?
a - Ele teria que se especializar e o mercado cliente é todo windows, ou seja, seria muito trabalho para pouco retorno.
b - Depois de configurado um linux raramente da problema, assim aquele cliente linux, não seria só apareceria uma vez na sua loja. Denovo, não traria retorno. No windows e causa certa a volta do freguês a cada novo ataque hacker.
Numa visão realista, usuários domésticos não instalam nem mesmo o windows, geralmente pedem pra aquele primo (como eu) para instalar e conmfigurar o win pra eles. (Por favor, sejam honestos neste ponto)
3 - Configuração - Windows
Se instalar o Linux é muito mais fácil, configurá-lo para coisas que ele não reconhece é um verdadeiro parto. Por que? Falta de unicidade! Toda geração linux tem suas dores de cabeça, a geração de 6 anos atrás eram as placas de som, de 4 anos eram os softmodens, de 2 anos eram os dispositivos usb e desta são os modens/router e recentemente as webcams.
O legal que acho, e quando se procura uma solução pela web, e funciona no ubunto mais não no kurumin e no fedora…PS: “Quanto louco deve ser pra uma fabricante de drivers, ter que ofercer compatibilidade com 20 distros diferentes eque são em muitas coisas imcompatíveis”?
Isso me faz pensar na falta de unicidade do Linux e que no windows sobra. Alias qual foi s solução dada pelo Linux para os problemas que foram descritos acima? Fácil, tirarem os drivers das distribuições GNU e colocarem numa parte que é uno para todas…o Kernel. Até por isso, o Kernel do Linux, e enorme e não para de crescer a cada versão.
Resultado -
“Usuários são movidos pela necessidade, mas gostam de afirmar suas escolhas pela paixão”.
Dado que a necessidade do pessoal da informática e ter um ambiente estável para trabalho de baixo nível e aprender os conceitos teóricos na prática, o Linux e sim a melhor escolha para nós.
Dado que o usuário domestico usa o computador como meio, o que deseja é a informação e o contéudo, e não os aspectos técnicos da informática, e natural que sua escolha seja pelo sistema que le de mais suporte, pelo menor preço. E windows na banca da esquina e 10 reais (ou menos).
O que barra a adesão ao Linux e sua falta de unicidade e a pirataria!
PRA FINALIZAR: Graças a Deus, o Java é multiplataforma, grátis(SE) e é Uno. Sun, por tudo que é mais sagrado, não destrua o Java sobre o pretexto de ajudar o Linux, não quero rodar um simples
System.out.println(“Hello World!”);
E ter a mensagem:
Erro: Este aplicativo apresenta a falta da biblioteca libgccnet.so, tente executar o comanto apt-get com a diretiva update…etc
Flos.