Neste post falei que o Tim Peierls saiu do JCP.
Agora foi a vez da Apache.
Fonte: https://blogs.apache.org/foundation/entry/the_asf_resigns_from_the
Neste post falei que o Tim Peierls saiu do JCP.
Agora foi a vez da Apache.
Fonte: https://blogs.apache.org/foundation/entry/the_asf_resigns_from_the
Uma perda?
eu não tenho andado pelo mundo open source ultimamente, mas, posso disconfiar que ainda virá algo pior ?
Uai, a Apache ultimamente estava votando contra em todas as JSRs não estava? Ela já tinha problemas com a Sun por causa do TCK não tinha? E agora com a Oracle parece que eles ficaram ainda mais nervosos. Quer saber? Já vai tarde. A Oracle, pelo que parece, quer que a plataforma siga adiante e que a burocracia diminua. Ta certo que com isso a plataforma fica mais “fechada”, mas acho que a comunidade tem que cair na real. O que faz o mundo girar é o dinheiro. A Oracle quer um produto melhor, que venda mais, que evolua com o tempo, que traga novas funcionalidades. Se o Java ainda estivesse nas mãos da Sun, duvido que o Java 7 sairia tão cedo. Muito bla bla bla e pouca ação não parece ser a política da Oracle. Ainda bem!
[]´s
A Oracle respondeu:
Davi,
Nem 8, nem 80, né?
A Apache é uma das maiores contribuidoras do Java. Muito do progresso dos últimos anos se deveu à comunidade open source como um todo. E quando uma instituição como a ASF é ignorada, como você acha que vai se sentir o resto da comunidade?
Gente que fez coisas como Hibernate, Spring, Struts, Maven, Log4j, Seam e muitos outros, terão a mesma segurança de que seus projetos não serão motivos de futuros problemas (como aconteceu com Google)?
Eu vejo as atitudes atuais da Oracle afastando a comunidade Open Source. E ninguém vai me dizer que isso não faria a diferença, porque o Java EE 5 é consequencia direta do trabalho dessa comunidade.
A Oracle pode levar o Java à frente? Sem dúvida. Mas o caminho que ela deseja trilhar é o que a comunidade quer? Tenho minhas dúvidas.
Quase todos os membros que aprovaram o Java 7 e 8, o fizeram com ressalvas. E justamente, sobre os mesmo pontos que levaram a ASF a uma atitude tão radical.
Acredito que eles poderiam sim, continuar no JCP. Eles não apenas podem colaborar, como podem ajudar a pressionar a Oracle a mudar de postura.
Um Libre Office promete muito. Mas uma versão completamente free do Java… Não sei não. já basta o Dalvik pra aumentar a confusão…
Aliás… Será que eles agora não vão querer ajudar o Google no Dalvik? Será que isso é o início de um racha no JCP?
Vou aprender pyton, e C#. Proprietário por proprietário, prefiro ficar com o diabo (microsoft).
[quote=davidbuzatto]Uai, a Apache ultimamente estava votando contra em todas as JSRs não estava? Ela já tinha problemas com a Sun por causa do TCK não tinha? E agora com a Oracle parece que eles ficaram ainda mais nervosos. Quer saber? Já vai tarde. A Oracle, pelo que parece, quer que a plataforma siga adiante e que a burocracia diminua. Ta certo que com isso a plataforma fica mais “fechada”, mas acho que a comunidade tem que cair na real. O que faz o mundo girar é o dinheiro. A Oracle quer um produto melhor, que venda mais, que evolua com o tempo, que traga novas funcionalidades. Se o Java ainda estivesse nas mãos da Sun, duvido que o Java 7 sairia tão cedo. Muito bla bla bla e pouca ação não parece ser a política da Oracle. Ainda bem!
[]´s[/quote]
Sinceramente David?
Acho que foi uma perda terrível. A Apache contribui na época com código mais que a sun para o java. É uma pena a Oracle não ter liberado o TCK para ela. Pode ter certeza que a apache vai fazer muita diferença na qualidade do produto que teremos a partir de agora.
Eu acho que a Oracle está vivendo a disputa de se ter um standard, versus ter um produto que inova rápido. E não podemos negar que ficar parando para ouvir a comunidade reduz consideravelmente o tempo entre releases.
A Oracle desde sempre tem uma cultura centralizadora, proprietária. Não duvido que tenha real interesse em evoluir a plataforma, mas vai fazer a seu modo. E os incomodados que se retirem. Como eles mesmo comunicaram, eles vão fazer o avanço em seus tópicos de interesse queira a comunidade… ou não.
[quote=ViniGodoy]Eu acho que a Oracle está vivendo a disputa de se ter um standard, versus ter um produto que inova rápido. E não podemos negar que ficar parando para ouvir a comunidade reduz consideravelmente o tempo entre releases.
A Oracle desde sempre tem uma cultura centralizadora, proprietária. Não duvido que tenha real interesse em evoluir a plataforma, mas vai fazer a seu modo. E os incomodados que se retirem. Como eles mesmo comunicaram, eles vão fazer o avanço em seus tópicos de interesse queira a comunidade… ou não.[/quote]
O texto que li no blog postado fala:
Isso não é qualquer coisa não.
Posso até entender que a oracle queira fechar seu produto, e afinal ela é a dona mesmo. Mas em termos de alcance de plataforma provavelmente será uma regressão de mais de 10 anos.
[quote=juliocbq]Isso não é qualquer coisa não.
Posso até entender que a oracle queira fechar seu produto, e afinal ela é a dona mesmo. Mas em termos de alcance de plataforma provavelmente será uma regressão de mais de 10 anos.[/quote]
As atitudes dele me lembram a do concorrente, a MS. O C# é um Open que não é Open. A comunidade no máximo segue atrás da tecnologia, em projetos como o mono. A inovação ocorre em projetos terceiros, que quase nunca são incorporados a linguagem mesmo. Também considero um retrocesso, e uma perda significativamente.
[quote=ViniGodoy][quote=juliocbq]Isso não é qualquer coisa não.
Posso até entender que a oracle queira fechar seu produto, e afinal ela é a dona mesmo. Mas em termos de alcance de plataforma provavelmente será uma regressão de mais de 10 anos.[/quote]
As atitudes dele me lembram a do concorrente, a MS. O C# é um Open que não é Open. A comunidade no máximo segue atrás da tecnologia, em projetos como o mono. A inovação ocorre em projetos terceiros, que quase nunca são incorporados a linguagem mesmo. Também considero um retrocesso, e uma perda significativamente. [/quote]
Funciona assim mesmo. A vantagem do java é que a especificação era livre e isso fazia com que ela ganhasse muito da comunidade OpenSource, e que no final das contas foi essa comunidade que fez o java ser o que é hoje. Depois desse texto ae podem dizer “bau bau” para especificações livres como linux entre outras(O java como produto de concorrência a diversas tecnologias).
Esse parte do texto já diz tudo:
Não sou um especialista em java, sequer acompanho o JCP com tanta proximidade. Porém considero uma perda irreparável para a comunidade java, principalmente porque os interesses dos desenvolvedores não serão tão bem representados.
A Oracle não entendeu ainda que o Java nunca será totalmente de uma empresa ou de outra. O modelo que a Sun (lê-se antiga Sun) implementou era exatamente para que isso não ocorresse…
Considerando que o OpenJDK está aí e que permite o uso e evolução independente da Oracle, na minha visão podem ocorrer duas coisas:
A médio e Longo Prazo:
Pensem comigo: Quem vai ser idiota de contribuir com algum JSR a partir de agora? Literalmente dando sua tecnologia para a Oracle. É triste, mas isso é só o começo do fim do java amigos, ou pelo do java como o conhecemos. Que venha a nova era da Oracle: sem apache, sem google, e sem…
comunidade.
Boa sorte Oracle. Boa sorte pra quem fica nesse barco furado e proprietário.
Exceto que o OpenJDK é controlado pela Oracle, e ninguém pode fazer forks open source por causa da mesma restrição que impede a Apache de lançar o Harmony. Mais um detalhe, quem pensar em lançar algum projeto desse tipo, mesmo sem passar os testes oficiais pode levar um belo processo como o que o google está levando com o djavik. Infelizmente essa opção não existe.
A Oracle deixou bem claro que é isso que está fazendo, o modelo que a sun perpetuou não está morrendo, já morreu, e a Oracle não consegue perceber o quanto isso é danoso para a comunidade. Como um cidadão bem disse no site da apache: “Privatizaram o java.”
É minha gente, esse é um dia muito triste para a comunidade java.
[quote=thiagomont]Não sou um especialista em java, sequer acompanho o JCP com tanta proximidade. Porém considero uma perda irreparável para a comunidade java, principalmente porque os interesses dos desenvolvedores não serão tão bem representados.
A Oracle não entendeu ainda que o Java nunca será totalmente de uma empresa ou de outra. O modelo que a Sun (lê-se antiga Sun) implementou era exatamente para que isso não ocorresse…
Considerando que o OpenJDK está aí e que permite o uso e evolução independente da Oracle, na minha visão podem ocorrer duas coisas:
O OpenJDK é livre, mas a especificação não. Não adiantaria muito fazer um fork do OpenJDK porque no final das contas você precisa do TCK. Essa é uma das coisas que a apache citou nesse texto.
Ou seja, todo o trabalho deve seguir as especificações da Oracle(que justamente incluem severas restrições, que por sua vez dita que todo produto resultante será inferior ao dela)
Eu também achava que o OpenJDK não sofria influência disso, mas estava enganado.
Quando a Oracle comprou a Sun, passou esse filme todo na minha cabeça por um segundo.
Agora é deixar rolar, nossas reclamações hoje não valem mais nada(infelizmente). Nem vou mais gastar saliva falando disso. :? :lol:
Prefiro um Java que possa evoluir, mesmo que não sendo da maneira mais maravilhosa pros fanboys do Stallman, do que um Java que demore 5 anos pra não andar em nada, enquanto TODAS as outras linguagens evoluem e ganham crescentemente mais lugar no mercado.
Comunidade Java? É piada isso né? Desculpem, mas quando conhecerem mais de perto a comunidade Python, Ruby, vão ver o quanto a comunidade Java é chorona e filhinha de papai (ex filhinha da mamãe Sun).
Já tem muitos anos que a Apache mais fala do que faz também, ficar só sentado cornetando é muito fácil.
[]s
Então, não estou querendo gerar nenhum flame pessoal, mas sei lá, acho que se reclama demais. Se eu ouvisse essa notícia há uns três anos atrás talvez eu ficasse chocado, mas hoje em dia acho que já atingi um nível de maturidade que não me deixa mais me apaixonar tanto por uma tecnologia. É que nem quando vc se apaixona e é moleque. Vc sublima aquilo de um modo que parece que nada mais tem importância. Você vai crescendo, amadurecendo e vendo que a vida não é só aquilo e que sempre existem alternativas, menos para a morte é claro
Entendo e concordo que a saída da Apache tem um peso enorme, mas fazer o que? Vai adiantar alguma coisa a “comunidade” ficar brigando? A Oracle é dona do Java. Ponto.
Por mais que a comunidade esperneie, é a Oracle que manda. Quer ajudar a Oracle? Ótimo. Não quer? Vá embora. Simples assim. É claro que quando a gente não pode palpitar em algo a gente fica chateado, afinal, as vezes temos uma visão que julgamos - e que as vezes outros julgam - ser melhor.
Como já ví alguns de vocês falarem em várias discussões aqui no GUJ, o que importa para nós é saber aprender. Ficar preso a uma tecnologia é a mesma coisa que chumbar os pés no concreto. Estamos descontentes com caminho que o Java está trilhando? Beleza, vamos por outro caminho. Aprendemos outra linguagem, outra tecnologia. Afinal, é isso que faz com que nossa profissão seja muito legal, pelo menos é assim que penso. Ou será que tem gente aqui que vai morrer trabalhando com Java? Falo isso pq na minha cidadezinha, tem muito nego que trabalha há anos e mais anos com desenvolvimento, mas ainda usam Clipper :?. Se eu tiver que trabalhar com Java a minha vida inteira eu acho que eu vou morrer de desgosto. O legal é aprender. Sei que a gente investe um tempo enorme aprendendo algo, mas são ossos do nosso ofício. O que é bom hoje talvez não seja bom amanhã não é mesmo?
Acho que filosofia demais deixa qualquer pessoa um pé no saco. Será que alguém aqui acredita que a Oracle vai ser louca o bastante para fechar tanto a plataforma a ponto de afugentar toda a comunidade? E o tanto de projetos OpenSource que existem? Eu não acho que a Oracle vai dar um tiro no pé.
Enfim, é isso ai
Para quem ainda estiver com medo, vou usar o bordão do marcosalex, mesmo ele não tendo postado ainda
[quote=juliocbq]
O OpenJDK é livre, mas a especificação não. Não adiantaria muito fazer um fork do OpenJDK porque no final das contas você precisa do TCK. Essa é uma das coisas que a apache citou nesse texto.
Ou seja, todo o trabalho deve seguir as especificações da Oracle(que justamente incluem severas restrições, que por sua vez dita que todo produto resultante será inferior ao dela)
Eu também achava que o OpenJDK não sofria influência disso, mas estava enganado.[/quote]
Ou seja, a plataforma Java nunca foi aberta então, e sempre foi proprietária.