[quote=nofan][quote=mochuara][quote=PedroTOliveira] Outro problema é que o TCK foi feito para implementações do Java SE, por isso o FOU com a restrição para dispositivos móveis.
A Oracle quer que implementações para mobile sejam de acordo com as especificações do Java ME.[/quote]
Não. Apenas a Apache foi proibida de usar Harmony em dispositivos móveis. Acredito que por causa do android, não sei.
[/quote]
Arestrição se aplica a qualquer um não apenas ao harmony esse restrição é justamente pra evitar fragmentação sim!
[/quote]
Que fragmentação? O TCK serve justamente para isso. Ele precisa regulamentar a tecnologia e não restringir o campo de uso dela.
[quote=juliocbq][quote=nofan][quote=mochuara][quote=PedroTOliveira] Outro problema é que o TCK foi feito para implementações do Java SE, por isso o FOU com a restrição para dispositivos móveis.
A Oracle quer que implementações para mobile sejam de acordo com as especificações do Java ME.[/quote]
Não. Apenas a Apache foi proibida de usar Harmony em dispositivos móveis. Acredito que por causa do android, não sei.
[/quote]
Arestrição se aplica a qualquer um não apenas ao harmony esse restrição é justamente pra evitar fragmentação sim!
[/quote]
Que fragmentação? O TCK serve justamente para isso. Ele precisa regulamentar a tecnologia e não restringir o campo de uso dela. [/quote]
Vamos la, voce cria duas versões diferentes de vm so uma suposição
Uma seria…desktop e outra mobile!
ai começão a usar a desktop em aprelhos moveis mas segundo voce isso não gera fragmentação humm entendo!
[quote=mochuara][quote=nofan]
[/quote]
Se a Oracle for com a sua cara basta pagar os royalties que a restrição cai. Veja o link no post acima.[/quote]
Que eu me lembre sempre foi desde a sun e ainda é o google so precisava ter pago os royalties!
[quote=nofan][quote=juliocbq][quote=nofan][quote=mochuara][quote=PedroTOliveira] Outro problema é que o TCK foi feito para implementações do Java SE, por isso o FOU com a restrição para dispositivos móveis.
[/quote]
[/quote]
Que fragmentação? O TCK serve justamente para isso. Ele precisa regulamentar a tecnologia e não restringir o campo de uso dela. [/quote]
ai começão a usar a desktop em aprelhos moveis mas segundo voce isso não gera fragmentação humm entendo![/quote]
_ -’
Se você não ler os artigos ou os links que o pessoal postou não vai entender nada de TCK, nada de licença, nada de processo nem nada de nada.
[quote=juliocbq]
Exato. Um exemplo é um fabricante de blueray, ele só recebera o TCK se implementar a especificação oficial, evitando assim a fragmentação.
O problema é que a Oracle pode simplesmente recusar em alguns casos.
[quote=mochuara][quote=chun]
O fato do OpenJDK ser licenciado sob GPL já garante isto.
A fonte da informacao é o proprio fonte do OpenJDK.
[/quote]
Mas não protege de eventuais processos da Oracle por quebra de patentes, o que na minha opinião é suficiente pra deixar a comunidade com a pulga atras da orelha.
Nem só de licencas se faz software livre.[/quote]
Protege sim , sob todo o codigo que está lá… a GPL do OpenJDK garante isto.
Só nao vai proteger se voce adicionar MAIS CODIGO proprietario da oracle dentro dele…
[quote=mochuara][quote=PedroTOliveira] Outro problema é que o TCK foi feito para implementações do Java SE, por isso o FOU com a restrição para dispositivos móveis.
[/quote]
Aonde está escrito que “apenas a apache” foi proibida ?
[quote=mochuara][quote=nofan]
[/quote]
Se a Oracle for com a sua cara basta pagar os royalties que a restrição cai. Veja o link no post acima.[/quote]
Hummm… deve ser porque vivemos em um mundo capitalista né ?
De forma alguma. Só falei que o google forçou a Oracle a sair da moita. Eu ainda preferia ter o Java fechado como sempre foi do que essa porcaria que resultou o Android.
[quote=juliocbq][quote=nofan][quote=juliocbq][quote=nofan][quote=mochuara][quote=PedroTOliveira] Outro problema é que o TCK foi feito para implementações do Java SE, por isso o FOU com a restrição para dispositivos móveis.
[/quote]
[/quote]
ai começão a usar a desktop em aprelhos moveis mas segundo voce isso não gera fragmentação humm entendo![/quote]
_ -’
Se você não ler os artigos ou os links que o pessoal postou não vai entender nada de TCK, nada de licença, nada de processo nem nada de nada.[/quote]
Não sei se voce leu o que eu escrevi ou esta com dificuldades de interpretar o que foi escrito…
[quote=mochuara][quote=chun]
Legal , a google pega a carona em todo marketing , nao paga um centavo , ganha dinheiro com isso e ainda chamda de JAva…
E A Oracle que é a maldosa neste caso…
DOis pesos , duas medidas ?
[/quote]
De forma alguma. Só falei que o google forçou a Oracle a sair da moita. Eu ainda preferia ter o Java fechado como sempre foi do que essa porcaria que resultou o Android.[/quote]
Pois é , no final acaba sendo indiferente mesmo. Mas esse debate foi útil para desmistificar um monte de coisas e uma delas o suposto OpenJDK como “software livre”(entre aspas).
A plataforma java nunca vai se fragmentar justamente porque o tck existe. Essa conversa toda girou em meio as restrições do tck e sobre a possibilidade do OpenJDK não ser realmente livre, entendeu?
A plataforma java nunca vai se fragmentar justamente porque o tck existe. Essa conversa toda girou em meio as restrições do tck e sobre a possibilidade do OpenJDK não ser realmente livre, entendeu?
[/quote]
Fragmenta porque pode-se utilizar a versão desktop em aparelhos moveis entendeu?
Se não existisse separação entre movel e desktop então ai sim nunca fragmentaria capiche [/quote]
Capitei sim. Mas no link que o mochuara postou explica bem isso ae. O tck jme não limita o JSE. Fora que são duas especificações completamente diferentes. Não tem como usar se em dispositivos móveis.
Capitei sim. Mas no link que o mochuara postou explica bem isso ae. O tck jme não limita o JSE. Fora que são duas especificações completamente diferentes. Não tem como usar se em dispositivos móveis.[/quote]
Pois é ai que entra o problema, na minha opnião a oracle deveria seguir pra uma unificação das duas que resolveria esse problema!