Apache sai do JCP

Porque??? :?: :?:

Pô pessoal. E se o Java não for para a frente, qual é o grande problema em aprender outra linguagem?

Não estamos falando aqui do fim de um paradigma (isso sim, seria bem mais preocupante), mas de um possível fim de uma linguagem. Notaram a diferença? Tudo o que vocês sabem, a experiência que conquistaram, pode ser usado (e bem usado) em outras linguagens OO!

Os design patterns não vai virar poeira, as refatorações vão continuar funcionando, vocês continuarão a usar MVC e a fazer testes unitários. O que vai mudar mesmo é um pouco da sintaxe e um ou outro recurso.

Agora, se você só sabe fazer código através de frameworks, se você é um incompetente funcional sem o Netbeans… bem, melhor começar a estudar a base, não é mesmo? Ela não é chamada de base à toa.

Quanto FUD hein ?

Alguem sabe me dizer nos ultimos 5 anos , o que a FUNDACAO APACHE contribuiu realmente (com qualidade) para a plataforma java ?

Para mim , a apache faz parte da ala “Dinossaurica” do Java que não aceita nenhuma mudanca no rumo.

A ala que acha que “esta bom assim como está”

A licenca da apache para o JDK seria catastrófica no quisito “COMPATIBILIDADE” entre os JDK’s…e isso é indiscutível.

Quer ser livre ? FORK o java com o OpenJDK e larga mao de chorar. Use GPL e seja feliz.

[quote=chun]Quanto FUD hein ?

Alguem sabe me dizer nos ultimos 5 anos , o que a FUNDACAO APACHE contribuiu realmente (com qualidade) para a plataforma java ?

Para mim , a apache faz parte da ala “Dinossaurica” do Java que não aceita nenhuma mudanca no rumo.

A licenca da apache para o JDK seria catastrófica no quisito “COMPATIBILIDADE” entre os JDK’s…e isso é indiscutível.

Quer ser livre ? FORK o java com o OpenJDK e larga mao de chorar. Use GPL e seja feliz.

[/quote]

Não nos últimos 5, mas nos últimos 10. Existem no mínimo 100 projetos da apache no qual a plataforma java se favorece.
O grande problema Oracle e Apache é o Harmony. A Oracle quer impor restrições ao harmony, e também não fornece o tck pois a base para o processo contra a google está relacionada em a google utilizar um subset da mesma jvm da apache na sua Dalvik(que por sua vez não tem registro de compatibilidade).

Isso é simplesmente uma estratégia de mercado(Embora na minha opinião pessoal seja algo antiético, que corre contra a idéia de que a jvm deva ser realmente livre).

O OpenJDK não é realmente livre. O TCK dele é restrito.

[quote=juliocbq][quote=chun]Quanto FUD hein ?

[/quote]

Não nos últimos 5, mas nos últimos 10. Existem no mínimo 100 projetos da apache no qual a plataforma java se favorece.
O grande problema Oracle e Apache é o Harmony. A Oracle quer impor restrições ao harmony, e também não fornece o tck pois a base para o processo contra a google está relacionada em a google utilizar um subset da mesma jvm da apache na sua Dalvik(que por sua vez não tem registro de compatibilidade).

Isso é simplesmente uma estratégia de mercado(Embora na minha opinião pessoal seja algo antiético, que corre contra a idéia de que a jvm deva ser realmente livre).

O OpenJDK não é realmente livre. O TCK dele é restrito.[/quote]

O que o TCK tem a ver com o OpenJDK ? OpenJDK é GPL , e que EU SAIBA , GPL é uma licenca livre… até o CHATO DO RMS prega isso… então não confunda as coisas…

O que incomoda a Sun (e agora a Oracle) não é o Harmony e sim a licenca Apache. Este é o empecilho. Ter milhares de FORKS , com alteracoes proprietarias e sendo distribuidos com a marca “JAVA” nas costas…

Quanto aos projetos da Apache , a maioria deles são de péssima qualidade… inclusive o Tomcat.

A dalvik nem quer compatibilidade… quem dirá registro da mesma , ou uso de qualquer TCK…

Mas é exatamente por isso que o Java não se fragmentou, continuou sendo write once run anywhere, graças ao braço de ferro da Sun. Se deixar “livre”, vai ficar igual ao C, onde um programa feito em um compilador não roda se você usar outro compilador, ou ainda dá resultado diferente, o que é pior.

Mas é exatamente por isso que o Java não se fragmentou, continuou sendo write once run anywhere, graças ao braço de ferro da Sun. Se deixar “livre”, vai ficar igual ao C, onde um programa feito em um compilador não roda se você usar outro compilador, ou ainda dá resultado diferente, o que é pior.[/quote]

é aquela velha estoria… nego quer e nem sabe porque… apenas quer.

Mas é exatamente por isso que o Java não se fragmentou, continuou sendo write once run anywhere, graças ao braço de ferro da Sun. Se deixar “livre”, vai ficar igual ao C, onde um programa feito em um compilador não roda se você usar outro compilador, ou ainda dá resultado diferente, o que é pior.[/quote]

Não se você usar um compilador ansi c. O que existem vários. O que dita a compatibilidade é o TCK. Qualquer jvm desenvolvida deve passar pelo teste de compatibilidade, então não hà possibilidades da plataforma se fragmentar. O problema não é o Opensource e sim as restrições impostas no TCK. É com isso que a Oracle almeja controlar o harmony e ferrar a Google com Android.

[quote=chun][quote=juliocbq][quote=chun]Quanto FUD hein ?

[/quote]

O que o TCK tem a ver com o OpenJDK ? OpenJDK é GPL , e que EU SAIBA , GPL é uma licenca livre… até o CHATO DO RMS prega isso… então não confunda as coisas…

O que incomoda a Sun (e agora a Oracle) não é o Harmony e sim a licenca Apache. Este é o empecilho. Ter milhares de FORKS , com alteracoes proprietarias e sendo distribuidos com a marca “JAVA” nas costas…

Quanto aos projetos da Apache , a maioria deles são de péssima qualidade… inclusive o Tomcat.

A dalvik nem quer compatibilidade… quem dirá registro da mesma , ou uso de qualquer TCK…

[/quote]

Não há como ter alterações na plataforma com o TCK. O problema da apache é simplesmente possuir o tck sem as restrições de plataforma, como por exemplo licença para dispositivos móveis.
Não tem nada haver é com manter a qualidade ou a não fragmentação da plataforma. É uma briga comercial mesmo.

[quote=juliocbq][quote=chun][quote=juliocbq][quote=chun]Quanto FUD hein ?

[/quote]

[/quote]

Não há como ter alterações na plataforma com o TCK. O problema da apache é simplesmente possuir o tck sem as restrições de plataforma, como por exemplo licença para dispositivos móveis.
Não tem nada haver é com manter a qualidade ou a não fragmentação da plataforma. É uma briga comercial mesmo. [/quote]

Comercial ? Desde quando que a apache é uma empresa comercial ?
Ela que mude a porcaria da licenca do Harmony e pronto.

[quote=juliocbq][quote=chun]Quanto FUD hein ?

[/quote]

Respeito muito seus posts mas nesse caso acho que voce esta parecendo fanboy mordido criticando sem fundamentos e falando dos feitos passados da apache que deixou de ser um membro tão produtivo a alguns anos, as criticas que voce faz a oracle na verdade são todas remanecentes da sun na verdade, ela apenas esta mantendo o que a sun fez e tentando impor um bom ritimo de inovação na plataforma!

Esse atraso de decadas que voce cita com a saida da apache teria como base em que avanços que ela tenha feito nos ultimos 5 anos, sem falar que nos ultimos 10 ou que na época da criação ela pagou a impressão do documento original ou quando a apache e james gosling foram viajar pra disney…

O Problema não é a licença do harmony. Se você entrar no site da apache e ler a licença vai perceber isso. O problema é o harmony em si como produto. Por isso a Oracle não liberou o tck, não se pronunciou sobre e nem vai liberar.

A Oracle não vai liberar o TCK simplesmente porque ela é uma empresa, possui acionistas, CEO and blablabla… não é uma instituição beneficente não precisa nem vai ceder as vontades da apache, ela esta mantendo as restrições como eram com a sun e todos estavam de acordo com a forma que o barco caminhava!

[quote=Ravnus]Quem programar soluções em Java, vai estar trabalhando para a Oracle.

[/quote]

Não faço a minima ideia do que voce quis dizer com isso, a oracle ta contratando todo mundo??? :lol:

Cara, me expressei mal. O que quis dizer é que o foco da SUN sempre foi na plataforma e não na linguagem. A linguagem eles fizeram o mais simples possivel para poder ganhar no quesito portabilidade. Por isso a linguagem nunca teve grandes mudanças significativas.

Muita gente fala mal de EJBs (primeiras versões), RMI, etc. Mas muita gente não sabe como era antes disso (incluindo eu, que me interei um pouco através de leitura), era muito complexo fazer um sistema que contasse com essas tecnologias. E o Java, realmente simplificou e abstraiu boa parte da complexidade.

Concordo que a linguagem tem que avançar e seguir no rumo da abstração. Porém, devemos analisar com cautela se isso é o melhor para a plataforma como um todo. Eu acredito que se já existe linguagens mais dinâmicas e maduras no quesito “Linguagem de programação” e se temos um gancho para usá-las com java. Por que não fazer isso?

[quote=nofan][quote=juliocbq][quote=chun]Quanto FUD hein ?

[/quote]

Respeito muito seus posts mas nesse caso acho que voce esta parecendo fanboy mordido criticando sem fundamentos e falando dos feitos passados da pache que deixou de ser um membro tão produtivo a alguns anos, as criticas que voce faz a oracle na verdade são todas remancentes da sun na verdade, ela apenas esta mantendo o que a sun fez e tentando impor um bom ritimo de inovação na plataforma!

Esse atraso de decadas que voce cita com a saida da apache teria como base em que avanços que ela tenha feito nos ultimos 5 anos, sem falar que nos ultimos 10 ou que na época da criação ela pagou a impressão do documento original ou quando a apache e james gosling foram viajar pra disney…[/quote]

Não sou fanboy de nenhuma dessas empresas não. Só estou dizendo o seguinte:

1. A apache contribui tanto que tem mais de 100 projetos no qual o java hoje usufrui. É só entrar no site da apache e ver isso.
  2. Oracle não libera o tck por razões comerciais(o harmony claro). Eu gostaria de ver o harmony andar para frente, tanto é que o android usa um subset de harmony.

3)Google foi processado por usar harmony como subset justamente por ela não ter o tck.

1. Vocês estão discutindo por causa de uma briga de grandes empresas onde não existem motivos nobres. É Harmony vs OpenJDK vs Android(Oracle vs Android, ligado justamente pelo harmony).

5)Não existem motivos em alegar questões de fragmentação ou que a Oracle é santa(nem google ou apache) ou coisa parecida.
O que existe é que a jvm tem uma licença OpenSource que é uma mentira. Eu mesmo acreditava que a GPL garantia isso.

Sobre a questão do harmony acredito que é um ótimo projeto que beneficiaria o “java” em si, em todos os sentidos. É apenas uma opinião pessoal, e creio que não é necessário alegar que pessoas são fanboys de empresas.

Ok então sinto muito pela alegação, acho que é justamente uma briga comercial entre eles e não que isso traga uma perca de decadas de evolução, ou dizer que nos ultimos 10 anos SÓ andou pra frente por causa da apache, como estão afirmando, deviamos nos concentrar nos impactos reais que a plataforma terá e não tentar criar esse ar de que vai morrer porque a apache que fazia tudo no java!

Quanta besteira, a Google está sendo processada justamente por utilizar codigo Fechado e ainda dizer que é do harmonny…

nada a ver com TCk , que viagem !

[quote=chun]Quanta besteira, a Google está sendo processada justamente por utilizar codigo Fechado e ainda dizer que é do harmonny…

nada a ver com TCk , que viagem ![/quote]

Exatamente.
Como o harmony não tem tck não tem licença. É uma maneira de tirar os concorrentes do mercado(apesar de ser antiético na minha opinião).

http://www.osnews.com/story/23959/Oracle_Claims_Google_Copied_Java_Code_-_Not_So_Fast_Though/

http://br-linux.org/2010/oracle-diz-que-parte-do-codigo-do-android-foi-copiada-diretamente-do-java/