[quote=guto20092012][quote=isp2825]e ai pessoal bom vejam o meu caso…
trabalhei como clt 5 anos em uma empresa e virei pj recentemente (um ano atras) para a mesma empresa…
desde q virei pj comessei a criar um programa no mesmo ramo que ela, fora do horario de trabalho, em casa, e eu sou pj…nao copiei nenhuma linha de codigo deles…
a questao e q acho q acabo em março do ano que vem…
a empresa tem algum direito?[/quote]
Veja bem :
Se voce desenvolve em equipe a empresa ja tem um sitema de template a ser seguido cabera ao programador apenas codificar seguindo os layouts , componentes e libs homologados pela empresa. Portanto vc programarara em cima de um padrao (moldelo) que serao centrados em um CVS ou SVN ou Mecurial ou Tortoise ou Git etc…
Essses codigos fontes serao da empresa pois segue um padrao que foram compostos por arquitetos de componentes , arquitetos de software, analistas e etc…
Agora se o senhor criou tudo do nada o que acho muito dificil vc tera direito integral apenas nos codigos fontes
Digo muito dificil em tratando-se de produtividade , para vc fazer uma aplicacao comercial sozinho vc levara anos e o budget da empresa seria infinito ou seja a empresa tomara um prejuizo
Ou talvez vc consiga realmente entregar o software , mas utilizando coisas prontas como look&feel , icones imagens, bilbliotecas com licencas e etc…para gannhar na produtividade…mas ai vc estara sujeito a tomar um processo pois tem muita coisa pronta que necessita de licenca e nao permite comercializacao em cima de outro
Vc pode perfeitamente fazer isso mas sera somente para uso interno dentro da empresa ou para fins de aprendizado .
Agora se a empresa comercializar o software gerado a partir do codigo fonte que vc fez com artefatos e assets de terceiros a coisa complica ou seja a Empresa toma um processo e vc acaba indo junto com um processo chamdo de Regresso em cima de voce
Agora aconselho vc a procurar um advogado imediatamente para consultas !
[/quote]
acho que vc esta viajando um pouco… eu nao copiei nem uma linha e nem os mesmos frameworks eu uso… o q to perguntando eh se mesmo assim se a empresa tem direito a alguma coisa apenas por eu ter tido conhecimento na area pois tive que trabalhar pra empresa… desenvolvi tudo fora dos comptuadores da empresa e fora do horario de trabalho…