Apache sai do JCP

[quote=PedroTOliveira][quote=fredferrao]Agora nao sei mais nada, lendo a carta aberta a SUN, escrita pela Apache em 2007: http://www.apache.org/jcp/sunopenletter.html

O cara deixa claro que é o CAMPO DE USO mesmo. :shock:

Tao misturando tudo aqui com este negocio de licença x TCK, vamos esclarecer, pelo menos o que vi até agora:

Toda implementação da JVM para ser chamada de Java precisa passar por teste para provar ser compativel, e existe um kit de teste chamado TCK Technology Compatibility Kit.

O TCK possui uma licença, para ser usado, com a abertura do java(OpenJDK) a SUN mudou a licença do TCK, para este poder ser usado no contexto do OpenJDK.

O problema é que a LICENÇA DO TCK, impoe FOU(field of use), ou seja, se a Apache rodar o TCK com a licença(DO TCK) do jeito que esta, os usuarios do Harmony terão restrições quanto ao campo de uso.

O que a Apache quer então é uma Licença do TCK que não imponha FOU.

Acho que é isto, quanta confusão :lol: :lol:

[/quote]
Isso que eu entendi.

Com um adendo, A Apache não pode utilizar o Harmony em ambientes móveis porquê o Harmony não roda código de acordo com o a especificações do JME assim como o Android. É isso mesmo?

[/quote]

Se a apache aceitar o tck com o FOU não pode usar harmony em dispositivos móveis. A licença da apache é opensource, com a restrição no TCK isso deixa a mesma inviável.

http://www.apache.org/jcp/sunopenletterfaq.html

[quote=fredferrao][quote=PedroTOliveira][quote=fredferrao]Agora nao sei mais nada, lendo a carta aberta a SUN, escrita pela Apache em 2007: http://www.apache.org/jcp/sunopenletter.html

O cara deixa claro que é o CAMPO DE USO mesmo. :shock:

Tao misturando tudo aqui com este negocio de licença x TCK, vamos esclarecer, pelo menos o que vi até agora:

Toda implementação da JVM para ser chamada de Java precisa passar por teste para provar ser compativel, e existe um kit de teste chamado TCK Technology Compatibility Kit.

O TCK possui uma licença, para ser usado, com a abertura do java(OpenJDK) a SUN mudou a licença do TCK, para este poder ser usado no contexto do OpenJDK.

O problema é que a LICENÇA DO TCK, impoe FOU(field of use), ou seja, se a Apache rodar o TCK com a licença(DO TCK) do jeito que esta, os usuarios do Harmony terão restrições quanto ao campo de uso.

O que a Apache quer então é uma Licença do TCK que não imponha FOU.

Acho que é isto, quanta confusão :lol: :lol:

[/quote]
Isso que eu entendi.

Com um adendo, A Apache não pode utilizar o Harmony em ambientes móveis porquê o Harmony não roda código de acordo com o a especificações do JME assim como o Android. É isso mesmo?

[/quote]

Pelo que entendi acho que não. Ela não pode rodar o Harmony em ambiente mobile, simplesmente por que a licença atual do TCK nao permite isto. Em suma: A SUN é o EVIL da historia com esta licença de uso do TCK.

Algo assim, como se fosse a SUN/Oracle falando:
“Olha, se voce quiser chamar sua VM de java e quiser que ela seja compativel voce TEM que testar ela no TCK”
“Mas tem um porem, pra voce usar o TCK voce deve seguir a licença dele, e a licença dele diz que seu produto sendo testado esta sujeito aos FOU”[/quote]

Bingo.

Pra você ver como fica a situação do openjdk. A sua licença é gpl, mas por traz um kit de compatibilidade dita as regras.
Dá uma lida aqui.

http://blogs.computerworld.com/17334/its_not_apache_vs_oracle_its_oracle_vs_open_source

Olhem o que achei, mais uma na briga: http://www.theregister.co.uk/2010/12/14/oracle_versus_myriad_on_java/

Só tem dois tipos de pessoas que entendem bem de licenças e leis e tem know how pra isso, um bom advogado e o MarcosAlex, o resto é resto e é só especulação, que acham que sabem sobre direito.

Poderia citar a fonte dessa informação (no caso a propria OSI)?

[quote=juliocbq][quote=chun][quote=juliocbq][quote=chun]De acordo com a OSI o OpenJDK é Livre.
[/quote]

Ok, de acordo com o TCK não. Como você explica o FOU? [/quote]

O FOU restringe a uma implementacao GPL… logo é GPL , e se é GPL é Livre , segundo a OSI.
[/quote]

É “livre” só de nome. Porque o tck fala o contrário. Estou dizendo isso a dez posts atras.
É como você mesmo disse. A Marca java é da Oracle. OpenJDK está intimamente ligada a ela. Tanto é que você vê o logotipo da oracle presente nele. http://openjdk.java.net/[/quote]

Voce realmente está confundindo a MARCA Java , com a Implementacao Livre da Plataforma Java…

Segundo a detentora da marca JAVA , para você poder aproveitar TUDO que ela desenvolveu em ANOS , voce PRECISA fazer um FORK e ser GPL…

é tão dificil assim aceitar uma licenca sobre algo que voce nunca contribuiu ?

A Apache que me desculpe , mas se ela quer entrar neste mercado , ela deve seguir as regras dele… e não as regras de sua dinossaurica administracao.

Quem quer rir , tem que fazer rir :slight_smile: Lembra ?

Poderia citar a fonte dessa informação (no caso a propria OSI)?[/quote]

O fato do OpenJDK ser licenciado sob GPL já garante isto.
A fonte da informacao é o proprio fonte do OpenJDK.

[quote=chun][quote=juliocbq][quote=chun][quote=juliocbq][quote=chun]De acordo com a OSI o OpenJDK é Livre.
[/quote]

Ok, de acordo com o TCK não. Como você explica o FOU? [/quote]

O FOU restringe a uma implementacao GPL… logo é GPL , e se é GPL é Livre , segundo a OSI.
[/quote]

É “livre” só de nome. Porque o tck fala o contrário. Estou dizendo isso a dez posts atras.
É como você mesmo disse. A Marca java é da Oracle. OpenJDK está intimamente ligada a ela. Tanto é que você vê o logotipo da oracle presente nele. http://openjdk.java.net/[/quote]

Voce realmente está confundindo a MARCA Java , com a Implementacao Livre da Plataforma Java…

Segundo a detentora da marca JAVA , para você poder aproveitar TUDO que ela desenvolveu em ANOS , voce PRECISA fazer um FORK e ser GPL…

é tão dificil assim aceitar uma licenca sobre algo que voce nunca contribuiu ?

A Apache que me desculpe , mas se ela quer entrar neste mercado , ela deve seguir as regras dele… e não as regras de sua dinossaurica administracao.

Quem quer rir , tem que fazer rir :slight_smile: Lembra ?
[/quote]

Qualquer um pode fazer um fork do OpenJDK e resgistrar seu trabalho como gpl. Qualquer um trerá um tck com filed of use. Registrar seu projeto como gpl não vai te garantir um tck sem restrições. Não tenho certeza se é o contrário, mas não existe nenhuma fonte que eu tenha lido que fala sobre isso.

Mas não protege de eventuais processos da Oracle por quebra de patentes, o que na minha opinião é suficiente pra deixar a comunidade com a pulga atras da orelha.

Nem só de licencas se faz software livre.

mas então eles querem o TCK, ngm liga pro pra especificação JME
e tá tudo blz?

isso não vai causar fragmentação?

Outro problema é que o TCK foi feito para implementações do Java SE, por isso o FOU com a restrição para dispositivos móveis.
A Oracle quer que implementações para mobile sejam de acordo com as especificações do Java ME.

Complexa mesmo essa questão. Vamo ver no que vai dar! :roll:

[quote=PedroTOliveira]
Outro problema é que o TCK foi feito para implementações do Java SE, por isso o FOU com a restrição para dispositivos móveis.
A Oracle quer que implementações para mobile sejam de acordo com as especificações do Java ME.[/quote]

Não. Apenas a Apache foi proibida de usar Harmony em dispositivos móveis. Acredito que por causa do android, não sei.

[quote=RafaFloripa]mas então eles querem o TCK, ngm liga pro pra especificação JME
e tá tudo blz?

isso não vai causar fragmentação?
[/quote]

Isso está fora de escopo de especificações. Pense da sequinte maneira:

Você fez um fork do OpenJDK e seu projeto já está pronto mas precisa passar por um teste de compatibilidade(o tck) para poder dizer que seu trabalho é compatível com java. Você recebe um kit de testes que tem uma cláusula dizendo que seu projeto não pode ser usado em dispositivos móveis.

É uma maneira de alguém garantir seu mercado. Questão de concorrência.

http://java.sun.com/javame/meframework/

É impressão minha ou é mais fácil fazer fork do .NET do que do próprio Java que é considerado “livre”?

[quote=mochuara][quote=PedroTOliveira]
A Oracle quer que implementações para mobile sejam de acordo com as especificações do Java ME.[/quote]

Não. Apenas a Apache foi proibida de usar Harmony em dispositivos móveis. Acredito que por causa do android, não sei.

[/quote]

Arestrição se aplica a qualquer um não apenas ao harmony esse restrição é justamente pra evitar fragmentação sim!

http://java.sun.com/javame/meframework/

[/quote]

While the Java ME TCK Framework was originally designed to support TCK test suites, its use is not limited to TCKs. The test suite architect may need to extend the Java ME TCK Framework with additional functionality to support custom test types or a specific platform.

Aqui fala que jme tck não é limitado para os tcks. Já deve ser um conjunto.

É impressão sua, as restrições do java são de campo e para manter o codigo aberto!