Apache sai do JCP

[quote=kicolobo]Salvei este post nos meus bookmarks. Daqui a 2 anos pretendo voltar a ele.

Ai no futuro há duas possibilidades:

• GUJ não existe mais porque o Java acabou :smiley:
  • GUJ tá 10 vezes maior porque o Java cresceu

De qualquer maneira, vai ser muito engraçado e vou rir pra kcte, tanto do que eu disse quanto o que vocês falaram. :)[/quote]

Java já é a linguagem mais popular. O que significa crescer daqui pra frente? Com certeza não é evoluir a linguagem já que está deixando os melhores engenheiros irem embora.

Há ainda uma outra possibilidade:

*NDA

A Oracle vai querer monetizar a JVM de toda maneira, o que vai estimular a evolução da plataforma. Mas Java a linguagem, vai continuar estagnada cumprindo seu papel de novo COBOL.

Compensa ainda aprender Java? Java é o novo Cobol? Netbeans vai ser cobrado?

Errado, as empresas podem fazer tudo isso, sim. Só não podem falar que é Java, porque não vai estar licenciado de acordo.

E isso veio da Sun, não da Oracle, como já foi mostrado em vários links em vários tópicos.

Não continuou da mesma forma, com a mesma forma de licenciamento de antes, e continua sendo desenvolvido da mesma forma. Aliás, até aceitou reinvindicações antigas da comunidade, como trocar a api proprietária pelo gstreamer, um dos motivos de outro fork.
Só que antes o pessoal reclamava da Sun e não faziam nada, agora resolveram fazer fork, mas pra mesma situação. Só que o fork até agora praticamente faz merge da versão oficial, implementação própria eles tem muito pouco. E fazem um marketing como se fosse eles que implementaram.

Matou? Continua bem, veja o roadmap e vai ver que implementaram algoritmo até do oracle nele. Só retiraram um recurso de uma versão que quase ninguém usava pra posicioná-la no mercado embeded.

Esse já tinha nascido morto, quem usava?

Pelo contrário, frequenta o forum dos desenvolvedores que vai ver que o projeto acelerou e tem mais gente trabalhando. Aliás, dá uma olhada na página oficial do netbeans e olha as mudanças pra versão 7. De onde tirou isso?

Quais relevantes? A Sun já tinha cancelado o Looking Glass, o Woodstock, a ferramenta UML pro netbeans, e uma série de outros. A Oracle só cancelou mais alguns que não estavam indo pra frente pra focar nos principais.

Isso por causa de briga política por causa do código java, já foi discutido muito.

[quote=romulobr]
A Oracle tá sendo boa pra comunidade como?

Aprovando o Java 7 e 8 no JCP? Sendo acusada de comprar votos? Tendo 3 resições do JCP? Fazendo com que sabe-se lá mais quanta gente deixar de implementar JSR´s por simplesmente não confiar na empresa.

Na boa minha gente, mas o java hoje é uma coisa mais proprietária que o .net, e eu nunca achei que fosse dizer isso na minha vida.
O pior não é nem isso, o pior é não ter nenhum indicador de que as coisas vão melhorar.[/quote]

O desenvolvimento do java estava estagnado. Quantos anos a Sun trabalha no Java 7 e o que estava pronto? Tinha coisa que não tinha nem JSR, a Sun passava por cima e ainda não conseguia tocar. Agora o desenvolvimento acelerou, a ferramenta está se reposicionando e falta de dinheiro pra investir não vai ser problema. O Java sempre foi lucrativo pra Sun, mas sempre foi uma área que a Sun nunca conseguiu crescer o quanto deveria. Uma empresa que praticamente inventou o conceito de cloud computing, virou coadjuvante. A linguagem mais usada no mundo virou um mamute enquanto projetos menores canibalizaram seu mercado.

Agora que a situação está invertendo, vem o pessoal do complexo de vira-lata, que gosta de defender os pequenos, pobres e quebrados e qualquer um que seja bem sucedido vira vilão.

Por que acha isso? Quem deu opção de Plano A e B pra comunidade escolher a evolução da linguagem foi a Oracle. Quem colheu feedback da comunidade pra estruturar o portal Java que é uma bagunça foi a Oracle. A própria polêmica do Field-of-use e do tck foi criado pela Sun, não pela Oracle. Pesquisa a votação do Java 6 em 2006 e vai ver que a Apache já votava contra por causa do TCK, e as outras empresas também colocavam comentários contra o tck.

Outra palhaçada: “se a Oracle pedir desculpas e mudar, a Apache volta”. Por favor, estamos falando de adultos e de empresas. Até meu afilhado de 8 anos é mais maduro.

Com esse posicionamento, quem está prejudicando o Java é a Apache, não a Oracle.

Quero ver daqui a 2 anos se a Oracle vai continuar bancando Jantar pros formadores de opnião. ops peguei pesado ?

Oracle pede à Apache que volte ao Comitê Executivo do Java
http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2010/12/10/oracle-pede-a-apache-que-volte-ao-comite-executivo-do-java/

“Amor, volta! Tô com saudades…” :smiley:

Triste mesmo, investimento em tempo, dinheiro, livros, cursos.

Sinto-me alegre agora. O pessoal tinha dúvidas sobre o rumo que o Java iria tomar, bom, é isso.

[quote=Ravnus]Triste mesmo, investimento em tempo, dinheiro, livros, cursos.

Sinto-me alegre agora. O pessoal tinha dúvidas sobre o rumo que o Java iria tomar, bom, é isso.[/quote]

Acredito que profissional Java terá um mercado aquecido daqui 10 anos, muito mais do que C, C++ e COBOL somados. Até eu que não uso Java faz tempo poderia me candidata ra uma vaga, já que a linguagem não foi atualizada nos ultimos anos.

Enfim, acho um bom retorno de investimento, que será ainda melhor, quanto menos a linguagem mudar daqui pra frente.

[quote=mochuara][quote=Ravnus]Triste mesmo, investimento em tempo, dinheiro, livros, cursos.

Sinto-me alegre agora. O pessoal tinha dúvidas sobre o rumo que o Java iria tomar, bom, é isso.[/quote]

Acredito que profissional Java terá um mercado aquecido daqui 10 anos, muito mais do que C, C++ e COBOL somados. Até eu que não uso Java faz tempo poderia me candidata ra uma vaga, já que a linguagem não foi atualizada nos ultimos anos.

Enfim, acho um bom retorno de investimento, que será ainda melhor, quanto menos a linguagem mudar daqui pra frente.[/quote]

Acho que o amigo entendeu errado, a coisa vai mudar é daqui pra frente. A grande vantagem do Java era o código legado, dentre outras coisas e pelo o que eu entendi, isso vai morrer. Vai cair como acontece em outras linguagens, mudam as especificações e foda-se quem não reprogramar tudo.

Daqui 10 anos Java vai ter mercado? O de agora não está bom? Eu pelo ao menos estava feliz em ter ensino médio e ganhar 5 mil reais. Todos os dias chegam vagas de emprego no meu e-mail, não vejo isso em C, Delphi, Python.

Vou sentar a bunda em uma bacia de água fria e esperar pra ver no que dá. Enquanto isso vou pesquisar outra linguagem para estudar!

Errado, o Java 7 e 8 estão aí justamente pra evoluir a linguagem. E no JavaOne americano eles anunciaram os planos pro JavaEE 7, também evoluindo muito aproveitando o HTML5.

Quem não evolui são as cabeças de muita gente no forum. heheheh

O pessoal que defende a Oracle sempre aponta como se a linguagem Java estivesse estagnado no tempo.

Mas agora eu pergunto, o que é estagnada? Não ter closures? Não ter lambda? Não ter algumas facilidades que outras linguagens mais atuais possuem?

Ser uma linguagem dinâmica nunca foi o propósito do Java! Ele foi criado para ser multiplataforma e isso ele vem cumprindo muito bem! (Lógico que a maioria aqui já pegou alguma discrepância ao portar um sistema de um SO para outro, mas isso é exceção).

Java nunca foi e nunca será uma linguagem! Java é uma plataforma!

Eu gostaria que tivesse umas sacadas novas em termos de linguagem, mas não tê-las não afeta em nada meu trabalho. Este quesito nunca seria um impeditivo para mim usar ou não o Java em um projeto.

Para o pessoal que vê linguagens dinâmicas e acha que outras linguagens que não possuem aquela “sacadinha da hora” é old school e que não é produtiva simplesmente mude linguagem ou coloque ela em seu projeto. É tão mais simples do que ficar comparando duas coisas com propósitos diferentes.

A saída da Apache é lastimável. Uma pena mesmo.

FATO!

Programador Java é tudo bebê chorão… lamentável.

[]s

[quote=giulianocosta]O pessoal que defende a Oracle sempre aponta como se a linguagem Java estivesse estagnado no tempo.

Mas agora eu pergunto, o que é estagnada? Não ter closures? Não ter lambda? Não ter algumas facilidades que outras linguagens mais atuais possuem?

Ser uma linguagem dinâmica nunca foi o propósito do Java! Ele foi criado para ser multiplataforma e isso ele vem cumprindo muito bem! (Lógico que a maioria aqui já pegou alguma discrepância ao portar um sistema de um SO para outro, mas isso é exceção).

Java nunca foi e nunca será uma linguagem! Java é uma plataforma![/quote]

E aquilo que usamos quando não estamos uando Groovy, Scala, Clojure ou JRuby? Não é uma linguagem é o que então?

Acho que vc esta fazendo uma confusão comum devido ao Java ter o mesmo nome para diferentes coisas. A linguagem, a maquina virtual, a especificação, a merca registrada pela Sun, etc.

[quote=giulianocosta]
Para o pessoal que vê linguagens dinâmicas e acha que outras linguagens que não possuem aquela “sacadinha da hora” é old school e que não é produtiva simplesmente mude linguagem ou coloque ela em seu projeto. É tão mais simples do que ficar comparando duas coisas com propósitos diferentes.

A saída da Apache é lastimável. Uma pena mesmo.[/quote]

Sim, é isso que todos estão fazendo. :wink:

Mas é normal as pessoas relatarem suas experiencias com linguagens mais produtivas. Porque te incomoda isso? Que outra forma vc recomenda para as pessoas conhecerem novas linguagens senão conhecendo historias de outras pessoas que já trilharam o caminho por vc sugerido?

FATO!

[]s[/quote]

Não precisa generalizar também…
Como em TODA linguagem, há os anjos e demônios.

.

Acho que todas essas referências que você fez foi ao Java do passado. Faz mais ou menos um ano que o pessoal começou a comentar sobre a Oracle ter comprado a Sun, alguns até diziam coisas como: “Tem emblema da Oracle no site da Sun”.

Durante esse tempo de dúvida, o Java continuou igual era antes e agora a Oracle vai dar a cartada dela e, na minha opinião, o Java vai ser tornar uma linguagem proprietária, como sempre foi, mas digo isso como outros já disseram: Quem programar soluções em Java, vai estar trabalhando para a Oracle.

Isso é a minha opinião, não se mate nem me xingue.

Quanto ao pessoal que disse que o povo choraminga demais, não estudo só Java, estudo C++, PHP…

Eu choraminguei por conta do tempo e dinheiro gasto com livros, cursos e etc. Eu aprendi muita coisa com o Java e pra mim isso tudo é válido e se amanhã cair, não terei perdas, assim dizendo e se ele continuar, vou continuar estudando, mas Java agora não é mais prioridade para mim. Ultimamente eu estava estudando para duas certificações em Java, não pela certificação em si, mas por aprender com o processo de estudo da certificação, não vou fazer mais isso, infelizmente.

Já foi tarde.

FATO!

[]s[/quote]

FATO é que programador RoR se acha acima do bem e do mal.

Ou o que é ainda pior e mais provavel, pra alguma consultoria 3 letrinhas.