Engraçado ver o surgimento dessas novas especies, fanboy oracle & apple hater. :lol:
Olá pessoal, não quero causar mais confusão mas acho q é inévitável rsrsrs, a verdade é q todo mundo que gosta de java ta meio atordoado ainda, e com um pouco de medo “eu também estou”…
mas por outro lado penso que, se a Oracle se mostrar realmente o Demônio(não acredito nisso ) e estourar com o java mesmo, então a Apache e os afins e a Comunidade que criem outra linguagem e plataforma melhor… . a Oracle não ta obrigando ninguém a usar o dela…
a questão é… quem tem condições de fazer isso ?
a maioria de nós, so quer uma boa ferramenta pra trabalhar e correr atrás de seus próprios objetivos… …
vale apena dar uma olhada no que acontece em nossa volta, quais empresas de software livre são realmente verdade ?, o linux ? qual empresa mantem o Kernel mesmo do linux ? será que a comunidade manteria sem o apoio ($$$) da RedHat ? entre outras coisas…
quais empresas de software livre estão indo bem ?.. e quais são realmente livres ? ou maqueadas… com outras intenções…
sei lá… oque todo mundo quer é ganhar dinheiro…
não se vê falar em (medicina livre rsrsr, indústria livre) nada assim… porque que o cara que projeta um carro fica milionário, e o que projeta um software tem que doar pra comunidade ?
Bem que eles podiam ter feito isso antes de criar o Struts
[quote=toncarvalho@gmail.com]Olá pessoal, não quero causar mais confusão mas acho q é inévitável rsrsrs, a verdade é q todo mundo que gosta de java ta meio atordoado ainda, e com um pouco de medo “eu também estou”…
mas por outro lado penso que, se a Oracle se mostrar realmente o Demônio(não acredito nisso ) e estourar com o java mesmo, então a Apache e os afins e a Comunidade que criem outra linguagem e plataforma melhor… . a Oracle não ta obrigando ninguém a usar o dela…
a questão é… quem tem condições de fazer isso ?
a maioria de nós, so quer uma boa ferramenta pra trabalhar e correr atrás de seus próprios objetivos… …
vale apena dar uma olhada no que acontece em nossa volta, quais empresas de software livre são realmente verdade ?, o linux ? qual empresa mantem o Kernel mesmo do linux ? será que a comunidade manteria sem o apoio ($$$) da RedHat ? entre outras coisas…
quais empresas de software livre estão indo bem ?.. e quais são realmente livres ? ou maqueadas… com outras intenções…
sei lá… oque todo mundo quer é ganhar dinheiro…
não se vê falar em (medicina livre rsrsr, indústria livre) nada assim… porque que o cara que projeta um carro fica milionário, e o que projeta um software tem que doar pra comunidade ?
[/quote]
Acredito que o ponto que estamos discutindo não seja bem esse. Como o kiko postou logo acima, não somos crianças para ficarmos preocupados com ferramentas e sim somos profissionais. O que consta no debate aqui é se a apache ou as restrições pregadas pela oracle podem influenciar nos produtos(bem ou mal).
Se bem ou Mal = indiferente
É só um debate onde pessoas mostram suas opiniões.
[quote=toncarvalho@gmail.com]Olá pessoal, não quero causar mais confusão mas acho q é inévitável rsrsrs, a verdade é q todo mundo que gosta de java ta meio atordoado ainda, e com um pouco de medo “eu também estou”…
[/quote]
Fiquei sabendo que Doug Lea vai trabalhar pra MS.
Só um comentário:
O google quebrou mesmo a licensa do Java, ele fez algo quase igual ao Java que não é Java por que não concordou com os termos de licensa do J2ME da SUN, nenhum destes outros que você citou fez algo parecido com isto.
PS.: não estou defendendo nem a Oracle nem o Google, só estou dizendo que uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa, não podemos começar a comparar bananas com abacaxis para medir o tamanho de um problema.
O legal foi ver todos os que votaram ‘yes with comments’ ou o próprio Google com o ‘no’ falando que o aspecto técnico é completamente encorajado. A única decepção da maioria foi com o licenciamento… Isso quer dizer que a Oracle está na direção certa da parte técnica do Java. De uns tempos pra cá venho mudando minha opinião sobre a Oracle…
Mais informações sobre a votação podem ser lidas aqui.
A Sun foi adquirida pela Oracle porque o seu modelo de negócio fracassou, temos de colocar em mente que não existe “sacanagem” como alguns acham até porque neste negócio não existe inocentes, o que existe é uma empresa bem sucedida que está colocando a sua forma de gerir em prática.
Muitos parecem militantes ou fanáticos que só fazem criticar, mas nunca colocaram a mão no bolso para fazer uma doação ou ajudou de fato a comunidade.
Desculpe se ofendi a alguém, mas para mim a situação é bem clara e objetiva, quem não gosta da Oracle saia e procure outra alternativa.
O ecosistema da plataforma Java como conhecemos, só existe graças ao modelo proposto pela Sun. O fato dela não ter conseguido obter sucesso comercial, é outra questão, com outras variáveis.
Mantendo a discussão sobre o ponto de vista do ecosistema, é importante sim entender o caso da licença TCK, e por fim, defender a Apache. Não é xiitismo, nem “odiar” a Oracle, é uma questão de negócio. As coisas que estão acontecendo, e a tal “morte” do JCP, podem influenciar o modo como eu e vocês fazemos negócio com Java. Sem um JCP honesto e íntegro, as especificações podem vir de modo a favorecer produtos já existentes, ou de modo a proibir implementações Open Source, com restrições de licença.
Um caso hipotético:
- O tal JCP define uma JSR-666, para uma especificação de acesso a satélites para obter imagens em tempo real.
- Na especificação, diz que não será permitido implementações da especificação, em licenças Open Source, como MIT License, Apache License, GPL, LGPL, etc.
Resultado: se você quiser usar a API, terá que comprar uma implementação, ou usar uma gratuita, mas “proprietária”. E JAMAIS poderá implementar sua própria implementação, mesmo que você já tenha contrato com alguns operadores de satélites para ter acesso às imagens.
Sim, a morte do JCP e a falta de respeito da Oracle em cumprir com os acordos firmados na época da Sun, pode me afetar, afetar você, a sua empresa e pior: seus clientes.
Um caso real:
- Implementação da Java ME.
Se você não sabe dos problemas de implementar JavaME, melhor ler a respeito da briga Apache x Oracle e o problema da licença TCK.
[]'s
Bruno Borges
huahauha, eu li o post de baixo antes de subir pro lero lero, rsss. sorte.
Beleza, vamos ver o que a Oracle fez até agora com relação à comunidade:
- Matou o OpenOffice.org (fizeram fork pra salvar)
- Matou o MySQL (fizeram fork pra salvar)
- Matou o OpenSolaris (mesma coisa)
- Netbeans tá deixado de lado
- Vários projetos foram abandonados
- Processou o Google
- Perdeu o apoio da apache
A Oracle tá sendo boa pra comunidade como?
Aprovando o Java 7 e 8 no JCP? Sendo acusada de comprar votos? Tendo 3 resições do JCP? Fazendo com que sabe-se lá mais quanta gente deixar de implementar JSR´s por simplesmente não confiar na empresa.
Na boa minha gente, mas o java hoje é uma coisa mais proprietária que o .net, e eu nunca achei que fosse dizer isso na minha vida.
O pior não é nem isso, o pior é não ter nenhum indicador de que as coisas vão melhorar.
[quote=Andre Brito]O legal foi ver todos os que votaram ‘yes with comments’ ou o próprio Google com o ‘no’ falando que o aspecto técnico é completamente encorajado. A única decepção da maioria foi com o licenciamento… Isso quer dizer que a Oracle está na direção certa da parte técnica do Java. De uns tempos pra cá venho mudando minha opinião sobre a Oracle…
Mais informações sobre a votação podem ser lidas aqui.[/quote]
Sim. Todas as empresas ficaram desapontadas com a licença.
A saida da apache vae fazer eu ganhar ou perder algum centavo de meu salario ?
O que a apache faz ou deixa de fazer para mim é problema dela…
para mim só o que importa é o dinheiro que eu ganho,
se acaso for preciso aprender outra tecnologia para ganhar dinheiro, irei aprender
sem problema nenhum…
Se uma empresa me pagar mais 1000 reais para mexer com outra tecnologia,
irei fazer porque não sou casado com uma tecnologia especifica
vou so pergar um dos exemplos
Foi finalmente nas maos da oracle que o netbeans 7 beta apareceu. nao so isso, o pessoal do time do glassfish/oracle agora esta dedicado a fazer tooling nao apenas para o Netbeans, como era praxe, mas tambem pro Eclipse e pro IntelliJ. Sinceramente, acho uma atitude muito mais acertada que a antiga da Sun.
a briga da apache com a sun é bem antiga, nao creio que a oracle tenha piorado a relacao, que já era pessima, com open letters de anos de idade.
Bem feito pra Apache, investiu em uma linguagem fechada agora que arque com as consequencias…A Oracle poderia fechar tudo mesmo, só trabalho com essa linguagem por dinheiro…
SAP:
we want to express our disagreement about Oracle’s decision regarding the TCK for Apache. The reason that was provided to the EC was that Java compatibility could no longer be enforced with code shared under a permissive open source license.
IBM:
IBM supports licensing models that create an open and level playing field by allowing third parties to create independent implementations of Java Specifications and that do not allow individuals or companies to exercise unnecessary control for proprietary advantage.
Eclipse:
The unresolved TCK licensing issue with the Apache Software Foundation is a symptom of the fundamental problem with FOU restrictions on the Java platform.
Red Hat: this approach risks limiting adoption of this and subsequent JSRs by a wider audience and the fracturing that we mentioned earlier could still occur. We hope that all Specification Leads will take this into account in the future and rank the viability of the Java Community higher than one individual member’s abilities to monetise the platform
Credit Suisse: We strongly demand open standards… Java never actually was an open standard. FOU restrictions clearly discriminate open source implementations and prevent competition, and with that, innovation in that space. While Java had a considerable head start, it lost a lot of momentum over the last years. Fragmentation (or a fork) of the language and its platforms are clearly not desired.
É interessante como todo esse pessoal votou Sim. Por incrível que pareça, quem fez o comentário mais ácido foi o Credit Suisse. Ver Eclipse e Red Hat votando Sim é que doeu de verdade.
Sem problemas.
Mas você levará tempo até começar a ganhar dinheiro com outra linguagem, caso queira mudar.
Então, se você não quer parar de ganhar dinheiro, seria bom se preocupar com o assunto.
Por exemplo, é o que Oi, TIM, Vivo e Claro fazem quando a Anatel bota em pauta algum assunto que pode afetar os negócios dessas empresas. Eles se importam com o que o Governo decide, e batem de frente com as normas.
Alguem aqui já viu os fontes do JAVA, pois então, ele é um produto a maior tendencia é as empresas terem que pagar licença para a Oracle para pode desenvolver app Java.
Sem problemas.
Mas você levará tempo até começar a ganhar dinheiro com outra linguagem, caso queira mudar.
Então, se você não quer parar de ganhar dinheiro, seria bom se preocupar com o assunto.
Por exemplo, é o que Oi, TIM, Vivo e Claro fazem quando a Anatel bota em pauta algum assunto que pode afetar os negócios dessas empresas. Eles se importam com o que o Governo decide, e batem de frente com as normas. [/quote]
Eu já ganho dinheiro com outra linguagem, não fico engessado com Java…
[quote=johnny quest]A saida da apache vae fazer eu ganhar ou perder algum centavo de meu salario ?
se acaso for preciso aprender outra tecnologia para ganhar dinheiro, irei aprender
sem problema nenhum…
irei fazer porque não sou casado com uma tecnologia especifica[/quote]
De todos os projetos que você já fez na sua carreira, quantos não utilizaram sequer um projeto patrocinado pela Apache?
Agora, se eu levo uma proposta de projeto para um cliente, para concorrer com a sua proposta, e a minha que utiliza um stack de projetos Apache é garantia de entrega em 1/3 do tempo da sua proposta, que terá que implementar muita coisa do zero, ou simplesmente utilizar “padrões” definidos pela Oracle/JCP que não são adequados para os requisitos do projeto do cliente, qual proposta tem mais chances de vencer?
Sim, você pode perder dinheiro com isso.
[quote=brunoborges][quote=johnny quest]A saida da apache vae fazer eu ganhar ou perder algum centavo de meu salario ?
sem problema nenhum…
irei fazer porque não sou casado com uma tecnologia especifica[/quote]
De todos os projetos que você já fez na sua carreira, quantos não utilizaram sequer um projeto patrocinado pela Apache?
Agora, se eu levo uma proposta de projeto para um cliente, para concorrer com a sua proposta, e a minha que utiliza um stack de projetos Apache é garantia de entrega em 1/3 do tempo da sua proposta, que terá que implementar muita coisa do zero, ou simplesmente utilizar “padrões” definidos pela Oracle/JCP que não são adequados para os requisitos do projeto do cliente, qual proposta tem mais chances de vencer?
Sim, você pode perder dinheiro com isso. :-)[/quote]
Voce tem algum exemplo real?