Posta o link ae.
[quote=marcosalex][quote=romulobr]Ou seja, a plataforma Java nunca foi aberta então, e sempre foi proprietária.
Exatamente, e rolou uma safadeza oculta muito grande.
Existe um acordo de participação no Java, que todo mundo assina, nesse acordo é dito claramente que ninguém pode limitar ou impedir ninguém de lançar seu próprio java, desde que respeite as especificações.
O problema é que a sun, e agora a oracle, inventou regras no licenciamento do kit de testes (obrigatório pra vc provar que respeita a especificação). Essas regras tem como único objetivo, impedir que qualquer implementação open source do java seja feita, porque nenhuma licença open source permite esse tipo de restrição.
[/quote]
Acho que você está confundindo aberto com livre. A plataforma Java sempre foi aberta, mas nunca foi livre. A implementação do OpenJDK é aberta E livre.
Outra coisa, o tck é liberado SIM para projetos livres, desde que compatíveis com a GPL
O problema é que a licença do Harmony não é GPL, mas APL. Essa é a briga da Apache.
[/quote]
A licença da apache é compatível com a gpl.
http://www.apache.org/licenses/GPL-compatibility.html
Esse problema entre oracle e apache se deve aos termos do tck irem além da gpl.
Posta o link ae.[/quote]
https://blogs.apache.org/foundation/entry/the_asf_resigns_from_the[/quote]
- _ - ’
Acho que não hein cara.
Me corrijam se eu estiver errado, mas resign, pra mim, é resignar (de sair) e não de re-assinar.
Depende da definição de “livre” utilizada claro. Que pode variar dependendo se estamos falando da Sun sobre o Java (a liberdade de ter apenas JVM™ comercialmente viaveis), ou do Google sobre Android (a liberdade de ser a única a expor publicidade na web mobile).
resign != reassign
[quote=romulobr]Você sinceramente acha que o Open JDK não vai ser “Nerfado” em detrimento da versão paga? Entendam de uma vez por todas, o Java não vai ser fechado por causa da Oracle, ele já é.
Quantas implementações existem da especificação “aberta”? Várias, sendo uma open source (openJDK) e uma fechada controladas pelo líder da especificação (Oracle) , e várias fechadas que pagaram ao líder da especificação por uma licença.
Mais alguém pode implementar essa especificação aberta? Não.
Então como essa especificação que só pode ter um implementador e licenciados é aberta?[/quote]
O openjdk não é uma implementação completa (e até onde sei nunca será por questão de patentes) então provavelmente vc vai usar uma JVM gratuita oferecida pela Oracle. O que mais ce ta querendo? Receber as ultimas novidades da Oracle primeiro do que um cliente que paga?
[quote=romulobr]Você sinceramente acha que o Open JDK não vai ser “Nerfado” em detrimento da versão paga? Entendam de uma vez por todas, o Java não vai ser fechado por causa da Oracle, ele já é.
Quantas implementações existem da especificação “aberta”? Várias, sendo uma open source (openJDK) e uma fechada controladas pelo líder da especificação (Oracle) , e várias fechadas que pagaram ao líder da especificação por uma licença.
Mais alguém pode implementar essa especificação aberta? Não.
Então como essa especificação que só pode ter um implementador e licenciados é aberta?[/quote]
"Quantas implementações existem da especificação “aberta”? Várias, sendo uma open source (openJDK)"
A especificação é aberta, sim, vide link que postei. E existem mais especificações open source sim, como o kaffe.
" e uma fechada controladas pelo líder da especificação (Oracle)"
duas, o JDK oficial e o JRockit
"várias fechadas que pagaram ao líder da especificação por uma licença."
Não necessariamente pagaram, mas licenciaram.
Sempre existiram JVMs comerciais pagas, sempre existiram JVMs fechadas gratuitas, sempre existiram JVMs abertas, mesmo que não tenham o selo do tck. Isso não mudou.
[quote=mochuara]
O openjdk não é uma implementação completa (e até onde sei nunca será por questão de patentes) então provavelmente vc vai usar uma JVM gratuita oferecida pela Oracle. O que mais ce ta querendo? Receber as ultimas novidades da Oracle primeiro do que um cliente que paga?[/quote]
Existem muitos algoritmos eficientes gratuitos, mas que são protegidos por patentes e não podem ser incorporados ao OpenJDK. Por isso vão no JDK ou no jRockit e fazem diferença de performance pra quem não se importa do código ser livre ou não.
Um exemplo clássico são os codecs de vídeo.
mimimimimi
Na boa? Lendo o post da Apache ficou me parecendo muito mais birra do que qualquer outra coisa. Sim, há a questão do TCK e tal, mas mesmo assim. Pra por frente à Oracle, a postura adotada por ela foi imbecil: votar contra qualquer coisa.
Ah… convenhamos. Se for pra ter um membro assim na comunidade, é melhor não tê-lo.
Apache tem seu valor? Com certeza. Mas tá com postura de merda e os projetos Java vão continuar por um bom tempo também (indefinidamente).
E sabe o que eu acho mais engraçado? Nunca se usou TANTO Java (e depois da Oracle, o crescimento foi maior ainda, as coisas começaram a andar!), e a galerinha de FUDencios aqui faz questão de falar que o bicho tá com os dias contados.
Sabem pra que serve MESMO situações como estas? Serve pra separar os meninos dos adultos.
Tomara que todo mundo que estaja chorando pela apache sair do JCP migre de plataforma, assim sempre sobrará mais emprego no mercado de Java…
Boa
[quote=kicolobo]mimimimimi
Na boa? Lendo o post da Apache ficou me parecendo muito mais birra do que qualquer outra coisa. Sim, há a questão do TCK e tal, mas mesmo assim. Pra por frente à Oracle, a postura adotada por ela foi imbecil: votar contra qualquer coisa.
Ah… convenhamos. Se for pra ter um membro assim na comunidade, é melhor não tê-lo.
Apache tem seu valor? Com certeza. Mas tá com postura de merda e os projetos Java vão continuar por um bom tempo também (indefinidamente).
E sabe o que eu acho mais engraçado? Nunca se usou TANTO Java (e depois da Oracle, o crescimento foi maior ainda, as coisas começaram a andar!), e a galerinha de FUDencios aqui faz questão de falar que o bicho tá com os dias contados.
Sabem pra que serve MESMO situações como estas? Serve pra separar os meninos dos adultos.[/quote]
Muito bom seu comentário, Kiko. Eu quase postei algo parecido no começo da manhã, mas não coloquei por falta de tempo. Tá parecendo mais xororo da Apache do tipo “não querem nossas opiniões então estamos saindo”. E a Oracle não tá com aquela postura de “os incomodados que se retirem”, mas sim com aquela de que a Apache é bem-vinda e pede pra fundação repensar a situação.
Na minha concepção, a Oracle passou da imagem de evil-corporation-somente-com-gente-engravatada pra algo bem melhor. Great move, Oracle.
[quote=Andre Brito][quote=kicolobo]mimimimimi
Sabem pra que serve MESMO situações como estas? Serve pra separar os meninos dos adultos.[/quote]
Muito bom seu comentário, Kiko. Eu quase postei algo parecido no começo da manhã, mas não coloquei por falta de tempo. Tá parecendo mais xororo da Apache do tipo “não querem nossas opiniões então estamos saindo”. E a Oracle não tá com aquela postura de “os incomodados que se retirem”, mas sim com aquela de que a Apache é bem-vinda e pede pra fundação repensar a situação.
Na minha concepção, a Oracle passou da imagem de evil-corporation-somente-com-gente-engravatada pra algo bem melhor. Great move, Oracle.[/quote]
Quanto a parte do mimimimi pode até ser. Mas pode ter certeza que isso influencia numa porção de projetos nobres. Uma implementação “OpenSource” do java é essencial para pra que outras tecnologias cresçam. É como se fosse um canteiro cheio de sementes. Essas restrições vão acabar com tudo isso( E claro, a Oracle está no direito dela).
E frizando - OpenJDK + restrições não é OpenJDK.
Independente de quem tem razão ou não, será certamente uma perda!
" ASF is removing all official representatives from any and all JSRs" -> certamente muita gente boa sairá de cena!
Apache deixa o JCP
É importante questionar o quanto a estrutura atual da organização facilita a criação dos paradigmas corporativos. Nunca é demais lembrar o peso e o significado destes problemas, uma vez que a complexidade dos estudos efetuados faz parte de um processo de gerenciamento das condições financeiras e administrativas exigidas. Assim mesmo, o consenso sobre a necessidade de qualificação exige a precisão e a definição do levantamento das variáveis envolvidas.
No entanto, não podemos esquecer que a execução dos pontos do programa nos obriga à análise das posturas dos órgãos dirigentes com relação às suas atribuições. Desta maneira, a competitividade nas transações comerciais garante a contribuição de um grupo importante na determinação das regras de conduta normativas. A prática cotidiana prova que a hegemonia do ambiente político apresenta tendências no sentido de aprovar a manutenção do sistema de participação geral. O incentivo ao avanço tecnológico, assim como a constante divulgação das informações oferece uma interessante oportunidade para verificação do sistema de formação de quadros que corresponde às necessidades.
Todavia, a consolidação das estruturas obstaculiza a apreciação da importância do retorno esperado a longo prazo. Acima de tudo, é fundamental ressaltar que o fenômeno da Internet representa uma abertura para a melhoria dos índices pretendidos. Podemos já vislumbrar o modo pelo qual a mobilidade dos capitais internacionais desafia a capacidade de equalização do fluxo de informações. Ainda assim, existem dúvidas a respeito de como o desafiador cenário globalizado possibilita uma melhor visão global de alternativas às soluções ortodoxas.
…
Se voce leu tudo… I am sorry :lol: :lol: segue a fonte:
http://padrelevedo.hpg.ig.com.br/lerolero/lerolero.html
O resto é MIMIMI.
Eu é que não vou perder o sono por causa desta noticia.
Essa briga é velha, não foi a Oracle que criou este empecilho do TCK e sim a propria SUN que todos veneram como um Deus, e eu só vejo o java evoluindo depois da aquisição.
Então como diz a Oracle: [B] keep moving java forward!!![/B]
Pensei: nossa, o fredferrao ta escrevendo igual ao Duran!
Depois que reconheci o texto gerado como sendo do fabuloso gerador de lero-lero.
[]´s
[quote=fredferrao]
O resto é MIMIMI.
Eu é que não vou perder o sono por causa desta noticia.
Essa briga é velha, não foi a Oracle que criou este empecilho do TCK e sim a propria SUN que todos veneram como um Deus, e eu só vejo o java evoluindo depois da aquisição.
Então como diz a Oracle: [B] keep moving java forward!!![/B][/quote]
Você e nem ninguém aqui vai perder o sono com isso, afinal não nascemos grudados na apache ou na oracle. Agora uma coisa que precisa mudar é a questão de críticas sobre a Oracle ser considerada como dizem “mimimi”. Essa postura adotada não é boa para projetos OpenSource e podemos dizer aqui que realmente são dezenas de ótimos projetos. Que a Apache vai fazer falta vai mesmo.
Sobre a evolução do java acho que ainda é cedo pra falar que as coisas melhoraram. Só vi até agora uma dezena de projetos cortados(pro bem ou pro mal)
[quote=davidbuzatto]Pensei: nossa, o fredferrao ta escrevendo igual ao Duran!
Depois que reconheci o texto gerado como sendo do fabuloso gerador de lero-lero.
[]´s[/quote]
rsrsrs…eu pensei a mesma coisa(quase li tudo… :shock: ).