Compra da Sun provoca 'calafrios' no mundo Open Source

http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=18587&sid=5

Marco Aurélio

[quote=albama@bol.com.br]http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=18587&sid=5

Marco Aurélio[/quote]

A bolha estorou, a Oracle não vai investir em Java tão alto pra dar armas para SAP e IBM jogar contra ela, suas próprias tecnologias, inocente é quem não enxerga isso, vai cobrar mesmo, galera que quiser façam um fork do Java ou usem um Java realmente aberto, eu ainda acho que vai ter agora várias JVM de cada empresa, além da comunidade.

Como sempre há exageros relativos a notícias similares a esta. Não vejo este fato como motivo para entrar em pânico. :wink:

Adivinhação e especulação nunca leva ninguém a nada. Deixa isso pros jornalistas (ou jornaleiros?), tadinhos.

Ué, mas eu não vejo isso como algo ruim. Pelo contrário, porque a Sun tem uma administração porca em cima dos produtos dela, o pessoal acha que essa falta de estratégia deve continuar?

Obviamente que a Oracle não vai cobrar pro pessoal instalar um JDK na máquina.

Ah quer saber? Que puta discussão chata essas, pelamor de deus, não aguento ver neguinho “ai meu deus o netbeans vai acabar, o glassfish vai morrer, minha certificação não vale mais nada” puta que pariu, nego questiona cada coisa inútil, daqui a pouco vai ter uns SCJPs aí que vão cortar os próprios pulsos e vai ter cara que vai dizer “ah é o fim do open-source”, sem sequer saber direito do que se trata.

Essas especulações não levam a lugar nenhum.

Ps.: Não to falando que é você knowledgebr, só resolvi pegar o teu quote porque to com preguiça de pegar na matéria do link huieoae

[quote]Ah quer saber? Que puta discussão chata essas, pelamor de deus, não aguento ver neguinho “ai meu deus o netbeans vai acabar, o glassfish vai morrer, minha certificação não vale mais nada” puta que pariu, nego questiona cada coisa inútil, daqui a pouco vai ter uns SCJPs aí que vão cortar os próprios pulsos e vai ter cara que vai dizer “ah é o fim do open-source”, sem sequer saber direito do que se trata.

Essas especulações não levam a lugar nenhum.

Ps.: Não to falando que é você knowledgebr, só resolvi pegar o teu quote porque to com preguiça de pegar na matéria do link huieoae[/quote]

Fica frio mano, nada não, eu acho o desespero bobo, existe alternativas e das boas totalmente open source e independente de empresa, tem grupos aí trocando farpas em relação ao Mysql, comparando algo como a Microsoft comprar o Linux, rsss. Bom, se o Mysql vai morrer eu não sei, mas existe alternativas melhores como o Firebird e ou o PostGreSql, e outros aí bons também. O Java pode ir mesmo independente de empresa, tem o openjdk que podem usar na boa, pra que existe então a comunidade? só espero que esta “comunidade” pare de reclamar e crie suas próprias tecnologias.

Eu acho justo e razoável que a Oracle deve sim cobrar pelo uso de suas tecnologias, aliás, como uma empresa vai sobreviver dando software para os outros sem ter retorno? Ela ganha com licenças, se este modelo está morto, então a Microsoft não é um boa empresa para se investir.

Creio que a Oracle vai seguir o modelo Microsoft de cobrar por IDEs avançadas, bom, vai rolar muita coisa ainda.

Acho que a compra da sun vai ser muito bom por quue poderá haver uma maior compactibilidade entre Java e Oracle.

Não há motivos para entrar em pânico!!! :slight_smile:

Especulação demais em cima de boatos é sempre prejudicial, estas discussões nunca levam a nada de bom.

Este artigo da IDG traz informações interessantes e opniões de pessoas influentes na comunidade Java:
http://www.javaworld.com/javaworld/jw-04-2009/jw-04-what-oracle-sun-means-for-java.html

esse calafrio todo é apenas quanto ao mysql, porque a oracle ainda não fez nenhum pronunciamento oficial para a comunidade, deixando-a um pouco dispersa.

eles terão que reconquistar a comunidade!

Eu percebo que rola uma certa confusão quando o assunto é software livre: enquanto a Sun só cambaleava como Java, e não conseguia um lucro decente com o mesmo, todo mundo ficava tranquilo.

Agora que a Oracle comprou a Sun, e todos nós sabemos que a Oracle sempre faz dinheiro com tudo o que compra, e consequentemente fará dinheiro com Java, todo mundo pira.

O que é melhor? O Java nas mãos de uma empresa que não consegue gerar nada com ele ou nas mãos de gente que consegue?
Sinceramente: alguns fatos muito importantes estão sendo ignorados em todo este blablabla.

1. O poder do Java não vem do Java em si, mas da sua comunidade.
    Vocês realmente acham que a Oracle compraria a Sun, pegaria a jóia da coroa e simplesmente cagaria em cima?
    Vocês realmente acham que era só a Sun que contribuia para o desenvolvimento da plataforma Java?

2. A partir do momento em que Java é livre, não há mais como “prender” o bicho. O fornecedor mais conhecido está fazendo merda? Simples: escolha outra distribuição ou simplesmente faça um fork do projeto. Um bom exemplo histórico? C (que não foi concebido como software livre, mas na prática sempre foi) foi feito pelo Bell Labs, sofreu n forks e tá ai firme e forte até hoje.

3. Supondo que a Oracle feche o Java (o que agora é impossível). O que rolaria? Simples: uma distribuição do Java incompatível com as demais que simplesmente cairia no desuso, jogando fora 7.4 bilhões de Dolares
    (bom argumento contra o papo de 7.4 bi ser nada pra Oracle? Simples. Se fosse nada, teria pago 10 bi, e não meros 0.10 a mais por ação)

4 (e mais importante): até agora, NADA aconteceu. TUDO é especulação.

"

[quote=marcosalex][quote]Vocês realmente acham que a Oracle compraria a Sun, pegaria a jóia da coroa e simplesmente cagaria em cima?
Vocês realmente acham que era só a Sun que contribuia para o desenvolvimento da plataforma Java? [/quote]
Exatamente. É muita ingenuidade pensar que a Oracle queimaria a plataforma. Se até a Sun conseguia manter a unidade Java lucrativa, que dirá uma empresa como a Oracle?
Lembrando também que o SDK do .NET também é aberto e gratuito e a MS lucra com ele. [/quote]

O SDK sim, mas a licensa para distribuição da ferramenta feita com ele não. A IDE de desenvolvimento feita pra ele tbm não é gratuita, mas tem sua versão gratuita.
E o .NET não é 100% aberto, só alguns trechos.

Concordo com o povo ai, tão querendo se suicidar por causa de especulações por ai. A Oracle não precisa cobrar pelo Java, mas já pensou se eles cobram pelo suporte ao Java? Sua empresa não pagaria por ter uma atendimento especializado? Vai de cada um, existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com Open Source, sem fechar o código.

[]'s

Boa observação. :smiley:

O kicolobo disse tudo.

Nao vejo motivo para preocupacao, pelo contrário, tenho uma visao otimista em relacao a compra da Sun pela Oracle. :wink:

Uma metáfora boba: Por acaso alguém aqui compra algo que seja muito bom, usado por muita gente no mundo, caro pra caramba, pra depois jogar no lixo?

[quote=knowledgebr][quote=albama@bol.com.br]http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=18587&sid=5

Marco Aurélio[/quote]

A bolha estorou, a Oracle não vai investir em Java tão alto pra dar armas para SAP e IBM jogar contra ela, suas próprias tecnologias, inocente é quem não enxerga isso, vai cobrar mesmo, galera que quiser façam um fork do Java ou usem um Java realmente aberto, eu ainda acho que vai ter agora várias JVM de cada empresa, além da comunidade.[/quote]

Vamos espera a puera baixar e depois teremos a clareza da situação !! Conforme foi falado tudo é especulação!!! :lol:

"

Eis a grande diferença entre a Sun e a Oracle, a Oracle sabe fazer dinheiro com isso :slight_smile: