Apache sai do JCP

[quote=JackOld][quote=brunoborges][quote=johnny quest]A saida da apache vae fazer eu ganhar ou perder algum centavo de meu salario ?
O que a apache faz ou deixa de fazer para mim é problema dela…

para mim só o que importa é o dinheiro que eu ganho,
se acaso for preciso aprender outra tecnologia para ganhar dinheiro, irei aprender
sem problema nenhum…

Se uma empresa me pagar mais 1000 reais para mexer com outra tecnologia,
irei fazer porque não sou casado com uma tecnologia especifica[/quote]

De todos os projetos que você já fez na sua carreira, quantos não utilizaram sequer um projeto patrocinado pela Apache?

Agora, se eu levo uma proposta de projeto para um cliente, para concorrer com a sua proposta, e a minha que utiliza um stack de projetos Apache é garantia de entrega em 1/3 do tempo da sua proposta, que terá que implementar muita coisa do zero, ou simplesmente utilizar “padrões” definidos pela Oracle/JCP que não são adequados para os requisitos do projeto do cliente, qual proposta tem mais chances de vencer?

Sim, você pode perder dinheiro com isso. :-)[/quote]

Voce tem algum exemplo real?
[/quote]

impressão minha ou perderam o foco do post…

[quote=juliocbq][quote=davidbuzatto]Então, não estou querendo gerar nenhum flame pessoal, mas sei lá, acho que se reclama demais. Se eu ouvisse essa notícia há uns três anos atrás talvez eu ficasse chocado, mas hoje em dia acho que já atingi um nível de maturidade que não me deixa mais me apaixonar tanto por uma tecnologia. É que nem quando vc se apaixona e é moleque. Vc sublima aquilo de um modo que parece que nada mais tem importância. Você vai crescendo, amadurecendo e vendo que a vida não é só aquilo e que sempre existem alternativas, menos para a morte é claro :smiley:

Entendo e concordo que a saída da Apache tem um peso enorme, mas fazer o que? Vai adiantar alguma coisa a “comunidade” ficar brigando? A Oracle é dona do Java. Ponto.
Por mais que a comunidade esperneie, é a Oracle que manda. Quer ajudar a Oracle? Ótimo. Não quer? Vá embora. Simples assim. É claro que quando a gente não pode palpitar em algo a gente fica chateado, afinal, as vezes temos uma visão que julgamos - e que as vezes outros julgam - ser melhor.

Como já ví alguns de vocês falarem em várias discussões aqui no GUJ, o que importa para nós é saber aprender. Ficar preso a uma tecnologia é a mesma coisa que chumbar os pés no concreto. Estamos descontentes com caminho que o Java está trilhando? Beleza, vamos por outro caminho. Aprendemos outra linguagem, outra tecnologia. Afinal, é isso que faz com que nossa profissão seja muito legal, pelo menos é assim que penso. Ou será que tem gente aqui que vai morrer trabalhando com Java? Falo isso pq na minha cidadezinha, tem muito nego que trabalha há anos e mais anos com desenvolvimento, mas ainda usam Clipper :?. Se eu tiver que trabalhar com Java a minha vida inteira eu acho que eu vou morrer de desgosto. O legal é aprender. Sei que a gente investe um tempo enorme aprendendo algo, mas são ossos do nosso ofício. O que é bom hoje talvez não seja bom amanhã não é mesmo?

Acho que filosofia demais deixa qualquer pessoa um pé no saco. Será que alguém aqui acredita que a Oracle vai ser louca o bastante para fechar tanto a plataforma a ponto de afugentar toda a comunidade? E o tanto de projetos OpenSource que existem? Eu não acho que a Oracle vai dar um tiro no pé.

Enfim, é isso ai :smiley:

Para quem ainda estiver com medo, vou usar o bordão do marcosalex, mesmo ele não tendo postado ainda :smiley:

Eu concordo com você também. O nosso meio profissional não mudaria em nada com isso. Mas em termos de tecnologia pode acreditar que isso é um atraso de décadas.[/quote]

Atraso foi a Sun em 2005 querer continuar mantendo classes não mais utilizadas e compatibilidade com as versões anteriores, daí meteu gambeta nas coisas…
O Java já é falado como plataforma faz tempo, pq como linguagem estava se deteriorando, falar q é culpa da Oracle… não não é…
A Apache sair do JCP… ok perdeu, logo logo ficam amiguinhas e voltam a trab juntas, mto mimimi.
Poxa foi chato ver a Sun vender? Claro q foi, mas já vendeu, n dá pra voltar atrás, agora essa palhaçada de que pq a bola é da Oracle e não vou mais brincar já deu tbm… :evil:

Tenho. :slight_smile:

A Apache não foi expulsa. Ela decidiu sair, pq a Oracle não respeitou o JSPA. :slight_smile:

Não foi uma derrota. Muito pelo contrário. Pelos comentários na JSR, ficou claro que foi uma vitória moral. :wink:

Já viu o filme “The Man Who Sued God” ? No final, o cara abandona o processo. Mas ficou claro que obteve vitória moral.

Ótimo filme, por sinal

Gente, na boa. Que bom que conflitos como estes estão surgindo na plataforma Java. É sinal de que não está tão estagnada quanto estava dois anos atrás.

Sabe, eu me lembro de quando a Oracle comprou a Sun fiquei meio assustado com a sua postura (até postei algo visual sobre o assunto: http://www.itexto.net/devkico/?p=390 ), mas neste segundo semestre, esta minha visão mudou radicalmente.

Gostem ou não (ta na moda falar mal da Oracle), a Oracle está evoluindo as coisas. O Netbeans 7 tá ai, as especificações do Java 7/8 lançadas (que coisa ridícula (eu diria irresponsável) a Apache votar contra só por protesto), as grandes empresas estão confiando MAIS na plataforma (são quem paga a maior parte dos salários, só pra lembrar) e nada dos fechamentos apocalípticos previstos ocorreu.

Se a Apache tá pulando fora das JSRs, o que de fato é uma perda, por outro lado, vai manter todos os seus projetos em Java. Eles não são LOUCOS de matá-los (e nem podem, pois os forks são inevitáveis). Então, todo este FUD, todo este mimimi, é mais papo de nego inseguro ou que não sabe do que tá falando.

Parando pra lembrar como eram as coisas em 2007/2008 (e um pouco antes), fica nítido que a plataforma estava estagnando. Tanto é que o Spring simplesmente substituiu o stack JEE tradicional em popularidade quase que do dia pra noite. Que bom que veio a Oracle.

A Apache não foi expulsa. Ela decidiu sair, pq a Oracle não respeitou o JSPA. :slight_smile:

Não foi uma derrota. Muito pelo contrário. Pelos comentários na JSR, ficou claro que foi uma vitória moral. :wink:

Já viu o filme “The Man Who Sued God” ? No final, o cara abandona o processo. Mas ficou claro que obteve vitória moral.

Ótimo filme, por sinal[/quote]

É mas se a Oracle pedir desculpas e der oq eles querem qdo precisarem eles voltam, é igual futebol, um bando de gente se matando nas torcidas enqto os jogadores enchem o bolso :lol:

[quote=Eduardo Bregaida][quote=juliocbq][quote=davidbuzatto]Então, não estou querendo gerar nenhum flame pessoal, mas sei lá, acho que se reclama demais. Se eu ouvisse essa notícia há uns três anos atrás talvez eu ficasse chocado, mas hoje em dia acho que já atingi um nível de maturidade que não me deixa mais me apaixonar tanto por uma tecnologia. É que nem quando vc se apaixona e é moleque. Vc sublima aquilo de um modo que parece que nada mais tem importância. Você vai crescendo, amadurecendo e vendo que a vida não é só aquilo e que sempre existem alternativas, menos para a morte é claro :smiley:

Entendo e concordo que a saída da Apache tem um peso enorme, mas fazer o que? Vai adiantar alguma coisa a “comunidade” ficar brigando? A Oracle é dona do Java. Ponto.
Por mais que a comunidade esperneie, é a Oracle que manda. Quer ajudar a Oracle? Ótimo. Não quer? Vá embora. Simples assim. É claro que quando a gente não pode palpitar em algo a gente fica chateado, afinal, as vezes temos uma visão que julgamos - e que as vezes outros julgam - ser melhor.

Como já ví alguns de vocês falarem em várias discussões aqui no GUJ, o que importa para nós é saber aprender. Ficar preso a uma tecnologia é a mesma coisa que chumbar os pés no concreto. Estamos descontentes com caminho que o Java está trilhando? Beleza, vamos por outro caminho. Aprendemos outra linguagem, outra tecnologia. Afinal, é isso que faz com que nossa profissão seja muito legal, pelo menos é assim que penso. Ou será que tem gente aqui que vai morrer trabalhando com Java? Falo isso pq na minha cidadezinha, tem muito nego que trabalha há anos e mais anos com desenvolvimento, mas ainda usam Clipper :?. Se eu tiver que trabalhar com Java a minha vida inteira eu acho que eu vou morrer de desgosto. O legal é aprender. Sei que a gente investe um tempo enorme aprendendo algo, mas são ossos do nosso ofício. O que é bom hoje talvez não seja bom amanhã não é mesmo?

Acho que filosofia demais deixa qualquer pessoa um pé no saco. Será que alguém aqui acredita que a Oracle vai ser louca o bastante para fechar tanto a plataforma a ponto de afugentar toda a comunidade? E o tanto de projetos OpenSource que existem? Eu não acho que a Oracle vai dar um tiro no pé.

Para quem ainda estiver com medo, vou usar o bordão do marcosalex, mesmo ele não tendo postado ainda :smiley:

Eu concordo com você também. O nosso meio profissional não mudaria em nada com isso. Mas em termos de tecnologia pode acreditar que isso é um atraso de décadas.[/quote]

Atraso foi a Sun em 2005 querer continuar mantendo classes não mais utilizadas e compatibilidade com as versões anteriores, daí meteu gambeta nas coisas…
O Java já é falado como plataforma faz tempo, pq como linguagem estava se deteriorando, falar q é culpa da Oracle… não não é…
A Apache sair do JCP… ok perdeu, logo logo ficam amiguinhas e voltam a trab juntas, mto mimimi.
Poxa foi chato ver a Sun vender? Claro q foi, mas já vendeu, n dá pra voltar atrás, agora essa palhaçada de que pq a bola é da Oracle e não vou mais brincar já deu tbm… :evil: [/quote]

???

[quote=juliocbq][quote=Eduardo Bregaida][quote=juliocbq][quote=davidbuzatto]Então, não estou querendo gerar nenhum flame pessoal, mas sei lá, acho que se reclama demais. Se eu ouvisse essa notícia há uns três anos atrás talvez eu ficasse chocado, mas hoje em dia acho que já atingi um nível de maturidade que não me deixa mais me apaixonar tanto por uma tecnologia. É que nem quando vc se apaixona e é moleque. Vc sublima aquilo de um modo que parece que nada mais tem importância. Você vai crescendo, amadurecendo e vendo que a vida não é só aquilo e que sempre existem alternativas, menos para a morte é claro :smiley:

Poxa foi chato ver a Sun vender? Claro q foi, mas já vendeu, n dá pra voltar atrás, agora essa palhaçada de que pq a bola é da Oracle e não vou mais brincar já deu tbm… :evil: [/quote]

???[/quote]

Putz era pra outro cara que tinha falado de atraso, esqueci de apagar a msg foi tudo, erro meu rs :lol:

Ótimo filme, por sinal[/quote]

É mas se a Oracle pedir desculpas e der oq eles querem qdo precisarem eles voltam, é igual futebol, um bando de gente se matando nas torcidas enqto os jogadores enchem o bolso :lol: [/quote]

É claro que sim, porque o “harmony” e boa parte dos produtos da Apache precisam dessa licença.

Soluções da MS, que hoje em dia estão vendendo MUITO. Pela sua produtividade.

[quote=kicolobo]Gente, na boa. Que bom que conflitos como estes estão surgindo na plataforma Java. É sinal de que não está tão estagnada quanto estava dois anos atrás.

Sabe, eu me lembro de quando a Oracle comprou a Sun fiquei meio assustado com a sua postura (até postei algo visual sobre o assunto: http://www.itexto.net/devkico/?p=390 ), mas neste segundo semestre, esta minha visão mudou radicalmente.

Gostem ou não (ta na moda falar mal da Oracle), a Oracle está evoluindo as coisas. O Netbeans 7 tá ai, as especificações do Java 7/8 lançadas (que coisa ridícula (eu diria irresponsável) a Apache votar contra só por protesto), as grandes empresas estão confiando MAIS na plataforma (são quem paga a maior parte dos salários, só pra lembrar) e nada dos fechamentos apocalípticos previstos ocorreu.

Se a Apache tá pulando fora das JSRs, o que de fato é uma perda, por outro lado, vai manter todos os seus projetos em Java. Eles não são LOUCOS de matá-los (e nem podem, pois os forks são inevitáveis). Então, todo este FUD, todo este mimimi, é mais papo de nego inseguro ou que não sabe do que tá falando.

Parando pra lembrar como eram as coisas em 2007/2008 (e um pouco antes), fica nítido que a plataforma estava estagnando. Tanto é que o Spring simplesmente substituiu o stack JEE tradicional em popularidade quase que do dia pra noite. Que bom que veio a Oracle.[/quote]

Estava mesmo. Concordo com tudo isso ae. Mas o que me deixa decepcionado é que você não consegue extender a tecnologia com essas restrições. Por isso que eu citei que seria um atraso para a tecnologia em geral.

Em poucas palavras, acredito que a JVM estará restrita a poucos espaços.

[quote=juliocbq][quote=fredferrao]

O resto é MIMIMI.
Eu é que não vou perder o sono por causa desta noticia.
Essa briga é velha, não foi a Oracle que criou este empecilho do TCK e sim a propria SUN que todos veneram como um Deus, e eu só vejo o java evoluindo depois da aquisição.
Então como diz a Oracle: [B] keep moving java forward!!![/B][/quote]

Você e nem ninguém aqui vai perder o sono com isso, afinal não nascemos grudados na apache ou na oracle. Agora uma coisa que precisa mudar é a questão de críticas sobre a Oracle ser considerada como dizem “mimimi”. Essa postura adotada não é boa para projetos OpenSource e podemos dizer aqui que realmente são dezenas de ótimos projetos. Que a Apache vai fazer falta vai mesmo.

Sobre a evolução do java acho que ainda é cedo pra falar que as coisas melhoraram. Só vi até agora uma dezena de projetos cortados(pro bem ou pro mal)[/quote]

Certo, deixando o mimimi de lado, eu sei que existem varios projetos da Apache, agora me diga: O que perdemos de fato até agora?? Acaso a Apache vai tocar fogo em todos os seus frameworks java e mudar de lingaguem/plataforma?? Ela nunca mais fara um framework sequer em java, ja que ela nao pode ter um JDK proprio?? Bom ninguem sabe, até porque ela nao disse o que ira fazer. Mas ATE O MOMENTO, tudo o que ?perdemos? foi alguem votando NÃO no JCP.

A otura questa sobre as criticas em cima da Oracle, é pelo fato de que isto sempre aconteceu na epoca da SUN, mas ninguem falava nada, agora porque uma empresa, digamos, mais capitalista, esta no comando ela é vista como O GRANDE SATÃ BRANCO, e isto ja esta enchendo o saco.

considero uma perda.

qdo uma única empresa faz um produto, faz na visão dela. A Oracle caminha para isso, sem ouvir e fazer o que bem entende.
Coisas que nós do java, pelo menos eu, não concordo. acho que a contribuição da comunidade enriquece o conjunto.

Quanto vai custar o Java e o Netbeans? Vai ter versão Starter Edition?

esse post ja deu o que tinha que dar…

daqui pra frente é especulação, e briga por religião…

[quote=fredferrao][quote=juliocbq][quote=fredferrao]

O resto é MIMIMI.
Eu é que não vou perder o sono por causa desta noticia.
Essa briga é velha, não foi a Oracle que criou este empecilho do TCK e sim a propria SUN que todos veneram como um Deus, e eu só vejo o java evoluindo depois da aquisição.
Então como diz a Oracle: [B] keep moving java forward!!![/B][/quote]

Você e nem ninguém aqui vai perder o sono com isso, afinal não nascemos grudados na apache ou na oracle. Agora uma coisa que precisa mudar é a questão de críticas sobre a Oracle ser considerada como dizem “mimimi”. Essa postura adotada não é boa para projetos OpenSource e podemos dizer aqui que realmente são dezenas de ótimos projetos. Que a Apache vai fazer falta vai mesmo.

Sobre a evolução do java acho que ainda é cedo pra falar que as coisas melhoraram. Só vi até agora uma dezena de projetos cortados(pro bem ou pro mal)[/quote]

Certo, deixando o mimimi de lado, eu sei que existem varios projetos da Apache, agora me diga: O que perdemos de fato até agora?? Acaso a Apache vai tocar fogo em todos os seus frameworks java e mudar de lingaguem/plataforma?? Ela nunca mais fara um framework sequer em java, ja que ela nao pode ter um JDK proprio?? Bom ninguem sabe, até porque ela nao disse o que ira fazer. Mas ATE O MOMENTO, tudo o que ?perdemos? foi alguem votando NÃO no JCP.

A otura questa sobre as criticas em cima da Oracle, é pelo fato de que isto sempre aconteceu na epoca da SUN, mas ninguem falava nada, agora porque uma empresa, digamos, mais capitalista, esta no comando ela é vista como O GRANDE SATÃ BRANCO, e isto ja esta enchendo o saco.[/quote]

Não falei isto. Pra mim é indiferente a postura que a Oracle ou a Apache tem. O que de fato é verdade é que a apache contribuiu com mais código do que todas aquelas empresas juntas, e hoje se tem um openjdk cheio de restrições o que bloqueia o avanço da tecnologia pelas mãos de qualquer outra empresa senão a própria Oracle. Na minha opinião isso é uma tremenda perda.

Sobre os projetos da apache é verdade que não perdemos nada ainda. Mas também não sabemos como será daqui pra frente.

[quote=RMarcel]
esse post ja deu o que tinha que dar…

daqui pra frente é especulação, e briga por religião…[/quote]

é verdade…

Mais um topico Oracle+Java+Morte… ja deu esse post

“As such, the ASF is removing all official representatives from any and all JSRs. In addition, we will refuse any renewal of our JCP membership and, of course, our EC position.”

“Assim sendo, a ASF está removendo os representantes oficiais de qualquer e todas as JSRs. Alem disso, nós iremos recusar qualquer renovação de nossa assossiação ao JCP e, é claro, nossa posição na EC.”

Oo seja: nada mais da apache para o java.

Salvei este post nos meus bookmarks. Daqui a 2 anos pretendo voltar a ele.

Ai no futuro há duas possibilidades:

• GUJ não existe mais porque o Java acabou :smiley:
  • GUJ tá 10 vezes maior porque o Java cresceu

De qualquer maneira, vai ser muito engraçado e vou rir pra kcte, tanto do que eu disse quanto o que vocês falaram. :slight_smile: