Compra da Sun provoca 'calafrios' no mundo Open Source

"

[quote=marcosalex]Tem razão, Open Source não dá lucro. Por isso que o Google é essa empresa pequenininha, que não vale nada. E seus donos vivem de ajuda da família! :lol: :lol:

[/quote]

Exatamente isso, o Google arranjou uma maneira inovadora de ganhar encima dos seus produtos, na verdade, pagar por propaganda não é nada novo no mercado mais foi uma maneira controlada para o ganho de lucros, esse foi um ponto que a SUN particularmente falhou, como gerar lucros e não viver de números acionários, é difícil conseguir um meio de lucrar (forte) como a Oracle, com o tipo de serviços que a SUN distribui, creio que acontecera uma reformulação total do sistema de lucros da Sun(Oracle) para gerar uma boa rentabilidade.

Acho interessante tópicos dessa natureza pois podemos ver de perto como uma especulção pode mover um mercado todo (em um exemplo envolvendo o mercado financeiro) depois da mesma instalada, acredito que quando falamos de java sempre existirão opções pagas ou não, e se tratando de banco de dados a lógica é a mesma também, devemos nos preocupar sim em atender nosso cliente da melhor forma possível utilizando aquilo que o mercado proporciona, sem essa de ficar se agarrando na tecnologia.

É apenas um ponto de vista…

Pergunta: O java era da sun certo, com codigo aberto, recebeu contribuições de comunidades e outras empresas IBM, HP etc, a Oracle comprou, e ela pode simplesmente fechar tudo e pronthio, como ficam os demais???

[quote=laudenpower]Acho interessante tópicos dessa natureza pois podemos ver de perto como uma especulção pode mover um mercado todo (em um exemplo envolvendo o mercado financeiro) depois da mesma instalada, acredito que quando falamos de java sempre existirão opções pagas ou não, e se tratando de banco de dados a lógica é a mesma também, devemos nos preocupar sim em atender nosso cliente da melhor forma possível utilizando aquilo que o mercado proporciona, sem essa de ficar se agarrando na tecnologia.

É apenas um ponto de vista…[/quote]

Interessante a sua avaliação, voltando aos negócios que é o interesse, alguém abandonaria o Java se fosse cobrado o uso da sua JDK? Em artigo lido no infoq, Bruce Eckel já chama C/C++ e Java de legado, linguagens que pouco evoluem agora, porque a plataforma Java já tem outras linguagens mais simples e eficientes para realizar operações que em linguagem Java que não é tão trivial.

Acho bacana essa desvinculação da linguagem java da plataforma Java, abrindo horizontes para outros sabores e aumentando a produtividade, eu estou estudando python e quero em breve compilar esse código na plataforma Java, se tiver a chance dessas linguagens serem compatível entre .NET e Java seria melhor ainda.

Isso é verdade. Também por isso que eu estou “tranquilo” com esta mudança. :wink:

"

Sim, claro! :wink:

"

Parece que a nova versão do Java não será mais Mustang, mas sim Java 6g. Além disso o novo appserver será o BEA/SUN Glass-logic 13G. Teremos agora um novo banco de dados, mais forte e mais leve chamado MyOracle 5.2i. Já o openoffice será OOO9 - Oracle Open Office 9i.

Uma pergunta para que estava prestes a fazer a prova de certificação.

Vale mais a pena fazer agora? Com título da SUN mesmo?
Ou vale mais a pena esperar e tirar com o título da Oracle? Mesmo pagando mais caro?

[quote=bianchini.rj]Uma pergunta para que estava prestes a fazer a prova de certificação.

Ou vale mais a pena esperar e tirar com o título da Oracle? Mesmo pagando mais caro?[/quote]

Eu acho que valeria mais a pena esperar e tirar um certificado com a chancela da Oracle. :wink:

[quote=bianchini.rj]Uma pergunta para que estava prestes a fazer a prova de certificação.

Ou vale mais a pena esperar e tirar com o título da Oracle? Mesmo pagando mais caro?[/quote]

Já estipularam o preço da certificação Java Oracle???

Veio, porque voce acha que isso vai acontecer?
Da uma pesquisada antes em fusões de empresas e tire suas duvidas.

mal pelo post duplo, mais ta dando uns erros sinistros aqui quando eu vou postar alguma coisa.

O rumo da tecnologia a muito tempo não é definido pela SUN e sim pelo JCP… Todo mundo parece se esquecer que o Java não é a linguagem, ou a JVM ou o netBeans… O Java é o conjunto de especificações do JCP para a tecnologia…como e por quem será implementado é inútil discutir… hoje temos diversas jvm’s e diversas bibliotecas independentes da SUN. Não vejo preocupação desde que a Oracle não resolva definir sozinha o que será o Java daqui para frente e encerrar o processo do JCP. Mas isso é tão improvável q não vejo nenhum motivo para se preocupar, a final, o fato de haver um processo onde toda a industria privada e pessoas independentes possam participar na definição dos novos rumos sempre foi o que fez o Java ser atrativo. A liberdade de fornecedores para uma biblioteca e a suposta garantia de sua compatibilidade com as demais tecnologias é o que faz o java ser utilizado largamente pela indústria de software. E se a Oracle vai fazer dinheiro com a sua distro, ótimo para eles… quem aqui nunca ganhou dinheiro desenvolvendo software pq está desenvolvendo software livre não entendeu como as coisas realmente são. Software livre não é sinônimo de software gratuito rapaziada.

Pessoal quando a ORACLE se pronunciar, agente volta aqui e mete o pau neles,
enquanto isso pensem da seguinte forma: Java vai subir ainda mas no conceito pelo fato da ORACLE
uma empresa de renome e altamente organizada, que nunca saiu das cabeças em questão de BD…
O que eles vão ganhar acabando com o Java? no mundo dos negocios uma empresa “BURRA” não sobrevive
em muito tempo…pense em quanto tempo a ORACLE ta ai… e vamos ganhar bastante beneficios com isso,
questão de certificação, eles não vão avacalhar com seus proprios usuarios, a comunidade Java, tem força e moral!

Relaxem, especulações sempre surgem, a verdade ainda estar por vir.

Olha, tira com o nome Oracle, espere um pouco, Java na bolsa de valores não vai mais aparecer e já era, agora o nome que vai aparecer lá agora é Oracle, o nome Sun hoje vai lhe trazer imagem de derrota, fracasso, espere e tenha uma certificação Oracle, uma das mais cobiçadas do mercado.

O KnowledgeBR sempre alfinetando(esfaqueando) a Sun e o Java.

Não haverá fechamento de código nas próximas versões a Oracle não faria isso, na verdade uma grande sacadas da Oracle em termos de venda nos ultimos tem sido a compatibilidade de sua plataforma e adoção de padrões, essa história de padrões proprietários é uma coisa que a empresa tem evitado e a adoção de padrões abertos tem sido passado como ponto forte dos produtos nos treinamentos pre-sales e sales.

Não imagino que certificações que tenham a marca Sun possam passar uma imagem negativa, continuarão sendo requisitadas. Mas é claro poderam passar por reformulação, vide o caso da BEA.

eu pessoalmente detesto a Oracle. Tenho pena que tenha sido a empresa que comprou a Sun. Sempre gostei de Java e MySql e foi triste a noticia da compra da Sun por akeles tonos… trabalhu c oracle o dia todo pk sou obrigado… trabalhu claru… n vejo grandes vantagens… fazer kk koisa em oracle é uma vergonha… por simples k seja… um dump, criar um bd… coisas k sao simples nos outros sistemas, Sql Server, Mysql etc… são filmes em oracle… os IDE’s feios e pouco intuitivos… JDeveloper ou Sql Developer parecem k foram desenhados em cima da perna… kk aplicação Oracle é desinteressante a nivel visual… continuo sem entender como o ppl ainda usa akela porcaria… mas parece k ta na moda jogar dinheiro fora… oracle é cara… eu n sou fã da microsoft… mas pagar por pagar antes pagar por Sql Server… diferença entre oracle e SQL Server… Sql Server n funciona em Linux… senao… n sei como tinha evoluido a ORacle… n me parece k a oracle comece a cobrar pelo java… e espero k n cobrem pelo MYsql… no entanto eu n pago de certeza… gosto de programar em Java… acho mto bom… mas acho que poucas pessoas vao pagar pra desenvolver em java… eu comecei em java pk era gratuito… a minha empresa trabalha em java por ser gratuito… se for a pgar… passa td pra microsoft meus amigos… isso é garantido…