[quote=Luiz Augusto Prado][quote=Ruttmann][quote=YvGa][quote=Luiz Augusto Prado][quote=Ruttmann]
Ultimamente tá surgindo alguns usuários assim aqui no fórum, inclusive alguns falastrões, supostos donos da razão universal.
[/quote]
Chato mesmo cara. O Lobby hoje tá em todo lugar.
Eu não vou criticar o usuario por mudar os posts por um bom motivo:
Pessoas mudam de idéia, e quando idéias velhas e superadas são vistas, tem-se a impressão de que o usuário ainda pensa assim.
Se vc desenvolveu na empresa, o codigo fonte é dela.
Pessoal, enquanto eu lia este post surgiu uma dúvida sobre isso:
Muitas linguagens frameworks e ferrametas, que apesar de serem gratuitas, possuem alguma dependência de algo não gratuito. E se a empresa não fornecer essa dependência dizendo para o funcionario se virar, se o cara estando fora do expediente desenvolver uma ferramenta na unha só para auxilia-lo neste trabalho, este fonte também é da empresa?
[/quote]
Se ele não usar nenhum recurso da empresa. Notebook, energia eletrica etc… nem conhecimento dela sobre o negócio, o fonte é do desenvolvedor.[/quote]
Esse caso é bem delicado…
Pode acontecer da empresa reivindicar o “programinha” pois digamos, o contexto para a criação dessa ferramenta foi a empresa quem ditou, não sei se me fiz entender corretamente. É mais uma briga envolvendo conceitos do que produtos propriamente ditos, entende?
Claro, essa seria uma situação difícil de resolver e que levaria certo tempo…
Mas se eu me visse no caso que o Luiz citou, optaria por uma das duas saídas a seguir:
- Faria hora extra na empresa ou pediria tempo útil pra desenvolver tal ferramenta. Afinal se me mandaram “me virar pra fazer algo pela empresa”, nada mais justo que eu tomar meu tempo útil desenvolvendo tal ferramenta(que neste caso seria da empresa!).
2)Faria em casa mas não aplicaria na empresa. Ou faria 2 versões da implementação necessária, cedendo uma a empresa para resolver o problema lá, e outra ficaria pra mim, tentando lucrar em cima disso…
São dois casos. Eu preferiria o primeiro, pois é mais garantia de ganhos…[/quote]
Eu também acharia justo desta forma, mas não são todos os empresários que pemsam assim. As vezes acho essas questões de direitos autorais meio bagunçada.
Quando passo por estes apertos(na empresa em que eu trabalhava era proibido fazer hora extra), acabo fazendo o trabalho em casa e publicando no GUJ antes de utiliza-lo no trabalho.
Eu fico puto quando me falam “se vira” por murrinhagem.
[/quote]
Já me incomodei bastante em outras empresa(não da área de TI) por conta do famoso “se vira”. Acho muito errado levar serviço pra casa, e produzir de graça para a empresa que te emprega.
Nunca fiz isso, pretendo nunca fazer. Trabalhar a troco de nada não rola né? A empresa não vai me pagar a mais no fim do mês a troco de nada também…
Daqui deve aparecer uns aí falando mal desse meu comentário, mas eu acho que se é pra “se virar” com tal coisa, que se vire então em horário de trabalho.
Serviço normal já tras incomodação, serviço em casa e sem receber ainda, vira estresse e em poucos casos termina em separação, briga com a família, etc…